Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Importante na campanha campeã da Série B, base seguirá em alta no Botafogo para 2022


Clube negocia permanência de garotos e pretende integrar atletas da geração 2001 já no início da próxima temporada; ideia é ter pelo menos um jovem por posição no elenco profissional



Nos últimos anos, até mesmo pela delicada situação financeira e dificuldades de ir ao mercado, o Botafogo aproveitou muitos jogadores da base no time profissional. Em 2021, temporada em que o clube garantiu o retorno à Série A, três "crias" foram titulares absolutos e outros participaram da campanha campeã da Série B. No próximo ano, novos garotos devem ganhar espaço no Nilton Santos.


+ Chay vai do Acre à citação de Tite em dois anos: "Ápice"



A intenção da diretoria é integrar alguns jovens da geração 2001 para iniciarem a temporada com a equipe principal. Entre os nomes observados no sub-20 aparecem o goleiro Igo Gabriel, o lateral-direito Vitor Marinho, os meias Vitinho e Juninho e os atacantes Rikelmi e Gabriel Conceição. O problema é que alguns desses garotos não pertencem ao Botafogo.


+ Contratações para 2022: veja quem chega, fica e sai




Juninho é um dos nomes de destaque da base do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O departamento de futebol já solicitou recursos para a manutenção dos atletas. Igo Gabriel, por exemplo, relacionado várias vezes na temporada, está emprestado pelo CSA, mas o Botafogo pretende exercer a opção de compra. A avaliação em cima do goleiro é muito positiva, e a posição vai precisar de reforço na próxima temporada.


O mesmo acontece com Vitor Marinho e Vitinho, que pertencem ao Resende, mas o Botafogo tinha preferência pela compra e vai negociar com o time do interior do Rio. Os dois, assim como Rikelmi, tiveram seus contratos encerrados na última quarta-feira, mas o clube seguirá em negociações para mantê-los.


Juninho e Gabriel Conceição já estão garantidos por mais tempo no Botafogo. Em agosto passado, o meia e o atacante assinaram até o fim de 2024. Destaques da temporada na base, ambos tendem a ganhar chances em 2022 no profissional.


+ Botafogo intensifica conversa por renovações



Chay comemora campanha do título do Botafogo na série B: " Imaginar que seria assim, do jeito que foi, não tem como" (https://ge.globo.com/futebol/video/chay-comemora-campanha-do-titulo-do-botafogo-na-serie-b-imaginar-que-seria-assim-do-jeito-que-foi-nao-tem-como-10081714.ghtml)


Outro nome bastante badalado é o do volante Kauê, de 17 anos. O jogador já participa de alguns treinos no time profissional, e o plano é acelerar essa transição a partir do próximo ano, como vem acontecendo com o centroavante Matheus Nascimento, que tem a mesma idade e é considerado a maior joia da base alvinegra atualmente.



O planejamento do departamento de futebol é contar com três atletas por posição no elenco de 2022, sendo o segundo ou terceiro reserva um jogador da base. Esses garotos passarão por um período de avaliação para o clube entender se faz sentido mantê-los no time profissional ou até mesmo tentar um empréstimo para ganharem experiência e maturidade.


+ Veja o que tem no segundo episódio de Acesso Total





Um dos atuais líderes do elenco profissional, Kanu é cria da base do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Além do retorno técnico, o investimento na base pode trazer importante retorno financeiro para o Botafogo, que se beneficiou com algumas transações nos últimos anos. Em 2021, três jogadores da base foram negociados: o zagueiro Sousa, o lateral-esquerdo Paulo Victor e o volante Caio Alexandre.



Dentro de campo na temporada, o goleiro Diego Loureiro, o zagueiro Kanu e principalmente o centroavante Rafael Navarro foram peças fundamentais na campanha do título da Série B. O lateral-esquerdo Hugo também foi bem utilizado. Fora esses, o Botafogo ainda teve outros jovens da base no elenco: o goleiro Igo Gabriel, o zagueiro Lucas Mezenga, o lateral-esquerdo Jonathan Silva, os volantes Kayque e Romildo, o meia Cesinha e os atacantes Ênio e Matheus Nascimento.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro