Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Jogadores do Bota aprovam Seedorf como volante e situação pode repetir


Holandês cresce no segundo tempo do empate com o Flamengo e recebe elogios de Gabriel e Lodeiro. Próximo jogo é contra a Ponte Preta, sábado



Seedorf se estica para dominar a bola no
clássico (Foto: Vítor Silva / SSPress)
O posicionamento de Seedorf no segundo tempo do empate em 1 a 1 com Flamengo pode se tornar uma rotina no Botafogo. O técnico Oswaldo de Oliveira já havia utilizado esse recuo do holandês contra o Cruzeiro e estava dando certo até ele mesmo desperdiçar a cobrança de pênalti quando o jogo estava 1 a 0 a favor do rival. O time acabou sendo derrotado por 3 a 0.

Os jogadores aprovaram a atuação de Seedorf como um volante, aparecendo muitas vezes ao lado dos zagueiros para fazer a saída de bola. Contra a Ponte Preta, sábado, no Maracanã, a situação pode se repetir desde o início. Contra Flamengo e Cruzeiro, esse posicionamento foi adotado apenas no segundo tempo.

- Facilitou também na marcação, pois quanndo a gente perdia a bola já havia mais um homem no meio para ajudar. Mas não crescemos apenas por isso. A atitude mudou, mas o Seedorf recuado ajudou na saída de bola. A gente corre por ele para que possa pensar e decidir as partidas - disse o volante Gabriel.

Companheiro de Seedorf na armação das jogadas, o uruguaio Lodeiro considera sua presença em campo fundamental, independentemente da posição. Contra o Flamengo, ele percebeu que o holandês estava sem espaço para receber a bola mais à frente.

- Gosto de jogar mais perto dele sempre, mas ele é importante para a gente em qualquer parte do campo. Havia uma boa marcação na frente e ele não conseguia jogar, a bola não chegava e por isso recuou mais e ajudou a melhorar o time - comentou Lodeiro.

Atuar como volante não é novidade para Seedorf. Foi nessa posição que brilhou em Real Madrid, Milan e Ajax. Mas, além de sua presença no campo, fora dele continua sendo importante para a mudança de mentalidade, transformando o atual grupo em vencedor.

- Ele tem a personalidade forte se tiver que falar vai falar, independentemente se irá ou não magoar. Acho certo, tem que falar a verdade, não pode esconder as coisas que estão erradas só para agradar. Todo mundo já se adaptou e faz tempo que isso acontece - contou Gabriel.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Jefferson diz que Botafogo resgatou espírito de competividade contra o Flamengo



Goleiro alvinegro falou da boa atuação do time no segundo tempo do clássico, após duas derrotas seguidas no Brasileirão




Flamengo x Botafogo - Jefferson (Foto: Ricardo Ramos/ LANCE!Press)
Jefferson teve grande atuação contra o
Flamengo (Foto: Ricardo Ramos/ LANCE!Press)
O empate em 1 a 1 com o Flamengo não foi lá o resultado dos sonhos da torcida do Botafogo. No entanto, a atuação convincente do time no segundo tempo da partida deu um alento aos alvinegros e também ao time. O goleiro Jefferson explicou que o elenco tinha conversado antes do jogo de que precisava resgatar o espírito de grupo.

- O que foi colocado antes do jogo era que a gente queria vencer, mas também resgatar o espírito de grupo, de competividade que a gente estava no início do ano. Até mesmo em algumas vitórias perdemos um pouco deste espírito. Mas, felizmente, contra o Flamengo, recuperamos isso - disse o camisa 1.

O goleiro do Botafogo falou também sobre a excelente defesa que fez fim do primeiro tempo, quando evitou gol certo numa cabeçada de Carlos Eduardo. Jefferson contou que nem seguer viu que tinha conseguido fazer a defesa.

- Foi uma bela defesa. Muitos torcedores não acreditaram que a bola não entrou. Eu mesmo disse: 'Poxa, por que essa bola não saiu?'. Só depois do lance eu vi que ela tinha ido para fora. Felizmente, deu para fazer a defesa - disse o goleiro.


Paulo Victor Reis - LANCENET!  

Grandes fecham questão e Carioca-14 terá turno único


Reunião entre clubes, federação e Rede Globo definiu novo formato



Botafogo x Fluminense (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)
Carioca-13 teve dois turnos e ambos
foram vencidos pelo Botafogo
(Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)
Os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro fecharam questão e o Carioca-14 será disputado em turno único. A competição começa no dia 19 de janeiro e vai até o dia 13 de abril, com um total de 19 datas.

A decisão saiu após reunião na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), e contou com a presença de representantes dos clubes, de Marcelo Campos Pinto, da Rede Globo, e de Alfredo Sampaio, presidente da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF).

Na terça feira, um arbitral na sede de Ferj contará com a presença de todos os clubes da Série A do Carioca, mas é improvável que haja uma reviravolta na fórmula discutida e aprovada por Fla, Flu, Vasco e Botafogo.

* Mais informações em instantes


Leo Burlá - LANCENET! 

Jefferson e Bolívar são os únicos titulares no último treino antes de encarar a Ponte


Restante da equipe titular ficou na academia do Engenhão, realizando trabalhos físicos



Bolívar - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Zagueiro voltará ao time neste sábado
(Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Pensando em preservar seus jogadores da maratona imposta pelo calendário do futebol brasileiro, o técnico Oswaldo de Oliveira levou apenas Jefferson e Bolívar de titulares para o treino na manhã desta sexta-feira, no campo anexo do Engenhão. Este foi o último treino do Alvinegro para a partida contra a Ponte Preta, sábado, às 21h, no Maracanã.

Além da dupla titular, os jogadores reservas e que se recuperam de lesão subiram para o treino. Um deles foi o volante Renato, que fez um treino físico leve à parte. Ele não será relacionado para a partida contra a Macaca e - assim como o atacante Elias - será preservado para voltar contra o Fluminense, na próxima quarta.

Um dos destaques da atividade foi o jovem atacante Bruno Mendes. Recuperado de uma cirurgia no pé esquerdo, ele será relacionado após três meses longe dos gramados. Ele foi bastante elogiado por Oswaldo durante o treinamento. Ao fazer um gol, o treinador gritou "Boa, Bruno!". No meio dos elogios, houve espaço também para broncas. Oswaldo corrigiu o posicionamento dos reservas com alguns gritos e gestos de insatisfação.

O Glorioso entrará em campo contra a Ponte Preta com a seguinte escalação: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Hyu


Leia mais no LANCENET!

Da sequência de jogos em casa, Bota fez dois e não teve nenhum resultado positivo



Duelo contra a Ponte Preta, neste sábado, pode ser primordial para que o Glorioso retorne ao bom momento




Botafogo e Fla empatam primeiro clássico pelas quartas da Copa do Brasil (Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)
Botafogo tem momento importante
(Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)
Após a derrota na “final” para o Cruzeiro, há pouco mais de uma semana, os jogadores do Botafogo fizeram questão de dizer que o Campeonato Brasileiro ainda estava em aberto. Muito em função da sequência de quatro jogos que o Glorioso teria em casa (além da partida contra o Flamengo pela Copa do Brasil). Porém, até o momento, o time comandado por Oswaldo de Oliveira não conseguiu reencontrar as vitórias. Agora, vive momento de instabilidade.

Por isso, diante da Ponte Preta, amanhã, o Alvinegro tem a chance de vencer e acabar com a desconfiança. De quebra, colocaria pressão no líder Cruzeiro, que joga fora de casa contra o Internacional.

De acordo com o volante Marcelo Mattos, um dos líderes do elenco, o grupo não deve se abalar com os últimos resultados, mas sim manter a confiança no trabalho.

– Vamos seguir o trabalho no Campeonato Brasileiro, temos que vencer a Ponte Preta para seguir em alta – afirmou o camisa 5.


Para o lateral-esquerdo Julio Cesar, o mais importante de jogar várias partidas em casa é não ter de viajar para outros estados.

– Primeiramente, o fator positivo é que são menos viagens e isso pode ser válido para nós. Não podemos esquecer que temos de jogar bem e somar o maior número de pontos possível. Pegaremos a Ponte Preta, que vem crescendo, o Fluminense e o Grêmio. Tem jogo fácil? Esse é o Brasileiro, não dá para vacilar – disse o camisa 26, lembrando do duelo contra o Bahia, no domingo.

– Contra o Bahia poderíamos ter matado o jogo no começo do segundo tempo. Tivemos quatro chances e dificilmente levaríamos a virada, mas aconteceu – lamentou o lateral, ligando o alerta no Glorioso.


Leia mais no LANCENET! 

Botafogo sonda Walter para 2014, mas esbarra nos altos valores


Contato foi feito há 15 dias com Teodoro Fonseca, empresário do centroavante; Porto (POR) pagou seis milhões de euros pelo jogador em 2010 e quer reaver parte do dinheiro




FOTOS: Goiás vence o Grêmio com dois gols de Walter (Fotos:Carlos Costa/ LANCEPress)
Walter pode ser a referência do ataque alvinegro
 em 2014 (Fotos:Carlos Costa/ LANCEPress)
O Botafogo já se movimenta para reforçar o elenco para o ano que vem. E, com o perdão do trocadilho, o primeiro nome é de "peso". O Alvinegro sondou o atacante Walter, de 24 anos, destaque do Goiás, há cerca de 15 dias. No entanto, a diretoria reconhece que o acerto é difícil, devido aos altos valores.

Cartolas do clube carioca procuraram o empresário do centroavante, Teodoro Fonseca, para conhecer as condições para contratá-lo. A intenção do Botafogo era trazê-lo do Porto (POR) – dono dos direitos econômicos do centroavante – sem custos, oferecendo o clube de General Severiano como uma vitrine maior para a valorização do atleta.

De acordo com o site do Goiás, Walter tem 1,78 de altura, e pesa 92 quilos. Por parte do Botafogo, a forma física fora dos padrões não seria um problema para a contratação. As boas atuações e os 24 gols do camisa 18 do Esmeraldino na atual temporada chamaram mais atenção dos dirigentes alvinegros do que propriamente a forma física um tanto avantajada.

Contudo, ouviram de Teodoro que a operação a custo zero seria inviável, já que o jogador está em alta, e o Porto pensa em reaver parte dos seis milhões de euros investidos (R$ 16 milhões à época), em 2010, quando o trouxeram do Internacional. Na última janela de transferências para a Europa, o Zenit (RUS) ofereceu nove milhões de euros (R$ 27 milhões), mas o jogador não quis deixar o país.

Nascido em Recife, Walter tem contrato de empréstimo com o Goiás até 31 de dezembro de 2013. Com os portugueses, o contrato vai até 30 de junho de 2015, com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros (90 milhões de reais). Além de Inter, Porto e Goiás, Walter já atuou pelo Cruzeiro, também por empréstimo.

Reforço para 2014? Botafogo sonda atacante Walter




Alexandre Braz e Luiz Gustavo Moreira - (RJ) LANCENET!