Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2019

Eliminado do estadual, Botafogo só tem dois jogos marcados nos próximos 30 dias


Zé Ricardo terá cerca de dez dias de treinos antes do primeiro jogo pela terceira fase da Copa do Brasil. Se passar pelo Juventude, serão apenas cinco compromissos em abril



O técnico Zé Ricardo terá tempo para tentar consertar os erros. Após a eliminação precoce no Campeonato Estadual, o Botafogo tem - neste momento - apenas dois compromissos marcados para os próximos 30 dias.




Botafogo terá no máximo cinco jogos em abril: tempo para treinar e corrigir erros — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Serão cerca de dez dias de treinos até o primeiro deles, dia 4 de abril, contra o Juventude, pela Copa do Brasil. O jogo de volta será no dia 11, em Caxias do Sul. Se eliminar o adversário, os jogos pela quarta fase serão nas duas semanas seguintes. Já a estreia no Campeonato Brasileiro será no fim de semana dos dias 27 e 28, contra o São Paulo, no Morumbi.


Um total de no máximo cinco jogos em abril. Pouco para um clube acostumado a jogar até três vezes por semana. Mas um tempo importante para treinar e corrigir os erros.


- A gente fica triste (pela eliminação no estadual), mas temos que continuar trabalhando, aproveitar esses dias que teremos para corrigir nossos erros e receber o Juventude no dia 4 com melhor performance - frisou o técnico Zé Ricardo.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá — Rio de Janeiro

Preparação do Bota até a Copa do Brasil terá jogo-treino e recuperações




Equipe de Zé Ricardo, pressionada e eliminada do Carioca após péssima campanha, volta a campo na próxima quinta-feira, dia 4, quando recebe o Juventude 





Elenco do Botafogo se reapresenta nesta terça-feira (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)

Eliminado de forma vexatória no Campeonato Carioca, o Botafogo se reapresenta nesta terça-feira, pois folga nesta segunda, já com a responsabilidade de virar a chave e mirar a terceira fase da Copa do Brasil.


Até o jogo de ida contra o Juventude, agendado para o dia 4, no Estádio Nilton Santos, o Alvinegro terá oito sessões de treinamento e um jogo-treino, a ser confirmado para quinta ou sexta - com adversário ainda não definido.

Zé Ricardo espera que a torcida abraçasse o grupo para que o Niltão esteja lotado na próxima quinta-feira, sobretudo pelos ótimos resultados apresentados nas Copas em 2019 (do Brasil e Sul-Americana, onde está na segunda fase), contrastando com a pífia campanha do Estadual.

- Que a torcida continue tendo esperança na equipe, é um grupo que trabalha bastante, se dedica muito no dia a dia. Sei que a torcida está chateada, a gente também está. Mas vai ser muito importante ter nosso estádio lotado no dia 4. Às vezes a gente está na parte de cima da roda gigante, às vezes na parte de baixo. Agora é vida nova. Esperamos ver o Nilton Santos lotado no dia 4, com a torcida empurrando - comentou o comandante, em entrevista coletiva concedida após o empate em 2 a 2 com o Americano, no último domingo.





Botafogo F.R. @Botafogo



Foco na Copa do Brasil: Glorioso volta a campo para enfrentar o Juventude pelo torneio nacional. Primeiro duelo é em casa! Em breve informações sobre check-in e venda de ingressos. #VamosFOGO



Para o jogo da Copa do Brasil, o Botafogo voltará a contar com o goleiro Gatito Fernández, que já terá retornado da seleção paraguaia, e com Leo Valencia, João Paulo e Alan Santos em melhores condições físicas para que Zé Ricardo encaixe uma formação mais eficaz no meio-campo, que não tem tido rendido.


Fonte: Lancenet/Lazlo Dalfovo/Rio de Janeiro (RJ)

Análise: Botafogo faz vergonha no Carioca, expõe fragilidades e liga sinal de alerta em 2019


Irregular e ainda em formação, Alvinegro demorou a acordar no estadual, cuja fórmula é feita para forçar fase final entre os quatro grandes







Vitor Silva/SSPress/Botafogo


O Botafogo ainda não engrenou na temporada 2019, isso é um fato. Mas ainda assim tinha a obrigação de chegar ao menos na fase final do Campeonato Carioca, competição cujo regulamento é feito para levar os quatro grandes clubes da cidade à semifinal geral. Pior: não só foi eliminado de forma melancólica, como ainda terminou na modesta 8ª posição.


Botafogo no Estadual 2019:

11 jogos
13 pontos
3 vitórias
4 empates
4 derrotas
15 gols pró
13 gols contra
39,4% de aproveitamento


Foram apenas 13 pontos ganhos em 11 jogos, menos de 40% de aproveitamento. O Bangu conquistou 15 pontos apenas na Taça Rio. Ou seja: mais que o Botafogo em todo o estadual.


O Botafogo não venceu clássico algum e acumulou cinco tropeços diante de clubes de menor investimento, com direito a derrotas para Cabofriense, Resende e Volta Redonda. O adeus representou bem a campanha: empate diante do Americano, um dos dois clubes que vão disputar a seletiva contra o rebaixamento.


- Iniciamos um planejamento focados nas três competições. Tínhamos que dar atenção maior às duas copas, conseguimos nosso objetivo nelas, mas não justifica não termos chegado à fase decisiva do Campeonato Carioca. Tínhamos que estar entre os quatro, a ausência de jogadores importantes não pode servir de desculpa para a gente.


''É lógico que a gente fica chateado, o grupo está muito chateado. Se não foi para classificar, que sirva de lição para futuras competições e que a gente reflita cada vez mais sobre aquilo que temos rendido e do que podemos render''.


Como o próprio Zé citou, a eliminação acende um alerta para o restante da temporada. Até mesmo as classificações nas Copas não foram totalmente convincentes. Contra o Cuiabá, o Botafogo levou sufoco quando o jogo ainda estava 1 a 0 e viu o modesto rival perder duas chances claras na pequena área. Já as vitórias contra o Defensa y Justicia se deram diante de um adversário que estava focado na disputa do título argentino e poupando jogadores.


Ao menos, naquele momento, o Botafogo fez o seu papel e avançou de fase tanto na Copa do Brasil quanto na Sul-Americana. Já no Carioca, faltou futebol.





Zé Ricardo agora terá 30 dias com apenas dois jogos para treinar o Botafogo para o Campeonato Brasileiro — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Alerta ligado
Passados três meses da temporada, o treinador ainda busca uma identidade. Reformulação no elenco à parte, o Botafogo não encontrou a forma mais eficiente de jogar com as novas peças. Falta, sobretudo, criatividade no meio-campo e mais compactação entre as linhas. Os erros se repetiram contra o Americano.


- Repetimos erros básicos, principalmente a questão de finalizar o nosso ataque, o que oportunizou para o Americano lances de contra-ataque, e a gente falhou nas transições defensivas. Uma decepção, porque tínhamos que, pelo menos, fazer nossa parte - frisou Zé.


Além de ficar fora da fase decisiva, o Botafogo ainda terminou o Carioca atrás de Bangu, Volta Redonda, Cabofriense e Boavista.


Apesar do fracasso na luta pelo bicampeonato, algumas peças se destacaram e deixaram a esperança de dias melhores no segundo semestre. Casos de Gabriel, Jonathan, Alex Santana, Erik e Ferrareis. Sem falar em Diego Souza, a principal contratação da temporada, que ainda precisa de tempo para se entrosar e render o que pode.


Eliminado precocemente do estadual, o Alvinegro tem apenas dois compromissos marcados nos próximos 30 dias: contra o Juventude, dias 4 e 11, pela terceira fase da Copa do Brasil. E pode, no máximo, fazer cinco jogos em abril. Tempo suficiente para colocar o time nos trilhos antes que seja tarde demais.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá — Rio de Janeiro