Páginas

sábado, 20 de julho de 2019

Mesmo com problemas extracampo, Botafogo vai confiante em busca da vitória contra o Santos


Neste domingo tem clássico nacional, às 11h, no Nilton Santos. Uns dos mais tradicionais do futebol brasileiro que, na era de ouro dos anos 1960, colocavam frente a frente craques da estirpe de um Garrincha, Zito, Nilton Santos, Pelé, Zagalo, Pepe e Didi - base da Seleção Brasileira.


67449783_2366004920146419_3341118629369348096_n
Pra cima, FOGO! 🔥 ‬Amanhã temos um encontro marcado no Nilton Santos! É o FOGÃO em ação pelo Brasileirão! #VamosFOGO ⭐️


Hoje, com elencos bem mais modestos, dessa vez se colocam frente a frente as convicções táticas de Barroca e Sampaoli pela 11a. rodada do Brasileiro.


O Botafogo finalizou neste sábado uma semana tumultuada de preparação depois do empate sem gols em Belo Horizonte. Na retomada dos treinos terça-feira, o atacante Biro Biro sofreu um desmaio no início dos trabalhos e as atividades foram suspensas com o jogador sendo conduzido a um hospital. Lá fez exames específicos para determinar as causas da ocorrência, já que não é a primeira vez que desmaia em campo e passou por procedimentos para corrigir arritmias do coração. O jogador teve alta na quinta-feira com indicação de novos exames para fechar o diagnóstico nos próximos 15 dias.


Paralelo ao ocorrido, o clima continuou tenso em razão dos dois meses de atraso nos salários e direitos de imagens, amenizado parcialmente com parte do pagamento depositado na conta dos jogadores na sexta-feira.


Voltando ao campo de jogo, na retomada dos jogos após a Copa América, o time de Barroca mostrou, contra a Raposa, as mesmas dificuldades de antes da parada: baixo número de finalizações e falta de objetividade.

SIGA LENDO: Blog do FelipaoBfr: Mesmo com problemas extracampo, Botafogo vai confiante em busca da vitória contra o Santos

Muita posse de bola, poucas finalizações: Barroca tenta corrigir erros do Botafogo contra o Santos


Semelhantes no controle do jogo, rivais deste domingo têm diferenças drásticas nos chutes; Enquanto Botafogo troca mais passes na defesa, Peixe parte para o ataque




Adversários deste domingo, às 11h (de Brasília), no Nilton Santos, Botafogo e Santos têm como ponto em comum o gosto pelo controle do jogo. Nas dez partidas do Brasileirão, cariocas e paulistas tiveram mais posse que os adversários na maioria das vezes. Se o confronto válido pela 11ª rodada promete ser equilibrado nesse quesito, o Glorioso vai a campo tentando evoluir em um ponto que os santistas são referência na competição até agora: finalizações.


+ Com ajuda de torcedores ilustres, Botafogo quita salários de maio de alguns jogadores


POSSE DE BOLA

Média do Botafogo no Brasileirão: 56%
Média do Santos no Brasileirão: 59%


FINALIZAÇÕES

Botafogo no Brasileirão: 87 (20º no quesito)
Santos no Brasileirão: 163 (2º no quesito)


Em apenas duas rodadas, o Botafogo teve menos posse que o adversário: Fluminense (vitória por 1 a 0) e Grêmio (derrota por 1 a 0). Já o Santos foi controlado pelo rival em uma partida: Fluminense (vitória por 2 a 1).


Apesar da posse de bola em comum, os alvinegros se diferenciam na forma como usam essa estratégia: enquanto o Santos busca ser ofensivo, o Botafogo ainda tem dificuldades de verticalizar seu jogo e troca muitos passes na defesa.



Botafogo de Barroca tenta consertar um de seus defeitos: apesar de ter a bola, a equipe finaliza pouco — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Isso explica o rendimento de ambos no ataque: o Botafogo é o time que menos finaliza a gol no campeonato, enquanto o Santos é o segundo que mais conclui a gol, ficando atrás apenas do Flamengo. Os cariocas têm o terceiro pior ataque do Brasileirão com oito gols. Já os comandados do técnico Jorge Sampaoli marcaram 13 vezes.


Em entrevista recente ao GloboEsporte.com, Eduardo Barroca ressaltou justamente a necessidade de transformar o controle do jogo em chances de gols. Após o treino da última sexta, ele comentou a oportunidade de poder enfrentar o técnico argentino e poder ver de perto o seu trabalho.


''Treinador com historia vitoriosa, as equipes dele jogam de forma diferente. Com certeza (Sampaoli) é uma referência, a gente busca estudar o que ele já fez na vida esportiva para entender a lógica dele''.


- Vou ter a oportunidade de enfrentar um profissional do nível dele, será uma experiência enriquecedora. Espero que a gente possa fazer uma grande partida. Tenho muita confiança no grupo do Botafogo - resumiu o técnico do Botafogo.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá, Emanuelle Ribeiro e Fred Gomes — Rio de Janeiro