Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013

Concorrência agita o Botafogo, e Jefferson vê briga como diferencial


Goleiro acredita que a força do elenco é o que pode fazer o Alvinegro ser mais vencedor neste ano do que nos anteriores



Jefferson diz que o Bota vai brigar por todos
os títulos em 2013 (Foto: Ivo Gonzalez)
No Botafogo, apesar da mudança constante de jogadores, a equipe tem conseguido manter um padrão de atuações e se tornou campeã da Taça Guanabara após bater o Vasco na decisão. Com boas opções nos setores, a concorrência está grande e alguns jogadores correm o risco de perder a vaga depois que desfalcaram o time por causa de contusão, casos de Andrezinho, Renato e Antônio Carlos.

Jogadores da base que tiveram oportunidades entraram no time e convenceram, como Gabriel e Dória, que ajudaram a equipe a não sofrer gol nos últimos três jogos. Para o capitão Jefferson, a força do elenco pode ser o diferencial do Botafogo nesta temporada em relação aos últimos anos. O goleiro acredita que a equipe irá disputar o título em todas as competições que disputar neste ano.

- Nos últimos anos sofremos demais com essa questão de elenco. Tínhamos um grande time, mas não um grande elenco. Em alguns momentos perdemos jogadores que faziam falta. Este ano estamos com um grupo forte, com vários atletas surgindo, como o Vitinho, e ganhamos reforços, como o Bolívar. Vamos entrar forte nas competições, para vencer.
Nos últimos anos sofremos demais com essa questão de elenco. Tínhamos um grande time, mas não um grande elenco."
Jefferson

Um dos jogadores que chegou ao clube neste ano foi o zagueiro André Bahia, que foi titular no último jogo e saiu de campo aplaudido. Ele também acredita que a concorrência deixará o time mais forte e disse que no time todos sabem respeitar o bom momento do companheiro.

- Temos em cada posição alguns jogadores de qualidade. Na zaga, lateral, meio de campo, ataque... É muita concorrência, acho isso bom. É o tipo de problema que todo treinador gosta de ter. Ele tem boas opções. O importante é que todos respeitam o momento de cada um. O Antônio (Carlos) estava bem com o Bolívar, e o Dória entrou bem. O importante é que o nível não cai.

A defesa é um dos setor mais concorridos. Além de André Bahia, o elenco tem Bolívar, Dória, Antônio Carlos, Rodrigo Defendi e Matheus. Bahia acredita que todos terão chance de mostrar serviço.

- Eu trabalho esperando uma oportunidade. São muitos jogos, vamos precisar de todos.

Depois de golear o Quissamã por 4 a 0 na estreia na Taça Rio, o Botafogo volta a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em Moça Bonita, para enfrentar o Madureira.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Medalhões voltam ao Botafogo, mas encaram 'grupo fechado' após título


Antônio Carlos (e), Renato (c) e Andrezinho (d) não terão vaga cativa ao voltar à equipe
Antônio Carlos, Renato e Andrezinho deverão voltar ao Botafogo neste domingo, quando o time enfrenta o Madureira, em Conselheiro Galvão. Porém, o status de titular do trio pode ruir, já que eles encontram o ‘grupo fechado’ após a conquista do título da Taça Guanabara. Dória, Gabriel e Fellype Gabriel se consolidaram na equipe principal e devem mandar os medalhões para o banco de reserva.

De todos os atletas que ficaram de fora da estreia da Taça Rio, apenas Bolívar deverá retomar sua vaga na equipe titular. O zagueiro foi elogiado pelo desempenho apresentado no primeiro turno e reassumirá a posição de André Bahia. Já Dória convenceu a comissão técnica, e Antônio Carlos deverá retornar à equipe entre os reservas. O mesmo deve ocorrer com Andrezinho, que ficou atrás de Fellype Gabriel e Lodeiro.



A grande surpresa foi Gabriel, que foi improvisado na vaga de Renato, ao lado de Marcelo Mattos. O jovem volante mostrou disposição e ainda deu duas assistências decisivas neste período. A primeira foi para o segundo gol de Vitinho na semifinal contra o Flamengo. E a segunda foi para Rafael Marques balançar as redes e sair da seca de 20 jogos sem marcar pelo Botafogo.

“O time se postou muito bem nos últimos jogos, isso é um fato. Foram campeões e estão com o moral em alta. Os jogadores que estavam lesionados, por outro lado, têm muita qualidade e total condição de retomarem a titularidade. Eles sabem como funciona. Quem tiver treinando melhor será escolhido, mas não posso negar que o time dos últimos jogos está na frente neste momento”, disse o técnico Oswaldo de Oliveira.

Dória e Gabriel agradaram ao treinador com suas atuações e receberam elogios do comandante. “Esses meninos têm treinado muito bem. O Luiz Alberto [auxiliar técnico] tem trabalhado especificamente com a defesa. Não gosto de usar dois zagueiros canhotos, mas o Dória teve uma boa adaptação com o André Bahia. Estamos satisfeitos com o desempenho do sistema defensivo. O Gabriel entrou bem na equipe e ajudou bastante nesse sentido”, afirmou.

O Botafogo estreou com vitória na Taça Rio ao golear o Quissamã por 4 a 0 no último sábado. Os jogadores receberam dois dias de folga e retornarão aos treinamentos apenas nesta terça-feira pela manhã, no Engenhão. Na próxima rodada, o Alvinegro encara o Madureira, no domingo, às 16h, em Conselheiro Galvão.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Elogiado e aplaudido, André Bahia confia em renovação com o Botafogo


Zagueiro, no entanto, conta que ainda não foi chamado para conversar sobre uma possível ampliação do vínculo, que termina após o Carioca



Contrato de André Bahia termina
 após o 
Campeonato Carioca
(Foto: Marcio Alves/Globo)
No sábado, na goleada por 4 a 0 sobre o Quissamã, o zagueiro André Bahia fez sua estreia como titular do Botafogo depois de entrar no decorrer de partidas anteriores. O jogador teve um bom desempenho e foi muito aplaudido pela torcida ao ser substituído na segunda etapa. O técnico Oswaldo de Oliveira fez elogios na entrevista após o jogo.

Contra o Quissamã, André Bahia fez dupla com Dória porque Bolívar foi poupado. Ele espera se tornar cada vez mais uma peça importante para o time.

- É muito bom ouvir os elogios. A partir do momento em que cheguei ao Botafogo, já me senti confiante. Iniciei os treinamentos e procurei mostrar o motivo da minha contratação. Vai ser assim a cada dia de treinamento. Eu quero me sentir importante para o grupo. Vou manter a tranquilidade e o foco - disse à Rádio Tupi.

André Bahia assinou um contrato curto com o Bota. Seu vínculo se encerra no fim do Carioca e ele aposta que vai renovar, apesar de ainda não ter tido uma conversa formal com os dirigentes.

- Ainda não houve essa reunião entre nós. Encontro todos os dias com o Aníbal (Rouxinol, gerente executivo) e com o Sidnei (gerente técnico), mas ainda não tivemos essa conversa. Se vier a renovação agora ou daqui a um mês, vou ficar feliz. A renovação com certeza virá - finalizou.

O Botafogo volta aos treinos nesta terça-feira, depois de dois dias de folga. No domingo, às 16h (de Brasília), a equipe enfrenta o Madureira em Moça Bonita.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro