Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Botafogo mantém interesse em compra de Lucas Mezenga apesar de tentativa de rescisão do zagueiro


Questão jurídica não é empecilho para o clube contar com o jogador por mais tempo; valor previsto pela compra é de R$ 400 mil por 50% dos direitos do atleta



Apesar de toda a questão envolvendo Lucas Mezenga e o Botafogo nos últimos dias (relembre no fim da matéria), o clube mantém o interesse em contar com o zagueiro. O ge apurou que a diretoria considera que a tentativa do jovem jogador em rescindir o contrato na Justiça para ir ao Emirates Club, dos Emirados Árabes Unidos, são águas passadas e ele já até voltou a treinar com o elenco.


A ideia do Botafogo é comprar Lucas Mezenga em uma negociação similar à que teve com o lateral-esquerdo Paulo Victor, que hoje está no Internacional. O contrato de empréstimo do zagueiro vai até o fim desta temporada e o clube deve gastar R$ 400 mil por 50% dos direitos de forma que não comprometa o pagamento dos salários.



>>> Enderson publica carta após discussão com torcida do Botafogo: "Instinto de defesa" <<<





Último jogo de Lucas Mezenga pelo Botafogo foi contra o Náutico — Foto: Vitor Silva/Botafogo



>>> Mais de 50% dos gols sofridos pelo Botafogo de Enderson saíram de falhas graves da defesa <<<


Entre Botafogo e Nova Iguaçu não há empecilhos. Os clubes estão acertados e cabe ao time carioca se entender com Lucas Mezenga e seus agentes. A equipe da Baixada Fluminense apenas aguarda o contato do Botafogo, que está com a caneta na mão.


Para Mezenga, a permanência pode significar mais visibilidade para os mercados nacional e internacional. Com a boa probabilidade de o Botafogo disputar a Série A em 2022 e a possibilidade de entrar em campo com mais frequência, o zagueiro poderia ter uma vitrine maior.


>>> Botafogo chega a 65% de chances de subir para a Série A <<<






Enderson acumula vitórias no campo e discussões fora (https://ge.globo.com/video/enderson-acumula-vitorias-no-campo-e-discussoes-fora-9920044.ghtml)


>>> Botafogo tem a melhor campanha do returno com 70% de aproveitamento <<<


Mezenga chegou ao Botafogo em junho deste ano para atuar no Sub-20. Após jogar apenas uma partida pela categoria, subiu ao profissional por causa das poucas opções que o time tinha. Após quatro jogos no banco, estreou como titular diante do Brusque e jogou os 90 minutos. No total ele tem quatro partidas como profissional pelo Bota e não joga desde a vitória em cima do Náutico por 3 a 1. Ele estava relacionado para a partida contra o Vitória, no Barradão, mas foi cortado por causa da tentativa de rescisão na Justiça.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Davi Barros, Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Enderson publica carta após discussão com torcida do Botafogo: "Instinto de defesa"


Na derrota para o Avaí, técnico protagonizou cenas de desentendimento com alvinegros; nesta terça, ele voltou a pedir apoio: "É hora de unir, de cada um entender o seu papel"



No último sábado, na derrota por 2 a 1 para o Avaí, Enderson Moreira protagonizou cenas de desentendimento com parte da torcida presente no Nilton Santos. Nesta terça-feira, o técnico do Botafogo divulgou carta aberta aos alvinegros para se explicar e voltou a pedir apoio.


+ Enderson explica discussão: "Lamento que tragam negatividade"



- Meus reflexos no jogo foram de proteção aos atletas, instinto de defesa do meu grupo, por acreditar firmemente no nosso projeto e no compromisso deles. Não vamos deixar esse acesso escapar! - escreveu.


+ Falhas graves da defesa comprometem Botafogo de Enderson





Enderson Moreira se irritou com torcedores do Botafogo — Foto: André Durão/ge


O desentendimento ocorreu duas vezes ao longo do segundo tempo. Quando o jogo estava empatado em 1 a 1, o treinador se virou para as arquibancadas e cobrou mais apoio. Logo após a virada do Avaí, Enderson mostrou bastante irritação. No fim, deixou o campo aplaudindo os torcedores.



- Eu gostaria de pedir apoio total e irrestrito a esses atletas. Porque se tem “alguém” que pode devolver o Botafogo à Série A esse “alguém” são eles. Falta muito pouco, apenas 10 jogos. Estamos dentro da zona de acesso. É hora de unir, de cada um entender o seu papel e influência. E, acima de tudo, somar - pediu Enderson.


O Botafogo volta a campo na próxima sexta-feira, contra o CRB, às 19h, no Nilton Santos. Os dois times têm a mesma pontuação, mas o Bota ocupa a terceira colocação da Série B porque tem uma vitória a mais e saldo de gols superior, enquanto o time de Alagoas está em quinto.




Enderson acumula vitórias no campo e discussões fora (https://ge.globo.com/video/enderson-acumula-vitorias-no-campo-e-discussoes-fora-9920044.ghtml)


Carta aberta de Enderson Moreira à torcida do Botafogo:


"Gostaria de compartilhar algumas palavras com vocês, não apenas sobre o episódio de sábado, mas por algo maior, que é o propósito, o motivo pelo qual vestimos a camisa do Botafogo.


Um clube como o nosso não pode estar onde está hoje. Vejo a grandeza estampada nas paredes, com ídolos e feitos, mas que carrega uma esperança de resgate que, a cada ano, fica mais dura.


Eu assumi essa missão e quero muito fazer um Botafogo melhor, que nos permita renovar as galerias com novos personagens, com novos títulos, com novos motivos para orgulhar as futuras gerações. Essa pressão eu faço questão e gosto de ter.



Meus reflexos no jogo foram de proteção aos atletas, instinto de defesa do meu grupo, por acreditar firmemente no nosso projeto e no compromisso deles. Não vamos deixar esse acesso escapar!


Já dei a volta no Brasil e vejo aqui algo muito diferente, de acolhimento, de envolvimento. A capacidade profissional, o olhar humano, o pensar no próximo. O Botafogo é diferente. A sua torcida é diferente.


A minha experiência no futebol me faz entender o poder de uma palavra de apoio, de energia positiva, e também das consequências de uma crítica, por isso reagi daquela forma. Sei das virtudes e das imperfeições de cada atleta, o quanto podem render e onde podem chegar, mas entendo a torcida. Não é de hoje, não é comigo, não é com esse time, é de um contexto muito maior.


Eu gostaria de pedir apoio total e irrestrito a esses atletas. Porque se tem “alguém” que pode devolver o Botafogo à Série A esse “alguém” são eles. Falta muito pouco, apenas 10 jogos. Estamos dentro da zona de acesso. É hora de unir, de cada um entender o seu papel e influência. E, acima de tudo, somar.


Conto com cada um de vocês!
Um abraço a todos,
Enderson Moreira"



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Mais de 50% dos gols sofridos pelo Botafogo de Enderson saíram de falhas graves da defesa


Erros aconteceram principalmente nas três derrotas do treinador; por outro lado, desde a chegada do técnico, há 16 rodadas, time é o que menos sofreu gols na Série B



Confira alguns gols sofridos pelo Botafogo na Série B (https://ge.globo.com/video/confira-alguns-gols-sofridos-pelo-botafogo-na-serie-b-9917590.ghtml)


Dos nove gols que o Botafogo sofreu sob o comando de Enderson Moreira, cinco saíram após falhas graves e que poderiam ter sido evitadas pelo sistema defensivo. Quatro deles ficam praticamente na conta de Diego Loureiro, que voltou a errar na derrota por 2 a 1 para o Avaí, no último sábado.


+ Justiça nega urgência em pedido de rescisão de Mezenga



As falhas mais claras aconteceram justamente nas únicas três derrotas que o time sofreu com o novo treinador, contra Operário-PR, CSA e Avaí. Os erros colocam em xeque a titularidade de Diego Loureiro e também do zagueiro Gilvan, que teve participação direta na última falha do goleiro.




Falhas de Diego Loureiro colocam em xeque titularidade do goleiro no Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


As falhas nos gols sofridos pelo Botafogo (vídeo no topo da matéria):

Operário-PR: após cruzamento da esquerda, Diego Loureiro sai errado do gol, não alcança a bola, e Paulo Sergio aparece na segunda trave para marcar.
Vila Nova: no segundo gol dos goianos, Diego Loureiro não sai do gol, e Rafael Donato aparece para cabecear no meio da pequena área após cobrança de escanteio.
CSA: no primeiro gol dos alagoanos, Diego Loureiro falha duas vezes. Primeiro, ele erra na saída e entrega a bola para Marco Túlio, que bate de longe, por cobertura, e encobre o goleiro, que tenta encaixar em vez de desviar.
Avaí: no primeiro gol dos catarinenses, Gilvan se antecipa para cabecear, mas erra o tempo da bola, e Diego Loureiro deixa passar o que seria um cruzamento de Jean Cléber. No segundo gol, o goleiro espalma um chute de Romulo para a entrada da área, e Bruno Silva chega chutando de primeira.


Os erros fazem o torcedor aumentar a ansiedade pelo retorno de Gatito Fernandez. O goleiro, que perdeu treinos recentemente por um problema médico alheio à lesão que o tira de combate por mais de um ano, ainda está em processo de recondicionamento físico, e o Botafogo não trabalha com prazo para o retorno do jogador paraguaio.



+ Ewerton Porto negocia renovação com o Botafogo


É importante lembrar que um dos méritos de Enderson é justamente a melhora do sistema defensivo, muito em função da recuperação de Joel Carli. Porém, o técnico teve que lidar com a ausência do argentino em razão de lesões e desgaste e ainda perdeu o capitão e titular absoluto da zaga Kanu em duas partidas por suspensão.


Mesmo com as falhas, o Botafogo de Enderson tem a melhor defesa da Série B desde a chegada do técnico. Nos 16 jogos sob o comando do treinador, o time sofreu nove gols. Entre os times da segunda divisão, quem chega mais perto é justamente o algoz da última rodada, Avaí, que levou 10 gols nas últimas 16 partidas na Série B. Dos times que estão no G-4, apenas o Goiás não está entre os quatro primeiros no quesito.


Gols sofridos nos últimos 16 jogos na Série B

Gols sofridos Time

9 Botafogo
10 Avaí
11 Coritiba e CSA
12 CRB
13 Cruzeiro
14 Remo, Vila Nova e Vitória
15 Goiás e Operário
17 Guarani
18 Brusque e Vasco
19 Ponte Preta
20 Londrina
21 Confiança
22 Brasil de Pelotas e Sampaio Corrêa
27 Náutico

Fonte: ge


O Botafogo volta a campo na próxima sexta-feira, quando recebe o CRB, às 19h (de Brasília), no Nilton Santos. Os dois times têm a mesma pontuação, mas o Bota ocupa a terceira colocação da Série B porque tem uma vitória a mais e saldo de gols superior, enquanto o time de Alagoas está em quinto.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro