Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Categoria, sorte e gol: em noite de Seedorf, Bota vira sobre o Resende


Após primeiro tempo irreconhecível do Glorioso, holandês é responsável por despertar a equipe, que faz 4 a 2 e chega a 14 pontos no Grupo A

lance capital

42 do 1º tempo
Dominado pelo Resende, o Bota despertou em jogada da dupla Vitinho e Seedorf: o primeiro deu o passe, e o segundo fez o gol que recolocou o time no jogo.

deu certo

força da base
Com Cidinho e Vitinho no primeiro tempo, e Sassá no segundo, os jovens deram trabalho com dois gols e assistência no Engenhão.

desencantou

Elias
Eleito o terceiro melhor de sua posição no Carioca 2012, o atacante fez, de pênalti, seu primeiro gol este ano e foi importante nos contra-ataques.

A noite começou atípica no Engenhão, com um Botafogo sonolento e dominado pelo Resende. Até Seedorf, quem diria, surpreendeu ao furar um chute. Mas foi só um lance isolado. O holandês não repetiu o hat-trick da última rodada, mas deu show: fez o gol que despertou o time, participou de outros dois gols - um sem querer, ao furar e fazer um corta-luz -, deu toques de peito e calcanhar e ajudou o time a virar o jogo sobre o Resende no segundo tempo. Márcio Aevedo, Sassá e Cidinho - aposta de Oswaldo para a vaga de Lodeiro, na seleção uruguaia - também marcaram na vitória por 4 a 2. Marcel e Elias fizeram para a equipe do Sul Fluminense.


O Botafogo, que chegou a ser vaiado no primeiro tempo por um público de 2.512 pagantes (3.448 presentes e renda de R$ 64.710), mudou o panorama na etapa final. No intervalo, Oswaldo precisou agir e dar uma dura no time, segundo Cidinho falou: "Ali no vestiário, quando a gente sai perdendo no primeiro tempo, não pode sair na imprensa". No fim, o Alvinegro foi aplaudido. O placar deixou o Botafogo com o melhor ataque do Campeonato Carioca, com 15 gols em seis jogos. Dois a mais que Vasco, que ainda entra em campo nesta rodada, e Flamengo.

O Botafogo chegou a 14 pontos e disparou na liderança do Grupo A. Com a vitória, o time vai embalado para o clássico contra o Flamengo, no domingo, 17 de favereiro, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Já o Resende, com seis pontos na Chave B, precisa torcer para o Fluminense perder o clássico contra o Vasco, neste sábado, para manter as mínimas chances matemáticas de se classificar. A equipe volta a campo no sábado, 16 de fevereiro, contra o Friburguense, no Estádio do Trabalhador.

Seedorf comemora o gol que despertou o Bota no fim do primeiro tempo (Foto: Fernando Soutello / Agif)
Resende surpreende, domina, mas vacila no fim

Com muita movimentação, Cidinho tabelava com Seedorf e Vitinho e ainda aparecia à frente para finalizar. A estratégia ofensiva adotada por Oswaldo parecia que ia dar resultado. Parecia. O esquema acabou deixando espaços no meio de campo e favoreceu a tática do Resende. Com três zagueiros e muita marcação, o time do Sul Fluminense conseguiu impedir a troca de passes envolvente do adversário e apostou no contra-ataque para surpreender.

Foram cinco contragolpes perigosos, e dois terminaram em gols: o primeiro num chute de Marcel, no cantinho direito de Jefferson, aos 20; e o segundo dez minutos depois, na cobrança de pênalti de Elias, após Léo ser derrubado na área por Bolívar. Foi o primeiro gol do atacante, eleito o terceiro melhor de sua posição no Carioca 2012, neste estadual. Ainda antes dos gols, em outras três descidas em velocidade com Elias e Geovane Maranhão, o time teve um pênalti cometido por Jefferson e ignorado pelo árbitro, um chute defendido pelo camisa 1 e uma finalização que Bolívar salvou sem goleiro, quase sobre a linha do gol.

Mas quando a torcida do Botafogo já começava a vaiar, um lance acordou o time no fim do primeiro tempo. Aos 42, Vitinho deu um bolão para Seedorf, que se projetou na área, dominou rápido e bateu para fazer seu quarto gol no estadual. Foi a motivação que faltava para a etapa final.

Sassá entrou no fim e marcou o último gol da partida (Foto: Fernando Soutello / Agif)
Furada, caneta, passe de peito e assistência: o show de Seedorf

O Alvinegro voltou outro time para a segunda etapa. Não pela saída de Marcelo Mattos, que sentiu o tornozelo e deu lugar ao lateral Julio Cesar. Mas pela postura. Confiante, o time empatou logo aos dois minutos. E foi num lance para lá de anormal: Lucas cruzou na área, e Seedorf furou feio ao tentar concluir. Mas Márcio Azevedo salvou a pele do companheiro. Pegou a sobra, fintou o marcador e concluiu bonito, com a perna direita, para a rede.

E só deu Botafogo. Apesar da furada anterior, Seedorf orquestrava as jogadas ofensivas com muita categoria. Num toque de calcanhar para trás, deixou Vitinho na boa, mas seu chute raspou a trave. Aos 19, o holandês brigou pela bola com Marcelo, deu uma caneta no zagueiro e um bolão para Cidinho na área. O meia-atacante cortou para o lado errado, mas conseguiu girar sobre o marcador e abrir espaço para finalizar. O goleiro Mauro, que antes já havia salvado um chute de Bruno Mendes, nada pôde fazer. Era a virada: 3 a 2.

O show de Seedorf continuou. Ele tirou dois marcadores na área e deu trabalho a Mauro. No fim, num passe com o peito, deixou Jadson na cara do gol. Mas o volante, que entrou no lugar de um cansado Cidinho, desperdiçou. Apesar do esforço, o último gol acabou não tendo a participação do holandês. Ele saiu de um escanteio cobrado por Vitinho, desviado por Antônio Carlos e arrematado por Sassá. O atacante, que substituiu Bruno Mendes, deu números finais ao jogo.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Após primeiro tempo sonolento, Botafogo vira sobre o Resende e se mantém líder


Time alvinegro tem grande atuação no segundo tempo e consegue mais uma virada na Taça Guanabara



Botafogo x Resende - Campeonato Carioca - Seedorf (Foto: Cleber Mendes)
Seedorf comandou o Botafogo mais
 uma vez (Foto: Cleber Mendes)
Após um primeiro tempo sonolento, em que saiu perdendo por dois gols de diferença, o Botafogo voltou determinado no segundo tempo e fez o suficiente para vencer o Resende, por 4 a 2, nesta quinta-feira, no Engenhão, pela sexta rodada da Taça Guanabara. Marcel Abriu o placar para os visitantes, em seguida, Elias ampliou, em cobrança de pênalti. Mas Seedorf, Márcio Azevedo, Cidinho e Sassá conseguiram virar para o Alvinegro.

Com mais essa vitória, o Glorioso chega a 14 pontos e permanece na liderança do Grupo A. Já o Resende, com seis pontos, permanece na sexta colocação do Grupo B.

O Botafogo volta a jogar pela Taça Guanabara no próximo domingo, às 18h30, contra o Flamengo, no Engenhão. No sábado, às 17h, no Estádio do Trabalhador, o Resende recebe o Friburguense.

PRIMEIRO TEMPO

Desfalcado de Lodeiro e Andrezinho, Oswaldo de Oliveira montou um time muito jovem e ofensivo para receber o Resende. No início do jogo, principalmente com Vitinho, os donos da casa criaram algumas jogadas no ataque, mas nada que levasse perigo ao goleiro Mauro.

Com a pouca efetividade do ataque do Botafogo, o Resende passou a sentir que dava para sair para jogar e não demorou para começar a incomodar a defesa alvinegra. Aos 18 minutos, Geovane Maranhão recebeu ótimo passe em profundidade e foi derrubado por Jefferson. O time visitante pediu pênalti, mas o juiz nada marcou.

Dois minutos depois o Resende conseguiu o primeiro gol. Marcel recebeu passe na entrada da área e, sem marcação, bateu de perna direita para abrir o placar. Os alvinegros sentiram o gol e ficaram perdidos em campo. Aos 23 minutos, Márcio Azevedo falhou e Geovane Maranhão quase fez o segundo. Aos 27, o Resende perdeu nova oportunidade com Maranhão. O atacante tocou por cobertura, a bola ia entrando, mas Bolívar surgiu para salvar.

Pelo lado do Botafogo, jogadores importantes como Lucas, Cidinho e Bruno Mendes erravam tudo o que tentavam. Com isso, o time alvinegro não conseguia levar perigo ao gol adversário. Sem se intimidar com o time da casa, o Resende chegou ao segundo gol logo depois. Bolívar derrubou Thiago na área e o árbitro marcou pênalti, convertido por Elias.

Com a defesa do Botafogo levando sustos, o Resende tinha tudo para ampliar a vantagem, mas não conseguiu. Aos 43, no entanto, Seedorf recebeu belo passe de Vitinho, o apoiador dominou e bateu com categoria, diminuindo o placar para 2 a 1, dando mostras de que o Glorioso havia renascido na partida.

SEGUNDO TEMPO: VIRADA ALVINEGRA

Se a escalação do Botafogo já era ofensiva no início da partida, a missão do setor defensivo ficou ainda mais complicada na volta do intervalo. Marcelo Mattos deixou o campo lesionado, sem ele, Oswaldo de Oliveira colocou o lateral-esquerdo Julio Cesar para fazer a função à frente da zaga. Mas o time alvinegro mostrou que voltou para o jogo decidido a mudar a história. Com um minuto, numa jogada pela direita, a bola foi cruzada para a área, Seedorf errou o veleio, Márcio Azevedo apareceu, driblou o zagueiro e marcou o gol de empate.

Se no primeiro tempo o Resende dominou amplamente o jogo, no segundo tempo o time do técnico Eduardo Allax não foi o mesmo. Intimidado pelos gols que sofreu, os visitantes passaram a ser pressionados e não saíam da defesa. Aos 20 minutos, Seedorf, mais uma vez brilhante, roubou a bola de um defensor e tocou para Cidinho. O meia, que no primeiro tempo esteve apagado, driblou o zagueiro, bateu de canhota no canhota, virando o jogo.
A partir da virada, o Botafogo ainda conseguiu uma linda jogada com Seedorf, mas o goleiro Mauro defendeu. Mas o time conseguiu mais um gol marcado por Sassá, que havia entrado no lugar de Bruno Mendes. Depois, foi só esperar o apito final e comemorar a vitória.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 4 x 2 RESENDE
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 07/2/2013 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Lenilton Rodrigues Gomes Junior
Auxiliares: Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Michael Correia
Cartões amarelos: Tiago Basto, Thiyago Fernandes (RES), Julio Cesar, Jadson (BOT)

Renda e público: R$  64.710,00 / 2.512 pagantes
Gols: Marcel 20'/1ºT (0-1), Elias 32'/1ºT (0-2), Seedorf 43'/1ºT (1-2), Márcio Azevedo 1'/2ºT (2-2), Cidinho 20'/2ºT(3-2), Sassá 40'/2ºT (4-2)
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Julio Cesar, intervalo) , Fellype Gabriel, Cidinho (Jadson, 31'/2ºT), Seedorf e Vitinho; Bruno Mendes (Sassá, 26'/2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
RESENDE: Mauro; Tiago Basto, Dudu, Emerson (Anderson, 21'/2ºT) e Tyago Fernandes (Tiago Silva, 17'/2ºT); Marcelo, Léo Silva, Léo Guimarães (Pedrinho, 7'/2ºT) e Marcel; Geovane Maranhão e Elias. Técnico: Eduardo Allax.


Leia mais no LANCENET! 

Copa do Brasil 2013: Sobradinho recebe o Botafogo no dia 10 de abril


Partida será no estádio Bezerrão, no Gama; Ceilândia estreia contra o Ceará no dia 3 e Luziânia pega o Fortaleza também no dia 10 de abril


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou esta semana a tabela detalhada da Copa do Brasil 2013, com as datas dos confrontos até a grande decisão, marcada para novembro. Os representantes do Distrito Federal - Sobradinho, Ceilândia e Luziânia - estreiam na competição jogando em casa, nos dias 3 e 10 de abril.

O Sobradinho recebe o Botafogo no dia 10 de abril, às 21h50. A partida será no estádio Bezerrão, no Gama. A casa do Leão da Serra, Augustinho Lima, não atende a capacidade mínima exigida pela CBF para jogos da Copa do Brasil.

Também no dia 10 de abril, o Luziânia encara o Fortaleza, às 20h30, no estádio Serra do Lago. Já o Ceilândia, atual campeão candango, será o primeiro time local a estrear na competição, no dia 3 de abril, contra o Ceará, às 16h, no estádio Abadião.

Pelo regulamento da Copa do Brasil, os visitantes podem eliminar a segunda partida do confronto na primeira fase com vitória por dois ou mais gols de diferença. Caso contrário, os jogos de volta serão nos dias 10, 17 e 25 de abril.

Veja a tabela dos times do DF na Copa do Brasil 2013:

03/04 - 16h - Ceilândia x Ceará - Estádio Abadião

10/04 - 20h30 - Ceará x Ceilândia - Estádio Presidente Vargas (se necessário)


10/04 - 21h50 - Sobradinho x Botafogo - Estádio Bezerrão

25/04 - 21h50 - Botafogo x Sobradinho - Estádio Engenhão (se necessário)


10/04 - 20h30 - Luziânia x Fortaleza - Estádio Serra do Lago

17/04 - 19h30 - Fortaleza x Luziânia - Estádio Presidente Vargas (se necessário)

Por GLOBOESPORTE.COM Distrito Federal

1º Painel de percepção de mercado – Blog Teoria dos Jogos


por Vinicius Paiva |

É com muita satisfação que o Blog Teoria dos Jogos apresenta seu 1º Painel de percepção de mercado, com o objetivo de estabelecer a proporção do valor das marcas entre os 12 maiores clubes brasileiros. Além do claro intuito didático, o Painel propõe que conheçamos a imagem destes clubes na opinião de alguns dos principais nomes do marketing esportivo. A critério do autor do Blog, foram sete parâmetros para os quais atribuiu-se notas de 1 a 5. Vamos a eles:

*Exposição em mídia

*Poder de compra da torcida

*Potencial de crescimento (Tanto em receitas quanto da torcida em si)

*Penetração nacional

*Credibilidade institucional

*Resultados esportivos (Últimos 5 anos)

*Peso histórico (Tradição)

Para tanto, o time de especialistas foi dos mais gabaritados:

AMIR SOMOGGI – Consultor de marketing e gestão esportiva

ERICH BETING – Jornalista, especialista em gestão e marketing e criador da Máquina do Esporte

FÁBIO KADOW – Publicitário, Gerente de Atletas da agência 9ine

FERNANDO FLEURY – Professor de marketing esportivo e colunista da ESPN

MARCOS BLANCO – Executivo da Traffic e ex-diretor de marketing do Vasco da Gama

MAURO CEZAR PEREIRA – Jornalista e comentarista dos canais ESPN

PEDRO TRENGROUSE – Coordenador de Projetos, FIFA Master / FGV

RICARDO HINRICHSEN – Diretor da Golden Goal Sports Ventures e ex-vice presidente de marketing do Flamengo

Apresentamos agora as notas relacionadas aos parâmetros e a análise dos resultados. Lembrando que as notas expostas em cada quadro não seguem o ordenamento acima (meramente alfabético). Trata-se de uma forma de preservar opiniões de profissionais e empresas que mantem relações comerciais com os clubes.

Parâmetro nº 1



Nível de estabilidade: médio. Passível de modificações por conta de bons resultados.

Logo de cara, o primeiro consenso: o auge da exposição se daria com marcas atreladas ao Corinthians. Dono da maior torcida de São Paulo – centro nevrálgico da mídia e do mercado publicitário – o alvinegro de Parque São Jorge recebeu nota 5 com unanimidade. Ainda que enorme, o Flamengo não alcançou nota máxima por muito pouco – ficando com 4,88. A partir daí, um abismo separa a dupla dos demais, especialmente paulistas e cariocas. A surpresa é o Botafogo, considerado a menor exposição (ao lado do Cruzeiro – 2,25) e único a receber “nota 1”.

Parâmetro nº 2



Nível de estabilidade: alto. Modificações com mudanças macroeconômicas ou aumento da penetração nacional.

Novamente se atribui aos corintianos a liderança em termos de poderio aquisitivo (4,43) – e o deslocamento em massa até o Japão ajuda a corroborar a tese. Ao segundo lugar flamenguista (4) seguem São Paulo (3,86) e um surpreendente Grêmio (3,43), bastante acima do Internacional (3). Santos e Botafogo seguram a lanterna (2,29), abaixo da dupla Cruzeiro e Atlético (2,43).

Obs: Um dos profissionais preferiu não opinar por considerar que os dados existentes seriam insuficientes.

Parâmetro nº 3



Nível de estabilidade: médio. Passível de modificações pela combinação “bons resultados + exposição em mídia + surgimento de ídolos”.

Trata-se da primeira reversão no embate particular entre Flamengo e Corinthians. Associa-se aos cariocas o maior potencial de crescimento (4,29) – tanto em receitas quanto da própria torcida. A base de comparação pende ao Fla principalmente se considerarmos que o Corinthians (3,71) já vive seu maior momento histórico. A era Neymar eleva o Santos a um excelente terceiro posto (3,57), enquanto Botafogo, Cruzeiro e Atlético(2,57) se igualam na última posição.

Obs: Um dos profissionais preferiu não opinar por considerar que os dados existentes seriam insuficientes.

Parâmetro nº 4



Nível de estabilidade: médio/alto. Caráter relativamente estático da configuração nacional de torcidas. Função do potencial de crescimento.

Neste quesito o Flamengo não somente atinge nota máxima como também a maior distância para oCorinthians (3,88), segundo colocado. O perfil bem distribuído da torcida do Vasco o eleva ao terceiro posto (3,75), à frente de São Paulo (3,63), Palmeiras (3), Fluminense (2,88), Santos (2,75) e Botafogo (2,63). Com caráter regional, mineiros e gaúchos não ultrapassam a barreira dos dois pontos, com desvantagem para o Atlético (1,5).

Parâmetro nº 5



Nível de estabilidade: baixo. Mudanças de diretoria geram alterações significativas – para bem ou para mal.

Calcanhar-de-aquiles de muitos clubes, a credibilidade institucional é vista como um elemento fomentador de negócios, garantindo estabilidade contratual e boa imagem às marcas. Neste sentido, São Paulo eInternacional (4,13) são vistos como referências ao mercado nacional. No segundo escalão de excelência se encontram Grêmio e Santos (4), enquanto Vasco (2,38), Palmeiras e Flamengo (2,5) surgem como exemplos do que não se fazer. Neste último caso, já pesando a favor a mudança de diretoria com o fim da famigerada “era Patricia Amorim”.

Parâmetro nº 6



Nível de estabilidade: baixo. Bons resultados recentes atraem holofotes e sobrepõem maus resultados pregressos – e vice versa.

Campeão nacional, continental e mundial, é admirável que o Corinthians (4,88) não tenha atingido nota máxima nesta categoria. Pela mesma lógica, títulos locais e continentais catapultaram o Santos (4,5). Duas vezes campeão brasileiro nos últimos três anos, cabe ao Fluminense (4,38) o terceiro lugar. No extremo oposto, a falta de títulos constitui verdadeira chaga ao Atlético (2) e ao Botafogo (2,13). Caso à parte, oPalmeiras empata com o Glorioso: subentende-se que o rebaixamento anulou os efeitos da Copa do Brasil.

Parâmetro nº 7



Nível de estabilidade: alto. Grandes clubes são (e serão) grandes clubes.

Estamos diante do último (e mais polêmico) parâmetro. Define-se “peso histórico” como tudo o que se relaciona a tradição, importância social, cultural e polidesportiva, além de títulos no prazo superior a cinco anos. Por critérios particulares ou não, as notas atribuiram unanimidade ao Flamengo e apenas duas agremiações com médias ligeiramente inferiores a 4.

Isto posto, seguem os resultados finais do 1º Painel de percepção de mercado – Blog Teoria dos Jogos:



O ordenamento acima deve ser interpretado como o ranking das marcas mais valiosas do futebol brasileiro segundo percepção pontual dos especialistas. Já as notas seriam um número-índice da proporcionalidade entre os clubes. Sendo assim, um aporte hipotético de R$ 43,8 milhões ao Corinthians equivaleria ao valor de R$ 40,9 milhões à camisa do Flamengo; R$ 39 milhões ao São Paulo e assim por diante.

Paralelamente, para se descobrir quanto uma marca vale mais que a concorrente, basta fazer a divisão dos índices. Um exemplo, Flamengo (4,09) e Botafogo (2,75):

4,09/2,75 = 1,48 (Valor 48% superior)


Portanto, um aporte hipotético de R$ 10 milhões ao Botafogo equivaleria à destinação de R$ 14,8 milhões ao Flamengo (10 x 1,48). Contraponto ao equívoco de que “uma torcida dez vezes maior deveria receber valores dez vezes superiores”. O mesmo cálculo incide sobre todo par de clubes da lista.

Aos clubes, cabe um trabalho específico sobre os parâmetros de média e baixa estabilidade – ou seja, aqueles que podem ser modificados em médio e curto prazo. De tempos em tempos, o Blog Teoria dos Jogos pretende atualizar o Painel, captando novos panoramas do mercado. Agradecemos de maneira efusiva aos profissionais que contribuíram com as informações aqui prestadas, bem como a todos os leitores pela leitura e audiência.

Um grande abraço e saudações!

Cidinho e Vitinho: entrosamento das divisões de base a serviço do Bota


Campeões cariocas nos juniores em 2011, jogadores esperam fazer uma boa dupla e criar muitas chances para o Alvinegro nesta quinta-feira



Cidinho fará primeiro jogo como
 titular em 2013
(Foto: Jorge
William  / Agência o Globo)
Acostumados a defender o Botafogo nas divisões de base, Cidinho, de 20 anos, eVitinho, de 19, estarão juntos nesta quinta-feira, no Engenhão, para enfrentar o Resende. Na última rodada, contra o Macaé, eles já jogaram alguns minutos lado a lado depois que Cidinho entrou em campo na segunda etapa. Os dois querem usar o entrosamento como uma arma para se destacarem.

Juntos, eles foram, por exemplo, campeões cariocas em 2011 nos juniores. Cidinho espera que eles consigam criar muitas oportunidades de gol e o Bota saia vitorioso do duelo.

- Jogamos juntos muitas vezes na base e nos treinos diários. Já temos um entrosamento natural e pode ser que isso ajude na partida. Vamos contar com a presença do Seedorf também, do Bruno Mendes, então temos tudo para conseguir criar as jogadas que o Botafogo precisa para vencer o jogo. Treinamos bem na quarta e vamos tentar colocar tudo o que fizemos em prática - disse o meia.

Será a primeira oportunidade de Cidinho como titular em 2013. Ele promete usar sua velocidade e movimentação constante para infernizar a defesa do Resende.

- Vou procurar aproveitar da melhor forma possível, dando o máximo de mim para ajudar o Botafogo a conquistar mais um bom resultado. Entrei bem no jogo contra o Macaé e espero que aconteça o mesmo diante do Resende. Quem acompanha minha carreira sabe que tenho por característica me movimentar bastante, ir para cima dos adversários e vou procurar manter isso.

O Botafogo é o líder do Grupo A da Taça Guanabara com 11 pontos.

Por Fred HuberRio de Janeiro

PRÉ-JOGO: Invicto diante do rival, Botafogo tenta consolidar liderança contra Resende




Após este jogo, Glorioso terá dez dias até o clássico com o Flamengo e deseja manter o ambiente favorável. Bota jamais perdeu para o Resende



No último jogo antes do carnaval, o Botafogo recebe o Resende nesta quinta-feira, às 19h30m, no Engenhão. O Glorioso, líder do Grupo A da Taça Guanabara, com 11 pontos, planeja uma vitória para manter a ponta e o clima favorável até o clássico com o Flamengo, na rodada seguinte, dia 17. O retrospecto é inspirador para o Bota, que nunca perdeu para o time sul-fluminense nos seis confrontos até hoje - cinco vitórias e um empate.

O Botafogo está entusiasmado depois da vitória sobre o Macaé, com direito a três gols de Seedorf, que está confirmado para esta quinta. Outra aposta alvinegra é a segurança de sua defesa, a melhor do Carioca com apenas dois gols sofridos. Nesta partida, a equipe não terá Lodeiro e Andrezinho. O primeiro está com a seleção uruguaia e o segundo tem um problema na coxa direita.

Se ainda quiser manter as remotas esperanças de conseguir uma vaga nas semifinais da Taça Guanabara, restando três jogos para o fim da fase de classificação, o Resende precisará superar o Bota. Uma derrota, somada a êxitos de Fluminense e Audax, tira qualquer chance matemática de o time avançar no Grupo B. A aposta da equipe é no atacante Elias, que ainda não marcou na competição, mas foi eleito o terceiro melhor de sua posição no Carioca 2012.

O árbitro da partida será Lenilton Rodrigues Gomes Junior, que terá Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Michael Correia como auxiliares. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O Premiere, através do sistema pay-per-view, transmite para todo do Brasil.
Botafogo: a equipe do técnico Oswaldo de Oliveira terá apenas uma alteração em relação ao time que venceu o Macaé na última rodada. Lodeiro, à disposição da seleção uruguaia, dará lugar a Cidinho. Andrezinho voltaria ao time, mas está com dores na coxa direita. O Alvinegro entra em campo com: Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Seedorf, Vitinho e Cidinho; Bruno Mendes.

Resende: o técnico Eduardo Allax vai manter o esquema com três zagueiros e só um atacante, adotado desde que o centroavante Acosta se lesionou, na segunda rodada. Elias será o único homem à frente, mas terá a aproximação frequente dos meias. O time deve ir a campo com a mesma formação dos últimos jogos, com Mauro, Dudu, Emerson e Marcelo; Fillipi Souza, Léo Silva, Marcel, Leo, Josemar e Thiago Silva; Elias.

Botafogo: Andrezinho está com dores na coxa direita e não deve ser escalado. Gilberto e Renato seguem no departamento médico. Gabriel, André Bahia e Lucas Zen estão em fase de recondicionamento físico.

Resende: sem desfalques por suspensão, as únicas baixas continuam sendo por lesões. O volante Iuri e o atacante Acosta ainda estão no departamento médico e só devem voltar ao time na última rodada.

Botafogo: depois de um ótimo desempenho contra o Audax e uma partida de altos e baixos contra o Macaé, o meia Vitinho terá mais uma oportunidade de mostrar serviço e se firmar na equipe.

Resende: com Acosta lesionado e Elias sem conseguir marcar, o meia Marcel assumiu a responsabilidade neste início de campeonato. Com a função de se aproximar mais do ataque, ele anotou três gols nas últimas rodadas, sendo um deles contra o Vasco.


Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "O Resende vem iniciando os jogos de uma forma diferente dos demais, com três zagueiros, seis no meio de campo e um na frente. Dificultam a ação do adversário e saem no contra-ataque. Já fizeram oito gols. Estamos atentos, observamos bastante e vamos fazer o melhor para tentar vencer a partida".

Eduardo Allax, técnico do Resende: "O Botafogo tem o conjunto mais entrosado do Carioca, pelo tempo de trabalho e manutenção da base. O problema não é furar a defesa deles, mas tentar dominar o jogo. O Botafogo é um time que pouco deixa jogar, controla muito bem a posse de bola, com muita movimentação, e por isso não deixa o adversário criar muita oportunidade. É tentar impedir esse jogo envolvente do meio de campo e contar com uma noite inspirada do Elias, que ainda não fez gol no Carioca".



* Esta será a sétima vez que Botafogo e Resende se enfrentam na história. Nos seis primeiros confrontos, todos válidos pelo Carioca, foram cinco vitórias alvinegras e um empate.

* O duelo mais importante entre as equipes foi a final da Taça Guanabara de 2009, vencida pelo Botafogo por 3 a 0, no Maracanã, para um público de mais de 72 mil presentes. Os gols foram marcados por Reinaldo, Lucas Silva e Maicosuel.

* Na última temporada, o Botafogo jogou no Engenhão 39 vezes e teve 18 vitórias, dez empates e 11 derrotas. Foram 72 gols marcados e 44 sofridos.

* Campeão da Segunda Divisão carioca em 2007, o Resende disputa sua sexta temporada na elite. No ano passado, a equipe terminou a competição no quinto lugar com 25 pontos, atrás apenas dos quatro grandes.




Na última vez que os dois clubes se encontraram, dia 22 de janeiro do ano passado, o Botafogo venceu por 3 a 1, no Engenhão, para um público de 8.238 pessoas. Os gols alvinegros foram marcados por Loco Abreu, duas vezes, e Maicosuel. Emerson descontou. O Glorioso, do técnico Oswaldo de Oliveira, entrou em campo com: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel, Andrezinho (Felipe Menezes) e Elkeson (Herrera); Loco Abreu. O Resende, do treinador Paulo Campos, jogou com: Mauro; Welinton, Facundo Gomez, Filipe Machado e Kim; Léo Silva, Emerson (Iuri), Marcel e Hiroshi (Valdeir); Elias (Léo) e Marcelo Régis.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Relacionado, Edilson vive expectativa de fazer sua estreia pelo Botafogo


Lateral-direito espera estar no banco de reservas no novo clube pela primeira vez no jogo desta quinta-feira, contra o Resende 



Edilson - Treino do Botafogo (Foto: Wagner Meier)
Edilson foi relacionado pela primeira
vez no Botafogo (Foto: Wagner Meier)
Entre os jogadores relacionados para o jogo desta quinta-feira, contra o Resende, às 19h30, no Engenhão, pela sexta rodada da Taça Guanabara, o lateral-direito Edilson espera estar no banco de reservas como opção para o técnico Oswaldo de Oliveira e quem sabe, durante a partida, fazer sua estreia com a camisa do Botafogo.

- Fui relacionado pela primeira vez. Estou muito feliz. Espero estar no banco de reservas. Não vou iniciar o jogo, mas se for preciso, estou pronto para ajudar o treinador e o time. É um jogo bom para eu estrear. Estaremos em casa, dentro do nosso campo, diante da nossa torcida - disse Edilson ao LANCE!Net.

Aos 26 anos, o jogador, revelado pelo Avaí, com passagens por Ponte Preta e Vitória-BA, chega ao Botafogo em busca de espaço para mostrar seu futebol. Com bom humor, ele afirma ser 'pé quente' em suas outras estreias pelos clubes que passou na carreira.

- Desde que iniciei no futebol, no Avaí, sempre fiz gols em minhas estreias. Sou pé quente. Claro, sempre estreei como titular, mas o importante agora é estar à disposição. Mas se tiver a chance de entrar e marcar um gol seria perfeito (risos).

Há menos de um mês no novo clube, Edilson afirma estar adaptado à cidade e ao elenco. 

- O pessoal me recebeu muito bem, estou ambientado com os companheiros. Dentro de campo melhorei muito fisicamente desde que cheguei. Agora estou com uma grande expectativa para este jogo - disse.

Na sua chegada ao Botafogo, Edilson reclamou da falta de oportunidades no Grêmio. Com o pensamento no futuro e em busca de deixar o passado para trás, o lateral está feliz com em trabalhar com o técnico Oswaldo de Oliveira.
- O Oswaldo sabe conduzir o grupo. É um treinador vencedor, experiente. Temos um elenco muito bom e isso ajuda - disse.

Após o jogo contra o Resende, o Botafogo volta a jogar no outro fim de semana no clássico contra o Flamengo. No carnaval, os jogadores do Botafogo deverão ganhar dois dias de folga. Natural do Paraná, Edilson espera ter a oportunidade de conhecer um pouco do carnaval carioca.

- Vou ficar no Rio no carnaval. Não está decidido se teremos folga, mas se tivermos, quero conhecer as escolas de samba. Sem tive vontade de ver de perto e nunca pude vir - contou.

Sempre fiz gol nas minhas estreias. comecei no Avaí, no Vitória, quando voltei pro Avaí, na ponte, no grêmio. sem pré fiz gol, mas era quando era titular.
O Botafogo está escalado para enfrentar o Resende com: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Bolívar e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel; Cidinho, Vitinho e Seedorf; Bruno Mendes.

Com 11 pontos, o Botafogo é líder do Grupo A da Taça Guanabara.


Leia mais no LANCENET!  

El Loco estreia pelo Nacional com vitória


Gol olímpico de Recoba e título para Loco Abreu na estreia


Depois de ser apresentado à torcida do Nacional-URU no último dia 13 de janeiro em grande evento no Parque Central, estádio que foi sede da primeira Copa do Mundo, em 1930, Loco Abreu fez sua estreia pelo novo clube, no último domingo, com vitória.

El Loco, assim como ocorreu no Botafogo, é considerado um grande ídolo do Tricolor de Montevidéu, clube do seu coração por onde já passou três vezes e pretende encerrar a carreira.

O centroavante entrou aos 31 do segundo tempo em jogo amistoso válido por um torneio em que seu time sagrou-se campeão ao derrotar o Argentinos Juniors por 3 a 1.

El Loco passou em branco mas viu seu companheiro, Alvaro Recoba, marcar um golaço (olímpico) em cobrança de escanteio, decretando números finais ao marcador.

Veja o lance:






Por Felipaodf/http://botafogodeprimeira.blogspot.com.br/