Páginas

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Airton explica insatisfação na saída de campo e comemora espaço entre os jogos


Volante disse ao Sportv que não tinha entendido motivo da substituição, mas nesta quarta-feira minimizou a declaração. Botafogo volta a jogar apenas no dia 14, pelo Brasileiro



Um dia após a primeira derrota na Libertadores da América, coube ao volante Airton o dever de conversar com a imprensa durante o treino da tarde desta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos. Sempre tímido e curto nas respostas, o volante reconheceu que o Botafogo foi surpreendido pelo Barcelona de Guayaquil e também explicou sua insatisfação ao ser substituído no segundo tempo.



Airton durante a partida entre Botafogo e Barcelona de Guayaquil, no Estádio Nilton Santos (Foto: Vitor Silva / SS Press / Botafogo)


Em entrevista ao SporTV, logo após ter deixado o campo, o volante chegou a dizer que "não entendeu o motivo de ter sido substituído" já que se sentia bem na partida. Hoje, durante a coletiva, ele minimizou o fato.


- Foi pelo fato de não estarmos conseguindo a vitória (irrritação). O professor Jair optou por me tirar, pois eu já estava com um cartão amarelo. Fiquei chateado porque estávamos perdendo.


Algo incomum para o Botafogo esse ano, o time agora terá até o próximo dia 14, quando fará sua estreia no Campeonato Brasileiro diante do Grêmio para treinar. Airton comemorou esse espaço entre as partidas, principalmente para que o elenco chegue bem e faça um bom jogo em Porto Alegre.


- É sempre complicado perder, mas agora é virar essa página. Temos essas semanas para trabalhar, fazer as coisas corretas já sabendo que teremos um jogo importante contra o Grêmio fora, na estreia do Brasileiro. É uma competição muito difícil e interessante começar bem.


Suspenso para a próxima rodada da Libertadores por ter levado o terceiro cartão amarelo, Airton elogiou a velocidade do Barcelo de Guayaquil, mas também lamentou as chances perdidas pelo Botafogo na partida.


- O time do Barcelona é muito rápido. Aproveitaram um lance em que normalmente não falhamos. Tivemos chances também de fazer os gols, mas não conseguimos. Eles fizeram e saíram com a vitória.


Quanto aos resultados da Libertadores, o time pode até empatar com o Atlético Nacional para conseguir avançar para as oitavas de final. Para isso, o Barcelona de Guayaquil não poderá perder para o Estuadiantes, no Equador, no confronto que será realizado um dia antes do jogo no Estádio Nilton Santos. Ou seja, o Botafogo vai entrar em campo sabendo do resultado.


Fonte: Ge/Por Felippe Costa, GloboEsporte.com, Rio de Janeiro

Análise: Bota não repete atuações, perde o meio e sofre com a velocidade do rival


Com menos um jogador no meio, time sente os contra-ataques do Barcelona e acaba surpreendido com dois gols no primeiro tempo. Jair ainda faz algumas substituições, mas sem resultado




Exemplo de organização em campo e maturidade, principalmente nos últimos dois jogos fora de casa pela Libertadores da América, o Botafogo não foi o mesmo Botafogo na noite desta terça-feira, no Estádio Nilton Santos. Com um esquema mais ofensivo, o time não rendeu o esperado e acabou surpreendido pelos rápidos e já aguardados contra-ataques do Barcelona de Guayaquil, que chegava com muita facilidade na desprotegida defesa alvinegra.



Camilo durante a partida entre Botafogo e Barcelona de Guayaquil pela Libertadores da América (Foto: André Durão)


Com a vitória do Atlético Nacional por 4 a 1 diante do Estudiantes também nesta terça, o Botafogo precisava de apenas três pontos para se garantir nas oitavas da Libertadores. A ansiedade era grande, tanto nas arquibancadas quanto no campo. Rodrigo Pimpão, por exemplo, reconheceu após o jogo que o time pecou pela vontade e esqueceu do adversário. De fato!


Essa vontade foi vista logo no inicio do jogo, quando o Botafogo pressionou o Barcelona na saída de bola e mostrava que buscaria a classificação a toda forma. Mas, aos poucos, os equatorianos começaram a dominar o meio de campo, aproveitando a frágil marcação, que tinha Airton e João Paulo se desdobrando na frente da zaga e Camilo, tendo que voltar e ao mesmo tempo armar as jogadas ofensivas. Com os três atacantes, Pimpão e Guilherme até voltavam para marcar, mas não conseguiram ajudar muito, principalmente quando o contra-ataque vinha pelo centro do campo.


Foi assim no primeiro gol logo aos sete minutos. Após uma bela enfiada de Alemán para Ayoví, que ganhou com facilidade na corrida de Carli e tocou na saída de Gatito. Um balde de água fria nos alvinegros. Aos 23, a zaga se atrapalhou e ainda contou com a saída errada de Gatito, que deixou Jonatan Álvarez sozinho para ampliar e complicar a situação.


Questionado se o esquema teria dado errado, Jair lembrou que a equipe já havia jogado assim em partidas no NIlton Santos. Porém, o comandante, nesta terça, não teve em campo dois meias de armação (Camilo e Montillo) como nas outras oportunidades.


- Na verdade não são 3 atacantes, é um 4-2-3-1. Nesses 50 jogos que tenho, não jogamos só em um esquema. Perdemos o Bruno (Silva), e não tenho outro jogador com essa característica. Ou eu engesso o esquema com outro jogador ou faço o que fiz em casa contra os outros, com dois volantes. Toda vitória em casa foram só com dois. Passamos a três volantes depois - explicou.


Para piorar, Camilo sentiu o adutor da coxa e não voltou para o segundo tempo, fazendo com que Jair tivesse que mudar ainda mais o esquema ao colocar Roger. Sem homem de armação, o time iniciou a etapa final com quatro atacante e dois volantes.



Airton foi o principal jogador do Botafogo na noite desta terça-feira (Foto: Vitor Silva / SS Press / Botafogo)


No jogo contra o Estudiantes, por exemplo, o Botafogo teve um meio-campo mais forte na marcação, com Airton e Bruno Silva. Camilo e Montillo completaram a zona do campo, com Pimpão e Roger na frente. Um esquema com jogadores de características bem diferentes. Fato é que o time nao teve a mesma força na marcação como antes na Libertadores. João Paulo correu muito, mas tem como principal fundamento a técnica e não a marcação.


A verdade é que o Botafogo vai precisar se reorganizar e terá tempo para isso. O confronto diante do Atlético Nacional em casa será apenas dia 18. Airton e Marcelo estão suspensos, mas o técnico Jair Ventura terá a importante volta de Bruno Silva. A classificação ainda depende só do time, que tem condições de sobra para chegar as oitavas de final e coroar a bela campanha que vem fazendo desde a heroica Pré-Libertadores.


Fonte: GE/Por Felippe Costa e Thiago Lima, Rio de Janeiro