Páginas

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Paredão contra Corinthians e defesa cara a cara: marcas do invicto Renan


Goleiro reserva substitui Jefferson nesta quarta-feira, contra o Santos, e defende invencibilidade de 23 jogos pelo Botafogo


O goleiro Renan, de 23 anos, poderá ter pela frente três jogos seguidos defendendo o Botafogo no Campeonato Brasileiro. Com a convocação de Jefferson para os amistosos da seleção brasileira contra Iraque, quinta-feira, e Japão, dia 16, ele atuará contra Santos, quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão; Grêmio, domingo, no Olímpico; e tem chances de jogar o clássico contra o Vasco, dia 18, um depois da volta do titular da posição ao Brasil.




Em campo, ele defenderá uma invencibilidade de 23 jogos. Sua última derrota aconteceu no dia 27 de junho de 2009, nos 4 a 1 para o Goiás. De lá para cá, foram dez vitórias, 13 empates e 25 gols sofridos. Renan selecionou como melhores momentos o jogo em que segurou o Corinthians no Pacaembu, na campanha do título brasileiro do clube paulista no ano passado, e uma defesa no confronto com o Cruzeiro (veja o vídeo), em um de seus últimos jogos como titular.

- Teve aquela defesa cara a cara contra o Cruzeiro e o jogo contra o Corinthians, quando estávamos brigando pela ponta e vencemos por 2 a 0 fora de casa. Mas todo jogo é muito difícil. Não adianta o goleiro aparecer, mas o time não jogar bem e perder. Não quero isso. Quero fazer meu papel quando for preciso. Não me apego a essa questão de invencibilidade, mas é melhor falar disso do que dos gols sofridos - afirmou Renan.

Renan se prepara para substituir Jefferson mais uma vez na temporada (Foto: Wagner Meier / Agif)
Criado nas categorias de base do clube, Renan já teve um período como titular do Botafogo. Ele completará, contra o Santos, 87 jogos com a camisa alvinegra. A confiança dos companheiros e do técnico Oswaldo de Oliveira em seu desempenho é grande, principalmente pelo que já apresentou no Campeonato Brasileiro deste ano, quando atuou três vezes, com três vitórias, sobre Coritiba (3 a 2), Cruzeiro e Náutico (ambas por 3 a 1).

- Sinto isso no dia a dia dentro de campo. Não só dos jogadores, mas do preparador de goleiros (Flávio Tenius) e do Jefferson, que acompanha e torce pelo meu melhor - comentou Renan.



No confronto com o Santos, o goleiro do Botafogo não precisará se preocupar com o talento de Neymar, que, assim como Jefferson, está com a Seleção. No entanto, chama a atenção para a qualidade do elenco do Santos, mesmo desfalcado do seu melhor jogador.

- Todo goleiro tem uma preocupação a mais com o Santos quando tem o Neymar. Mas ainda tem André, Bernardo, Arouca, que dão muito trabalho. Não tem essa de time fácil. É preciso entrega ao máximo em cada bola dividida, sentir o jogo, pois é isso que a torcida quer ver - afirmou Renan.

No embalo do goleiro, Oswaldo espera conseguir a recuperação do Botafogo no Brasileiro. O time sofre com um jejum de cinco jogos sem vencer. O treinador elogia Renan e foge do rótulo de sorte que ele possa transmitir, valorizando o seu talento.

- Sorte, não. Ele é um excelente goleiro, que tem a sorte de jogar junto com o Jefferson. É outro grande goleiro e espero que, com sorte ou não, continue invicto - disse o treinador.

A lista de Renan


Data               Jogo  

27/01/2010    2 x 1 Tigres 
26/3/2011     0 x 0 Boavista 
29/9/2011     1 x 1 Independiente-COL
30/01/2010    2 x 1 América 

15/5/2011     1 x 1 América-MG 
8/10/2011     2 x 2 Bahia
27/2/2010     3 x 1 Americano 

4/6/2011       2 x 2 Ceará 
12/10/2011    2 x 0 Corinthians
4/4/2010       2 x 2 Bangu 

26/6/2011      2 x 1 Grêmio 
2/5/2012       1 x 1 Vitória
1/5/2010       2 x 2 Coritiba 

29/6/2011     2 x 0 São Paulo 
27/5/2012     3 x 2 Coritiba
6/10/2010     1 x 1 Guarani 

7/7/2011       1 x 1 Atlético-GO 
5/9/2012       3 x 1 Cruzeiro
10/10/2010   0 x 0 Palmeiras 

10/7/2011     1 x 1 Bahia 
9/9/2012       3 x 1 Náutico
16/1/2011     5 x 1 Democrata 

25/9/2011     2 x 2 São Paulo

Por Thales SoaresRio de Janeiro


Botafogo busca reabilitação no Brasileiro diante do Santos




Alvinegro Carioca está há cinco jogos sem vencer na competição e enfrenta um Peixe que, mais uma vez, não poderá contar com astro Neymar



Apresentação Botafogo x SantosEm busca da primeira vitória após uma série de cinco jogos sem vencer, o Botafogo recebe nesta quarta-feira o Santos, pela 29ª rodada do Brasileirão, às 19h30 (de Brasília), no Engenhão. Na partida, que terá transmissão em tempo real pelo LANCENET!, os santistas também tentam se reabilitar após uma sequência sem vitórias, embora um pouco menor: três jogos.

O duelo de alvinegros coloca frente a frente times com ambições diferentes no campeonato. O Carioca ainda sonha com uma distante Libertadores da América, dez pontos atrás do G4. Já o Santos, na segunda metade da tabela, busca chegar a uma margem segura para não ter preocupações com o rebaixamento. Para isso, no entanto, não contará mais uma vez com o atacante Neymar, com a Seleção.

DESFALQUES COM A SELEÇÃO

Não é só o Santos que terá jogadores com a Seleção Brasileira. O Botafogo não contará com o goleiro Jefferson e o meia Lodeiro, que estão com suas respectivas equipes nacionais, brasileira e uruguaia. No gol, o jovem Renan volta a ser titular após mais de dez jogos no banco de reservas.

O volante Renato, por sua vez, ainda não começará jogando pelo Botafogo. Embora já esteja treinando com bola e praticamente recuperado de uma lesão na coxa esquerda - que o deixou fora de combate por mais de um mês -, o camisa 8 deverá ficar no banco nesta quarta-feira à noite. Jadson e Gabriel voltam a formar a dupla de volantes no meio-campo.

Embora os lesionados Antônio Carlos e Marcelo Mattos também tenham realizado atividades em campo, não será agora que os dois jogarão pelo Alvinegro. Ainda sem reunirem as condições ideais, os dois não serão relacionados. O retorno dos dois jogadores, porém, está próximo de acontecer.

O goleiro Renan, que não perde um jogo pelo time profissional alvinegro há três anos, reforçou a importante de vencer a partida diante do Santos para que a equipe volte a subir na tabela, mas colocando a torcida por tropeços dos adversários em segundo plano:

- Primeiramente, temos que fazer o nosso, devemos estar tranquilos. O Oswaldo conversou conosco, temos grandes equipes à nossa frente e devemos somar o máximo de pontos. Agora é fazer o nosso e só então secar os outros.

OUTRO DESAFIO SEM NEYMAR

Pelo segundo jogo seguido, Neymar não poderá defender o Santos no Campeonato Brasileiro. Após cumprir suspensão no empate por 1 a 1 com o Internacional, sábado, na Vila Belmiro, o atacante será desfalque por estar com a Seleção Brasileira. Depois do duelo com o Botafogo, ele não atuará em outras duas partidas.

Não contar com seu principal jogador não chega a ser novidade para o Peixe, já que ele só disputou dez jogos no Campeonato Brasileiro. Mas armar o time sem ele continua sendo um grande desafio para Muricy Ramalho.

Nesta quarta, a escalação será divulgada momentos antes da partida. Adriano, que cumpriu suspensão diante do Colorado, pode voltar na vaga do atacante Miralles. O lateral-esquerdo Léo se recuperou de lesão, mas ainda precisa de ritmo de jogo e deve continuar cedendo lugar a Gerson Magrão.

- O Neymar faz falta para qualquer equipe, isso é fato, os números mostram isso. Com ele em campo, o time adversário respeita ainda mais. No entanto, temos condições de vencer sem ele, vamos para cima do Botafogo - disse Magrão.

Com 35 pontos, o Santos ocupa a 14ª colocação. São oito pontos de vantagem em relação à zona do rebaixamento e 15 de desvantagem para o G4.
FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X SANTOS

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 10/10/2012, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Paulo César Silva Faria (MT)

BOTAFOGO: Renan; Lucas, Dória, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf e Andrezinho; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

SANTOS: Rafael; Éwerton Páscoa, Bruno Rodrigo, Durval e Gerson Magrão; Adriano (Miralles), Arouca, Henrique, Bernardo e Felipe Anderson; André. Técnico: Muricy Ramalho.


Leia mais no LANCENET! 


Oswaldo mantém formação de linha no clássico para jogo com o Santos


Técnico terá apenas desfalque do goleiro Jefferson, convocado para a
Seleção. Lateral-direito Lucas é poupado, mas deve atuar nesta quarta



Jogadores realizaram um treino tático nesta
terça (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)
Com o desfalque apenas do goleiro Jefferson, convocado para a seleção brasileira, o Botafogo deve ter contra o Santos, nesta quarta-feira, no Engenhão, a mesma formação da derrota para o Fluminense na rodada passada do Campeonato Brasileiro.

O técnico Oswaldo de Oliveira comandou um treinamento tático nesta terça-feira, no campo anexo do estádio, repetindo a escalação.

Mesmo recuperado de uma lesão na coxa esquerda, o volante Renato deve ficar no banco de reservas no confronto com o Santos. Chegou-se a cogitar a volta do jogador no clássico com o Fluminense, mas com o risco de uma nova lesão acabou vetado para o jogo.

Com relação aos jogadores titulares de linha, Oswaldo não contou apenas com o lateral-direito Lucas. Ele foi poupado, e Lennon atuou em seu lugar no treinamento tático. O jogador não deve ser problema para o confronto com o Santos.

Além de Lucas, Oswaldo também não contou com o atacante Rafael Marques, poupado, e o zagueiro Antônio Carlos, que está fora do jogo com o Santos, ainda em recuperação de uma lesão na coxa direita. Depois de uma cirurgia no púbis, o volante Marcelo Mattos treinou com o grupo, mas ainda não será relacionado para esse jogo.

Se mantiver a formação do treinamento, Oswaldo deve escalar o time com Renan, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Gabriel, Andrezinho, Seedorf e Fellype Gabriel; Elkeson.

O Botafogo está na sétima colocação, com 40 pontos, dez atrás do Vasco, que seria hoje o último classificado para a Taça Libertadores do ano que vem. Faltam dez rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro.


Por Fred Huber e Thales SoaresRio de Janeiro


Renato treina na equipe reserva e perde vaga de titular no Botafogo



Volante, que não joga há mais de um mês, deverá ficar no banco contra o Santos


Renato - Botafogo (Foto: Bruno de Lima)
Renato treinou entre os reservas
 (Foto: Bruno de Lima)
O volante Renato perdeu a sua posição de titular na equipe do Botafogo. No treino técnico da manhã desta terça-feira, no campo anexo do Engenhão, o jogador foi para equipe reserva, enquanto Jadson permaneceu na equipe principal que enfrenta o Santos, nesta quarta, às 19h30, pelo Campeonato Brasileiro.

Renato atuou pela última vez na vitória de 2 a 0 sobre o Coritiba, no dia 02 de setembro. Neste jogo, o volante sentiu dores no músculo adutor da coxa esquerda que o tiraram dos confrontos seguintes.

Contra o Fluminense, na última partida, existia a previsão de que ele retornasse ao time. No entanto, segundo o técnico Oswaldo de Oliveira, o jogador sentiu o ritmo dos treinamentos da semana e acabou ficando fora.

Na atividade desta terça, o lateral-direito Lucas e o atacante Rafael Marques foram poupados das atividades com bola, mas não preocupam para o confronto diante do Peixe. Eles fizeram musculação na academia. Sem o lateral titular, Oswaldo de Oliveira colocou Lennon na equipe.
O zagueiro Antônio Carlos, que se recupera de um estiramento muscular na coxa esquerda, também foi poupado. Ele não tem previsão de retorno.

O provável time do Botafogo para enfrentar o Santos é: Renan, Lucas, Dória, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson, Andrezinho, Fellype Gabriel e Seedorf; Elkeson.

Antes do treinamento, Oswaldo de Oliveira se reuniu com os jogadores por mais de uma hora e meia. O presidente do clube, Mauricio Assumpção, esteve no estádio acompanhando as atividades.


Leia mais no LANCENET!



A volta de Loco Abreu



Diante de mais uma campanha fracassada no Brasileirão, onde o objetivo principal e possível era uma vaga na Libertadores - competição que não disputamos a exatos dezesseis anos (1996), a torcida sonha com a reformulação do elenco para a próxima temporada, começando pela direção técnica e departamento de futebol. 

Como esse assunto é muito complexo e envolve interesses outros que a torcida não tem conhecimento, nos concentraremos na recomposição do elenco com as possibilidades que podem se tornar realidade sem muita especulação.

Nessa linha, falaremos do ataque onde residiu uma das principais falhas na remontagem do elenco a partir do meio de temporada. No começo, tínhamos uma boa base no setor que nos dava a esperança de sonhar com objetivos mais altos, seja na Copa do Brasil, Sul Americana e Brasileirão. 

Mas, numa reformulação inesperada e até hoje mal explicada, mandamos embora de uma só vez, por motivos variados, os jovens Alex e Caio e os experimentados Loco Abreu, Herrera e Maicossuel. Jobson, que havia sido reintegrado ao elenco no começo da temporada e seria um dos protagonistas do time nessa posição, de novo não se enquadrou no esquema de trabalho e foi afastado naquela ocasião. 

Para compensar o obscuro desmanche, a diretoria contratou um pseudo atacante. O desconhecido Rafael Marques desembarcou em General Severiano como solução para a falta de gols, vindo diretamente do Japão. Deu no que deu. Tardiamente,  ainda fechou com empresários a vinda do jovem Bruno Mendes, ex-Guarani, como aposta para o futuro. 

Nesse ínterim, o atual técnico, do alto de suas convicções, insistiu em improvisar o esforçado Elkeson como primeiro (único) atacante numa aposta ousada que não vem dando o resultado esperado.

Hoje o que se deslumbra são as voltas de Caio e Loco Abreu, emprestados ao Figueirense no meio da temporada. O primeiro se firmou como titular e faz um bom campeonato com nove gols marcados, devendo ter sua volta confirmada ao final da temporada. Já El Loco, que teria saído por não aceitar a condição de ficar como opção na reserva, pouco jogou no novo clube, se conformando com as convocações para a seleção uruguaia onde também não joga com frequência. Ele tem contrato até o final de 2013 com o clube catarinense, porém existe uma cláusula que prevê seu desligamento caso o Figueirense desça para a segunda divisão o que, nessa altura do campeonato, parece inevitável.

Portanto, já teríamos duas boas opções na mão para o ataque da próxima temporada, desde que o rabugento Oswaldo, que se diz confirmado no cargo, não crie mais problemas. E ainda, reveja seu esquema de um ou nenhum atacante que, aliado às carências históricas na defesa, não nos levou a nada até agora.

Feliz 2013, Botafogo!

Por Felip@odf/BotafogoDePrimeira


Presidente do Botafogo: 'Não é complicado pensar para frente'


Maurício Assumpção não joga a toalha por vaga na Libertadores, mas fala em trabalho de médio e longo prazo no clube e exalta investimento na base

Reeleito no fim do ano passado para mais um mandato de três anos, o presidente Maurício Assumpção ainda está atrás da sonhada vaga na Taça Libertadores, competição que o Botafogo não disputa desde 1996. A dificuldade imposta pelo Campeonato Brasileiro e as eliminações precoces na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana reduziram as chances de o objetivo ser alcançado. Mesmo sem desanimar, o dirigente faz questão de exaltar o trabalho que vem sendo realizado nas categorias de base do clube e nos resultados esperados para o futuro.

Apesar da ansiedade no clube por conquistas imediatas, Maurício não aumenta a pressão já existente sobre o departamento de futebol do Botafogo e pensa no que vem pela frente, mesmo consciente de que ficar fora da Libertadores de 2013 não estava em seus planos. Desde 2009, seu primeiro ano na presidência, o time profissional celebrou apenas o título do Campeonato Carioca de 2010.
Oswaldo de Oliveira tem a confiança de Maurício Assumpção (Foto: Satiro Sodré/Agif/Agência Estado)
- Eu acho que não é complicado pensar para frente. O pessoal fala: "Ah, mais um ano perdido". Mas será que as pessoas não enxergam que o Botafogo está em uma crescente? Os resultados não são os que a gente quer. É claro, óbvio que eu gostaria de disputar a Libertadores. A gente monta time com três milhões e meio de orçamento contra times da ponta da tabela que tem orçamento de sete, oito, 11 milhões. Na divisão de base, você equipara isso - disse Maurício.

Durante a temporada, Dória, Gabriel e Jadson conquistaram as posições de titulares no time comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira. Para o futuro, o presidente projeta um maior número de jogadores formados no clube ocupando esse espaço. Para o ano que vem, a expectativa de contratações, inclusive, deve ser em menor número justamente por conta do surgimento de revelações em condições de serem escaladas sem maiores preocupações.
Eu hoje tenha talvez que trazer três, quatro peças para o ano que vem. Posso puxar da base. Quando você tem isso, é mais fácil montar elenco. Todos os times na ponta do Brasileiro, fizeram esse trabalho, de médio e longo prazo"
Maurício Assumpção

- Esse trabalho demora. Reestruturar o Botafogo não é fácil. Em 2009, se não pensássemos na frente, estaríamos mortos. A qualificação tem acontecido de maneira gradual. A gente precisa qualificar mais. Eu hoje tenha talvez que trazer três, quatro peças para o ano que vem. Posso puxar da base. Quando você tem isso, é mais fácil montar elenco. Todos os times na ponta do Brasileiro, fizeram esse trabalho, de médio e longo prazo. Se quisesse abandonar, tinha abandonado, pego o dinheiro que investi na base e contratado um elenco mais caro que esse. Ia ganhar título? Talvez um. E no ano seguinte? - questionou o dirigente.

Com 40 pontos, o Botafogo está na sétima colocação no Brasileiro. Para chegar ao quarto lugar, ocupado pelo Vasco, precisa tirar uma diferença de 10 pontos, além de torcer contra São Paulo e Atlético-GO na Copa Sul-Americana. Mesmo assim, ainda acredita na classificação e usou o exemplo do Palmeiras, campeão da Copa do Brasil e garantido na Libertadores do ano que vem, que luta contra o rebaixamento no Brasileiro, para mostrar a dificuldade da competição.

- É um elenco muito mais caro que o meu e estão nesta situação. Tenho conversado sempre com o Oswaldo, tanto eu quanto o vice de futebol, Chico Fonseca. Jogar a toalha jamais. Quem vê o time do Botafogo jogando como no sábado, contra o Fluminense, não pode jogar a toalha. A gente quer título, eles têm de se matar e estão se matando. Não sou eu que estou falando. Vocês viram sábado. O Abel falou na entrevista que nos primeiros vinte minutos o Botafogo deixou o Fluminense sem saber o que fazer. Eles são profissionais, sabem da responsabilidade que têm. Estão jogado bem, mas não conseguem vencer. Esse elenco tem moral, é composto de jogadores com caráter, não vão se entregar e vão tentar dar essa alegria ao Botafogo - afirmou o presidente.

Para ilustrar a sua preocupação com a reestruturação do clube, Maurício lembrou o avanço no número de sócios proprietários, que aumentou de 900 para quase quatro mil, e de sócios torcedores, pulando de três mil para mais de 11 mil. Além disso, citou a importância de o clube ter conseguido manter pelo menos um percentual de cada jogador do elenco atual.


Por Thales SoaresRio de Janeiro