Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Botafogo: Saiba como estão as condições físicas das contratações



Danilo Barbosa, Gabriel Pires, Junior Santos e Tiquinho Soares chegam ao Botafogo vivendo diferentes etapas nos respectivos clubes que estavam anteriormente





Danilo Barbosa em treino do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



A reta final de mercado foi agitada para o Botafogo. O clube fechou a contratação de cinco jogadores na última semana da janela. O elenco comandado por Luís Castro foi encorpado para a segunda metade do Campeonato Brasileiro.


+ Diretor explica negociação do Botafogo por Ojeda e não fecha portas


Apesar das adições, não é possível prever que os jogadores vão e joguem "de cara". Os atletas chegam em diferentes contextos físicos e técnicos ao clube. Os jogadores vivem diferentes situações em relação aos clubes em que estavam antes de assinarem com o Botafogo.


O LANCE! explica como estava a situação dos jogadores recém-contratados pelo Botafogo antes deles chegarem ao clube.



Danilo Barbosa

​Integrante no elenco campeão da Libertadores 2021 pelo Palmeiras, o volante não manteve o mesmo ritmo no Nice-FRA. Com desentendimentos internos, o jogador foi 'deixado de lado' em boa parte da temporada e atuou apenas uma vez.

A última vez que esteve em campo foi no dia 26 de fevereiro, quando atuou por 90 minutos no empate sem gols contra o Strarsbourg pelo Campeonato Francês. Depois disso, ficou apenas no banco em sete oportunidades.

São seis meses sem atuar oficialmente, mas Danilo está em forma física e com condições de jogar. Obviamente, o volante está sem ritmo de jogo e isso pesa. Por isso, é provável que ele ainda não entre em campo contra o Juventude, neste domingo - a não ser que seja de enorme necessidade. O jogador treina sem limitações.



Gabriel Pires

​Emprestado pelo Benfica-POR, o meio-campista foi um dos principais do Al-Gharafa na última temporada do futebol qatari. Foram sete gols e dez assistências em 31 jogos e 2734 minutos dentro de campo.

Assim como Danilo, porém, a falta de ritmo de jogo deve pesar nesse começo: o último jogo de Pires foi em 22 de abril, pela Liga dos Campeões da Ásia. São quatro meses sem jogar de forma oficial, portanto. O meio-campista está em plena forma física e também participa das atividades normalmente.

O próprio jogador afirmou, na entrevista coletiva de apresentação, que se sente bem e que precisa justamente recuperar o ritmo de jogo para estrear.


+ Botafogo: Tiquinho superou Bruno Fernandes e Luís Díaz em conversão de gols em Portugal



Junior Santos

​Ao contrário dos outros dois citados, Junior Santos chega em um ritmo diferente: ele estava no meio da temporada no Japão, que acompanha o calendário brasileiro, e atuando regularmente pelo Sanfrecce Hiroshima. São 32 jogos para o atacante - com oito gols e quatro assistências - em 2022 para o atleta.

O último jogo do atleta de 27 anos, por exemplo, foi no dia 30 de junho, contra o FC Tokyo na J.League. São menos de três semanas de "hiato" e o atacante já chega em um ritmo de temporada rolando, perto de grande parte do elenco do Botafogo.

O atacante treinou normalmente e, dos recém-chegados, é o que mais possui condições de jogo - justamente por ter o ritmo de jogo mais 'acelerado'.



Tiquinho Soares

O centroavante é outro que chega vivendo o contexto de uma temporada rolando no clube que estava: o Olympiacos-GRE disputava as fases preliminares da Liga dos Campeões e, posteriormente, Liga Europa.

O atacante fez um jogo no último dia antes de chegar ao Brasil para se apresentar ao Botafogo, mas se lesionou. Tiquinho teve uma lesão muscular na partida entre Olympiacos e Slovan Bratislava-ESL, pela Liga Europa. A previsão é de ele faça a estreia em três semanas.


Desta forma, o atacante é o que mais deve demorar para aparecer nos gramados. A lesão não afastou o interesse do Alvinegro - pelo contrário. Atuar na partida foi uma condição imposta pelo Olympiacos e Tiquinho se lesionou em uma disputa de bola. O camisa 9 já trata do problema com o DM do Glorioso.



Lucas Perri

O goleiro é mais um que vinha atuando regularmente. Afinal de contas, estava no Náutico e era titular do Timbu na disputa da Série B - ele foi titular da equipe na partida contra o Guarani, no último sábado. São 44 jogos em 2022.

A parte física está em dia, mas Lucas foi o último a chegar ao Rio de Janeiro e, portanto, a se apresentar aos treinos de Luís Castro. Além disso, a situação contratual dele ainda não foi regularizada junto ao BID até o momento de publicação desta matéria.

Por ser, teoricamente, um jogador livre - ele rescindiu com o São Paulo antes do fechamento da janela -, o Botafogo pode inscrevê-lo até o dia 26 de agosto e não precisa correr com os documentos. A tendência é que ele esteja à disposição contra o Juventude, vale ressaltar, mas ele perdeu parte dos treinamentos desta semana.


E MAIS: Seleções na base, pegador de pênaltis e herói de título: quem é Lucas Perri, novo goleiro do Botafogo
Reforços do Botafogo treinam com equipe na preparação do Brasileirão
Tiquinho Soares assume a camisa 9 do Botafogo
Botafogo perde para o Ceará pelo Campeonato Brasileiro sub-17
Tiquinho Soares prevê gols no Botafogo: 'Se a bola pintar, estarei sempre bem posicionado para fazer'



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo dá cara nova ao elenco com contratações de 2022; compare


Saíram 20 jogadores que estavam em 2021, enquanto outros 22 foram contratados deste grupo atual



As duas janelas do ano e as 22 contratações deram nova cara ao elenco do Botafogo. Vindo da Série B direto para uma nova era de mais investimentos, o clube promoveu reformulação considerável, comprovada pela comparação entre os elencos desta temporada e da que passou.


+ Botafogo renova com Cuesta até fim de 2023


As diferenças não estão no número de jogadores (de 35 para 37) e nem na média de idade (de 25 para 26 anos). Mudou o perfil dos atletas e, principalmente, os valores envolvidos. Foram milhões gastos em todas as posições, de goleiro a centroavante, para montar uma base distinta de elenco.





Tiquinho Soares posa com a camisa do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Do grupo que conquistou a Série B de 2021, 15 jogadores continuam no plantel atual. Só que a maioria é coadjuvante. O clube promoveu algumas saídas ao longo do ano, e é provável que mais nomes deem adeus com o fim da temporada. O que consolidará a passagem de bastão.


Dois "veteranos" titulares

Entre os rostos que a torcida alvinegra já conhecia da temporada que passou, apenas dois nomes são titulares do Botafogo de hoje: o goleiro Gatito Fernández e o lateral-direito Daniel Borges. Alguns outros ganharam chances com frequência, como Kayque, Del Piage e Matheus Nascimento, mas os garotos sofreram com lesões ou perderam espaço.


+ Mazzuco detalha estratégia no mercado


Luís Castro faz dos reforços desse ano a base da equipe. Na verdade, alguns recém-chegados da segunda janela já foram promovidos aos titulares, casos de Marçal e Eduardo. Adryelson pode engrossar essa lista na próxima rodada do Brasileirão. Para a reta final da temporada, há expectativa por mais novidades, principalmente com Tiquinho Soares, Danilo Barbosa e Gabriel Pires.




Veja defesas de Lucas Perri, novo goleiro do Botafogo (https://ge.globo.com/video/confira-defesas-de-lucas-perri-novo-goleiro-do-botafogo-10857701.ghtml)


Opções para Castro

John Textor planejou uma contratação de grande impacto para dar boas-vindas ao novo Botafogo. Não à toa nomes como Cavani, James Rodríguez e Marcelo entraram no noticiário ao longo do ano. Mesmo sem o nome estelar, a avaliação do mercado alvinegro foi positiva porque rendeu opções novas e mais seguras.


+ Tiquinho: "Vou me entregar de corpo e alma"


Não foram poucas as vezes em que o Botafogo precisou mudar o jogo, mas Luís Castro terminou a partida com duas ou até três substituições por fazer. Nem sempre se tratou de pura escolha. O próprio Castro abordou o assunto em entrevista coletiva recente.





Matheus Nascimento, de 18 anos, em campo pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


- Muitas vezes eu ouço vocês (jornalistas) dizerem para mudar o rumo do jogo, mas com quem se faz? Tenho que resolver, sou o treinador, mas precisamos analisar o jogo a fundo. Vamos aumentar o número de jogadores no ataque, ok. Mas vamos usar jogadores que não estão preparados? Que têm qualidade, mas ainda não estão preparados - indagou no último dia 10 de julho.


Com 10 contratações apenas neste segundo semestre, o Botafogo se vê satisfeito com o grupo que montou para essa reta final de temporada. A janela de transferências já fechou, e a diretoria pode buscar apenas jogadores que estejam livres no mercado, algo que, de acordo com o diretor de futebol André Mazzuco, não está no radar até o momento.





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


Compare os elencos

2021

Goleiros: Diego Loureiro; Douglas Borges, Gatito, Igo Gabriel;

Zagueiros: Carli, Gilvan, Kanu, Mezenga e Ewerton;

Laterais: Daniel Borges, Jonathan, Rafael, Carlinhos, Hugo, Jonathan Silva;

Meio-campistas: Barreto, Kayque, Oyama, Frizzo, Del Piage, Cesinha, Luiz Henrique, Marco Antônio, Pedro Castro, Ricardinho, Chay;

Atacantes: Diego Gonçalves, Ênio, Felipe Ferreira, Ronald, Vitinho, Warley, Matheus Nascimento, Rafael Moura e Rafael Navarro.

Média de idade: 25 anos



2022

Goleiros: Gatito, Douglas Borges, Lucas Perri, Igo Gabriel;

Zagueiros: Sampaio, Cuesta, Adryelson, Carli, Kanu;

Laterais: Daniel Borges, Rafael, Saravia, Carlinhos, Hugo, Marçal;

Meio-campistas: Barreto, Kayque, Oyama, Patrick de Paula, Del Piage, Tchê Tchê, Lucas Fernandes, Lucas Piazon, Gabriel Pires, Danilo Barbosa, Gustavo Sauer, Eduardo, Jacob Montes;

Atacantes: Diego Gonçalves, Victor Sá, Luis Henrique, Jeffinho, Vinicius Lopes, Matheus Nascimento, Erison, Tiquinho, Júnior Santos.

Média de idade: 26 anos


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro