Páginas

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Luiz Henrique, do Botafogo, diz ainda não estar 100%: "Minha volta está sendo um pouco difícil"



Jogador se machucou em fevereiro e fez o segundo jogo, desde sua volta, na derrota desta quinta-feira para a LDU



O Botafogo perdeu para a LDU por 1 a 0, pelo Grupo D da Conmebol Libertadores, nesta quinta-feira. Em Quito, no Equador, o Alvinegro fez a primeira partida sob o comando de Arthur Jorge e viu uma nova formação para a equipe. Luiz Henrique, que ficou afastado por uma lesão na panturrilha esquerda, comentou as mudanças propostas pelo novo técnico e disse ainda não estar totalmente adaptado.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


— A minha volta depois da lesão está sendo um pouco difícil até para me adaptar ao jogo de novo, aos treinos. Mas estou dando meu melhor a cada dia. Semana que vem vou voltar para o Brasileirão, um campeonato que eu já conheço, já disputei. Fui muito bem nele e espero continuar assim. Falta um pouquinho para eu terminar de me adaptar ao futebol brasileiro. Mas sei que vou trabalhar cada dia que passa para estar 100% e ajudar o Botafogo — completou o jogador.







LDU 1 x 0 Botafogo - Melhores momentos - 2ª rodada da Fase de Grupos da Copa CONMEBOL Libertadores 2024


O atacante se machucou na vitória sobre o Volta Redonda por 3 a 0, na oitava rodada do Campeonato Carioca. Até então, Luiz Henrique tinha feito apenas dois jogos depois de assinar com o Botafogo e foi substituído por volta de 30 minutos do segundo tempo pelas dores na panturrilha.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Artur Jorge se diz satisfeito, mas critica postura do Botafogo no gol da LDU: "Não é aceitável"

+ Júnior Santos cita dificuldade do Botafogo na altitude: “O ar não vem”


Luiz estava no Betis, da Espanha, e chegou ao Botafogo em janeiro, como a contratação mais cara da história do Alvinegro. O camisa 7 ficou afastado dos campos desde então e só retornou no segundo jogo da final contra o Boavista, no dia 31 de março.





Luiz Henrique em LDU x Botafogo — Foto: Rodrigo BUENDIA / AFP



No tempo em que ficou afastado, Luiz viu do departamento médico o Botafogo demitir Tiago Nunes e contratar o Arthur Jorge, que estava no Braga, de Portugal. O novo treinador mostrou a personalidade logo na primeira partida no comando e fez mudanças no esquema tático do time nesta quinta, que foram aprovadas pelo atacante.


— Sobre a opção de quatro atacantes, o treinador vem nos passanndo e tem sido muito boa. É o primeiro jogo dele e nosso com ele, mas sei que essa formação vai dar certo. Ele pediu para eu jogar mais pelo meio, mas ele também está movimentando eu e Jeffinho atrás da linha do meio. Vamos seguir em frente e vamos melhorar — concluiu Luiz.


A derrota para a LDU complicou ainda mais a vida do Botafogo na Libertadores. Foi a segunda em dois jogos pela competição e manteve o time sem pontuar. O Alvinegro está na última posição do Grupo D, fora da zona de classificação para a próxima fase.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado — Quito, Equador

Análise: Botafogo se expõe, é abafado pela LDU e atuação mostra que Artur Jorge terá trabalho



Treinador estreia com derrota na altitude de Quito, e Alvinegro começa a se complicar na Libertadores



O Botafogo perdeu mais uma na Libertadores e começou a se complicar na competição. Na noite desta quinta-feira, a equipe comandada pela primeira vez por Artur Jorge foi superada pela LDU por 1 a 0, no Estádio Casa Blanca, em Quito.





LDU 1 x 0 Botafogo - Melhores momentos - 2ª rodada da Fase de Grupos da Copa CONMEBOL Libertadores 2024


O jogo já tinha a dificuldade natural que era a altitude da cidade, que fica a 2.850 metro acima do nível do mar, somado à qualidade do time local, que vem fazendo boa campanha. Além disso, o treinador português começou a colocar sua cara no time.



Escalação inicial do Botafogo: Gatito Fernández; Mateo Ponte, Lucas Halter, Alexander Barboza e Hugo; Danilo Barbosa, Marlon Freitas, Luiz Henrique e Jeffinho; Júnior Santos e Jeffinho.


A ideia inicial de Artur passou também pelas ausências dos jogadores que vinham atuando entre os 11: o lateral-direito Damián Suárez, o meia Eduardo e o atacante Savarino. O treinador juntou a necessidade para a partida e aliou ao que pensa para o time, que é tê-lo com mais ofensividade. E assim colocou quatro atacantes de origem, atuando num 4-4-2.


+ Artur Jorge se diz satisfeito, mas critica postura do Botafogo no gol da LDU: "Não é aceitável"

+ Júnior Santos cita dificuldade do Botafogo na altitude: “O ar não vem”





LDU x Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


No papel, a ideia parecia boa, já que estariam em campo, juntos, Luiz Henrique por um lado, Jeffinho por outro, e Júnior Santos e Tiquinho mais à frente. No entanto, a LDU mostrou rapidamente o motivo pelo qual é forte em casa.


Após uma primeira chance do Botafogo, os equatorianos fizeram logo o 1 a 0. A jogada começou com cobrança de lateral, que a defesa não conseguiu afastar, e Arce deu um passe curto para Alzugaray chegar batendo.




"Não dá nem pra culpar a derrota do Botafogo pela altitude", avalia Dep | Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/nao-da-nem-pra-culpar-a-derrota-do-botafogo-pela-altitude-avalia-dep-voz-da-torcida-12512108.ghtml)



Mas mais crucial que a resposta rápida do time casa foi a desorganização defensiva. No lance, Barboza não conseguiu afastar, Hugo desistiu da marcação do autor do gol para marcar a bola, e deixou o jogador livre.


✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Bastou o gol para o Botafogo ceder ainda mais à pressão, baixar as linhas e demonstrar dificuldade para atacar, com falta de entrosamento na nova formatação. Marlon Freitas tinha a missão de articular, e tentava acionar os laterais, que estavam mais à frente, mas sem sucesso na sequência.



Luiz Henrique e Jeffinho também tentavam construir mais por dentro, enquanto Júnior Santos e Tiquinho pareciam mais isolados no ataque. Sem conseguir criar com consistência, o Alvinegro cedeu ainda mais. Em uma cobrança de escanteio, por exemplo, o time estava todo na área para defender, sem nenhuma opção para o contra-ataque.




Lucas Halter em LDU x Botafogo — Foto: Franklin Jacome/Getty Images


Jeffinho foi o que mais tentou no primeiro tempo, inclusive arriscando um chute após jogada individual na reta final, assim como Luiz Henrique. O Botafogo até teve mais posse de bola, mas arriscou apenas três chutes no primeiro tempo.


Estava claro que a estratégia não deu certo, ao menos, contra um forte adversário como a LDU, e precisando da vitória. Artur Jorge até promoveu Tchê Tchê no lugar de Danilo Barbosa no intervalo, que melhorou a movimentação ofensiva, e deu mais sustentação na marcação.


Ainda assim, bastava uma chegada do Botafogo, que os equatorianos prontamente respondiam com mais um ataque. O goleiro experiente Gatito Fernández deixou o gramado com duas boas defesas na etapa final, que poderiam ter ampliado o placar.





Gatito - LDU x Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


O Botafogo buscou na individualidade, principalmente Júnior Santos e Jeffinho, igualar o resultado, já que o coletivo não funcionava - seja pelo cansaço da altitude, as mudanças repentinas com falta de entrosamento e a pressão para igualar o marcador.


As últimas tentativas de Artur para dar ânimo ao time foi colocar Óscar Romero pela direita, passando Luiz Henrique para a esquerda. Matheus Nascimento também foi incorporado para dar mais alternativa na frente, mas sem sucesso. Sem opções em função de lesões e suspensão, Gregore e Raí entraram como laterais.



LDU 1 x 0 Botafogo - Gol do jogo - 2ª rodada da Fase de Grupos da Copa CONMEBOL Libertadores 2024 (https://ge.globo.com/futebol/libertadores/video/ldu-1-x-0-botafogo-melhores-momentos-2a-rodada-da-fase-de-grupos-da-copa-conmebol-libertadores-2024-12511944.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


Botafogo deixa Quito sem ponto, e perde pela segunda vez na fase de grupos. Agora, se vê na obrigação de vencer para seguir sonhando com a vaga nas oitavas. Mas antes disso vai estrear no Brasileirão neste domingo, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado — Quito - Equador