Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Análise: Matheus Nascimento começa 2022 com mais espaço, e Botafogo aposta em evolução


Garoto de 17 anos foi titular nos primeiros jogos e é grande atração do início de temporada. Treinador projeta: "Em um futuro bem próximo, vai ser uma das grandes referências do time"





Melhores Momentos: Botafogo 2 x 0 Bangu, pela 2ª rodada do Campeonato Carioca



No time com velhos conhecidos e reforços ainda pouco badalados, as atenções dos botafoguenses estão voltadas para Matheus Nascimento. Grande joia do clube, o atacante começou 2022 com mais espaço e tem no Campeonato Carioca a chance de ganhar experiência na ainda curta carreira.


+ Contratações 2022: vejam quem chega e quem vai embora


Aos 17 anos, o garoto tem os passos monitorados de perto pela torcida e pela comissão técnica. De um lado, a ansiedade para ver uma estrela nascer. De outro, o cuidado para não desperdiçar uma promessa de grande jogador e grande fonte de receita. Nessa balança, o jovem centroavante se equilibra para conseguir a titularidade nos primeiros dois jogos do ano.



Não foram atuações impactantes, mas, aos poucos, o atacante ganha mais familiaridade com o futebol profissional, seja nos treinos ou nos jogos. Ritmo, intensidade, exigência física. O jovem sobe o nível ao aproveitar a brecha no elenco. Os dois centroavantes do elenco de 2021 foram embora, e o reforço contratado para a posição chegou há poucos dias.


+ Breno se empolga após estreia: "Não para por aqui"





Atacante começou 2022 como titular — Foto: Vitor Silva/BFR


Matheus agarra a oportunidade e ganha elogios. O garoto frequenta o elenco principal desde 2020, mas ainda não estourou, não emplacou grandes atuações em sequência. O que é normal para quem tem que jogar como referência e enfrenta atletas maduros enquanto ainda nem chegou à maioridade. Tanto que mereceu elogios do chefe, o técnico Enderson Moreira.



- O Matheus é promissor, temos uma expectativa muito boa. Ele é uma referência na nossa equipe. Colocamos ele (em campo) para maturar um pouco mais, executar o que faz nos treinamentos, trazer as situações para o jogo. Ele tem evoluído bem - disse.


- Tem algumas coisas que ele pode fazer um pouco mais, alguns movimentos de profundidade. Em um futuro bem próximo vai ser uma das grandes referências do time - completou.


+ Enderson: "É preciso coragem para fazer experiências"


Reforços dão cartão de visitas

Na vitória de 2 a 0 sobre o Bangu, no último domingo, os aspectos coletivos renderam pouco assunto. O espetáculo não foi dos mais atraentes, apesar da postura corajosa do time visitante. A ousadia para sair jogando, muitas vezes, terminou com bola perdida na defesa e lances perigosos para o outro lado, o Botafogo. Tanto o primeiro quanto o segundo gol saíram em desarranjos da retaguarda alvirrubra.


Individualmente, Matheus foi um dos destaques, apesar de ter passado em branco. O garoto mostrou força com e sem a bola, deu sequência às jogadas e criou oportunidades. No segundo tempo, chegou perto de marcar por duas vezes.




"A torcida tá feliz, mas discordo da escalação", pondera Pedro Dep - A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-torcida-ta-feliz-mas-discordo-da-escalacao-pondera-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10254979.ghtml)



Ele foi um dos destaques, mas não o único. Dois estreantes deixaram ótima primeira impressão na torcida. A começar pelo volante Breno, que ganhou a titularidade e não decepcionou. Venceu as disputas na defesa, deu proteção aos zagueiros e não desperdiçou chances de puxar contra-ataques.


Na parte final da partida, outra boa notícia foi o centroavante Erison. Foram poucos minutos em campo, mas o atacante mostrou força física e versatilidade. Ao jogar lado a lado com Matheus Nascimento, o estreante saiu da área, jogou pelas pontas e cruzou a bola que terminou no gol de Diego Gonçalves.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro