Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Reforço do Fogão já ajudou a eliminar o Flamengo da Copa Libertadores


Em 2007, quando jogava no Defensor (URU), Navarro fez dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Rubro-Negro, que ajudou a tirar os cariocas da competição continental



Se ainda é desconhecido da maior parte da torcida do Botafogo, o atacante Álvaro Navarro já alegrou os alvinegros pelo menos por uma noite. Quando jogava pelo Defensor (URU), "El Chino" fez dois gols em cima do Flamengo, rival do Glorioso, na vitória por 3 a 0 dos uruguaios sobre o Rubro-Negro, no Centenário, pelas oitavas de final da Copa Libertadores de 2007.

A partida, realizada no dia 2 de maio daquele ano, ajudou a tirar o Fla da competição continental, já que na volta, no Maracanã, o time carioca venceu por apenas 2 a 0. Naquela equipe também jogava Martin Silva, goleiro do Vasco.

Confira os gols de Navarro naquele dia:






Lancenet Montevidéu (URU)

Botafogo acerta contratações dos uruguaios Navarro e Bazallo


Presidente diz que jogadores são "tarimbados". O centroavante chega para ocupar a vaga deixada por Bill, enquanto o volante deve ficar com espaço de Marcelo Mattos



Gonzalo Bazallo é um dos reforços alvinegros
 (Foto: Site Oficial do Rentistas)
O presidente Carlos Eduardo Pereira confirmou a contratação de dois jogadores uruguaios: o centroavante Alvaro Navarro e o volante Gonzalo Bazallo. Os reforços desembarcam no Rio ainda nesta quinta e serão apresentados em General Severiano na tarde de sexta-feira, às 16h. Segundo o dirigente alvinegro, ambos são muito experientes.

- São dois jogadores tarimbados. Eles chegam para jogar e ser titulares - disse o mandatário.

A contratação de ambos foi acertada na tarde desta quinta com a presença do presidente do clube, do gerente de futebol Antônio Lopes, e do empresário dos atletas Gerardo Cano.

Navarro, de 30 anos, chega do Deportivo Olmedo-EQU, para assumir a vaga deixada por Bill. O jogador, no entanto, pertence ao Defensor- URU. Ele é conhecido como "El Chino" e foi o artilheiro da equipe equatoriana na temporada com 19 gols.

- Estou muito feliz por ter a oportunidade de jogar em um dos clubes mais tradicionais de futebol do mundo, como o Botafogo. Trata-se de uma das camisas mais pesadas do futebol mundial. Não vejo a hora de vesti-la e poder dar alegrias ao torcedor. Vou trabalhar bastante para fazer muitos gols - disse ao site oficial do Alvinegro.

Já Bazallo, tem 29 anos, vem do Rentistas-URU, e deve ocupar a posição de Marcelo Mattos. Ele garante que vai dar o melhor de si com a camisa do Botafogo.

- Sei que no Brasil muito se fala, com admiração, da raça com que os uruguaios jogam. Posso dizer que isso não faltará da minha parte. O torcedor pode ter certeza que me entregarei em campo pelo time. Sempre honrarei a camisa do clube. Quero me integrar ao elenco e estar à disposição o quanto antes - celebrou.

Além da equipe atual, o volante já atuou também Bella Vista e Atenas, ambas equipes uruguaias.

O volante Serginho, do Guarani, que já havia acertado sua transferência para o clube verbalmente, também chega nesta sexta.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Jair Ventura faz mistério em treino com presenças de Sidney e atletas da base


Interino comanda atividade, mas imprensa acompanha apenas alguns minutos. Elvis não enfrenta o Náutico. Roger Carvalho é dúvida



Passada a surpresa da demissão de René Simões, o interino Jair Ventura arregaçou as mangas e começou, de fato, a treinar a equipe do Botafogo. Com a presença dos jogadores que iniciaram a partida contra o Figueirense, Jair começou a esboçar o time para a partida contra o Náutico, mas solicitou que a imprensa acompanhasse apenas o início da atividade. Assim, não foi possível presenciar a equipe que o treinador tem em mente. 

Jair Ventura comandou o treino desta quinta no Engenhão (Foto: Marcelo Baltar/ GloboEsporte.com)
O que foi possível notar foram as presenças do meia Mauro Gabriel, do volante Diérson e do lateral-esquerdo Yuri, da equipe sub-20. Os três foram convocados para completar a atividade. Afastado do elenco principal desde o início da temporada, Sidney também participou. Com a escassez de volantes no elenco, ele pode ter uma oportunidade, já que Andreazzi e Camacho estão lesionados, e Willian Arão suspenso. 

Mauro Gabriel participou do treino desta quinta no Engenhão (Foto: Marcelo Baltar/ GloboEsporte.com)
Em fase final de recuperação de lesões, Diego Jardel e Pedro Rosa treinaram à parte e não enfrentam o Náutico. Com uma entorse no tornozelo, Elvis realizou tratamento e também não joga. Roger Carvalho, que sentiu dores nas costas contra o Figueirense, fez um trabalho na academia e é dúvida.

No pouco que foi possível observar, Jair Ventura falou bastante e cobrou movimentação. A diretoria procura um treinador para substituir René Simões, mas observa atentamente o desempenho do interino. Doriva é o preferido para está próximo de um acerto. Marquinhos Santos, ex-Coritiba, já foi procurado e é a segunda opção.

Líder da Série B do Campeonato Brasileiro com 24 pontos, o Botafogo volta a campo no sábado, às 16h30, contra o Náutico, no Estádio Nilton Santos. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Jefferson avisa como deve ser o novo técnico do Botafogo: 'Com currículo'



Goleiro alvinegro, entretanto, não usará de sua influência para a escolha



Jefferson deu receita para o novo treinador do
Boatafogo (foto: LC Moreira/Lancepress!
O Botafogo, após demitir René Simões, ainda não escolheu o novo treinador. Jefferson, o principal jogador alvinegro, foi questionado sobre quem deveria comandar o time alvinegro à beira do gramado. O camisa 1 não citou nomes, mas deu o seu recado.

- Tem que ter perfil de time grande e pensamento grande. Levar a gente para as vitórias. Tem que ser vencedor, com currículo, que já tenha subido alguma equipe para a Série A... Esse é o perfil - salientou Jefferson, que não tem a intenção de impor nomes.

- Temos que ter limite. Sei do meu. Motivo, cobro, chamo a responsabilidade. Não cabe a mim interferir. Tenho que saber onde posso chegar. Pela minha experiência, vou dizer o que penso, mas não dizer para trazer alguém. Isso é responsabilidade da diretoria e do presidente - emendou.

Para a partida de sábado, contra o Náutico, às 16h30, no Nilton Santos, pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo será dirigido pelo interino Jair Ventura. Jefferson deu forças ao auxiliar e avisou que a responsabilidade da vitória é do elenco.

- O Jair conhece a gente. Estamos com o sinal de alerta ligado. Temos que vencer, esse é o nosso objetivo. Assumimos a responsabilidade. O presidente nos deu força após a eliminação e cabe a gente assumir a responsabilidade, correr e mostrar raça dentro de campo - avisou.

O camisa 1 ainda comentou a saída de René Simões. Jefferson elogiu o agora ex-treinador do Botafogo e desejou sorte para ele na sequência da vida e, consequentemente, na carreira profissional.

- Claro que para a gente é triste. É uma pessoa que aprendemos a admirar. Grande profissional e pessoa. Vou guardar comigo para sempre, mas futebol é assim. Lamentamos, mas não temos tempo para ficar sentidos. Boa sorte ao René, que volte a trabalhar logo e vamos continuar nossa caminhada - encerrou.

Luiz Gustavo Moreira - Lancenet

Botafogo anuncia contratação de dois uruguaios


Presidente Carlos Eduardo Pereira não revela nomes, mas diz que reforços - um centroavante e um volante - e garante que a dupla é experiente





O Botafogo anunciou na tarde desta quinta-feira, através do presidente Carlos Eduardo Pereira, a contratação de dois jogadores uruguaios: um centroavante e um volante. O dirigente, no entanto, não revelou os nomes dos reforços, mas garantiu que eles são experientes.

- São dois jogadores tarimbados. Eles chegam para jogar e ser titulares - disse o mandatário.

Os atletas desembarcam no Rio já nesta sexta-feira e devem ser apresentados em General Severiano.

Sobre a contratação de um novo treinador, o presidente informou que nenhum nome foi escolhido ainda.

- Não temos um novo ainda. O Jair (Ventura) é o técnico no sábado - afirmou, se referindo ao auxiliar técnico do clube, que também comandou a equipe no treino desta quinta.

Doriva segue como favorito para assumir o cargo deixado por René Simões, mas onome de Ricardo Gomes foi ventilado no clube nesta tarde. Marquinhos Santos também aparece como opção.


Mais informações em instantes.


Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Fora dos planos com René, Sidney será reintegrado ao Botafogo


Revelado nas divisões de base do clube, volante estava treinando separado do grupo principal desde janeiro, mas ganhará nova oportunidade a partir desta quinta



Sidney volta a treinar com elenco do Botafogo (Foto: Bruno de Lima/ LANCE!Press)
Depois de ficar afastado do elenco profissional desde janeiro, o volante Sidney, de 21 anos, será reintegrado ao Botafogo a partir do treinamento desta quinta-feira, marcado para às 14h30, no Estádio Nilton Santos. O jogador retorna ao grupo principal em um momento em que a diretoria trabalha para reforçar o meio-campo, onde saíram jogadores como Marcelo Mattos e Airton.

Sidney não fazia parte dos planos do técnico René Simões, que foi demitido pela diretoria alvinegra na quarta. O volante vinha treinando desde janeiro com um grupo de jogadores na mesma situação dele, casos de Fabiano, Dedé (que já deixou o clube após o fim do contrato) e Guilherme.

Revelado nas categorias de base do Botafogo, onde foi capitão das equipes juvenil e juniores, Sidney foi promovido aos profissionais no início de 2014 e fez parte do elenco que disputou a Copa Libertadores da América daquele ano. No Campeonato Brasileiro, teve algumas chances na equipe titular, com Vagner Mancini.

Enquanto a diretoria não anuncia a contratação de um novo treinador, Sidney voltará a trabalhar com Jair Ventura, auxiliar-técnico do clube, com quem havia trabalhado nos juniores no ano de 2012. Líder da Série B do Campeonato Brasileiro, com 24 pontos, o Botafogo se prepara para o jogo deste sábado, às 16h30, contra o Náutico, no Estádio Nilton Santos, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Alexandre Braz/RADAR -  LANCENET! 

Jair Ventura assume Botafogo de forma interina pela segunda vez e 'pode ficar'


Estreia dele à beira do campo em jogos profissionais do Glorioso foi em 2010 e Antônio Lopes não descartou permanência dele caso consiga bons resultados



Jair Ventura retornou ao Botafogo neste ano
 (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Sem René Simões e seus auxiliares, a função de comandar o Botafogo diante do Náutico, sábado, às 16h30, no Nilton Santos, caiu no colo do auxiliar e observador técnico Jair Ventura. E, de acordo com o gerente de futebol, Antônio Lopes, ele poderá até mesmo permanecer no cargo, caso consiga bons resultados.

- O Jair foi designado para dirigir a equipe no próximo jogo e, logicamente, até a chegada de outro treinador. Mas quem sabe? Dependendo, pode ser que ele consiga bons resultados. Por enquanto, o Jair fica como o responsável da direção técnica da equipe - disse o dirigente.

Esta não será a primeira vez que o filho do ídolo Jairzinho ficará à beira do campo numa partida dos profissionais. Ele comandou o time no Carioca de 2010, na vitória por 2 a 1 sobre o Tigres, em São Januário. Na ocasião, Joel Santana assistiu ao jogo das tribunas do estádio. Papai Joel assumiu o time e levou o Alvinegro ao título estadual daquele ano, com a famosa cavadinha do uruguaio Loco Abreu.

Ele também já foi técnico da equipe sub-20 do Glorioso. Jair foi demitido no fim de 2013, após seis anos trabalhando no clube, como treinador das categorias de base, além de ser auxiliar de Oswaldo de Oliveira. Ele retornou no início deste ano, para trabalhar com René Simões.


Luiz Gustavo Moreira -no LANCENET!

Técnicos demitidos por rivais em 2015 viram solução para crise do Botafogo



Algoz do Botafogo no Estadual, o ex-técnico do Vasco Doriva é um dos nomes cotados (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

O rodízio de treinadores entre os grandes clubes brasileiros pode ser surpreendente. Menos de dois meses depois de comandarem os rivais Vasco e Fluminense, respectivamente, os técnicos Doriva e Ricardo Drubscky estão na mira do Botafogo. O Alvinegro demitiu René Simões na última quarta-feira após eliminação na terceira fase da Copa do Brasil diante do Figueirense.

O preferido da diretoria alvinegra até aqui é Doriva. Curiosamente, o treinador foi o algoz do Alvinegro na final do último Campeonato Carioca, quando conquistou o torneio pelo Vasco. Ele, no entanto, acabou demitido há menos de um mês do Cruzmaltino após péssima sequência inicial no Campeonato Brasileiro.

Já o outro candidato, Ricardo Drubscky, está sem clube desde o dia 20 de maio, quando foi demitido pelo Fluminense. Ele comandou o Tricolor por apenas oito jogos e não agradou muito nas Laranjeiras, mas chegaria ao Botafogo com prestígio por ter trabalhado com o diretor de futebol Antônio Lopes no passado e contar com a confiança do dirigente.

Mesmo já tendo começado a mapear os possíveis substitutos para René Simões, o Botafogo diz não ter pressa para contratar um treinador. O Alvinegro quer dar o 'tiro certo' na escolha, até pela importante missão de levar o Alvinegro de volta à Série A. Além disso, o clube tem orçamento bastante restrito para o cargo.

"Não tem prazo, eu já recebi aí mais de 1.500 mensagens no Whatsapp, e-mails, de indicações de treinadores que estão empregados e desempregados. Não vamos nos apressar demais para não errar na contratação", disse Antônio Lopes, que traçou o currículo desejado para a posição.

"Que seja bastante competente, tenha um bom currículo e também personalidade", detalhou.

Os dois nomes também são vistos positivamente por estarem próximos da realidade financeira do Botafogo. O clube passa por dificuldades e não pode arcar com treinadores mais valorizados, casos de Cuca e Oswaldo de Oliveira, por exemplo.

Apesar do momento delicado, o Botafogo lidera a Série B do Campeonato Brasileiro. A vantagem que detinha na posição, no entanto, foi pulverizada nas últimas rodadas. Mesmo na ponta, o Alvinegro tem o mesmo número de pontos que o quarto colocado: 24 em 12 rodadas.

Rodrigo Paradella
Do UOL, no Rio de Janeiro

Com entorse no tornozelo direito, Elvis dificilmente enfrentará o Náutico


Meia sofre torção na derrota para o Figueirense, e departamento médico do Botafogo está descrente quanto ao aproveitamento do atleta no jogo de sábado pela Série B





Elvis tem até sexta para recuperar-se fisicamente e
defender o Botafogo em partida da Série B
 (Foto: Vitor Silva/SSPress)
O Botafogo dificilmente terá Elvis contra o Náutico. Destaque do time enquanto esteve em campo contra o Figueirense, o meia torceu o tornozelo direito na partida desta terça-feira e não deve ter condições de jogo até sábado.

No treino desta quarta-feira, o meia não foi a campo e permaneceu em tratamento. Segundo o departamento médico do Botafogo, o local está inchado, mas aparentemente a lesão não é grave. Elvis deixou o Estádio Nilton Santos mancando após a eliminação na Copa do Brasil.

Sem Elvis, o meio de campo do Botafogo, novamente, terá outra formação. Após ficar fora das viagens a Fortaleza e Bragança Paulista, o atleta voltou ao time titular e atuou ao lado de Octávio, que fez sua reestreia após voltar de empréstimo da Fiorentina. No treino desta quinta-feira, o interino Jair Ventura deve começar a esboçar a equipe para sábado.

Com 24 pontos, o Botafogo ainda é líder da Série B, apesar da crise interna do clube. O time recebe o Náutico, sábado, às 16h30, no Estádio Nilton Santos.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Relação com Lopes, insatisfação e trocas: bastidores da queda de René


Treinador e dirigente não falavam a mesma língua, e falta de padrão de jogo foi determinante na decisão. Após sete meses, técnico deixa time na ponta da Série B



Reação antes da queda: René lamenta gol que
 tirou Bota da Copa do Brasil (Foto: André Durão)
A demissão de René Simões foi definida após a eliminação da Copa do Brasil, mas começou a ser construídas semanas antes. Os resultados em campo foram determinantes, mas se agravaram, especialmente, pela insólita relação entre o treinador e Antônio Lopes, o gerente de futebol alvi-negro. A insatisfação de parte do elenco, a insistência com alguns atletas, a indefinição em relação ao time também pesaram. A coletiva, em que o treinador elogiou a atuação diante do Figueirense (veja o gol no vídeo abaixo), foi a gota d`água.

Durante meses, René conseguiu levar o Botafogo mais longe do que o esperado. No Campeonato Carioca, com um clube em trauma pelo rebaixamento para a Série B e às voltas com uma gravíssima crise financeira, a meta era chegar às semifinais. O time foi além. Chegou à decisão contra o Vasco e, nem mesmo a derrota na final, contaminou o bom ambiente.

Nas últimas semanas, no entanto, a queda de rendimento - apenas uma vitória em seis jogos -, aliada às divergências em relação a contratações foi minando, aos poucos, a história do René no Botafogo. Uma trajetória de 38 jogos, 22 vitórias, oito empates e oito derrotas. Curiosamente, René deixa o clube na liderança da Série B.

RELAÇÃO COM LOPES
Antônio Lopes e René Simões perderam a
sintonia no Botafogo (Foto: Sofia Miranda)

René Simões e Antônio Lopes não falavam a mesma língua. Responsável por indicar a contratação do gerente de futebol, o treinador perdeu a simpatia do dirigente.

- Querem criar uma crise onde não existe. Às vezes temos pontos de vista diferente, mas é normal. Sou amigo pessoal do Lopes e da família dele - disse René, há duas semanas.

O gerente de futebol, no entanto, estava insatisfeito com René e não aprovou algumas indicações de jogadores feitas pelo treinador. Afastado há mais de um mês do elenco principal, o atacante Tássio foi uma delas. Recentemente, os dois discordaram sobre reforços. Lopes costumava dizer que René não ouvia a opinião dos outros

- Faz tudo da cabeça dele - dizia o cartola.

INSATISFAÇÃO DO ELENCO

Alguns jogadores foram pegos de surpresa e ficaram chateados com a saída do treinador. Mas não foram todos. Parte do elenco estava insatisfeita, e alguns atletas não aturavam mais as constantes trocas no time. O famoso rodízio não aprovou.

INSISTÊNCIA COM BILL E TOMAS
A diretoria não aprovava a insistência com Bill. René lamentou, mas o atacante foi liberado assim que solicitou a rescisão. Fato é que o treinador tinha poucas opções para o ataque e, desde o início da temporada, requisitava um novo centroavante.

Tomas Bastos também foi outro jogador que trouxe problemas internos a René. Contratado após uma grande temporada pelo Boa Esporte, o meia nunca correspondeu às expectativas no Botafogo. Titular contra Sampaio Corrêa, Fortaleza e Bragantino, ele não foi bem. Contra o Figueirense, Tomas foi um dos principais alvos da ira da torcida, ao lado do próprio René Simões.

Apostar no atacante Bill trouxe prejuízo a René: insatisfação da direção do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress)

INDEFINIÇÕES

Assim como parte do elenco, as indefinições na equipe titular também não agradavam a diretoria. A avaliação interna é que o time, até julho, não tem um padrão de jogo. René Simões, no entanto, não teve culpa das muitas perdas ao longo da temporada. O treinador não teve qualquer influência nas saídas de Bill, Marcelo Mattos e Jobson.

COLETIVA

A eliminação na Copa do Brasil e a derrota para o Figueirense irritaram, as vaias pesaram, mas o estopim para a queda foi a entrevista coletiva de René Simões. Após a partida, enquanto a torcida estava transtornada, o treinador elogiava a exibição do Botafogo:

- O resultado foi muito ruim, o time não, eu gostei.

Foi a senha para o fim de casamento de sete meses entre René Simões e Botafogo.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE