Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Bill confia em artilharia do Carioca: "Pode botar mais um aí"


Centroavante se mostra estimulado com fato de Botafogo ter o maior número de goleadores do estadual




Bill quer fazer 30 gols este ano (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Nos treinos táticos e coletivos, Bill tem se mostrado um centroavante que não se limita a trabalhar na área. Algumas vezes sai em busca do jogo com os companheiros. Mas sabe que chegou ao Botafogo com apenas um objetivo: fazer gols. E ele vai além. Estabelece a meta de 30 ao longo de 2015. Mais ainda, espera começar sua trajetória no clube conquistando a artilharia do Campeonato Carioca.

Ao lado do Flamengo, o Botafogo é o clube que mais vezes teve o artilheiro do estadual: 31 vezes. A última vez que um atleta alvinegro sagrou-se o goleador da competição foi em 2009, quando Maicosuel marcou 12 vezes. Ao saber do histórico positivo do clube na tabela de artilheiros, Bill foi rápido.

- Então pode botar mais um aí. Meu objetivo é fazer 30 gols pelo Botafogo neste ano. Sei que a responsabilidade é grande, mas vou tentar atingir essa meta e brigar pela artilharia - avisou.

Dos 11 jogadores contratados pelo Botafogo, Bill é o jogador considerado de maior experiência e rodagem no futebol. Além disso, tem sido um dos mais festejados nos poucos momentos de contato com os torcedores. Satisfeito por ter chegado ao clube após três oportunidades frustradas em anos anteriores, o centroavante, no entanto, garante não sentir-se acomodado na posição de titular.

- Ninguém tem posição cativa. A concorrência é grande, então todos têm que batalhar para garantir seu espaço - destacou.

Por Gustavo Rotstein Niterói, RJ/GE

Cinco dias depois, Engenhão volta a registrar incêndio em cobertura



Parte do Setor Norte é atingido por chamas após o expediente de funcionários. Estádio deve reabrir no sábado em amistoso contra o Shandong Luneng



Cinco dias depois, o problema voltou a se repetir: um novo caso de incêndio foi registrado no Engenhão. Na tarde desta terça-feira, após o expediente dos funcionários que trabalham na reforma do estádio, chamas atingiram parte da cobertura do Setor Norte. Não houve feridos.

O caso desta tarde, na comparação com o registrado no último dia 15, foi em menor escala. Na ocasião, a estrutura nos setores Sul e Oeste foram afetadas. O incêndio teve início durante o intervalo de almoço dos operários e, igualmente, ninguém se machucou. A suspeita era de que algum equipamento tenha ficado ligado (veja abaixo).

- Ainda não sabemos o que ocorreu, mas tenho notícia desse novo incêndio. Estamos aguardando mais informações do consórcio - confirmou o presidente Carlos Eduardo Pereira.



Em setembro do ano passado, um princípio de incêndio já havia atingido a cobertura do estádio, no setor Leste, devido a um curto-circuito no local. Também não houve feridos.

Foi por conta de problemas em sua cobertura que a prefeitura do Rio de Janeiro, em março de 2013, determinou o fechamento do estádio para obras emergenciais. Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes afirmou que recebeu relatórios das construtoras responsáveis pelo projeto que apontaram as falhas.

Após quase dois anos de reparo, a previsão é de que o Engenhão seja reaberto no amistoso contra o Shandong Luneng, da China, no próximo dia 24. Uma semana depois, o Alvinegro enfrenta o Boavista, no estádio, pela estreia do Campeonato Carioca. No entanto, apenas os anéis inferiores dos setores estariam liberados para os torcedores.

Por Hector Werlang Rio de Janeiro/GE

Rodrigo Pimpão marca e titulares vencem coletivo no Cefat por 1 a 0



Atacante fez bonita jogada individual e finalizou colocado; depois, o jogador perdeu um gol dentro da pequena área 





As imagens da derrota do Botafogo em jogo-treino (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)
René Simões orientou muito a equipe no treinamento
 desta terça-feira (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

Em treinamento coletivo realizado na tarde desta terça-feira, no Cefat. em Várzea das Moças, Niterói, o time titular do Botafogo derrotou o reserva por 1 a 0, com gol do atacante Rodrigo Pimpão. O atacante fez uma bela jogada individual e bateu colocado para dar a vitória ao time principal. Ainda na atividade, Pimpão perdeu um gol feito dentro da pequena área.

Na parte final, René Simões fez diversas alterações na equipe e algumas improvisações, mas nenhum gol saiu. Com a mão do treinador, a equipe parece estar melhorando a cada treino.

Após o fim da atividade, o lateral-esquerdo Carleto, o meia Gegê e o atacante Murilo treinaram cobranças de faltas e pênaltis, com destaque para Carleto, que estava com a pontaria afiada e fez lindos gols de falta.

Titulares: Jefferson, Gilberto (Fernandes), Roger Carvalho (Renan Fonseca), Alisson (Diego Giaretta) e Carleto (Jean); Marcelo Mattos (Airton), Willian Arão, Diego Jardel e Gegê; Rodrigo Pimpão e Bill (Jobson).

Reservas: Helton Leite (Renan); Dankler, Renan Fonseca (Rabello), Diego Giaretta (Lucas Zen) e Jean (Carleto); Airton (Murilo), Fernandes (André Luiz) e Elvis; Sassá, Jobson e Tássio


Luiz Gustavo Moreira LANCENET! 

Ao ganhar nova chance, Lucas Zen é reintegrado a elenco principal do Bota


Volante de 23 anos deixa de fazer treinos à parte e participa de atividade desta terça-feira, em Niterói, para ser observado pelo treinador René Simões




O Botafogo está perto de fechar as contratações de Pimentinha e Tomás, mas retornou aos treinos nesta terça-feira com uma novidade. Depois de iniciar o ano no grupo que está fora dos planos de diretoria e comissão técnica, Lucas Zen foi reintegrado ao elenco principal e trabalhou com a equipe na pré-temporada em Várzea das Moças, Niterói (RJ). O volante de 23 anos passará a ser observado pelo técnico René Simões.

Cria do Botafogo, Lucas Zen teve seu melhor momento em 2011, quando chegou a ser titular do time comandado por Caio Júnior e foi convocado para a seleção brasileira que disputou o Pan-Americano de Guadalajara. No entanto, perdeu espaço, e em 2014 foi emprestado ao Vitória. Antes do fim do ano, o volante retornou ao clube de origem, mas treinando à parte. Na reta final do Brasileirão ele foi reintegrado ao elenco principal, mas não atuou.

Lucas Zen iniciou o ano treinando com outros 12 jogadores que estavam fora dos planos da comissão técnica. O goleiro Milton Raphael já foi emprestado ao Sampaio Corrêa, e o também goleiro Luis Guilherme está em negociação com o Bonsucesso. O meia Jeferson Paulista vai atuar pelo Rio Claro-SP.

Seguem no grupo à parte os volantes Sidney, Fabiano, Dedé e Dill, os laterais Guilherme, Renan Lemos e Lennon, o meia Andrade e o zagueiro Matheus Menezes.

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro/GE

Reabertura do Engenhão na estreia alvinegra se torna improvável



Clube e comerciantes locais contabilizam perdas com a interdição


Reforma. Operário trabalha na obra no entorno do Engenhão. O amistoso contra o time chinês Shandong Luneng, no sábado, não terá presença de público - ANTONIO SCORZA / Fotos de Antonio Scorza

RIO - O Botafogo pode não ter o Engenhão na estreia do Campeonato Carioca. Apesar da promessa da prefeitura de entregar no dia 31 as obras do entorno, que hoje inviabilizam carros e pedestres de chegar às ruas mais próximas ao estádio por qualquer uma das quatro entradas, dificilmente o clube conseguirá as necessárias autorizações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Se não atrasarem, as obras ficarão prontas no dia marcado para o jogo contra o Boavista. Com pouco prazo e risco de atrasos, o Botafogo vive uma dúvida de onde e quando vai fazer sua primeira partida do Carioca.

Os planos iniciais já não deram muito certo. O amistoso marcado para o dia 24, contra o time chinês Shandong Luneng, será feito a portões fechados porque as obras não estarão concluídas. A prefeitura garante ao Botafogo que o entorno estará liberado no dia 31, exatamente a data em que está marcada a primeira partida do clube no Carioca.

Para tentar usar o Engenhão logo na estreia, o alvinegro pediu à Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) para que o jogo seja transferido para o dia seguinte, 1º de fevereiro. O tempo para as autorizações é curto e o presidente do clube garante que não vai reabrir o estádio, mesmo que parcialmente, sem segurança.

- Estamos esperando que a prefeitura de um OK. Não exite a menor possibilidade de que o torcedor do Botafogo seja exposto a qualquer risco. Estamos preocupados com as autorizações. Mas não há o que ser feito. A prefeitura garante que entrega. Estamos confiando. Temos receio, sim, de ficar pronto em cima mas não termos autorização. Sei que essas coisas precisam de um tempo e planejamento - afirma o presidente Carlos Eduardo Pereira.

A Polícia Militar precisa de alguns dias para delimitar, dentro do estádio, onde ficarão torcedores organizados, como serão escoltados e por onde entrará cada torcida. Além de verificar as condições de evacuação do estádio (assim como os bombeiros), a polícia precisa planejar todo o sistema de segurança para o jogo. Mesmo sendo contra um time pequeno, sem as grandes demandas de um clássico.

- Não é simples planejar um jogo. Temos que calcular quantos circularão no entorno, quantos dentro do estádio e todos os possíveis situações de risco. Tem de ter tempo. Não adianta chegar dizendo que vai ser de um jeito. porque não vai. Tem de ser com segurança- explicou o tenente-coronel João Fiorentini, Comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádio (GEPE), em entrevista ao GLOBO, em dezembro.

Se o presidente do clube tenta se manter otimista, os comerciantes do entorno não têm a mesma visão. Com o estádio fechado há quase dois anos - desde 26 de março de 2013 -, os moradores e empresários locais veem o retorno com muita desconfiança e avisam: para a primeira partida, nada será comprado com antecedência.

Acumulando prejuízos que podem chegar a de R$ 5 mil por partida não realizada, a dona de um bar improvisado na garagem da sua casa, Daniele Aparecida, garante não comprar nada até ver o público chegando:

- Tenho este negócio na garagem de casa desde que o Engenhão abriu. Quando fiquei mal de saúde, comecei a trabalhar em casa. Perdi muito dinheiro, agora, vou esperar abrir para ter certeza do público. Mas será que abre mesmo dia 1º de fevereiro? Olha, isso está muito esburacado ainda.

Daniele mora numa rua que dá de frente para o Engenhão e hoje está fechada para o tráfego por obras da prefeitura.

Se os prejuízos de Daniele são altos e ela espera ansiosamente o retorno do público, o Botafogo também tem suas preocupações e prejuízos potencialmente bem maiores. Enquanto espera a liberação parcial para o Carioca, o alvinegro sofre para vender placas publicitárias para o Engenhão. Acontece que o clube só vai receber aval para usar o estádio com sua capacidade total ( 46 mil lugares) em junho, se o reforço da cobertura não atrasar mais uma vez.

Com um período curto para negociar, já que em dezembro acaba a temporada e em maio de 2016 o estádio deve ser entregue ao Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 por causa das Olimpíadas, o clube tem dificuldade em vender espaços de publicidade por um período maior.

- Está complicado porque devemos receber ele completo no meio do ano. Depois temos que entregar para o COB. Não tem como fazer um plano de negócios. Vamos esperar - disse o presidente do Botafogo.

Nesta segunda-feira, o elenco voltou da folga e treinou em período integral, em Varzéa das Moças. Durante a atividade física da manhã, Jobson sentiu dores musculares, mas foi avaliado pelo médico e voltou a treinar com o elenco sob o forte calor. 

POR O GLOBO