Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bota e Flu têm vantagem em semifinais de turno contra Fla e Vasco, respectivamente




No próximo fim de semana, os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro disputam as semifinais da Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca). Por terem feito melhor campanha em seus grupos, Vasco e Flamengo jogam pelo empate contra os rivais Fluminense e Botafogo, respectivamente, para avançar à decisão da competição. Porém, no confronto direto das equipes em semifinais de turno, que foram criadas somente nos anos 2000 (Taça GB em 2001 e Taça Rio em 2004), a vantagem fica com tricolores e alvinegros. Ambos eliminaram os rivais por duas vezes em três confrontos.

A primeira partida entre Flamengo e Botafogo em semifinais de turno aconteceu em 2008, na Taça Rio. O Alvinegro venceu o clássico até com certa tranquilidade, por 3 a 0, com gols de Wellington Paulista, Alessandro e Lucio Flavio (foto). O duelo se repetiu outras duas vezes pela Taça Guanabara: Em 2010, o clube de General Severiano surpreendeu o badalado time rubro-negro, que contava com Adriano e Vagner Love no comando do ataque, e venceu, de virada, por 2 a 1, com gol decisivo do atacante Caio, aos 40 minutos do segundo tempo. O troco veio no ano seguinte, quando o Fla, que tinha como estrela principal o meia Ronaldinho Gaúcho, eliminou o Bota nos pênaltis, por 3 a 1, após empate em 1 a 1 no tempo normal, com gols de Ronaldo Angelim (Fla) e Loco Abreu (Bota).

Vale lembrar que as duas vitórias do Botafogo foram conquistadas no Maracanã, já que o Alvinegro nunca venceu o Flamengo no Engenhão. Até o momento foram disputadas 11 partidas entre as equipes no estádio, com três vitórias do Rubro-Negro e oito empates.

Por coincidência, Fluminense e Vasco também se encontraram por três vezes em semifinais de turno. E apesar de os tricolores levarem vantagem, nunca houve um vencedor no tempo normal. Ou seja, caso a escrita seja mantida no duelo do próximo sábado, os vascaínos conquistarão a vaga na final.

Em 2005, na Taça Rio, o Tricolor avançou à final por 8 a 7 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, com gols de Gabriel (Flu) e Marco Brito (Vasco). Três anos depois, outra vez na Taça Rio, a igualdade em 1 a 1 nos 90 minutos se repetiu, com gols de Thiago Silva (Flu) e Jean (Vasco). Na decisão por penalidades máximas, a história também teve o mesmo roteiro, com o time das Laranjeiras levando a melhor, desta vez por 5 a 4. Mas no único confronto válido por uma semifinal de Taça Guanabara, em 2010, os cruz-maltinos ficaram com a vaga na decisão. Depois de um empate em 0 a 0 no tempo normal, o Gigante da Colina bateu o rival por 6 a 5 nos penais.

Botafogo tem o melhor aproveitamento em semi contra grandes

Entre os quatro grandes, o Botafogo é o time de melhor aproveitamento contra os rivais em semifinais de turno: 77%. Ao todo, o Alvinegro enfrentou nove vezes um de seus três principais adversários nesta fase da competição, e avançou em sete oportunidades. Em seguida aparece o Flamengo, com 66%. O Rubro-negro jogou 12 vezes contra os rivais e se classificou em oito.

Já Fluminense e Vasco não tem um bom retrospecto. O Tricolor fez nove partidas contra os rivais, conquistando a vaga na decisão somente em três ocasiões, com aproveitamento de 33%. O time de São Januário é ainda pior. Também se classificou em três oportunidades, mas em 12 jogos, ficando com aproveitamento de 25% até o momento.


Por Igor Gonçalves/Blog numerólogos
 

Oswaldo de Oliveira critica saída de Márcio Azevedo: 'Lamentável perda'


Treinador garante que o momento para negociar o jogador foi o pior possível para o elenco



Lateral Márcio Azevedo está de saída do
 Botafogo (Foto: Bruno de Lima)
A quatro dias da semifinal contra o Flamengo, o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, teve uma perda considerável para o jogo. O lateral-esquerdo Márcio Azevedo foi liberado para negociar com o Metalist, da Ucrânia. A situação, porém, não agradou nem de longe o comandante alvinegro.

Mostrando estar abatido com a situação, Oswaldo lembrou de outras saídas que lhe causaram problemas. Ele citou Herrera, que deixou o clube no começo do Campeonato Brasileiro do ano passado, fazendo o Fogão ficar sem uma referência no ataque:

- É lamentável perder o Márcio Azevedo. Era tudo que não podia acontecer. É uma perda muito grande. Temos jogadores em condições de substituí-lo, mas não era para acontecer isso. Assim como foi a saída do Herrera, faz falta. Enfim, vamos conviver. Eu sinceramente não estava preparado. Agora vou ver as duas possibilidades.


O treinador também comentou a utilização de Lima no lugar do camisa 6, no coletivo realizado nesta quinta-feira. Sem confirmar o jovem como titular, ele garantiu que está testando o melhor time para o clássico.

- Hoje (quinta-feira) usei o Lima e amanhã (sexta-feira) devo usar o Julio Cesar. para testar. Sem pressa, vamos esperar para ver - disse o técnico.

Leia mais no LANCENET!

 

Em coletivo, Oswaldo começa a montar Botafogo para a semifinal


Lima e Dória entram nos lugares de Márcio Azevedo e Antônio Carlos; Marcelo Mattos trabalha entre os titulares na segunda parte do treino



Oswaldo e Dória - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Oswaldo montou Botafogo com Dória
 na zaga (Foto: Alexandre Loureiro)
Durante o treino coletivo realizado nesta quinta-feira, no campo principal do Engenhão, o técnico Oswaldo de Oliveira esboçou o time que enfrenta o Flamengo, no domingo, às 16h, pela semifinal da Taça Guanabara. Sem Márcio Azevedo, que deve se transferir para o Metalist, da Ucrânia, e Antônio Carlos, que está lesionado, o comandante alvinegro utilizou os jovens Lima e Dória entre os titulares.

O time titular que começou o coletivo foi formado por: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Lima; Gabriel, Fellype Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Andrezinho; Rafael Marques. Enquanto isso, os reservas da atividade jogaram com: Renan, Edilson, André Bahia, Rodrigo Defendi e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Jadson, Gegê, Cidinho e Vitinho; Henrique. Durante a segunda parte do treinamento, Marcelo Mattos entrou no lugar de Fellype Gabriel.

Procurando ganhar maior espaço no elenco, Lima e Dória terão uma prova de fogo no clássico e, se passarem por ela, podem se creditar pela titularidade para o restante da temporada. Além das duas mudanças, Oswaldo surpreendeu ao começar o treino coletivo com Gabriel e Fellype Gabriel de volantes, deixando Marcelo Mattos entre os reservas durante a metade inicial do trabalho. 

Por ter se classificado em segundo no Grupo A da Taça Guanabara, o Botafogo terá de vencer o Flamengo, no domingo, para chegar a final. Em caso de empate, o Rubro-Negro o classificado. Assim, o Glorioso terá de se lançar mais ao ataque e buscar os gols.

Leia mais no LANCENET! 


Após confrontos na base, Dória e Rafinha fazem duelo de gente grande


Zagueiro do Bota elogia a rapidez do atacante rubro-negro e diz não se lembrar bem como era o retrospecto entre eles


Dória estourou para o futebol nacional depois de, aos 17 anos, fazer boas partidas na zaga do Botafogo e se tornar titular no Brasileiro. O atacante Rafinha brilhou neste início de ano e se tornou o xodó da torcida do Flamengo. No domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, os dois vão duelar por uma vaga na decisão da Taça Guanabara.

Revelações vão estar frente a frente na semi deste domingo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Mas não será a primeira vez que eles se encontram. Quando ainda estavam nos juvenis, Dória já tentava parar os avanços em velocidade do atacante rubro-negro. O defensor alvinegro, no entanto, não se lembra quantos jogos e qual foi o retrospecto deste embate. O que o zagueiro tem certeza é de que será preciso ter cuidado neste domingo.

- Já conhecia ele da base, nos enfrentamos algumas vezes pelo juvenil. Acho que o retrospecto ficou equilibrado, mas não sei exatamente. Ele é um jogador muito rápido e que precisa de atenção. Os outros jogadores do Flamengo eu já observei. Temos que estar sempre por perto, definir a marcação. Nosso time joga de uma forma em que todos ajudam.

Mas Dória e o Botafogo têm um desafio maior neste semifinal. O Alvinegro ainda não conseguiu vencer o Flamengo em jogos no Engenhão. Nos 11 confrontos, foram três vitórias rubro-negras e oito empates.

- No futebol não tem como ficar olhando para trás. São jogadores diferentes. Não lembramos do passado, vamos viver agora e fazer de tudo para vencer. Se tiver que falar que tem um favorito, é o Flamengo, mas vamos em busca do resultado.

O zagueiro reconheceu que os números incomodam principalmente os torcedores alvinegros, que não veem a hora de acabar com este jejum.

- A torcida cobra, é normal. Dizem: "Vamos ganhar dos caras". Vamos trabalhar para que tudo dê certo no domingo.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Patrocinador cobra da Globo exibições de jogos do Botafogo na TV aberta


Após clube fazer apelo à emissora por mudanças na programação, diretor comercial da Viton 44 revela ao LANCE!Net toda a insatisfação da empresa com a TV



Flamengo x Botafogo - Campeonato Carioca - Seedorf (Foto: Alexandre Loureiro)
Botafogo tem usado Seedorf e todo
 o time titular na Taça GB
(Foto: Alexandre Loureiro)
Sem ter um jogo sequer mostrado em TV aberta na fase de grupos na Taça Guanabara, o Botafogo está insatisfeito com o tratamento dado a ele pela Globo e a diretoria alvinegra enviou recentemente à emissora um ofício pedindo mudanças já na Taça Rio, pois os patrocinadores têm exigido maior exposição na mídia. Diante dessa situação, o LANCE!Net conversou com as empresas parceiras do Glorioso e críticas à TV não faltaram por parte da principal patrocinadora do clube, a Viton 44.

A Viton 44, que divulga as marcas dos guaranás naturais Guaravita e Guaraviton no uniforme de jogo do Botafogo, renovou com o clube por um ano durante o mês de janeiro e esperava um grande retorno de mídia na TV durante o verão. Porém, a falta de jogos do Alvinegro na Globo irritou a empresa e o diretor comercial da Viton 44, Neville Proa, desabafou sobre o caso.

– A empresa está revoltadíssima com esta deslealdade inconcebível e injustificável da Globo. Reclamei muito junto a presidência do Botafogo sobre o descaso da Globo alienando o Botafogo das veiculações na TV. É simplesmente um absurdo. Por favor, nos justifique tanta injustiça. É o que queremos saber da Globo – destacou Neville Proa.

A reportagem do L!Net buscou nesta quarta-feira contato com o diretor da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, mas o executivo passou o dia em reunião. Um e-mail também foi enviado para ele, porém não houve retorno até o fechamento da edição impressa doLANCE!.

Por meio de assessoria de imprensa, a Puma, empresa fornecedora de material esportivo do Botafogo, se manifestou ao L!Net sobre a falta de jogos do Alvinegro na TV aberta e também mostrou certo desconforto com a situação atual:

– Essa visibilidade na TV aberta é importante tanto para a Puma como para o Botafogo e temos certeza de que o clube está trabalhando a melhor forma de divulgação do Botafogo para que seus parceiros também estejam em evidência.
Clube já foi defensor fiel de TV
No início de 2011, o Botafogo, por meio do presidente Mauricio Assumpção, foi um dos grandes defensores da Globo na disputa com a Record nos bastidores pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. No fim, a Globo levou a melhor no caso.

Na época, o Botafogo alegou internamente que os patrocinadores poderiam perder em visibilidade com uma mudança.

Porém, neste ano, o Botafogo tem sofrido com a Globo. O jogo contra o Resende, válido pela sexta rodada, estava na escala da emissora, mas de última hora foi trocado pelo duelo entre Friburguense e Flamengo. O primeiro jogo alvinegro na TV aberta em 2013 será a semi da Taça GB, contra o Fla.


Tiago Pereira e Vinícius Perazzini - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!