Páginas

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Com titulares, Botafogo faz 2 a 1 no Madureira no ensaio da Libertadores


Estreante Jorge Wagner marca de falta e Henrique encerra jejum desde novembro de 2012 sem marcar. Alvinegro terá reservas no fim de semana




boa estreia

Jorge Wagner

O novo camisa 10 do Botafogo mostrou seu ponto forte logo na estreia, com um belo gol de bola parada, além de boa movimentação.


sai, jejum!

Henrique

Atacante marcou de cabeça e quebrou sequência de 26 jogos sem balançar a rede, desde novembro de 2012, quando jogava pelo Sport.


na tabela

vice-líder

Com um jogo a mais, adiantado da quarta rodada em razão da estreia na Libertadores na próxima quarta-feira, o Botafogo chegou a cinco pontos.

No primeiro teste do time titular do Botafogo, o torcedor encontrou motivos para ter esperança em um bom início de temporada na vitória por 2 a 1 sobre o Madureira, em São Januário, em jogo antecipado da quarta rodada do Campeonato Carioca. A partida aconteceria na próxima quarta-feira, justamente quando será disputado o principal compromisso deste começo de ano para o Alvinegro, o primeiro jogo da fase preliminar da Taça Libertadores, competição da qual o clube não participava há 17 anos. Foram 2.208 pagantes na partida, com renda de R$ 45.295,00.

Com um sistema diferente do utilizado pelo antigo comandante, Oswaldo de Oliveira, Eduardo Hungaro vai moldando a equipe. São mais volantes, mas como ressaltou o zagueiro Bolívar durante a semana, não necessariamente levando a um time mais defensivo. Com movimentação constante e avanço dos laterais e até do marcador Gabriel, o Alvinegro chegou à vitória. Jorge Wagner, novo encarregado pelo meio-campo, começou bem os trabalhos com um gol em sua especialidade: a cobrança de falta.

- É muito treinamento. Não podemos abandonar isso nos treinamentos. E agora sabemos que esse será um ponto forte do nosso time, a bola parada - disse o camisa 10 alvinegro.

Henrique anotou o outro gol e quebrou incômodo jejum que já durava 26 jogos, desde novembro de 2012, sem balançar a rede. O último havia sido pelo Sport, justamente contra o Alvinegro. Carlinhos descontou para o Madureira, que ensaiou uma pressão no final, mas nao conseguiu o empate. O Botafogo chegou aos cinco pontos, na segunda colocação, enquanto o Tricolor Suburbano ficou com três pontos, na oitava posição.

- É muito gratificante marcar o gol. Sabíamos que mais cedo ou mais tarde o gol ia saber. Estava todo mundo esperando. Mas o mais importante é o time ganhar e foi isso que aconteceu - afirmou Henrique.

A partida marcou a primeira e única aparição do time titular até a estreia na fase prévia da Taça Libertadores, na próxima quarta-feira, contra o Deportivo Quito, no Equador. Com reservas, o Botafogo entra em campo novamente no domingo, contra o Cabofriense, no Moacyrzão, às 17h, enquanto o Madureira enfrenta o Macaé em Conselheiro Galvão, no mesmo horário.

Jorge Wagner comemora o gol pelo Botafogo contra o Madureira (Foto: Vitor Silva / SS Press)

Jorge Wagner marca na estreia

Com o time principal em campo, o torcedor do Botafogo começou a se acostumar com o que terá em campo para este início de temporada, principalmente na estreia na Taça Libertadores contra o Deportivo Quito. Eduardo Hungaro armou o novo Botafogo com três volantes em linha (Marcelo Mattos, Bolatti e Gabriel) e dois meias mais avançados (Lodeiro e Jorge Wagner). Na frente, Henrique. O sistema favorece o avanço dos laterais, que apareceram até bem no ataque, principalmente Edilson pela direita, e se beneficia da constante movimentação dos jogadores.

Dos volantes, Gabriel ganhou mais liberdade para chegar à frente e esteve constantemente na área rival. Jorge Wagner não herdou somente a camisa 10 de Seedorf. Recaiu sobre ele também a missão de organizar o time. Igualmente experiente, mas mais dinâmico, dá um toque diferente à saída de bola alvinegra. Com o novo reforço a equipe ganha também nas bolas paradas, e le mostrou sua qualidade logo na primeira oportunidade, em cobrança de falta muito bem colocada aos 27 minutos para abrir o placar. Se a ameaça de perder Lodeiro para o futebol turco não se concretizar, os dois tem potencial para formar uma boa dupla. Em vários momentos que o uruguaio pegou na bola, ouviu gritos de "Fica".

Henrique quebra jejum

No esquema com força pelas laterais, um centroavante com boa presença de área é importante. Enquanto "El Tanque" Ferreyra não toma seu lugar no comando de ataque - a diretoria corre para tentar regularizá-lo para a estreia na Libertadores - Henrique ganhou um sopro de energia no início do segundo tempo. Julio Cesar cruzou na medida para o atacante, que completou de cabeça e quebrou um longo jejum de 26 jogos sem marcar. Os companheiros o cercaram após o gol para comemorar o fim da agonia do jogador.

Com a vantagem e o jogo sob controle, o Botafogo começou a administrar o resultado. Embora não tenha se omitido durante todo o jogo, o Madureira do técnico Roy não conseguia ameaçar como fez contra o Fluminense, por exemplo, quando saiu com a vitória na primeira rodada. O jogo caiu muito de ritmo, especialmente na segunda metade da etapa final. Sassá e Gabriel perderam boas chances, Carlinhos diminuiu, e o Madureira se empolgou. Por pouco não chegou o empate. Um sufoco desnecessário no final, mas uma espécie de ensaio em menor escala da pressão que os titulares sofrerão na próxima vez que entrarem em campo, em Quito.

Por GloboEsporte.comRio de Janeiro

Empresário de Amauri confirma sondagem do Botafogo pelo atacante


Jogador está no Parma e tem contrato até o fim da atual temporada; clubes americanos também querem o atleta, de acordo com Giampiero Pocetta




Amauri, atacante da Juventus (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)
Amauri já atuou pela Juventus
(Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)
Buscando reforços para o elenco, o Botafogo está atrás do atacante Amauri, do Parma (ITA), para reforçar o time na disputa da Copa Libertadores, de acordo com o empresário do jogador, Giampiero Pocetta.

- Uma pessoa ligada ao Botafogo me contactou, mas não foi nada por escrito. A conversa foi para uma transferência em definitivo para o Botafogo - disse Giampiero, ao LANCE!Net.
Perguntado se Amauri gostaria de voltar ao Brasil e atuar profissionalmente pela primeira vez no futebol do país, o agente confirmou a vontade do atleta naturalizado italiano, mas não aprofundou-se. 
- Acredito que sim - ressaltando ainda que ele também recebeu contatos de equipes que disputam a Major League Soccer, liga de futebol dos Estados Unidos.

O ítalo-brasileiro de 33 anos tem contrato com a equipe gialloblù até o fim da atual temporada, mas com opção de renovar por mais um ano. Sites e jornais italianos também citaram a possível vinda do jogador para General Severiano. Além do Glorioso, Chievo e Sampdoria, ambos da Itália, também estariam interessados no atacante de acordo com a mídia local.

Amauri tem quatro gols em 19 partidas na atual temporada e nem de longe lembra a fase em que foi disputado pela Seleção Brasileira e pela Azzurra. Na época, ele se destacou com a camisa do Palermo (ITA) e foi contratado a peso de ouro pela Juventus.

Fonte: LANCENET! 

Botafogo buscou Drogba para substituir Seedorf, diz presidente


Maurício Assumpção promete investir na procura de jogador que seja referência no elenco alvinegro, como foi o holandês e Loco Abreu






O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, revelou que buscou contratar o atacante marfinense Didier Drogba para substituir Clarence Seedorf como ídolo do clube. A negociação, no entanto, emperrou no momento em que o jogador renovou com o Galatasaray por mais duas temporadas.

- Chegou a ter (busca para substituir Seedorf). No final do ano passado, estive com uma pessoa que me mostrou a chance de trazermos o Droga. Ele estava na Turquia e o contrato dele se encerraria agora em junho. Entramos em contato com o empresário, abrimos uma negociação sabendo do interesse dele em vir para o Brasil. A coisa caminhou até o final do ano, e ele renovou seu contrato por mais duas temporadas com valores astronômicos. Não conseguimos concluir. Nossa ideia era ter o Seedorf até o meio do ano e depois contar outro com nome de peso. Está complicado - disse o dirigente no "Redação SporTV".

Bota buscou Drogba, diz Assumpção
(Foto: Reprodução / Facebook)
Após Seedorf encerrar sua carreira para se tornar técnico do Milan, no início deste ano, Assumpção garantiu que o Botafogo dará seguimento ao objetivo de contratar um atleta para ser referência do clube, como foram o holandês e, antes dele, o uruguaio Loco Abreu. O dirigente também disse contar com a possibilidade desse jogador ser oriundo das categorias de base do Alvinegro.

- A gente entende que ter esse ídolo é muito importante, pois ou se faz em casa, ou traz de fora. Estamos mapeando ao longo desse ano para trazer um jogador desse quilate, é importante para a marca e para a torcida. Temos esperança em alguns garotos, mas ainda é cedo - disse.

Drogba atuou no time chinês Shanghai Shenhua antes de vestir a camisa do Galatasaray. O destaque de sua carreira foi no Chelsea, da Inglaterra, onde foi campeão da Liga dos Campeões. O jogador, que também teve passagem pela França, no Olympique de Marselha, Guingamp e Le Mans, chegou a ser oferecido ao Santos, que descartou a contratação em função do alto custo.

Por SporTV.comRio de Janeiro

Maestro do time B no Carioca, Renato tem os dias contados no Botafogo


Destaque da equipe que disputa o estadual terá contrato com o Alvinegro encerrado em 30 de junho, e diretoria não demonstra interesse em extensão do vínculo



Renato comemora gol sobre o Resende:
 fim do ciclo? (Foto: Satiro Sodré / Ag. Estado)
Renato passou a última temporada convivendo com algumas lesões e com o banco de reservas. Mas começou 2014 como o destaque do time B do Botafogo, que disputa o Campeonato Carioca enquanto os titulares se preparam para a Libertadores. No entanto, ao que parece, aquele que atua como uma espécie de maestro no meio-campo está com os dias contados no Alvinegro. Seu contrato vence no dia 30 de junho, e a diretoria não manifesta o desejo de estendê-lo.

Em General Severiano desde 2011, Renato é considerado um jogador de extrema importância para o grupo, mas ao mesmo tempo um atleta avaliado como muito caro, diante da realidade financeira do Botafogo. Seu salário de R$ 390 mil mensais fez com que a diretoria planejasse uma negociação no início deste ano, o que até o momento não ocorreu. Mas tudo indica que o jogador cumprirá até o fim seu vínculo com o Alvinegro.

Isso significa, portanto, que Renato não deverá mais estar no grupo se o Botafogo chegar à semifinal da Libertadores, que começa em julho, depois da Copa do Mundo. Enquanto isso, o jogador é o principal nome do time de Eduardo Hungaro armado para a disputa do estadual. Atuando mais adiantado do que o normal – armando as jogadas como fez no Sevilla, da Espanha –, ele vem sendo o principal nome de uma equipe formada basicamente por jovens e estreantes.




Além disso, o técnico do Botafogo sempre deixou aberta a possibilidade de Renato ganhar espaço no time que vai iniciar a Libertadores. Após a saída de Seedorf e de Rafael Marques, ficou clara a carência de jogadores de criação no time titular. Assim, o apoiador vem sendo observado com atenção pela comissão técnica, podendo ganhar novas oportunidades no time principal.

Mesmo assim, nem o jogador nem seu agente foram procurados para uma possível conversa sobre renovação ou extensão do contrato até o fim do ano. Essa questão não é unanimidade no clube. Alguns dirigentes descartam por completo, ressaltando o excesso de volantes no Botafogo no momento em que existe certa urgência na contratação de nomes de peso para o ataque. Para outros, essa questão está em aberto, dependendo do desempenho de Renato no primeiro semestre.

Renato garante não ver o fato de atuar no time do Carioca como um desprestígio. Em entrevista coletiva concedida na última segunda-feira, o capitão ressaltou seu compromisso com o clube e com o técnico Eduardo Hungaro.

- A gente conversa, mas estou aqui para ajudar o Duda. Não vim para cá com o contrato de titular. Estou à disposição dele, conversei sobre a função em que atuei no primeiro jogo. O que ele precisar, estou aí. No ano passado tive lesões, e neste ano tiro isso da minha cabeça. No primeiro jogo fiquei fora, e depois praticamente o Carioca todo também fora. Independentemente do campeonato, quero jogar. Estou à disposição - disse.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Pela primeira vez com força máxima, Bota versão 2014 encara o Madureira


Titulares estreiam na temporada em partida que serve como preparação para o duelo com o Deportivo Quito, na próxima semana, pela primeira fase da Libertadores



Jorge Wagner estreia pelo Botafogo
 nesta quinta-feira (Foto:
 Vitor Silva / SS Press)
Mesmo depois de um início decepcionante, com dois empates, a torcida do Botafogo tem motivos para se animar. Nesta quinta-feira finalmente estreia na temporada a equipe principal, que vai começar a disputa da Libertadores. O jogo contra o Madureira, às 21h, em São Januário - antecipado da quarta rodada do Campeonato Carioca - será uma espécie de ensaio geral da equipe de Eduardo Hungaro para o duelo contra o Deportivo Quito, na próxima quarta, na capital do Equador.

O time considerado reserva do Botafogo vem de empates em 1 a 1 e 0 a 0 com Resende e Bangu, respectivamente, nas duas primeiras rodadas do Carioca. Os resultados deixaram a torcida insatisfeita, com direito a vaias aos jogadores. No entanto, a expectativa é que nesta quinta o público tenha razões para estar motivado. Será o momento de ver o esboço da nova cara do time alvinegro, agora sem Seedorf e Rafael Marques, mas com Bolatti e Jorge Wagner.

O Madureira, por sua vez, deve entrar em campo com praticamente o mesmo time que perdeu por 1 a 0 para o Boavista na terça-feira. O técnico Roy reclamou do intervalo de apenas 48h entre as partidas e, apesar do desgaste, que envolve a viagem de ônibus de Bacaxá para o Rio de Janeiro, não deverá poupar ninguém. A expectativa é reeditar a boa estreia, quando venceu por 3 a 2 o Fluminense, em Moça Bonita.

O árbitro da partida será João Batista de Arruda, auxiliado por Carlos Henrique de Lima Filho e Francisco Pereira de Sousa. O PremiereFC exibe o jogo ao vivo, pelo sistema pay per view, e o GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real com vídeos.



Botafogo: pela primeira vez na temporada o técnico Eduardo Hungaro vai escalar o time que deve enfrentar o Deportivo Quito, na próxima quarta-feira, pela primeira fase da Libertadores. O Botafogo terá a estreia dos recém-contratados Bolatti e Jorge Wagner. Dória e Henrique, que aturam nas duas primeiras rodadas, serão mantidos. A equipe deve iniciar o jogo contra o Madureira com a seguinte escalação: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Bolatti, Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro e Jorge Wagner; Henrique.


Madureira: a comissão técnica ainda vai reunir-se com o departamento médico para analisar a condição física dos jogadores que atuaram na última terça-feira. Caso todos estejam aptos, não haverá surpresas na escalação. Ryan é o provável substituto de Bruno Thiago. O time: Yan; Marquinhos, Aislan, André Oliveira e Luiz Paulo; Victor Bolt, Gilson, Ryan e Carlinhos; Allan e Robert.






Botafogo: o lateral-direito Lucas ainda se recupera de uma leve torção no tornozelo direito. Dória, que enfrentou o Bangu há dois dias, também deve ser preservado. O recém-contratado El Tanque Ferreyra fica fora por ainda não ter sido regularizado.

Madureira: o único jogador que não estará à disposição do técnico Roy é o meia Bruno Thiago, que pertence ao Botafogo e possui uma cláusula em seu contrato de empréstimo que impede de enfrentar o time alvinegro.







Seedorf foi o protagonista da vitória do Botafogo por 2 a 1 sobre o Madureira, dia 24 de março do ano passado, em Moça Bonita. Mas não somente por ter feito o gol decisivo ou dado o passe para o de Dória. O holandês foi o nome da partida também por ter sido expulso, num lance considerado controverso. O árbitro Philip Georg Bennett aplicou a punição depois que o camisa 10, ao ser substituído, se recusou a deixar o campo pelo local indicado. Detalhe: Seedorf não era o jogador escolhido para deixar a partida pelo técnico Oswaldo de Oliveira. Confira a ficha do jogo na Futpédia.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro