Páginas

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Mancini pede pés no chão a Daniel: "Linha entre o luxo e o lixo é estreita"


Depois de fazer três gols na goleada por 6 a 0 sobre o Criciúma, meia, de 20 anos, realiza seu primeiro jogo na cidade onde nasceu, Juiz de Fora


Daniel comemora um de seus gols na goleada sobre o
Criciúma, no Maracanã (Foto: Vitor Silva / SSPress)
O meia Daniel, de 20 anos, iniciou esta temporada como a principal promessa do Botafogo vindo das categorias de base. Na pré-temporada se destacou, renovou contrato e ganhou espaço com o técnico Eduardo Hungaro. As exibições sem brilho, no entanto, fizeram com que ele passasse a ser visto com desconfiança pelos torcedores.

A grande atuação e os três gols marcados na goleada sobre o Criciúma, no entanto, fizeram Daniel ficar em evidência novamente. Para que este não se torne apenas um lampejo, o técnico Vagner Mancini pediu ao jogador que tenha os pés no chão.

- Tive a oportunidade de conversar com ele. E não só eu, outros jogadores também. Não pode ter empolgação. No futebol, a linha entre o luxo e o lixo é estreita. Tem que ser consciente de que precisa fazer muito. Vibramos com a atuação e os três gols, mas ele sabe que será mais cobrado também. Isso serve para ele e outros jovens. O futebol dá e tira muita coisa.

Nascido em Juiz de Fora, Daniel conserva o estilo mineiro de ser calado e discreto. Nesta quarta, no jogo contra o Goiás, ele terá pela primeira vez a chance de atuar em sua cidade natal. Mais um motivo para ele ser cercado de cuidados para não se empolgar demais.





A expectativa é de que a torcida alvinegra será ampla maioria no estádio. Para o Mancini, um cenário favorável, mas que de nada vai adiantar se o time não tiver um bom rendimento dentro de campo.

- Obviamente que ajuda, com a maioria da torcida vamos nos sentir mais em casa. Mas temos que fazer nosso papel dentro de campo. Se não jogar, não adianta nada - concluiu o treinador.

Botafogo e Goiás se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Radialista Mario Helênio, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O Alvinegro é o 13º colocado no Brasileiro com quatro pontos em quatro rodadas.

Por Fred HuberRio de Janeiro

Botafogo negocia com investidor, e Lodeiro deve ir para o Corinthians


Pré-convocado para a Copa, uruguaio não deve mais atuar pelo Alvinegro carioca



Lodeiro vive últimos momentos no Botafogo. Destino
 deve ser o Corinthians (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Com uma lesão muscular, Lodeiro deixou o gramado da Fonte Nova ainda no primeiro tempo da derrota por 1 a 0 para o Bahia. E tudo indica que a partida do dia 4 de maio tenha sido sua última com a camisa do Botafogo. O WDS, fundo de investimento que detém parte dos direitos econômicos do uruguaio, está em conversas para adquirir a fatia de 50% que pertence ao clube Alvinegro. O passo seguinte seria a transferência do meia para o Corinthians.

As negociações deverão ser concluídas antes do fim de junho, quando Lodeiro estará livre para assinar um pré-contrato com outro clube. Pré-convocado para a Copa do Mundo, o jogador viaja nesta quarta-feira para se apresentar à seleção do Uruguai, podendo já ter feito sua despedida do Botafogo. A tendência é que depois do Mundial do Brasil ele já se apresente ao Corinthians. O Atlético-MG é outro clube que surge como possibilidade.

Apesar de Lodeiro ter ficado perto de reforçar o Besiktas, da Turquia, na última janela de transferências da Europa – a proposta de empréstimo foi prontamente descartada –, a concorrência brasileira tem sido a mais forte para a contratação do uruguaio. No fim do ano passado, o Santos de Oswaldo de Oliveira mostrou interesse e iniciou as conversas diretamente com o Botafogo, mas o negócio não andou.

Recentemente foi o Internacional que tentou contratar Lodeiro. A proposta era de empréstimo até o fim do ano com a cessão de alguns atletas menos utilizados no Beira-Rio. O Botafogo mostrou interesse em Jorge Henrique, mas o técnico Abel Braga não abriu mão do atacante, e a conversa foi dada por encerrada.

Lodeiro vai disputar a Copa pelo Uruguai e não deve
mais voltar ao Botafogo (Foto: AFP)
O Botafogo não pretende resistir ao que julgar ser uma boa proposta por Lodeiro. Embora reconheça que o dinheiro da venda de seus direitos não vá resolver os enormes problemas financeiros do clube, os dirigentes enxergam o negócio como um importante alívio na folha de pagamento. O uruguaio recebe R$ 350 mil mensais, sem direitos de imagem. Assim, incluindo os impostos da carteira de trabalho, o valor torna-se ainda maior. A transferência do meia, dessa forma, possibilitaria a chegada de reforços.

Empresário do jogador, Gerardo Cano admitiu ter recebido contatos de vários clubes interessados, inclusive do Brasil. No entanto, evitou citar nomes, mas reconheceu que o destino de Lodeiro deverá ser selado em breve.

- Propostas oficiais creio que já chegaram, mas é o Botafogo que tem que falar sobre o assunto. Temos dois clubes que podem fazer proposta ainda antes do Mundial - afirmou o agente em entrevista à Rádio Brasil.

O técnico Vagner Mancini sabe que corre o risco de perder alguns jogadores depois da Copa do Mundo, e Lodeiro é um dos principais candidatos. Mesmo assim, torce para que tenha sua base mantida ao longo da temporada.

- Infelizmente, ainda não dá para ter certeza de nada, tanto para saída quanto chegada. Óbvio que melhor seria manter os atletas e ganhar novos valores, mas, com a equipe começando a jogar melhor, tem muita gente de olho e as propostas vão chegar. Aí a diretoria avalia se tem benefício ou não. Como treinador, espero que ninguém saia - disse.

Por Fred Huber e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Botafogo enfrenta o Goiás em busca de afirmação no Brasileiro


Depois de conseguir a primeira vitória na competição, Alvinegro enfrenta clube goiano em Juiz de Fora, reduto de torcedores do Glorioso




Goiás x Botafogo - HOME
Goiás x Botafogo se enfrentam em Juiz de Fora
Goiás e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h, no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG), sob um aspecto curioso. O mando é da equipe goiana, mas a expectativa é de casa lotada de alvinegros, já que a cidade mineira é reduto de torcedores dos grandes clubes cariocas.

O Esmeraldino cumpre suspensão por brigas entre torcedores no Serra Dourada no jogo contra o Atlético-PR, pela 30ª rodada do Brasileirão-2013.

APOIO DA TORCIDA PARA MANTER BOA FASE 

Na última rodada, o Botafogo goleou o Criciúma por 6 a 0 - a maior do campeonato até agora. Foi a primeira vitória da equipe no Brasileiro após duas derrotas e um empate. Agora, com o apoio da torcida, o time deseja novo triunfo para se afirmar no torneio.

- Vencer é fundamental para comprovarmos (a evolução). No futebol temos que provar duas vezes por semana, às vezes três. A partir do momento em que o time é julgado, precisa dar uma resposta. Talvez a vitória contra o Criciúma seja o divisor de águas. Podemos brigar mais em cima se vencermos o Goiás, vamos dar uma distanciada lá de baixo - afirmou o técnico Vagner Mancini.

Um dos trunfos do Glorioso é a manutenção da equipe de um jogo para o outro, algo inédito nesta temporada. Como Lodeiro segue lesionado e já viajou ao Uruguai para se juntar à seleção, Jorge Wagner será mantido no meio.

MUDANÇAS APÓS O PRIMEIRO REVÉS

O Goiás não havia sido derrotado e sofrido gols no Campeonato Brasileiro até ser superado pelo Palmeiras, por 2 a 0, no último sábado. Insatisfeito com o rendimento dos seus comandados, o técnico Ricardo Drubscky surpreendeu ao promover mudanças no time que tentará a reabilitação diante do Botafogo.

O lateral-direito Vitor e o atacante Araújo, titulares contra o Palmeiras, não foram nem relacionados para o duelo contra o Alvinegro em Juiz de Fora. A tendência é que o volante Thiago Mendes seja improvisado na lateral, assim como já aconteceu em outras oportunidades, e Danilo atue como referência no ataque.

O Esmeraldino ainda terá outras duas novidades. O apoiador Tiago Real volta ao time titular após não ter enfrentado o Palmeiras, clube que o cedeu ao Goiás por empréstimo. E tal situação acontecerá novamente nesta quarta: o lateral-esquerdo Lima, cedido pelo Botafogo, deverá ser substituído pelo volante Juliano, que já atuou no setor nesta temporada.

- Eu sou mineiro de Santa Luzia, e conheço bem Juiz de Fora. Quando jogava pelo América-MG já joguei aqui na cidade e sei como é o apoio do torcedor em relação a clubes do Rio. Dificilmente o pessoal aqui torce pelos times do estado, a grande maioria torce por Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense, pela proximidade com o Rio de Janeiro. Estamos ciente disso e contamos com o apoio dos rivais do Botafogo. Eles vem embalados de um bom resultado e precisamos reagir depois da derrota diante do Palmeiras - afirmou o apoiador Ramon. 

FICHA TÉCNICA

GOIÁS X BOTAFOGO

Local: Mário Helênio, Juiz de Fora (MG)
Data-Hora: 14/5/2014 - 22h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Marconi Helbert Vieira (MG)

GOIÁS: Renan; Thiago Mendes, Jackson, Alex Alves e Juliano; Amaral, David, Ramon, Esquerdinha e Tiago Real; Danilo - Técnico: Ricardo Drubscky.

BOTAFOGO: Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Junior Cesar; Gabriel, Bolatti, Jorge Wagner e Zeballos; Daniel e Emerson - Técnico: Vagner Mancini.


Leia mais no LANCENET!