Páginas

sábado, 20 de agosto de 2022

Botafogo encaminha idas de Barreto e Luís Oyama para o Molenbeek



Ideia de John Textor é que volantes sejam pilares do time em busca do acesso na Bélgica



O Botafogo encaminhou o empréstimo dos volantes Barreto e Luís Oyama para o Molenbeek, da segunda divisão da Bélgica, clube que também é gerido por John Textor. A notícia foi divulgada inicialmente pelo jornalista Thiago Franklin e confirmada pelo ge.


A proposta do clube belga é de empréstimo pelos volantes alvinegros. A ideia do empresário americano é que Oyama seja um dos principais jogadores do Molenbeek na campanha pelo acesso à primeira divisão da Bélgica.


+ Escalação: sem Erison e Matheus Nascimento, time terá novidades





Oyama esteve em campo no jogo do Botafogo contra o Atlético-GO — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Junior Santos pode abrir estreias de reforços no Botafogo


Em seu segundo ano no Botafogo, Luís Oyama atuou em 16 jogos. Vendido pelo Mirassol ao Bota após ter boa passagem na temporada passada, o volante foi um dos destaques da equipe na reta final da campanha da Série B, que culminou no título alvinegro.



Barreto, por sua vez, foi titular do Botafogo durante boa parte da Série B de 2021, mas perdeu espaço com a chegada de Luís Castro. O técnico português não o colocou como titular desde que chegou ao Bota. Nesta temporada, Barreto jogou 13 vezes e deu uma assistência, na goleada por 5 a 0 contra o Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca.



Veja os gols de Luís Oyama pelo Botafogo na temporada passada


+ Leia mais notícias do Botafogo




Aos 40 min do 1º tempo - gol de fora da área de Luís Oyama do Botafogo contra o Náutico (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-40-min-do-1o-tempo-gol-de-fora-da-area-de-luis-oyama-do-botafogo-contra-o-nautico-9871389.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!




Aos 32 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Luís Oyama do Botafogo contra o Sampaio Corrêa (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-32-min-do-2o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-luis-oyama-do-botafogo-contra-o-sampaio-correa-9894051.ghtml)

Escalação do Botafogo: sem Erison e Matheus Nascimento, time terá novidades


Danilo Barbosa, Gabriel Pires e Júnior Santos são relacionados por Luís Castro pela primeira vez



O Botafogo chegou a Caxias do Sul com algumas novidades para o jogo com o Juventude. Sem Erison e Matheus Nascimento, o técnico Luís Castro relacionou alguns reforços que ainda não estrearam pelo time como Danilo Barbosa, Gabriel Pires e Júnior Santos.


Com isso a provável escalação do Botafogo é: Gatito Fernández; Saravia, Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Eduardo e Lucas Fernandes; Victor Sá, Jeffinho (Luis Henrique) e Júnior Santos.





Danilo Barbosa foi relacionado pela primeira vez para um jogo do Botafogo — Foto: Davi Barros/ge


Os jogadores que viajaram com o Botafogo para a partida contra o Juventude, às 11h (de Brasília), neste domingo, no Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro são:


Goleiros: Gatito Fernández, Douglas Borges e Igo Gabriel;

Laterais: Saravia, Rafael, Marçal e Hugo;

Zagueiros: Adryelson, Cuesta e Kanu;

Meio-campistas: Tchê Tchê, Danilo Barbosa, Gabriel Pires, Patrick de Paula, Del Piage, Eduardo e Lucas Fernandes;

Atacantes: Luis Henrique, Victor Sá, Júnior Santos, Jeffinho e Vinícius Lopes.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Botafogo anuncia décimo reforço da janela de transferências, o goleiro Lucas Perri (https://ge.globo.com/video/botafogo-anuncia-decimo-reforco-da-janela-de-transferencias-o-goleiro-lucas-perri-10866905.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Em relação ao time que empatou em 0 a 0 com o Atlético-GO no último sábado, as novidades entre os relacionados do Botafogo são as saídas de Daniel Borges, Erison, Matheus Nascimento (os três estão "em tratamento", segundo o clube), Philipe Sampaio (suspenso) e Luís Oyama. No lugar deles entraram os três reforços citados anteriormente, além da volta de Lucas Fernandes, que estava suspenso pelo terceiro amarelo contra o Atlético-GO.


O Botafogo começou a rodada na 12ª colocação, com 26 pontos, a três da zona de rebaixamento e 10 atrás do sexto colocado. O Juventude, por sua vez, é o lanterna da competição, com 16 pontos e está a sete do primeiro time fora da zona de rebaixamento.


Com chegada de reforços, Botafogo pode ter variações táticas; L! projeta as possíveis mudanças de Luís Castro



Depois de enfrentar escassez em várias posições com problemas físicos e de lesão, técnico português terá um leque de opções para montar a equipe nesta reta final de Brasileirão





Luís Castro tenta encontrar a espinha dorsal e o equilíbrio do Botafogo na temporada (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Com a chegada de dez reforços nesta janela de transferências, o técnico Luís Castro terá pela frente uma nova etapa no comando do Botafogo. Depois de conviver com a escassez em determinadas posições, o português terá um leque de opções para fazer com que a equipe alce voos maiores no Brasileirão.


+ Botafogo: Saiba como estão as condições físicas das contratações


Vale lembrar que, nesta janela, chegaram o goleiro Lucas Perri, o zagueiro Adryelson, o lateral-esquerdo Fernando Marçal e o volante Danilo Barbosa. Além deles, assinaram os meias Eduardo, Gabriel Pires e Jacob Montes, assim como os atacantes Júnior Santos, Luís Henrique e Tiquinho Soares.


+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro


Desde o início da competição, Luís Castro tem enfrentado uma série de dificuldades para encontrar a espinha dorsal da equipe. Com isso, o português ainda não repetiu a escalação em 22 rodadas, e o time tem oscilado com uma campanha longe de ser consistente. A missão é finalizar o Brasileirão com mais tranquilidade para chegar em 2023 com o time pronto.

Para a sequência da temporada, os problemas começam a diminuir e a tarefa agora é encaixar os reforços entre os onze para se manter na elite do futebol brasileiro. Uma das reclamações de parte da torcida é a falta de variação tática do treinador, que agora terá um repertório mais qualificado.


REFORÇO MOSTRA CREDENCIAIS E EXPERIENTES NAS LATERAIS

No gol, Lucas Perri chega para disputar a posição com o ídolo Gatito Fernández e a tendência é que seja o substituto ideal com o avançar da idade do paraguaio. Na miolo de zaga, Adryelson liderou as ações defensivas contra o Atlético-GO com apenas 30 minutos em campo. O defensor mostrou credenciais para ser titular ao lado de Víctor Cuesta (Kanu, por sua vez, tem perdido espaço entre os titulares).


Além dos dois defensores, a vaga na lateral-esquerda também parece estar solidificada. Marçal chegou e ganhou a posição com experiência e força física. Na direita, Saravia e Daniel Borges seguem oscilando e ainda não conseguiram se destacar na temporada. Rafael voltou após sete meses longe dos gramados e deve se consolidar aos poucos.
 

POSSÍVEL 'BOA DOR DE CABEÇA' NO MEIO DE CAMPO

A dor de cabeça maior será no meio de campo, setor que mais ganhou reforços de qualidade nesta janela. Tchê Tchê não teve um bom início, mas subiu de produção e tem agradado. Danilo Barbosa chegou nesta janela e surge como opção e deve disputar a posição com o camisa 6.


Na articulação, Lucas Fernandes tem sido um dos destaques do time nos últimos jogos. Contudo, em um esquema com três homens no meio, os recém-chegados Gabriel Pires e Eduardo disputariam a outra posição. Uma variação com quatro homens para encaixar os dois juntos e qualificar a saída de bola seria uma boa opção para Luís Castro.

Ao longo do Brasileirão, Luís Castro também utilizou três zagueiros e fortaleceu o sistema defensivo. Mas a tendência é que com mais recursos utilize uma linha de quatro na defesa. Com as opções no meio de campo, quem perde cada vez mais espaço é Patrick de Paula, a contratação mais cara da história do clube.


A CHEGADA DO 'HOMEM GOL' E A DISPUTA COM ERISON

No ataque, Luís Castro falou sobre as opções, na última coletiva, e discrepância entre os lados. Para ele, os pontas do elenco rendem mais pela esquerda (Jeffinho, Victor Sá e Luís Henrique). Um fator que precisa ser corrigido para ter uma formação mais equilibrada. Júnior Santos é um das contratações e surge como opção podendo exercer várias funções no setor (também pela direita).


Por fim, apesar de Erison ser o artilheiro do time na temporada (7 gols), Tiquinho Soares chega com experiência internacional e de Champions League. A tendência é que o centroavante conquiste a titularidade. O promissor Matheus Nascimento pode ser melhor lapidado com a chegada dos jogadores mais experientes.

Com um elenco mais qualificado, outros jogadores terão que 'correr atrás' para ganhar espaço no time. É o caso de Gustavo Sauer, que não conseguiu ter uma sequência e teve problemas físicos. Luís Oyama, Diego Gonçalves, Carlinhos e Lucas Piazon também ficam como opções. Da base alvinegra, Kayque (que operou o joelho), Del Piage, Hugo, Rikelmi e Lucas Mezenga seguem no elenco e tendem a evoluir com um time mais forte e competitivo.



E MAIS: Lucas Perri é apresentado pelo Botafogo e revela admiração por Gatito: 'Uma referência'
Textor responde ex-presidente do Botafogo e defende equipe: 'Nunca criticaria'
Além do campo: Botafogo promove ensaios fotográficos para valorizar chegadas de jogadores
Botafogo assina contrato profissional de Bernardo Valim, destaque do sub-17, até julho de 2025
Lucas Perri tem seu nome registrado no BID da CBF e já pode fazer sua estreia pelo Botafogo
Juventude x Botafogo: confira o valor do ingresso para a torcida alvinegra



Fonte: LANCE/Felipe Melo e Matheus Guimarães/Rio de Janeiro (RJ)

Junior Santos pode abrir estreias de reforços no Botafogo



Jogo contra o Juventude está marcado para as 11h de domingo, em Caxias do Sul



A semana foi repleta de apresentações de novos jogadores na sala de imprensa do Estádio Nilton Santos. No total, o Botafogo fechou 10 reforços na segunda janela de transferências. Passado o período da confirmação das negociações, é hora de projetar como os atletas contratados poderão contribuir para o segundo turno o Brasileirão.


+ Executivo explica saída do Conselho Fiscal da SAF Botafogo e justifica cobranças em carta


Apresentado na quinta-feira, o atacante Junior Santos chamou a atenção pelo carisma e naturalidade no trato com os jornalistas e funcionários do clube. A reportagem de ge apurou que ele também se destacou nos treinamentos de que participou nesta semana.





Gabriel Pires e Junior Santos no treino do Botafogo — Foto: Vítor Silva/BFR



Ao que tudo indica, Junior não se sentiu à vontade apenas em frente às câmeras, mas também dentro dos gramados do Espaço Lonier, o CT do Botafogo. Após três temporadas no Japão, o desempenho do atleta agradou nos treinos e gerou elogios nos bastidores.


+ Comentaristas dão notas para os 10 reforços do Botafogo na segunda janela de transferências


Na entrevista coletiva, o atacante disse estar pronto fisicamente para atuar, embora ainda esteja em fase de adaptação ao novo fuso horário. Ou seja, é provável que ele esteja entre as opções no banco de reservas e seja utilizado durante o jogo no Alfredo Jaconi, domingo, às 11h, quando o Botafogo enfrenta o Juventude pelo Brasileirão. Ele já está registrado no BID e pode estrear.


+ Leia mais notícias do Botafogo


E o Tiquinho?

Mesmo que tenha chamado a atenção, Junior Santos foi coadjuvante entre os nomes apresentados para o ataque do Botafogo nesta janela de transferências. O protagonista foi Tiquinho Soares, que estava no Olympiacos, da Grécia, e gerou expectativa na torcida cada vez que os gregos entravam em campo.




Novo camisa 9 na área: Tiquinho Soares é apresentado no Botafogo (https://ge.globo.com/video/novo-camisa-9-na-area-tiquinho-soares-e-apresentado-no-botafogo-10861003.ghtml)



Tiquinho, porém, não deve estar à disposição de Luís Castro para estrear no domingo. O centroavante teve um problema muscular na perna esquerda. Embora sem gravidade, o problema tende a tirá-lo da viagem a Caxias do Sul, na Serra gaúcha.


Resumão dos 10 reforços

Dos 10 reforços apresentados pelo Botafogo, quatro estrearam com a camisa alvinegra: o lateral-esquerdo Marçal, o atacante Luís Henrique, o meia Eduardo e o zagueiro Adryelson. Todos estão à disposição de Luís Castro para domingo.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Os outros seis têm situações legais de jogo, pois já pintaram no BID da CBF, mas dependem da condição física para estrear no domingo. No ataque, Junior Santos tem chances de atuar uma parte do jogo, enquanto Tiquinho Soares deve ficar fora, como já abordamos nesta reportagem.


O goleiro Lucas Perri, que vinha atuando pelo Náutico, está bem fisicamente e pronto para viajar. Já Gabriel Pires e Danilo Barbosa dependem de avaliação para definir se já podem entrar em campo. Jacob Montes, por sua vez, não deve ser utilizado.