Páginas

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Octavio renova com o Botafogo até o fim de 2017


Boas atuações do meia renderam extensão do vínculo, que acabava em dezembro deste ano



Octavio foi titular nas últimas três partidas
 (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Na semana passada, Botafogo e o meia Octavio chegaram a um acordo e o contrato do apoiador foi estendido até o fim de 2017, com aumento de salário e de multa rescisória. O vínculo anterior acaba no final da atual temporada e o jogador já podia assinar um pré-contrato com qualquer outra agremiação.

Octavio retornou ao Alvinegro em junho, após passar um ano na Fiorentina (ITA), emprestado pelo clube carioca. Logo que voltou, impressionou René Simões nos treinamentos e ganhou uma chance como titular na derrota por 1 a 0 para o Figueirense, que decretou a eliminação do Glorioso da Copa do Brasil.

E mesmo sem René, Jair Ventura manteve o jogador na equipe titular diante de Náutico e Bahia. Revelado em General Severiano, Octavio foi lançado nos profissionais por Oswaldo de Oliveira e participou de 11 partidas do Campeonato Brasileiro de 2013. Depois, foi emprestado para o ABC (RN) e, em seguida, foi para a Itália.

Leia mais no LANCENET! 

Neilton chega ao Rio, se reúne com o Botafogo e deve assinar nesta terça


Atacante tem encontro com a diretoria na sede de General Severiano. A expectativa é que ele comece a treinar no mesmo dia. Contrato de empréstimo vai até o fim do ano




Neilton: próximo de fechar com o Botafogo
(Foto: Mauricio Paulucci)
O mais novo reforço do Botafogo já está no Rio de Janeiro. Neilton desembarcou na tarde desta segunda-feira na cidade e seguiu direto para General Severiano, sede do clube, na Zona Sul. No local, ele foi ciceroneado pelo gerente de futebol, Antônio Lopes, e pelo vice de futebol, Antônio Carlos Mantuano em seu primeiro contato com a diretoria alvinegra.

Neilton vai realizar exames e deve assinar contrato nesta terça-feira. O Botafogo ainda aguarda alguns documentos pendentes do Cruzeiro. A expectativa é que ele faça um treino à parte nesta terça e se junte ao grupo na próxima quarta-feira, quando, provavelmente, será apresentado oficialmente. Neilton também deve acompanhar a partida contra o Criciúma no Estádio Nilton Santos. Ele chega por empréstimo até dezembro, mas com os direitos econômicos fixados.

No último sábado, quando o Cruzeiro anunciou o acordo com o Botafogo, Neilton divulgou uma nota de agradecimento à torcida mineira e também mandou uma mensagem aos alvinegros.

- Me aguardem que estou chegando com muita vontade de ajudar esse clube maravilhoso a voltar para o lugar de onde nunca deveria ter saído. Alô, Fogão! Tô chegando! - escreveu o atacante.


Sonho alvinegro desde 2013


Neilton era um antigo desejo do clube. A primeira tentativa ocorreu em 2013. Durante o Campeonato Carioca, o jogador voltou a entrar em pauta, mas o negócio não andou, uma vez que o Botafogo queria que o Cruzeiro pagasse parte dos seus salários. Nos últimos dias, as tratativas voltaram a acontecer e avançaram, especialmente após a saída de Rodrigo Pimpão para o Emirates Club.

Neilton iniciou a carreira no Santos. Destaque da Copa São Paulo de 2013, logo foi apelidado de "Novo Neymar". No time profissional do Peixe, teve chances, mas não chegou a um acerto salarial na negociação de renovação de contrato. Sem acordo, Neilton foi para o Cruzeiro, onde fez parte do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro no ano passado. O Botafogo ainda busca mais um atacante de velocidade para fechar o elenco para a Série B.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

De volta após 4 anos, Ricardo Gomes se diz pronto: "Sem contraindicações"



No mesmo Engenhão onde sofreu um AVC em 2011, treinador comemora chegada ao Botafogo e à função. Ele só assume o comando do time efetivamente na quarta-feira



Ricardo Gomes foi apresentado nesta segunda-feira como novo treinador do Botafogo. É o reinício de uma trajetória interrompida em 28 de agosto de 2011, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral quando comandava o Vasco no clássico contra o Flamengo, no mesmo Engenhão que agora será seu local de trabalho diário. Ricardo substitui René Simões, demitido após a eliminação da equipe da Copa do Brasil, contra o Figueirense.


Ricardo Gomes concedeu entrevista coletiva no Engenhão nesta segunda-feira (Foto: Gustavo Rotstein)
Após assumir o cargo de diretor de futebol do Vasco em 2013, Ricardo Gomes permaneceu afastado do futebol para intensificar o tratamento das sequelas do AVC. Agora sentindo-se pronto para retomar a atividade de treinador, ele conversou com a imprensa ao lado de dirigentes alvinegros. Ele estará no Estádio Nilton Santos para assistir ao jogo contra o Criciúma, nesta terça-feira. No dia seguinte inicia efetivamente o trabalho, segundo ele, sem qualquer restrição.

- Estou muito feliz, retornando ao que eu gosto de fazer. Ser treinador. Vocês vão ver que recuperei minha parte motora. Tenho algumas sequelas, mas estou bem de saúde e totalmente liberado. Minha preocupação é fazer o Botafogo a voltar ao lugar de onde não deveria ter saído. Estresse vai acontecer. Mas não precisa ser só elogios de vocês (jornalistas) só porque eu tive um AVC. Estou liberado para críticas, sem contraindicações – brincou.

Nitidamente feliz e emocionado com o retorno ao dia a dia do futebol, Ricardo Gomes deixou clara a luta diária que teve, durante quase quatro anos, para voltar a ser treinador de futebol. Esse obstáculo foi superado. A missão agora é levar o futebol de volta à elite do futebol brasileiro.

- O maior desafio foi o AVC. Não foi fácil. Foi uma recuperação difícil. A minha memória de atleta me ajudou bastante. Essa disciplina e capacidade de treinar de 10 a 12 horas por dia. Primeiro em casa e depois em clínicas. Imagina a minha cabeça quando surgiu a proposta do Botafogo. Na minha cabeça, é um grande clube. O Botafogo é um grande clube. O futebol brasileiro esta em um momento de baixa, assim como o Botafogo. Mas estou aqui para ajudar a levar ao lugar que ele merece. Fiquei emocionado com o desafio. Hoje, para mim, não poderia ser melhor.

Durante aproximadamente 30 minutos, Ricardo Gomes conversou com a imprensa e falou sobre os desafios para retornar ao futebol, o apoio da família, o primeiro contato com os jogadores do Botafogo, entre outras coisas. Confira os principais trechos.

Volta ao Engenhão
Dia 28 de agosto de 2011. Se eu não estivesse aqui no Engenhão, agora Niltão, eu não estaria aqui conversando com vocês hoje. Se estivesse em qualquer outro lugar, eu não estaria aqui. A verdade é uma só. Ainda bem que eu estava no Engenhão.

Família
Eles não estão nem um pouco preocupados. Eles me conhecem. Apesar do AVC, que foi traumático, estou recuperado. Essa não é a minha opinião. É a opinião dos médicos que salvaram a minha vida. Falei para os jogadores que devem estar pensando: “O que esse cara está fazendo aqui depois de sofrer dos AVC?” Isso é defeito de fábrica. EU tinha que passar por isso.

Primeira impressão
Participei de duas reuniões importantíssimas com os observadores do Botafogo. Vamos falar a verdade. Fiquei quatro anos fora do mercado. É claro que isso tem um preço. Eu sei disso. Cansei de assumir clubes em situações ruins, mas na liderança é a primeira vez (risos). O futebol brasileiro tem essa cultura. Mas ainda bem que tive esse apoio da comissão técnica. Tivemos uma reunião importantíssima. Foram quatro horas impressionantes. O profissionalismo aqui dentro me deixou muito tranquilo.


Distância do futebol
Uma coisa é ver futebol na televisão. É um outro jogo. Só consegui acompanhar mesmo em 2014. Fui a Lisboa acompanhar a final da Liga dos Campeões, vi também a final da Liga Europa. Fui a alguns jogos na Copa do Mundo. Nesse ano fui ao Flu-Flu, acompanhei a estreia do Cristóvão Borges, que é meu amigo. Também estive escondido em alguns outros jogos.

Convite do Botafogo
Fiquei surpreso. Tive outro convite do Vitória, no início do ano, mas tive que operar o meu joelho. Quando veio o convite do Botafogo... É a primeira vez que recebo com o clube na liderança. O René fez um excelente trabalho. O Jair (Ventura) foi um espetáculo, tanto nas declarações como na maneira que montou o time.

Trabalhar com a garotada
Cheguei ao Fluminense ainda criança. Posso garantir que saí de lá formado.Quando fui para a Europa, tive pequenas correções, mas a formação no Fluminense foi o mais importante. Todos falam dessa coisa de ser inteligente, mas o mais importante é a formação. É aí que vamos mudar o futebol brasileiro. É aí que temos que pegar pesado.


Por Gustavo Rotstein e Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Passando o bastão: Jair quer entregar time na liderança a Ricardo Gomes


Técnico interino comanda a equipe pela última vez nesta terça-feira, contra o Criciúma



Jair Ventura no comando do Botafogo
 (Foto: Paulo Sérgio)
Com um bom aproveitamento à frente do Botafogo nesta Série B – uma vitória e um empate –, o técnico interino Jair Ventura terá a última experiência como treinador nesta terça-feira, no jogo contra o Criciúma, no Estádio Nilton Santos. Na quarta, Ricardo Gomes assume, de fato, o comando do time, mas antes já deve participar de algumas internas.


Nesta passagem do bastão, Jair Ventura espera entregar o time na liderança da competição, sem derrotas no breve currículo como técnico. Em 2010, ele conquistou uma vitória sobre o Tigres, por 2 a 1, no Campeonato Carioca, após a demissão de Estevam Soares.

Jair acredita que o novo técnico alvinegro vai encontrar um ótimo local para trabalhar.

– O ambiente no Botafogo é maravilhoso, temos excelentes profissionais. Nossos jogadores são muito obedientes taticamente e, com certeza, vão responder ao trabalho do Ricardo Gomes. Ele não vai ter problema algum no clube. Ainda não tive qualquer contato com ele, mas estou ansioso. Já falei que estou feliz pela volta do homem, dele poder voltar a trabalhar depois do AVC – disse o interino.

O bom trabalho de Jair no comando do Botafogo foi elogiado internamente no clube. A opção pelos garotos da base nas escalações também agradou. Recentemente, o presidente Carlos Eduardo Pereira comentou, após a saída de René Simões, que é preciso observar os jovens formados no Glorioso.

Mesmo com este bom retrospecto de Jair Ventura, Ricardo Gomes pode ficar tranquilo, de acordo com as palavras do interino. O filho do ídolo Jairzinho afirma estar muito satisfeito no cargo de auxiliar permanente no Botafogo e diz estar pronto para ajudar o novo treinador no que for necessário.


Leia mais no LANCENET! 

Do ostracismo à camisa 10, Gegê tem sequência e conquista espaço no Bota


Mesmo sem muitas chances com René Simões, meia recusa proposta da Série A, permanece no clube e ganha oportunidades entre os titulares com Jair Ventura



O mundo dá voltas. No futebol, porém, a velocidade às vezes impressiona. Gegê estava no fim da fila. Pouco aproveitado por René, muitas vezes sequer era relacionado. Com a mudança de comando no Botafogo, virou titular, ganhou a camisa 10 e agradou. Outrora alvo de críticas de torcedores, o meia deixou o campo aplaudido no empate por 1 a 1 com o Bahia, sábado, em Salvador.

- Acontecem algumas coisas no futebol que a gente não entende. Tem males que vêm para o bem. O René (Simões) é uma excelente pessoa, um excelente treinador, mas eu não vinha jogando com ele. Com o Jair (Ventura) passei a ter oportunidade de jogar. Não só eu, mas vários garotos que vieram da base. Isso é gratificante – disse Gegê, de 21 anos. 

Gegê em entrevista coletiva: jovem em alta com Jair Ventura após pouco jogar com René Simões (Foto: Marcelo Baltar)
O principal responsável pela sequência certamente é o técnico interino Jair Ventura. No Botafogo há sete anos, ele acompanhou o crescimento de Gegê no clube e trabalhou com o meia nas categorias de base.

- Conheço o Gegê há muito tempo. Ele foi o meu camisa 10 no sub-20 em 2012. É um garoto que conheço bem, que está sempre sorrindo e merece tudo o que está acontecendo com ele. É um trabalhador e nunca desanima. Você o tira do time, mas ele segue feliz. Aceita tudo, tudo está sempre bom. Ele merece. É um garoto que se esforça muito e é merecedor dessa oportunidade – elogiou Jair Ventura.


Meia recusou sondagens

Por pouco, no entanto, Gegê não deixou o Botafogo no início da Série B. O meia teve proposta de um clube catarinense da Série A e sondagem de outra equipe que joga a Segunda Divisão. Pouco aproveitado por René Simões, Gegê ficou dividido e procurou Jair Ventura para se aconselhar.

- Conversei na época com ele. O Gegê está aqui desde garoto, foi criado na base e tem uma identificação muito grande com o Botafogo. Ele me perguntou o que eu achava, e eu disse: “Gegê, vai ser feliz. Se não está feliz aqui, vai, fica à vontade”. Esse é o tipo de decisão que o jogador tem que tomar. Ele preferiu ficar, e agora está tendo uma nova chance. Futebol é assim. As coisas giram muito rapidamente – contou Jair.

Gegê, Luis Henrique, Sassá e Octávio posam para foto em avião (Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com)

Gegê optou por ficar, esperou pacientemente e a chance surgiu. Ele foi titular na vitória sobre o Náutico e no empate com o Bahia.

- Valeu a pena ficar. Quando apareceram as sondagens, o Jair veio conversar comigo, me apoiou e disse que esperava que eu fizesse o que fosse melhor para mim. Respondi que teria calma, e achei, no momento, que o melhor era ficar. Hoje vejo que valeu a pena ter ficado – disse o jogador.

O desafio agora é convencer Ricardo Gomes, que assume na próxima quarta-feira, a mantê-lo no time titular.

- Vou continuar trabalhando, me dedicando ao máximo, para quando ele chegar, eu poder manter essa sequência e continuar jogando.

Ricardo Gomes será apresentado nesta segunda-feira, mas só vai assumir o comando da equipe na quarta. Pelo menos até lá, contra o Criciúma, Gegê deve seguir prestigiado com a camisa 10 alvinegra.


Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE


Time do Botafogo terá retorno de titular contra o Criciúma


Lateral Carleto volta à equipe no duelo contra o Bahia, enquanto Lulinha está suspenso



Carleto em ação pelo Botafogo
(Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Suspenso do jogo contra o Bahia por causa do terceiro cartão amarelo, o lateral-esquerdo Thiago Carleto volta ao time titular do Botafogo contra o Criciúma, nesta terça-feira, no Estádio Nilton Santos.


Carleto foi substituído por Jean no duelo contra o Tricolor de Aço. O jovem teve atuação discreta, mas foi elogiado pelo técnico interino Jair Ventura.

Enquanto Carleto volta ao time, Lulinha está suspenso. O meia recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do duelo contra o Tigre, amanhã. O jogador tem entrado com frequência no time.


Leia mais no LANCENET!