Páginas

terça-feira, 28 de março de 2023

Diretor do Botafogo confirma interesse em Matías Rojas e prevê "de um a dois" reforços



André Mazzuco acredita que o meia do Racing está muito valorizado e que a negociação será complicada



Representante do Botafogo no sorteio dos grupos da Sul-Americana, segunda-feira, no Paraguai, o diretor André Mazzuco comentou sobre a expectativa do clube na competição e sobre a necessidade de reforçar o elenco para ter mais chance de sucesso.


+ Copa Sul-Americana 2023: veja como ficaram os grupos após sorteio




André Mazzuco, diretor do Botafogo, explica busca por reforços (https://ge.globo.com/video/andre-mazzuco-diretor-do-botafogo-explica-busca-por-reforcos-11485622.ghtml)



Mazzuco afirmou que a ideia é contratar "mais um ou dois jogadores" nesta janela. Ele confirmou o interesse no meia Matías Rojas, que está em fim de contrato com o Racing. Há diversos clubes que também estão de olho, o que deverá deixar a negociação mais complicada.


- Estamos em busca de qualificação para o elenco. Tivemos sim um período de avaliação, e sabemos que existem lacunas a serem preenchidas, mas respeitando o processo do clube. Ainda queremos trazer mais um ou dois jogadores nessa janela. O Rojas está no mercado, o contrato com o Racing vai encerrar, mas é um atleta extremamente valorizado. É natural que tenham várias equipes querendo. Está no nosso radar, mas é mercado, negociação... Temos que tentar aproveitar as oportunidades. É um grande jogador - afirmou o diretor.


O Botafogo ficou no no Grupo A ao lado de Grupo A LDU (Equador), Universidad César Vallejo (Peru) e Magallanes (Chile). Mazzuco disse que a competição é muito importante para o clube e analisou os adversários.


- Para o clube como marca, para quem trabalha no Botafogo e para a torcida é uma competição importante. Vamos nos preparar o mais longe possível e tentar conquistar. Temos um estreante, que é o Magallanes, mas também um clube tradicional, como a LDU. Temos que nos preocupar bem para cada jogo e também para a logística que vamos enfrentar.





Matias Rojas, camisa 10 do Racing — Foto: Getty


O dirigente explicou a decisão do clube de manter o técnico Luís Castro mesmo após queda de rendimento do time, que culminou na desclassificação para a semifinal do Carioca. Mazzuco afirmou que o momento é de ter paciência e apostar na sequência do trabalho.


- Sempre fazemos uma análise que os treinadores, que são grandes lideranças, são contratados para fazer seus trabalhos e encontrar soluções. Nos momentos de dificuldade é que são acionados para essas soluções. Eu acho que existe um movimento de algum tempo no Brasil sobre continuidade. Muitos clubes estão entendendo que é importante ter paciência e apostar no trabalho - disse Mazzuco.


O sorteio da Sul-Americana aconteceu ao mesmo tempo da vitória do Botafogo por 3 a 1 sobre a Portuguesa, em Volta Redonda. Com o resultado, o Glorioso vai decidir o título da Taça Rio com o Audax.





Botafogo 3 x 1 Portuguesa - Melhores momentos - Semifinal da Taça Rio 2023


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fnte: GE/Por Raphael Zarko — Luque, Paraguai

Análise: Botafogo dá bons sinais com meio ofensivo, mas tem muito a evoluir



Formação com Tchê Tchê, Lucas Fernandes e Eduardo tem boa dinâmica inicial, porém time ainda produz pouco mesmo contra rival frágil



O Botafogo cumpriu a obrigação, venceu a Portuguesa por 3 a 1, gols de Eduardo, Cuesta e Raí, e garantiu vaga na final da Taça Rio em busca de confirmar presença na Copa do Brasil de 2024 (precisa ser campeão para isso).





Botafogo 3 x 1 Portuguesa - Melhores momentos - Semifinal da Taça Rio 2023


Mas se o resultado foi bom, o desempenho ainda pode e precisa melhorar muito pensando em competir à nível de Campeonato Brasileiro e Sul-Americana, que começam nas próximas semanas, e nas próximas fases da Copa do Brasil.


Ainda em busca do time ideal, Luís Castro apostou em um meio-campo mais ofensivo com Tchê Tchê, Lucas Fernandes e Eduardo. Se no papel o time seguia com as duas linhas de três que o treinador vem usando desde que chegou, há um ano, em campo o que se via era uma espécie de 4-2-4.




Botafogo ocupa o campo de ataque com linha de 4 jogadores à frente — Foto: Giba Perez


Piazon e Luís Henrique davam amplitude pelas pontas e o meia Eduardo formava quase uma dupla de ataque com Tiquinho Soares no centro do campo. A formação deu mobilidade e agressividade ao time, especialmente no começo do primeiro tempo. O camisa 9, inclusive, teve boa chance frente ao goleiro Bruno, mas não conseguiu colocar na rede.


Aos poucos, porém, o time perdeu a intensidade e passou a produzir menos. Curiosamente, foi nesse momento que abriu o placar em falha grotesca do goleiro da Lusa, que, pressionado por Tiquinho, entregou a bola no pé de Eduardo. No lance seguinte, Piazon perdeu excelente oportunidade de ampliar e passou a sofrer com xingamentos da arquibancada.


Os minutos finais do primeiro tempo foram de desconcentração, especialmente na marcação, que deram à Portuguesa duas chances claras se marcação próximas à pequena área. Não fosse um erro constrangedor de Victor Feitosa na primeira delas, a equipe da Ilha do Governador poderia ter ido para o intervalo com a vantagem no placar.


A Portuguesa começou a encontrar espaços no meio campo menos povoado e teve outras duas ótimas oportunidades no começo do segundo tempo, uma parada por falta de Tchê Tchê na entrada da área, e outra desperdiçada por Elicley cara a cara com Lucas Perri.


O controle retornou às mãos do Botafogo a partir do momento em que Eduardo passou a participar mais do processo de construção no meio-campo. A bola começou a estar mais nos pés do camisa 33, que fazia o papel de conduzir o time em um segundo tempo que Tiquinho foi melhor neutralizado.



Cuesta comemora seu gol no duelo Botafogo x Portuguesa — Foto: André Durão



O gol de Victor Cuesta, em nova falha defensiva da Lusa, trouxe a tranquilidade que o time precisava para dominar o adversário inferior e o de Raí coroou uma vitória importante tanto animicamente quanto esportivamente pensando no futuro.


O Glorioso tem dois jogos contra o Audax, na final da Taça Rio nos dias 2/04, às 18h no Luso-Brasileiro, e 8/04, às 16h no Raulino de Oliveira, antes do início das competições mais importantes do ano.

Duas oportunidades para Luís Castro amadurecer a formação e colocar variações em prática. A vitória sobre a Portuguesa foi um primeiro passo, mas ainda há um longo caminho para atingir o nível de competitividade necessário para o que há pela frente.



Botafogo consegue vitória importante, diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/botafogo-consegue-vitoria-importante-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11485221.ghtml)



+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Giba Perez — Rio de Janeiro