Páginas

domingo, 18 de agosto de 2013

Lateral do Manchester comemora vitória e liderança do Bota


Criado nas categorias de base do Fluminense, Rafael já recebeu até camisa do clube em programa de televisão



O lateral-direito Rafael, do Manchester United, já recebeu no ano passado, durante o programa "Bem, Amigos", uma camisa do Botafogo de presente do presidente do clube, Maurício Assumpção. Na ocasião, não negou sua torcida, apesar das raízes nas categorias de base do Fluminense. Neste domingo, ele mostrou em uma rede social a sua satisfação com a vitória por 3 a 1 sobre a Portuguesa, no Canindé, além da liderança do Campeonato Brasileiro.

Lateral Rafael, do Manchester United, posa na frente do telão (Foto: Reprodução / Instagram)
Rafael brincou com seus amigos e mandou um recado: "Betinho, avisa seu pai aí que esse ano não vai ter meio de tabela não". A afirmativa foi uma clara referência à queda de produção no Botafogo nas últimas edições do Campeonato Brasileiro depois de estar entre os primeiros no começo da competição.

Quando Rafael postou a foto, o jogo estava na reta final e o Botafogo já vencia por 3 a 1. Ele fez pose diante do telão para comemorar mais uma vitória.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Atuações: Jefferson e Seedorf se destacam em vitória do Botafogo


Goleiro alvinegro garante com boas defesas, e meia holandês contribui com duas assistências. Na Portuguesa, Luis Ricardo tem bom desempenho






JEFFERSON - GOLEIRO
Fez boas defesas quando o Botafogo foi pressionado.
Nota: 7,5

GILBERTO - LATERAL-DIREITO
Teve dificuldade no apoio ao ataque em quase toda a partida, mas acabou conseguindo o cruzamento para Rafael Marques marcar.
Nota: 6,0

BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Usou a experiência para comandar a defesa e fez um gol.
Nota: 7,5

DÓRIA - ZAGUEIRO
Um pouco abaixo do companheiro, mas também teve bom desempenho.
Nota: 6,5

JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Perdido na marcação, sofreu muito nas investidas de Luís Ricardo.
Nota: 5,5

MARCELO MATTOS - VOLANTE
Alternou bem entre terceiro zagueiro e primeiro volante.
Nota: 6,5

GABRIEL - VOLANTE
Iniciou a partida nervoso e perdido. Mas cresceu na etapa final.
Nota: 6,0

SEEDORF - MEIA
Irritado no primeiro tempo, chegou a dar um tapa no braço de Gilberto após uma discussão. Na etapa final, desfilou em campo e jogou muito.
Nota: 7,5

LODEIRO - MEIA
Apagado. Ficou preso na marcação e não conseguiu criar.
Nota: 5,0

ELIAS - ATACANTE
Tornou o time mais ofensivo e deixou sua marca.
Nota: 7,0

VITINHO - MEIA
Foi muito bem marcado no primeiro tempo, mas conseguiu encontrar espaços na etapa final.
Nota: 6,5

RENATO - VOLANTE
Entrou nos acréscimos.
Sem nota

RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Mostrou estrela de artilheiro. Levou a pior na maioria das disputas de bola, mas quando teve uma grande chance balançou a rede.
Nota: 6,5





LAURO - GOLEIRO
Tomou cartão amarelo tolo e falhou no primeiro gol do Botafogo.
Nota: 4,0

CORRÊA - LATERAL DIREITO
Usou a experiência e ficou mais na marcação.
Nota: 6,0

VALDOMIRO - ZAGUEIRO
Foi seguro no sistema defensivo.
Nota: 6,0

GUSTAVO - ZAGUEIRO
Não deu espaço na defesa, mas vacilou no gol de Rafael Marques.
Nota: 5,5

ROGÉRIO - LATERAL ESQUERDO
Mostrou bastante esforço improvisado na lateral, mas com limitações.
Nota: 5,5

BRUNO HENRIQUE - VOLANTE
Foi bem na proteção dos zagueiros e nos desarmes.
Nota: 6,0

WILLIAM ARÃO - VOLANTE
Se limitou a marcar.
Nota: 5,5

MICHEL - ATACANTE
Entrou no lugar de Arão para dar mais ofensividade, mas participou pouco do jogo.
Nota: 4,5

LUIS RICARDO - MEIA
Atacou, finalizou, marcou e armou. Fez belo gol de cabeça.
Nota: 7,5

JEAN MOTA - MEIA
Fez o papel de quarto homem do meio-campo, mas acabou pecando nas finalizações.
Nota: 6,0

HEVERTON - MEIA
Arriscou chutes de fora da área.
Nota: 5,0

MOISÉS - MEIA
Foi bem taticamente na partida. Armou e marcou com dedicação.
Nota: 6,5

BRUNO MORAES - ATACANTE
Preso dentro da área, parou na marcação dos zagueiros.
Nota: 4,5

NEÍLSON - ATACANTE
Substituiu Bruno e deu um pouco mais de movimentação ao ataque.
Nota: 5,0


Por Luiz AdemarSão Paulo

Oswaldo minimiza discussão: 'O Botafogo não é um time de freira'


Técnico botafoguense valoriza personalidade forte dos seus jogadores e diz que briga entre Seedorf e Gilberto foi resolvida no vestiário




Após a vitória do Botafogo por 3 a 1 sobre a Portuguesa, o técnico Oswaldo de Oliveira minimizou uma ríspida discussão entre o meia Seedorf e o lateral-direito Gilberto. Aos 24 minutos do primeiro tempo, os dois protagonizaram um bate-boca em campo (veja no vídeo ao lado). O meia holandês chegou a apontar o dedo e bater no braço do lateral, que gesticulava e gritava com o camisa 10 botafoguense por conta de algum problema no sistema de marcação do time. Os ânimos acabaram se esfriando e ambos não discutiram mais, ao menos dentro das quatro linhas.

- Ter os ânimos quentes é normal no futebol. O Botafogo não é um time de freira, é um time de homens. Os jogadores já conversaram no vestiário e tudo está normal. Não vejo nada diferente nisso, algo que vá nos atrapalhar ou nos ajudar.

Para o técnico alvinegro, a liderança exercida por Seedorf na equipe não é questionada. Porém, alguns dos jovens jogadores do time têm personalidade forte e sabem se posicionar.- Os meninos têm personalidade. Gilberto, Vitinho, Dória e Gabriel são titulares do Botafogo porque são jogadores de personalidade forte, embora jovens. Problemas como esse (discussão entre Gilberto e Seedorf) são problemas que surgem e que nós solucionamos - argumentou Oswaldo.

O próximo compromisso do Botafogo é na quinta-feira, às 21h50, quando o time recebe o Atlético-MG no Maracanã pela Copa do Brasil.

Por David Abramvezt São Paulo

Botafogo acorda no segundo tempo, vence a Portuguesa e volta à liderança

Bolívar, Rafael Marques e Elias marcaram para o Alvinegro na etapa final. Depois de três empates seguidos, Bota vence e retoma a ponta da tabela do Brasileirão




Home - Portuguesa x Botafogo (Foto: Ale Cabral/LANCE!Press)
Portuguesa e Botafogo fizeram
 um jogo de dois tempos distintos
 (Foto: Ale Cabral/LANCE!Press)
A sequência de empates do Botafogo no Campeonato Brasileiro teve fim. Melhorando muito sua atuação no segundo tempo, o Glorioso venceu a Portuguesa, no Canindé, por 3 a 1, e retornou à liderança, com 29 pontos, um a mais que o Cruzeiro. A Portuguesa segue em situação complicada na tabela. Segue na 18° posição, com apenas 13 pontos.

Após um primeiro tempo em que os visitantes praticamente não atacaram e os mandantes não acertaram o gol, a segunda etapa foi recheada de emoções. Melhor para equipe de Oswaldo de Oliveira que aproveitou as boas oportunidades criadas, apesar do susto levado com o rápido empate da Portuguesa. Bolívar, Rafael Marques e Elias marcaram para o Alvinegro na etapa final.  Luis Ricardo descontou para Lusa. 

As equipes voltam a campo na competição no próximo domingo. O Glorioso terá pela frente o Atlético-PR, no Durival de Britto. Já a equipe de Guto Ferreira visita o Atlético-MG, no Independência.

LUSA DOMINA, MAS NÃO ABRE O PLACAR

Após um início com amplo domínio da Portuguesa, o Botafogo só conseguiu avançar primeira vez aos 17 minutos. Mas não conseguia produzir nada além disso. Esbarrando na forte marcação do time da casa, toda vez que tentava passar da intermediária, o Alvinegro errava passes ou não conseguia levar perigo ao gol de Lauro.

As armas utilizadas pela Lusa para tentar passar pelo goleiro Jefferson eram os chutes de longa distância, com, por exemplo, Luis Ricardo e William Arão. A equipe de Oswaldo de Oliveira  Botafogo tentava explorar os contragolpes, mas seguiu para o vestiário sem balançar a rede.

FOGÃO ACORDA E CONSOLIDA A VITÓRIA

Buscando retornar à liderança do Brasileiro, o Botafogo se lançou ao ataque. A medida surtiu efeito. Aos 20 minutos, depois de cobrança de escanteio, Bolívar aproveitou que o goleiro Lauro saiu mal e cabeceou para o gol: 1 a 0.

O gol que parecia oferecer tranquilidade ao Botafogo não pôde ser muito comemorado.  Na sequência, a Portuguesa pressionou e, após uma desatenção da defesa, Luis Ricardo desviou, empatando a partida.

A alegria dos donos da casa também foi instantânea. No lance seguinte, Gilberto cruzou e Rafael Marques chutou forte para as redes.

Mais compacto em campo, o Botafogo não se permitiu aos erros do meio de semana e consolidou o placar.  O atacante Elias, aos 31 minutos, aproveitou boa jogada de Seedorf e marcou o terceiro do jogo. Daí até o final, coube ao Botafogo apenas administrar o resultado.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA 1 X 3 BOTAFOGO

Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 18/8/2013 – 16h
Público/Renda: não divulgados
Árbitro: Alício Pena Junior (MG)
Auxiliares: Katiuscia M Berger Mendonça (ES) e Bruno Boschilia (PR)
Cartões Amarelos: Rogério (POR), Jefferson (BOT), Gustavo Tabalipa (POR), Lauro (POR), Gilberto (BOT), Julio Cesar (BOT), Michel (POR)
Cartões Vermelhos: Não houve

GOLS: Bolívar, aos 20, Luis Ricardo, aos 25, Rafael Marques, aos 26 e Elias, aos 31 minutos do segundo tempo

PORTUGUESA: Lauro, Correa, Gustavo Tabalipa, Valdomiro e Rogério; Bruno Henrique, Luis Ricardo, William Arão (Michel 33'/2ºT), Jean Mota (Héverton 28'/2ºT) e Moisés; Bruno Moraes (Neílson 24'/2ºT) - Técnico: Guto Ferreira.

BOTAFOGO: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Lodeiro (Elias 19'/2ºT), Seedorf e Vitinho (Renato 46/2ºT); Rafael Marques - Técnico: Oswaldo de Oliveira.


LANCENET!

Botafogo e Portuguesa é promessa de jogo brigado


Lusa é o time mais faltoso do Brasileirão; Botafogo é o quarto



Gabriel - Treino do Botafogo (Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)
Chamado de Pitbull, Gabriel é o jogador
 mais faltoso do Botafogo
(Foto: Paulo Sergio/ LANCE!Press)
Apesar de contar com jogadores de qualidade dentro de campo, a partida entre Portuguesa e Botafogo, neste domingo, às 16h, no Canindé deve ser bastante truncada, se depender dos números das equipes no Brasileiro até aqui.

A Lusa é a equipe que mais cometeu faltas no torneio. Foram 279 em 14 partidas, com uma média de quase 20 por jogo (19,9). Mas engana-se quem pensa que o Alvinegro, vice-líder da competição, fica atrás. O time comandado por Oswaldo de Oliveira está na quarta posição do ranking de mais faltosos, com 268 faltas nos mesmos 14 jogos da equipe paulista. Uma média de quase 19 a cada confronto (19,1).

O estilo de jogo com mais força leva os times a conviverem com suspensões. Para o jogo, a Lusa tem quatro suspensos e cinco pendurados. O Botafogo tem sete atletas com dois cartões amarelos.

Apesar disso, nenhuma das duas equipes possui jogadores na lista dos mais faltosos. Quem lidera o quesito curiosamente é um atacante: Luan, do Cruzeiro, com 39.

O título de jogador da Lusa com mais faltas está dividido atualmente entre Diogo, Cañete e Rogério, todos com 27 faltas. Sorte do Alvinegro que apenas o último jogará, já que os dois primeiros estão suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo na última rodada, no empate com o Coritiba por 1 a 1.

Do lado carioca, o volante Gabriel é quem mais parou o jogo, com 28 faltas no Brasileirão. Não à toa ele é chamado de Pitbull pelos companheiros e pela torcida.


 LANCENET!

Vitinho é uma das principais armas do Botafogo para vencer a Lusa


Garoto começou a temporada como aposta e agora já é titular absoluto do Alvinegro



Vitinho comemora o gol para o Botafogo (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Vitinho comemora gol contra o Internacional
(Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Adversária do Botafogo, neste domingo, às 16h, no Canindé - partida que terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net -, a Portuguesa sabe que, além de Seedorf, terá muito trabalho com outro jogador do Botafogo: Vitinho.

Não à toa, após atuação exuberante contra o Internacional, o garoto foi escolhido pelos internautas do L!Net, com folga (68,6%), como 'O cara da rodada'.

Vitinho marcou dois gols – um com cada perna –, deu o passe para Rafael Marques sofrer pênalti que culminou no gol de Seedorf e desfilou um repertório de dribles que Neymar assinaria embaixo. Pena que o resultado de 3 a 3 – sofrendo mais um gol no fim – pôs a exibição em segundo plano.

Visto como mais uma aposta no início do ano, hoje, após as saídas de Fellype Gabriel e Andrezinho, o camisa 31 é peça indispensável para o técnico Oswaldo de Oliveira. Apesar da oscilação natural para quem está começando a carreira, Vitinho, que tem o raro dom de ser ambidestro, demonstra dentro de campo a evolução dele. Não somente técnica, mas, fundamentalmente, tática, como gosta de frisar Oswaldo, um dos que mais apostam no jovem de somente 19 anos.

– O que exigimos no futebol moderno é a participação nas ações ofensiva e defensiva. Ele tem característica ofensiva, mas não pode deixar a defensiva, senão ficaria um buraco atrás para o adversário. O trabalho com ele é desde o ano passado e que veio amadurecendo. Hoje, vemos méritos dele não só atacando, mas defendendo também. Ele precisa se manter muito atento porque, como está conseguindo defender, fica mais confiante para o ataque – disse o treinador.

Se Vitinho mantiver o crescimento que vem apresentando, será difícil a Lusa segurá-lo. Para o futuro, será para o próprio Botafogo.

LANCENET!