Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sem resposta por Navarro, Botafogo avança em negociações por atacantes


Clube aguarda contraproposta de empresário há três semanas e trabalha no mercado sul-americano. Agente promete posição em breve e questiona situação de Bazallo




A negociação que parecia encaminhada tornou-se uma incógnita. O Botafogo aguarda, sem muita paciência, uma posição do empresário Gerardo Cano sobre Álvaro Navarro. Há mais de três semanas o clube espera pela resposta da proposta enviada ao agente. Ainda sem definição, a diretoria já trabalha com a possibilidade de perder seu artilheiro e, até por isso, está atenta ao mercado. Dois centroavantes têm negociações adiantadas. Um deles é estrangeiro.


Em outubro, Gerardo Cano e Botafogo tiveram um encontro no Rio de Janeiro. Na ocasião, o tema foi o salário de Navarro. A pretensão de valor por parte do agente era superior à projetada pelo clube. Dias depois, uma proposta foi enviada a Cano.

- Realmente estou devendo a contraproposta. Mas estou tranquilo, porque a minha ideia é que o Navarro siga no Botafogo, caso a situação econômica seja conveniente. Imagino enviar uma contraproposta até quarta-feira,ao Botafogo, de acordo com a realidade de um camisa 9 goleador no mercado. O Navarro chegou ao Botafogo sem grandes expectativas, mas provou ser um grande jogador - disse o empresário Gerardo Cano, que está no Uruguai. 

Álvaro Navarro marcou nove gols pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)

Apesar da aparente vontade do atleta em permanecer no clube, o Botafogo teme que a demora se dê pelo fato de o empresário estar ouvindo outras propostas, uma vez que o atacante está valorizado, após marcar nove gols na Série B. Gerardo Cano garante que esse não é o caso.

- É normal o interesse em um camisa 9 que marca dois, três gols por partida. Hoje, isso é algo raro no futebol mundial. Alguns clubes já sondaram para saber a situação do Navarro, mas nada além disso. Não há nada encaminhado com ninguém. Vamos primeiro conversar com o Botafogo, nos próximos dias, para resolver se ele fica e se ele sai - frisou Cano, que deve viajar ao Rio de Janeiro na próxima semana.

O tempo de contrato é consenso na negociação. Ambas as partes trabalharam para fechar acordo válido até dezembro de 2017. O impasse ainda é a questão salarial. Quem conduz as negociações por Navarro são o presidente Carlos Eduardo Pereira e o diretor jurídico Gustavo Noronha. Os dois foram os responsáveis pela contratação do atacante. 

Bazallo: cinco meses de treino e nenhum jogo pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)

Situação de Bazallo incomoda

Enquanto a situação de Navarro parece longe de uma definição, uma outra incomoda Gerardo Cano. Também empresário de Gonzalo Bazallo, o agente não entende o fato de o volante não ter recebido oportunidades. No clube desde julho, o uruguaio foi relacionado poucas vezes e ainda não entrou em campo com a camisa do Botafogo.

- É muito estranho. O Bazallo merecia ao menos uma oportunidade para ser avaliado pela diretoria, pela comissão técnica e pela imprensa. Jogador uruguaio demonstra suas qualidades dentro de campo, nos jogos. Um jogador não pode ser avaliado apenas pelos treinos. O Bazallo está treinando há quase seis meses, mas não teve uma chance. Ninguém acreditava no Navarro também, mas ele provou em campo. Se fosse pela diretoria, o Navarro não estaria no Botafogo. Quem acreditou nele foi o presidente - desabafou Cano.

O sucesso de Navarro no Botafogo inspira a diretoria a buscar novos nomes no mercado sul-americano. Um deles é argentino Emialiano Vecchio. O meia de 27 anos joga no Colo-Colo, do Chile.

 

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Juíza autoriza penhora de patrimônio pessoal de presidente e vice do Bota


Além de Carlos Eduardo Pereira e Nelson Mufarrej, representante do Deliberativo na Cia. Botafogo também tem bens ameaçados. Ação trabalhista é do ex-volante Túlio




Carlos Eduardo Pereira presidente Botafogo
(Foto: Luciano Belford/SSPress)
O fato de o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, e sua diretoria terem recebido um clube em situação financeira delicada não é novo. Mas a conta pode ser mais alta do que o esperado, pelo menos para a cúpula alvinegra que também é responsável pela gestão da Cia Botafogo. Pereira, seu vice geral, Nelson Mufarrej Filho, e Heraldo Lopes de Almeida, representante do Conselho Deliberativo na empresa, estão com seus bens pessoais ameaçados por uma ação na 74ª Vara do Trabalho, movida pelo ex-volante Túlio, com valor aproximado de R$ 1,5 milhão. O advogado que representa o jogador é Theotônio Chermont de Britto. Túlio atuou no Botafogo na gestão de Bebeto de Freitas.

A juíza Marcela Aied, em decisão tomada no último dia 5, autorizou o "avanço da penhora sobre os bens pessoais dos acionistas". No despacho, ela determina que os sócios sejam notificados para que, em 10 dias (a partir da notificação), quitem a dívida ou indiquem bens para penhora. Diz a decisão de Aied:

"Considerando-se que na presente execução não foram localizados bens passíveis de penhora, correta é a aplicação da teoria da despersonalização da pessoa jurídica, para que se autorize o avanço da penhora sobre o patrimônio pessoal dos acionistas da segunda executada, Cia. Botafogo S.A..

Acolho, portanto, os argumentos lançados na peça de fls 1774/1776 para determinar a notificação dos administradores indicados à f. 1775 para, em 10 dias, quitarem a execução ou indicarem à penhora bens livres da sociedade".

Tulio em ação pelo Botafogo em 2008, em jogo contra a Portuguesa (Foto: Cezar Loureiro /Agência O Globo)

O atual presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, confirmou ter sido notificado sobre a decisão. Afirmou que não pode ser responsabilizado por uma dívida que, na sua visão, não é sua, e que o departamento jurídico do clube já trabalha para reverter a decisão:

- Já fui notificado. Agora é mandado de segurança, porque é uma decisão absurda. Os atuais dirigentes não podem responder pelo passado. Não sei se (a dívida) é do Bebeto (de Freitas) ou do Maurício (Assumpção), eu sei que não é nossa. Então é uma decisão absurda dessa juíza e mais um round contra um advogado que quer furar o Ato Trabalhista de qualquer maneira com apoio do ex-jogador Túlio – disse.

Pereira atacou ainda o advogado, alegando “falta de ética” com “apoio do ex-jogador”. Questionado sobre como recebeu a notícia de que seu patrimônio pessoal está em risco, declarou:

- Muito mal. Acho que é um pouco reflexo desse momento em que uma juíza dá uma decisão dessa sem refletir sobre o impacto que causa em pessoas de bem. Acho que isso é, sob todos os aspectos, lamentável, demonstrando que muita coisa precisa mudar, tanto na Justiça do Trabalho, quanto na ética de certos advogados, ou falta de ética de certos advogados. Estão unicamente comprometidos com dinheiro e honorários. Ética mesmo, procedimentos, absolutamente nenhum. Vão conseguindo essas decisões absurdas. Mas tenho plena confiança no Departamento Jurídico do Botafogo e vamos reverter mais essa situação. É um ônus que a gente tem de enfrentar.

O advogado Chermont de Britto, que confirmou a possibilidade de responsabilização dos dirigentes com patrimônio pessoal, rebateu o argumento de que a dívida é de gestões anteriores, e não da atual. Ele afirma que os sucessores na instituição são responsáveis. Segundo Chermont de Britto, pode ser, e é até provável, que os dirigentes atuais busquem reparação dos cartolas anteriores, mas seria uma discussão na área cível, não trabalhista, e sem nenhuma relação com o processo movido por Túlio.

- O atleta tentou de todas as maneiras executar o valor que faz jus e optou por direcionar a execução contra a Cia Botafogo , pois é solidária , eis que integrante do mesmo grupo econômico, matéria essa transitada em julgado e reconhecida pela própria Presidência do TRT. A partir do momento em que a Cia Botafogo se manteve inerte e sequer ofertou bens a penhora, o credor se valeu do permissivo legal e requereu a execução dos bens pessoais dos atuais administradores. E que não venham alegar que não são responsáveis pelo pagamento do crédito porque teve origem em outras administrações. Por lei são sucessores e , como tal, respondem pelas dívidas da sociedade. Se entenderem que não têm responsabilidade , por qualquer motivo que seja , podem interpor ação de regresso contra seus antecessores - explicou Chermont de Britto.

O advogado de Túlio ainda ressaltou que não foram encontrados bens no nome da Cia. Botafogo ou valores em conta para penhora:

- O estranho disso tudo é que, apesar da Cia. Botafogo ter sonegado mais de 90 milhões de reais ao último ato trabalhista, não tem bens em seu nome e nem valores em contas ou aplicações financeiras. Pelo menos no processo em comento não foram localizados.

Decisão em ação trabalhista do ex-volante do Botafogo Túlio (Foto: Reprodução)


Por Vicente Seda Rio de Janeiro/GE

Focado em título, Ricardo Gomes desconversa sobre planejamento e Loco Abreu



O técnico Ricardo Gomes pediu foco nas duas partidas restantes da Série B (Foto: Vítor Silva/SSPress)

Após a derrota para o Santa Cruz por 3 a 0, no sábado, o Botafogo desperdiçou chance de conquistar o título da Série B antecipadamente. Um dos que assistiu à má atuação no Engenhão foi o uruguaio Loco Abreu, que foi ovacionado pela torcida e não escondeu o desejo de retornar ao Glorioso. Porém, o técnico Ricardo Gomes preferiu não falar sobre o planejamento para o elenco em 2016 e pediu foco nas rodadas restantes do Campeonato Brasileiro.

“A volta do Loco não está em pauta. Temos de melhorar para garantirmos o título. Essa atuação não é para esquecer, é para melhorar. Não estou me preocupando muito com os jogadores que estão nessa luta de ficar ou não no Botafogo. Todos eles passaram por uma peneira aos 10, 12 anos, é a vida. Se não deu certo aqui, vai dar em outro clube. Mas acredito que temos coisas mais importantes para fazer agora, que é buscar o título”, afirmou.

“Não temos nada definido ainda. Tínhamos dois objetivos: acesso e título. Depois, teremos tempo para analisar essa questão da equipe no próximo ano. Não me interessa se o jogador está satisfeito ou não, temos de trabalhar bem diariamente. É sempre assim, em qualquer lugar. Tem de jogar e correr atrás”, completou.

Na próxima sexta-feira, o Botafogo terá mais uma chance de sagrar-se campeão antecipado. Pela 37ª rodada, o Glorioso enfrenta o ABC no Mané Garrincha, às 21h30 (de Brasília). Para a partida, Ricardo Gomes garantiu uma mudança de postura da equipe carioca.

“Tivemos a primeira final contra o Santa Cruz e não conseguimos ser bem-sucedidos. Iremos para a segunda de uma maneira diferente. É uma partida diferente, temos de nos preparar bem durante a semana para vencermos”, disse.

Fonte: Gazeta Esportiva

Conversa por renovação esfria, e Elvis diz não entender por que não tem jogado


Jogador que viveu bons momentos no ano atualmente tem situação indefinida




Elvis em ação contra o Santinha (Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Elvis em ação contra o Santinha 
(Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
O meia Elvis chegou a conversar sobre uma possível renovação de contrato com o Botafogo, mas o assunto já esfriou. Ele entrou no decorrer da partida contra o Santa Cruz, no sábado passado, após um período sem atuar com a camisa alvinegra, desde o dia 17 de outubro, quando esteve em campo apenas alguns minutos, contra o Bragantino. O atleta diz não entender o motivo de ter jogado pouco, contudo garante que respeita o técnico Ricardo Gomes.


- Infelizmente, não tenho jogado mais, também não entendi por quê. Mas é opção do treinador. Temos de respeitar. Quando precisarem de mim, vou dar o máximo. Espero ter mais oportunidades nestes dois últimos jogos para conseguir ser campeão - disse o jogador.


Elvis tem contrato com o Botafogo até o fim desta temporada e viveu alguns bons momentos no ano, como na conquista da Taça Guanabara, quando marcou o gol da vitória sobre o Macaé. No entanto, ele passou muito tempo no banco de reservas e agora luta por espaço no elenco.



Fonte: Lamcenet

Fora da festa do acesso, Jefferson pode erguer a taça em Brasília


Na seleção brasileira, goleiro desfalcou o Botafogo nos dois últimos jogos. Alvinegro conquista o título em caso de vitória sobre o ABC, na próxima sexta-feira





Jefferson volta e pode celebrar a conquista
do título em campo (Foto: Marcelo Baltar)
É praticamente impossível encontrar um lado positivo na derrota por 3 a 0 para o Santa Cruz. Mas se ele existe, é a possibilidade de contar com Jefferson em um eventual jogo do título na Série B. Fora das últimas duas partidas do Botafogo por conta da seleção brasileira, o camisa 1 estará de volta na próxima sexta-feira, diante do ABC, em Brasília.

Convocado para os jogos contra Argentina (1 a 1), na última sexta, e Peru, na próxima terça-feira, em Salvador, o goleiro ficou fora da vitória sobre o Luverdense e, consequentemente, da festa do retorno à Série A. No entanto, com a derrota do Botafogo nesse sábado para o Santa Cruz, Jefferson terá a chance de levantar a taça diante do ABC, caso o Botafogo conquiste o título em Brasília.

- É claro que eu, como todos os outros jogadores do elenco, gostaria de estar nesses jogos decisivos do clube, mas estarei ausente por um motivo especial, que é servir à Seleção. Mesmo de longe, com certeza vou vibrar com esse importante título, se ele vier - disse Jefferson, pouco antes de se apresentar à Seleção.

Com 68 pontos e cinco de vantagem para o vice-líder América-MG, o Botafogo depende das próprias forças para ser campeão antecipadamente, na próxima sexta. Para isso, será necessário vencer o ABC, às 21h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE