Páginas

sábado, 15 de junho de 2019

Parada no Botafogo: time volta aos trabalhos no dia 24, no Nilton Santos, mas com casos específicos


Alguns jogadores retornam antes, no dia 19 de junho; veja situações a serem resolvidas na pausa para a Copa América, considerada essencial pelo técnico Eduardo Barroca



A intertemporada alvinegra não terá viagens. O Botafogo fica no Rio de Janeiro e trabalhará no Nilton Santos durante a parada da Copa América a partir de 24 de junho. Após a derrota por 1 a 0 para o Grêmio, na última quarta-feira, os atletas ganharam folga.



Elenco volta a treinar no Niltão no dia 24 de junho — Foto: Reprodução/Twitter do Botafogo


Embora o clube não revele nomes, alguns jogadores retornarão antes ao trabalho no Nilton Santos. Os atletas com maior desgaste terão mais dias de descanso, enquanto outros que foram pouco utilizados serão submetidos a uma carga de trabalho mais forte, por isso retornarão mais cedo, no dia 19.


- A gente já está com um planejamento todo delineado para a pausa da Copa América. Alguns jogadores irão retornar mais cedo porque têm uma minutagem menor, outros porque têm uma necessidade física - explicou o técnico Eduardo Barroca.



Primeiro objetivo alcançado

Desde que chegou ao Botafogo, antes da estreia do time no Brasileirão, Eduardo Barroca deixou claro que seu objetivo era resultado a curto prazo. E conseguiu, apesar de ter sofrido um revés em casa para o Grêmio na última partida antes da folga.


Em 11 jogos, tem sete vitórias e quatro derrotas, com 13 gols marcados e oito sofridos. O time vai para a pausa da Copa América classificado na Sul-Americana e na sétima colocação do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos.


A tão esperada pausa

Em todas as entrevistas que deu até aqui, Barroca também não escondeu que aguardava a pausa para a Copa América para depois poder falar abertamente sobre os objetivos do Botafogo na temporada. Com a tranquilidade obtida pelos resultados até então, o técnico pretende dar uma cara ao time nessa parada e imprimir de vez seu estilo ao Botafogo.


- Meu compromisso é ter um diagnóstico depois da nona rodada do Brasileirão. Na pausa, vamos destrinchar o que teremos adiante na competição. A gente fechou o ciclo do primeiro quarto do campeonato. Agora começa esse segundo momento e é necessário que a gente se prepare para um período muito difícil após a parada.


"Teremos três semanas sem foco em jogos oficiais. A gente tem muita coisa para ajustar coletivamente, relacionada à padrão de movimentação, jogadas ensaiadas, bola parada".


Com Barroca, o time já mostrou evolução, mas ainda tem o que melhorar. E o técnico sabe disso. Com mais posse e insistindo na saída com a bola no chão, o Botafogo agora busca verticalizar mais o seu jogo e ser mais agressivo para incomodar os adversários. Com o sistema defensivo regular, resta ao treinador dar maior dinamismo ao ataque. No jogo contra o Grêmio, por exemplo, o Alvinegro criou apenas uma chance real de gol.



Botafogo tem evoluído com Eduardo Barroca — Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo



Situações a serem analisadas

Uma das decisões a serem tomadas pela comissão técnica do Botafogo é sobre os jogadores que retornaram de empréstimo. Nomes como Saulo, Kanu, Victor Lindenberg, Lucas Campos e Pachu foram reintegrados, mas é incerto se permanecerão no elenco. Barroca disse que, atualmente, todos os atletas que estão treinando têm chances de serem utilizados.


Outro que voltou a trabalhar no Nilton Santos é Vinicius Tanque. O atacante estava emprestado ao Mafra, de Portugal, e está em processo de reintegração física. Ele faz atividades separado do restante do elenco e ainda não está nos planos do técnico alvinegro.


Reforços

Victor Rangel foi o último reforço confirmado pelo Botafogo. O atacante de 28 anos foi a oitava contratação do clube para a temporada. Com contrato até o fim do Carioca de 2020, ele ainda não estreou pelo Alvinegro. O time segue no mercado analisando nomes que se encaixam no perfil buscado até aqui: jogadores sem vínculo com outras equipes e que cheguem sem custos.


Há também especulações sobre possíveis saídas. Nomes como Leo Valencia, Gustavo Ferrareis e Luiz Fernando foram cotados por outros clubes. Os dois primeiros não foram relacionados para os dois últimos jogos antes da parada.


- Confio em todos os jogadores, quando eu perceber que um jogador não pode ficar eu vou ser o primeiro a falar. A competição está aberta - reiterou Barroca em sua última coletiva.


Foco no mata-mata

Serão 21 dias entre o retorno do Botafogo às atividades (24 de junho) e o primeiro jogo pós-Copa América, marcado para 14 de julho, contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela 10ª rodada do Brasileiro.


O time volta da pausa pensando não só no Brasileirão, mas numa decisão importante para seus planos na temporada: os confrontos com o Atlético-MG (24 e 31 de julho), pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana - competição que o Botafogo se vê com grandes chances de conquistar. Além do título, estão em jogo as premiações, que dão certo alívio aos cofres alvinegros.


Entre Brasileiro e Sul-Americana, os cinco confrontos pós-pausa serão complicados - testes importantes para a equipe alvinegra colocar em prática o que foi trabalhado nas semanas sem jogos oficiais.


Cruzeiro x Botafogo - 14/07 - Mineirão - Brasileirão
Botafogo x Santos - 21/07 - Nilton Santos - Brasileirão
Botafogo x Atlético-MG - 24/07 - Nilton Santos - Sul-Americana
Flamengo x Botafogo - 28/07 - Brasileirão
Atlético-MG x Botafogo - 31/07 - Independência - Sul-Americana


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Fred Gomes — Rio de Janeiro