Páginas

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Atuações do Botafogo: Marlon Freitas vai do céu ao inferno e recebe a nota mais baixa



Veja quem foi bem e quem foi mal na partida contra o Magallanes na Copa Sul-Americana




Lucas Perri [GOL]: praticamente só assistiu à partida. Nas chances que teve, o Magallanes bateu para fora, ou colocou na rede. Nota: 5,5.


Rafael [LAD]: fazia mais uma vez um jogo bom, cobrindo bem e subindo na boa, mas novamente tomou um cartão amarelo infantil e acabou substituído por Di Plácido no intervalo. Nota: 5,0.


Adryelson [ZAG]: deu uma cochilada no começo da partida que quase virou gol de voleio do atacante do Magallanes. Salvou em pelo menos duas oportunidades o gol. Nota: 5,5.


Cuesta [ZAG]: seguro na maior parte da partida. Subiu para pressionar e acabou dando espaço para o gol chileno. Nota: 5,5.


Hugo [LAE]: fazia boa partida, porém errou corte na puxada de contra-ataque que gerou o gol do Magallanes. Nota: 4,0.


Marlon Freitas [VOL]: fez o primeiro gol com a camisa do Botafogo para abrir o placar, mas cometeu falta violenta e acabou expulso no segundo tempo, deixando o time com um a menos. Nota: 3,0.





Marlon Freitas, do Botafogo, comemora gol contra Magallanes, com Luís Castro ao fundo — Foto: André Durão/ge



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Luís Castro adota tom de despedida: "Botafogo sabe caminhar por ele"


Tchê Tchê [VOL]: melhor em campo. Se movimentou o tempo inteiro, atacou os espaços, especialmente na ponta-direita durante o primeiro tempo, e fez o time ter a dinâmica no meio. Nota: 6,5.


Eduardo [MEI]: muito participativo, perdeu ao menos duas boas chances de gol no primeiro tempo que poderiam ter dado mais tranquilidade ao placar para o time na segunda etapa. Nota: 6,0.


Gustavo Sauer [ATA]: boa atuação do camisa 10. Conseguiu construir boas chances pelo lado direito de ataque, uma desperdiçada por Eduardo e outra parada com falta em Rafael após lindo passe de calcanhar. Saiu no intervalo para a entrada de Júnior Santos Nota: 6,0.


Tiquinho Soares [ATA]: não esteve na melhor das noites. Cometeu erro na saída de bola que quase virou gol do Magallanes em um chute de fora da área que explodiu na trave. Nota: 5,5.


Victor Sá [ATA]: começou a partida dando muita velocidade e criando boas oportunidades com dribles, mas caiu de produção na reta final do primeiro tempo. Saiu no intervalo para entrar Luís Henrique. Nota: 5,5.


Entraram

Júnior Santos [ATA]: tentou suas tradicionais arrancadas, mas não conseguiu gerar perigo. Foi muito bem marcado com dobras o tempo todo. Nota: 5,0.


Luís Henrique [ATA]: pouco apareceu para gerar chances de gol. Chamou mais atenção por um erro em tentativa de cruzar de letra. Nota: 5,0.


Di Plácido [LAD]: entrou muito mal na partida. Nas costas dele saiu o gol de empate da equipe chilena. Nota: 4,5.


Danilo Barbosa [VOL]: entrou no fim. Sem nota.


Joel Carli [ZAG]: entrou apenas para ser homenageado na despedida. Sem nota.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro (RJ)

Luís Castro aceita proposta do Al Nassr e deixa o Botafogo



Treinador se despede nesta quinta, contra o Magallanes, pela Sul-Americana




Luís Castro está de saída do Botafogo. O português aceitou proposta milionária do Al Nassr, clube da Arábia Saudita que tem Cristiano Ronaldo como principal estrela, e deixa o Glorioso na liderança do Campeonato Brasileiro.



Veja como foi a trajetória de Luís Castro no Botafogo (https://ge.globo.com/video/confira-a-trajetoria-de-luis-castro-no-botafogo-11732102.ghtml)


O treinador ainda comanda o time contra o Magallanes, na noite desta quinta-feira, no Nilton Santos, pela Copa Sul-Americana. Será a sua despedida do Botafogo. A informação foi publicada inicialmente pelo Goal.com e confirmada pelo ge.


O interesse do Al Nassr se arrasta há duas semanas. A proposta saudita é de contrato por duas temporadas, com salário de 6 milhões de dólares (R$ 29 milhões) livres de impostos por ano, além de uma casa avaliada em R$ 13 milhões. Se cumprir o contrato até o fim com os sauditas, Castro ficará com a propriedade do imóvel.


Castro deixa o Botafogo com 81 partidas disputadas, sendo 44 vitórias, 14 empates e 23 derrotas. Nos jogos sob o comando do treinador, foram 115 gols marcados e 71 sofridos.


O português chegou ao Brasil em abril de 2022, quando resolveu deixar o comando do Al Duhail, do Catar. Ele foi uma aposta pessoal de John Textor, assim que assumiu o controle do futebol do clube, para tocar o projeto do Botafogo Way, construindo um jeito de o time jogar desde a base.





Luís Castro se despedirá do Botafogo nesta quinta — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Depois de um início complicado no último Brasileirão, quando o time chegou a ocupar a zona de rebaixamento, torcedores pediram a saída do treinador. Mas a equipe reagiu no segundo turno, brigou por vaga na Libertadores até a última rodada e acabou o torneio em 10º lugar.


Nesta temporada, Castro novamente foi muito criticado depois do mau início do clube, com eliminação precoce no Carioca e uma quase eliminação na estreia da Copa do Brasil, contra o Sergipe.


No entanto, a história mudou com o início do Brasileirão. O Botafogo faz o seu melhor começo na competição, com 10 vitórias nos primeiros 12 jogos. A equipe é líder absoluta do torneio, com sete pontos de vantagem sobre o Grêmio, atual vice-líder.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Giba Perez, Jéssica Maldonado e Sergio Santana — Rio de Janeiro

Gol decisivo, liderança e retorno: o roteiro da idolatria de Joel Carli no Botafogo



Carreira do zagueiro como jogador se encerra nesta quinta-feira contra o Magallanes pela Copa Sul-Americana



A partida entre Botafogo e Magallanes, nesta quinta-feira, às 21h, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana de 2023 marcará também a última página da trajetória do ídolo Joel Carli como jogador do clube.


Carli criou uma sintonia forte com os torcedores botafoguenses ao longo das oito temporadas em que defendeu a camisa alvinegra, do começo com pouca expectativa, passando por um gol decisivo no Carioca, uma saída inesperada e uma volta para liderar o elenco durante uma reconstrução na Série B. Relembre alguns momentos marcantes do zagueiro no Glorioso:


Chegada discreta

Revelado pelo Aldosivi, Carli fez a maior parte da carreira com a camisa do Quilmes até chegar ao Botafogo em 2016, contratado no começo da temporada. Já com 27 anos e sem muita visibilidade no continente, a contratação não gerou muita expectativa nos torcedores, mas rapidamente se provou em campo.




Nenê e Carli em duelo em 2016. Após idas e vindas, veteranos seguem como protagonistas em Vasco e Botafogo, respectivamente — Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo



Carli virou titular ainda durante a primeira fase do Estadual de 2016, que terminou com o vice-campeonato alvinegro para o Vasco e ganhou as arquibancadas com o estilo xerifão em campo.


Sonho da américa

Já como capitão, o argentino formou dupla de zaga com Igor Rabello na campanha da Libertadores de 2017 que acabou com uma eliminação nas quartas de final para o Grêmio na Arena. No mesmo ano, chegou até a semifinal da Copa do Brasil, com direito a gol sobre o Atlético-MG nas quartas.




Os gols de Botafogo 3 x 0 Atlético-MG pelas quartas de final da Copa do Brasil




Gol decisivo

No futuro, quando a torcida alvinegra for se lembrar de Joel Carli, um momento certamente será o primeiro que virá à memória ao falar da passagem do zagueiro no clube: o gol decisivo nos acréscimos que levou a final do Carioca de 2018, contra o Vasco, para a disputa de pênaltis.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Escalação do Botafogo: time deve ter força máxima para enfrentar o Magallanes na Sul-Americana


O rival estava sendo campeão com um empate sem gols até os 50 minutos do segundo tempo, até que, após uma confusão dentro da área, Carli pegou um rebote e empurrou a bola para o fundo das redes. Nos pênaltis, o Glorioso se sagrou campeão.




Gatito Fernández brilha nos pênaltis e garante o título do Carioca ao Botafogo (https://ge.globo.com/video/gatito-fernandez-brilha-nos-penaltis-e-garante-o-titulo-do-carioca-ao-botafogo-6647675.ghtml)




Liderança em protesto e saída conturbada

Enquanto uma das lideranças do elenco, Joel Carli foi um dos atletas a se posicionar e cobrar a diretoria do Botafogo pelos atrasos de salário em 2019. Apesar dos muitos problemas extracampo, o elenco conseguiu evitar o rebaixamento ao fim do campeonato somando 43 pontos no Brasileiro.


No ano seguinte, a direção do clube tentou entrar em acordo para encerrar o contrato do defensor, que não quis fazê-lo de forma amigável. Quando o zagueiro negou a possibilidade, teve o contrato encerrado e voltou para a Argentina para defender o Aldosivi, clube que o revelou.


À distância, viu o clube ser rebaixado na lanterna do Campeonato Brasileiro de 2020 em um dos piores momentos da história alvinegra.


Retorno com gol

Já em reta final de carreira, o zagueiro aceitou o convite de voltar para o Botafogo, agora sob nova diretoria, para ajudar na reconstrução do clube durante a disputa da Série B e o começo do processo para instalar a SAF.


A volta teve gol da vitória logo no primeiro jogo como titular. Depois de entrar durante a partida contra a Ponte Preta, Joel Carli foi titular contra o Brasil de Pelotas e responsável pela vitória por 1 a 0 na 18ª rodada do Brasileirão.





Melhores Momentos: Botafogo 1 X 0 Brasil de Pelotas pela 18ª rodada Série B do Brasileirão



Relação pessoal

Ao longo das temporadas e dos 190 jogos em que defendeu o Botafogo, segundo maior estrangeiro no quesito, atrás apenas de Gatito Fernandez, que tem 194, Carli construiu uma relação profunda com todos dentro do clube.


O zagueiro foi uma referência para os companheiros e é tratado como o "capitán" que sempre foi quando esteve em campo. Além de ajudar os jogadores jovens e estrangeiros a se adaptar ao clube, o defensor sempre lutou para ajudar os funcionários do clube que tem salários menores, especialmente durante os anos que os atrasos de salário eram comuns.




Joel Carli — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Nas redes sociais, vários jogadores homenagearam o zagueiro após o último treino como jogador profissional, o chamando de ídolo. Carli está relacionado para a partida contra o Magallanes e pode entrar em campo se o jogo tiver resolvido nos minutos finais. Além disso, outras homenagens foram preparadas pelo clube para o argentino.


Carli deixará os campos para assumir uma função administrativa dentro do clube, certo de que dentro das quatro linhas conquistou o espaço no coração dos alvinegros.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Botafogo x Magallanes: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e mais sobre o jogo válido pela 6ª rodada da Sul-Americana



O Botafogo, de Luís Castro, recebe o Magallanes pela sexta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana nesta quinta-feira, às 21h, no estádio Nilton Santos. O ge acompanha os lances em Tempo Real (clique aqui para seguir todos os lances).


A equipe carioca tenta garantir vaga direta para as oitavas, para isso precisa fazer o mesmo resultado que a LDU no outro jogo da chave, contra o Universidad César Vallejo, no mesmo horário. As equipes estão empatadas em pontos e saldo de gols.


Veja também:




O Glorioso vive grande fase na temporada. Depois de vencer o Palmeiras por 1 a 0 no último domingo no Allianz Parque, disparou na liderança do Campeonato Brasileiro com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Além disso, é quem lidera o grupo A da Sul-Americana nos critérios de desempate contra a LDU.


Já o Magallanes, vive o pior dos momentos na temporada. A equipe não vence desde o dia 9 de abril, três dias depois do confronto entre os times na primeira rodada, e é a lanterna do Campeonato Chileno com apenas oito pontos somados em 14 partidas.


Escalações prováveis

Botafogo - Técnico: Luís Castro

Luís Castro tem todo o time titular à disposição para a partida e deve manter boa parte da base que venceu o Palmeiras, no último domingo, pelo Brasileirão. As dúvidas são na lateral-direita e nas pontas, onde o treinador costuma alternar bastante as peças.


Escalação provável: Lucas Perri; Di Plácido (Rafael), Adryelson, Cuesta, Hugo; Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Tchê Tchê, Eduardo; Júnior Santos (Gustavo Sauer), Tiquinho Soares, Luís Henrique (Victor Sá).


Quem está fora: Lucas Fernandes, Gabriel Pires, Marçal e Patrick de Paula (lesionados).


Pendurados: Marçal, Cuesta e Rafael.


Magallanes - Técnico: Mario Salas

Sem mais pretensões na competição, o Magallanes deve usar força máxima ainda assim. Recém-contratado, Mario Salas quer dar rodagem para o time e tentar encontrar uma formação para tentar recuperar o clube no Chileno.




Escalação provável: Gastón Rodriguez, Vásquez, Vilches, Espinoza e Berardo; Canales, Villanueva e Aránguiz; Julián Alfaro, Yorman Zapata e Felipe Flores.


Quem está fora: Piñero (suspenso).


Pendurados: Alfaro.


+ Outras notícias do Botafogo


Arbitragem

Árbitro: Bismark Santiago (COL)
Assistente 1: Sebastian Vela (COL)
Assistente 2: Richard Ortiz (COL)
4º árbitro: Andres Rojas (COL)
VAR: Yadir Acuña (COL)



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro (RJ)