Páginas

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Análise: Luís Castro consolida espinha dorsal do Botafogo



Meio-campo mostra mais consistência com boa atuação de Danilo Barbosa e time segue em evolução em meio a sequência de nove jogos sem perder




O Botafogo ampliou o bom momento na temporada com nove jogos consecutivos sem perder ao golear o Universidad César Vallejo por 4 a 0 na segunda rodada da Copa Sul-Americana. Mais do que o placar, o jogo serviu para também consolidar uma espinha dorsal da escalação de Luís Castro que dá solidez ao time, o que antes era uma dificuldade.













MELHORES MOMENTOS: BOTAFOGO 4 X 0 UNIVERSIDAD CÉSAR VALLEJO (CONMEBOL SUDAMERICANA)

Em que pese a enorme fragilidade do time peruano, os jogadores alvinegros mostraram o que os torcedores esperam ver cada vez mais em campo: uma equipe ligada, pressionando muito os adversários e cedendo poucas chances de risco, diferente do que aconteceu contra rivais também inferiores do Carioca.


O volante Danilo Barbosa teve papel importante nessa evolução e mostrou isso ainda mais no triunfo sobre o Universidad César Vallejo. Além da assistência para o primeiro gol da partida, de Victor Sá, o camisa 5 controlou o meio-campo e deu liberdade para Eduardo flutuar no setor ofensivo e para as puxadas em velocidade de Lucas Fernandes.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Eduardo agradece apoio da torcida do Botafogo e comemora golaço de falta


Danilo chegou ao clube ainda em 2022, mas teve dificuldades para ter sequência na equipe titular e até mesmo entrando nos jogos por conta das lesões que sofreu na última temporada e também no começo deste ano.


- Seguir trabalhando, independente das lesões que eu tive, especialmente ano passado. Pro atleta de alto nível, não ter sequência de jogos por uma lesão ou outra também tem um impacto emocional. O grupo é importante para não deixar cair - afirmou o jogador em entrevista coletiva.


Contra um time que se preocupou mais em bater do que tentar jogar futebol, o Botafogo teve méritos de não perder a cabeça e responder na bola. Assim como fez contra o São Paulo no final de semana, foram minutos iniciais de muita intensidade e com um belo gol de Victor Sá logo no começo, que deu tranquilidade para construir o placar.


A estrutura utilizada na partida pela Sul-Americana foi a mais parecida com a que o time teve no melhor momento de 2022, com Júnior Santos atuando pela direita e ajudando na recomposição defensiva ao lado do lateral do setor, nesta noite o argentino Leonel Di Plácido, e com um atacante mais agressivo do outro lado em Victor Sá, um dos destaques da partida.





Danilo Barbosa em ação contra o Universidad César Vallejo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Um dos pilares do do time nesse começo de 2023, o goleiro Lucas Perri foi um mero espectador da partida durante os 90 minutos e viu outros dois destaques do time na temporada brilharem mais uma vez: Tiquinho marcando o 10º gol e Eduardo chegando a sete bolas na rede em oito jogos.


A estrutura de time do Botafogo, que passa pela segurança de Lucas Perri, a solidez da dupla Adryelson e Cuesta, a genialidade de Eduardo e a eficiência de Tiquinho, começa a ganhar os toques da dinâmica de Danilo que podem fazer toda a diferença para o time seguir evoluindo tanto ofensiva quanto defensivamente.


O próximo teste para a ótima sequência de resultados do Glorioso é o Bahia pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Os times se enfrentam na próxima segunda-feira (24), às 20h, na Arena Fonte Nova.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Giba Perez e Sérgio Santana — Rio de Janeiro

Luís Castro destaca consistência do Botafogo em "melhor exibição do ano"



Treinador explicou as mudanças a cada partida no setor de meio-campo



O Botafogo alcançou a primeira vitória na Sul-Americana de 2023 ao golear o Universidad César Vallejo (PER) por 4 a 0 no estádio Nilton Santos, chegando a quatro pontos e à segunda colocação do Grupo A da competição continental. A LDU lidera com seis pontos em duas partidas. Após a partida, Luís Castro classificou como a melhor exibição do ano.














MELHORES MOMENTOS: BOTAFOGO 4 X 0 UNIVERSIDAD CÉSAR VALLEJO (CONMEBOL SUDAMERICANA)



- Talvez tenha sido a melhor exibição. Contra o São Paulo já tinha sido uma boa partida, mas de forma diferente. Com bom momento defensivo e ataques rápidos a equipe tinha dado mostras de segurança. Hoje, talvez tenha sido de forma global, contando os dados da primeira e da segunda parte, a melhor exibição da equipe no ano em uma competição que nós gostamos muito de disputar - analisou o português.


O treinador comentou as mudanças que vem fazendo no time titular a cada partida, em especial no meio-campo, que tem mudanças constantes na formação da dupla de volantes, nesta noite com Danilo Barbosa e Lucas Fernandes ganhando oportunidade.


- Os volantes ideias são os que mais trabalham e têm êxito na semana. É pela semana, não pelo nome. Não há estatutos, não creio em encontrar um 11 ideal pelo estatuto, é pelo que fazem na semana. É assim que funcionamos, eles sabem que para mim a justiça estará sempre no que é minha observação no trabalho. O que quero dizer é que em 30, só podem ir 11, e sempre ficam jogadores que trabalham muito e têm qualidade - explicou.





Luís Castro - Botafogo x César Vallejo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



O Glorioso tem pouco tempo de descanso antes de arrumar as malas para Salvador. Na próxima segunda-feira (24), onde enfrenta o Bahia às 20h pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, em que tem 100% de aproveitamento com a vitória sobre o São Paulo na estreia. Na Sula, a próxima partida é contra a LDU, também no Rio, no dia 04 de maio. Confira todas as respostas do treinador:


Promessas da base

- Ainda temos o Jota, que não veio conosco, o Matheus Nascimento que ainda vem a integrar. Só entendo futebol assim, com base boa, de eles chegando em contexto de qualidade e começarem de ser promessas para serem certezas. É o gosto que tenho maior, além do treino, é dar oportunidade por meritocracia, não por serem da academia, mas pelo que fizeram no treino, ajudados pelos mais experientes, com Champions e Libertadores.


Rodagem do elenco

- A sequência de jogos não é para os mais jovens, meia idade ou mais velhos, é para o elenco. O elenco olha sempre para essa sequência de jogos com responsabilidade, no qual estão incluídos os jovens. São jogadores de grande futuro, talento, e que devem ser tratados com muito cuidado. Assim vão crescendo até o dia de serem fixados. Não gosto que sejam idolatrados, como salvadores, são jovens que vão ter suas oportunidades por mérito.


Danilo Barbosa

- Os volantes ideias são os que mais trabalham e têm êxito na semana. É pela semana, não pelo nome. Não há estatutos, não creio em encontrar um 11 ideal pelo estatuto, é pelo que fazem na semana. É assim que funcionamos, eles sabem que para mim a justiça estará sempre no que é minha observação no trabalho. O que quero dizer é que em 30, só podem ir 11, e sempre ficam jogadores que trabalham muito e têm qualidade.


- Danilo disputa posição com jogadores de qualidade, Gabriel Pires, Marlon, Tchê Tchê, Lucas Fernandes, portanto há um conjunto de jogadores que podem estar ali. Portanto, para estar na equipe tem que trabalhar como tem trabalhado e jogar como tem jogado. É assim que as coisas são, o futebol é feito de verdades, não de mentiras, dogmas ou fantasmas.


- Nossa equipe não tem jogadores para a baliza defensivamente ou para o ataque. No time, sem bola todos defendem, com bolas todos atacam. Se ele fosse defensivo, não faria a jogada do primeiro gol. Futebol é dinâmico, eles sabem, tenho trabalhado muito para fazer o que gosto.


Marçal

- Eu gostaria hoje de falar dos jogadores que estiveram em campo. Gostaria de falar daqueles que estiveram em jogo. O Marçal infelizmente não teve disponível. Ele está em processo evolutivo e contamos com ele o mais breve possível.


Evolução

- O tempo é o melhor conselheiro e fazer progredir a equipe. Naturalmente vamos ficando mais equilibrados, os jogadores que ficaram fora recentemente vão ficando incorporados à equipe, de forma natural ela cresce. Mais uma vez, todo mérito aos jogadores, eles percebem quando não dá para entrar por um lado, tem que rodar, pelo outro...


- A equipe está mais estável e consegue se dividir pelos três corredores, mas talvez a paz tenha conseguido a paz pelos resultados, nove jogos sem perder é uma sequência boa, quatro vitórias seguidas é uma sequência boa, é uma equipe resgatada de um mundo de críticas.


- Nos sentimos muito injustiçados pelo que foi dito sobre a nossa equipe. Nos feriu muito. Estávamos trabalhando tanto, nos dedicando tanto e fomos tão agredidos. Mesmo abaixo desse mundo, conseguiu emergir. Vão haver derrotas, empates, vitórias, mas ela vai continuar a mostrar o quão digna é e como deve ser apreciada pelos torcedores por tudo o que faz.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Sérgio Santana — Rio de Janeiro