Páginas

segunda-feira, 4 de março de 2013

Fla x Bota: Comissão de Arbitragem vê lance polêmico como bola na mão


Entidade divulga documento no site da Ferj explicando por que não considera pênalti o chute desviado no braço do volante Marcelo Mattos

 



A Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Coaf-RJ) divulgou nesta segunda-feira uma análise do polêmico lance no qual o braço de Marcelo Mattos desvia um chute de Rodolfo dentro da área, na semifinal entre Flamengo e Botafogo, no último domingo (vitória alvinegra por 2 a 0). Em documento postado no site oficial da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), a Coaf se manifesta a favor da decisão do árbitro Grazianni Maciel, que não marcou pênalti.

Apoiado por imagens de reprodução da transmissão televisiva, o documento afirma que "a posição da mão não pressupõe necessariamente uma infração" e diz que o senso popular de que o jogador deve assumir o risco por ter aberto os braços "não tem aparo legal nas regras do jogo, tendo em vista não ser proibido abrir ou levantar os braços".

Além disso, o documento destaca a rápida velocidade da bola no lance, que faz com que o toque no braço seja inesperado, e que a regra do futebol dá margem à interpretação em tais lances.

 - Cabe ressaltar que a regra atual vai continuar a gerar polêmica no mundo todo, e não vai tirar do árbitro o poder da interpretação. Hoje estamos discutindo pelo fato de o árbitro não ter interpretado mão na bola, mas também estaríamos discutindo caso sua decisão fosse outra - diz o documento oficial.

Para Arnaldo Cézar Coelho, comentarista da TV Globo, o lance configurou um pênalti não marcado para o Flamengo.

- Pênalti. Ele levanta o braço, como um goleiro, e não pode. E por isso ele corta a bola. Ele levanta o braço direito, e a bola toca no cotovelo dele. Nesse lance não pode ir na bola da forma como ele foi. Quem vai assim é goleiro, não zagueiro - opinou.

O lance polêmico aconteceu aos 20 minutos do segundo tempo, quando o Flamengo perdia por 1 a 0. A partida terminou com vitória alvinegra por 2 a 0, que garantiu ao Botafogo uma vaga na final da Taça Guanabara, contra o Vasco, no próximo domingo, às 16h (de Brasília).

 
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 

Acordaram chupando limão...


Opinião do Torcedor




Gente na boa, eu estou muito feliz ó, nem quero mais ser campeão...kkkk

Mas me permito fazer alguns questionamentos:

1º - O nosso time não jogou essa boa toda que estão dizendo não. Passamos a maior parte do jogo nos defendendo e esperando o erro do adversário. Ganhamos sim, pela experiência dos jogadores e pelo gol que saiu rápido. Assim tivemos a chance de controlar o adversário (ainda bem que deu certo);

2º - Rafael Marques pode até ter dado certo no esquema tático nesses últimos 2 jogos mas, definitivamente, o cara é muito ruim e não tem condições de vestir o manto alvinegro;

3º - Alguém tem que falar pra esse rapaz - Vitinho - que futebol é coletivo e se ele não começar a jogar pro time vai virar um novo Caio. Deu muita sorte que aquela bola entrou, mas se tivesse errado estava ferrado. Muito individualista;

4º - Espero que o Andrezinho fique lesionado o resto do ano...kkk Vai matar outro time desgraçado...kkk

5º - Já disse aqui o quanto o Seedorf é bola e dispensa comentários, mas dá uma nota maior pra ele do que pro Lodeiro e pro Marcelo Mattos, é brincadeira né? Tirando alguns lances bonitos que ele fez, o cara não jogou nada. Das cinco bolas que ele recuou, três delas proporcionaram contra-ataque pros caras. Na moral, jogou ontem só em cima do nome e na minha opinião, deveria ter saído no lugar do Lodeiro;

6º - E pra fechar, sai do chão torcida do Fogão, porque fizemos a mulambada acordar chupando limão..kkk... Isso é que dá mexer com fogoooooo...

BOTAFOGO SEMPRE...

Montagem: BotafogoDePrimeira.com

Estatísticas: contra-ataque é a arma do Bota; Fla se dá mal no jogo aéreo


Veja aqui os números que ajudaram a decidir o clássico deste domingo













A vitória incontestável do Botafogo por 2 a 0 sobre o Flamengo, neste domingo, que assegurou ao time alvinegro vaga na final da Taça Guanabara, contra o Vasco, no Engenhão, encontra nos números uma boa e definitiva explicação. Principalmente depois do gol logo com um minuto de jogo, marcado pelo lateral Julio Cesar.

Antes de começar a partida, o empate era do Flamengo. Mas o gol mudou a postura tática do jogo. Com a vantagem embaixo do braço no placar, o Botafogo soube esperar o desespero rubro-negro para tentar definir a partida. Bem fechado, teve o contra-ataque como boa opção. Foram 11 jogadas assim, contra apenas três do Flamengo, que precisou partir para cima para mudar a situação. E, aos 48 minutos do segundo tempo, Vitinho, que já havia desperdiçado boas chances, finalmente selou a vitória com o segundo gol.

A posse de bola dos dois times foi um pouco melhor para o Fla: 55%, contra 45% do time vitorioso. Mas posse de bola não é sinônimo de eficiência. O Flamengo tentou desesperadamente as jogadas alçadas na área. Mas Hernane não estava numa boa tarde. Das 29 levantadas, houve apenas três cabeçadas. O Botafogo também se deu mal nesse quesito: centrou 16 e cabeceou apenas duas. Mas acabou não fazendo falta.



Veja, abaixo, os números da partida:

Arte Estatísticas Flamengo x Botafogo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Atuações: Jefferson e Seedorf são os destaques do Botafogo na vitória



Goleiro leva a maior nota do time após impedir o empate do Rubro-Negro com muitas defesas na etapa final. No fim, Fla 0 x 2 Bota e vaga na decisão






JEFFERSON - GOLEIRO
Foi o destaque do Botafogo na partida. Realizou grandes defesas, principalmente na etapa final, quando o Flamengo partiu com tudo para tentar o empate.
Nota: 8,0

LUCAS - LATERAL-DIREITO
Participação efetiva. Levou a melhor na disputa com João Paulo.
Nota: 6,0

BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Jogou sério e ganhou a maioria dos confrontos diretos, tanto por cima quanto por baixo.
Nota: 6,5

DÓRIA - ZAGUEIRO
Assim como seu companheiro, atuou com muita seriedade. Foi bem nas bolas aéreas.
Nota: 7,0

JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Além de um belo gol logo no primeiro minuto da partida, auxiliou na marcação de Rafinha, que caiu sempre pelo seu lado.
Nota: 7,5

MARCELO MATTOS - VOLANTE
Fez bem seu papel na marcação dos homens de criação do meio de campo do Flamengo. No segundo tempo teve uma queda de rendimento físico grande.
Nota: 6,0

FELLYPE GABRIEL - VOLANTE
Atuação discreta. Apesar de participativo, pouco produziu.
Nota: 6,0

LODEIRO - MEIA
Jogou com bastante garra e tentou bastante finalizações, mas não estava com o pé calibrado neste domingo.
Nota: 6,0

ANDREZINHO - MEIA
Saiu machucado aos 38 minutos do primeiro tempo. Enquanto este em campo, distribuiu bons passes.
Nota: 6,0

SEEDORF - MEIA
A categoria e a liderança de sempre. Lindos passes e inversão de jogo. Quando precisou dar chutão, o fez.
Nota: 7,5

RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Se esforçou, mas teve dificuldades para dar sequência nos lances. Não teve chance clara de gol.
Nota: 5,0

GABRIEL - VOLANTE
Entrou bastante "pilhado" e conseguiu bons desarmes.
Nota: 6,5

VITINHO - MEIA-ATACANTE
Entrou perto do fim e conseguiu criar bons lances, mas abusou da individualidade. Antes de fazer seu gol, perdeu algumas chances.
Nota: 7,0

ANDRÉ BAHIA - ZAGUEIRO
Entrou no fim para jogar na lateral esquerda.
Sem nota

OSWALDO DE OLIVEIRA
Sua equipe conseguiu tirar a vantagem do empate já no primeiro minuto de jogo e depois conseguiu administrar o placar. Quando Andrezinho teve que sair, optou por fortalecer a marcação com a entrada de Gabriel.
Nota: 7,0