Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Análise: em construção, Botafogo chega ao primeiro clássico do ano com indefinições


Enquanto espera por contratações vindas com novo investidor, clube amadurece equipe com muitos garotos e usa primeiros jogos de 2022 como laboratório para testar novidades





Melhores momentos: Botafogo 2 x 0 Nova Iguaçu pelo Campeonato Carioca 2022


Neste início de temporada, o Botafogo treina para os jogos, mas também usa os jogos para treinar. No calendário que já começa apertado com dois jogos por semana, o clube faz das primeiras quatro rodadas do Campeonato Carioca laboratório para experimentar as caras novas do elenco, sejam as promessas, sejam os reforços disponíveis.


+ De bermuda, Textor posta foto assistindo ao jogo e elogia Matheus


Até agora, o resultado prévio é um time que conseguiu os melhores números do Estadual, já que está na liderança. Mas, ao mesmo tempo, segue cheio de indefinições quando se pensa nos principais objetivos da temporada. É assim que o clube chegará para o primeiro grande teste de 2022, o clássico contra o Fluminense.


Nas primeiras quatro rodadas do Carioca, 19 jogadores diferentes tiveram chances no time titular. Ao todo, o técnico Enderson Moreira deu tempo para 25 jogadores. Só cinco iniciaram todas as partidas: o goleiro Gatito, o zagueiro Kanu, o volante Fabinho e os atacantes Diego Gonçalves e Matheus Nascimento.




Com mudanças no elenco, Enderson tenta remodelar time — Foto: André Durão


+ Enderson explica busca por reforços e projeta clássico


+ Matheus marca duas vezes, mas prega calma: "Não vou me iludir"


O grande ponto de interrogação de 2022 está na postura do clube no mercado. Sob nova direção, o Botafogo aceitou correr o risco de atrasar o planejamento para deixar John Textor ciente de todos os detalhes da realidade alvinegra. O movimento para contratações é orientado pelo empresário, que faz os próprios contatos na Europa atrás de reforços. Mas, a comissão técnica também tem indefinições que tenta resolver.


Até mesmo na competição interna ainda desfalcada, algumas posições estão abertas para receber quem tome conta. Com os nomes disponíveis no momento, apenas a defesa apresentou menos variações. As mudanças feitas foram forçadas por lesões. O meio de campo e o ataque, por outro lado, estão com franca concorrência.


O time-base de 2022: Gatito; Daniel Borges, Kanu, Carli e Carlinhos; Fabinho, Breno e Raí; Diego Gonçalves, Vitinho e Matheus Nascimento.




Raí é um dos garotos que ganha chances no início do ano — Foto: André Durão


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


Entre os volantes, quatro nomes disputaram duas vagas: Barreto, Breno, Fabinho e Romildo. Entre os meias, Felipe Ferreira e Raí querem aproveitar o espaço aberto por Chay, que se recupera de lesão e ainda não estreou na temporada. No ataque, Diego Gonçalves e Matheus Nascimento ganham sequência, mas três outros nomes brigam pelo último lugar do trio: Luiz Fernando, Ronald e Vitinho.


Matheus brilha em jogo apagado

Como as principais contratações ainda estão por vir, o elenco do Botafogo está enfraquecido em comparação com o ano passado. O clube se escora nos garotos enquanto não vai às compras, e as atuações mostram a instabilidade de um time que precisa de amadurecimento e reconstrução.


Foi assim contra o Nova Iguaçu, em um jogo que oscilou bastante do primeiro para o segundo tempo. O torcedor viu, inicialmente, o Botafogo deixar o controle da bola com o adversário e ser pouco perigoso até em contra-ataques. O cenário mudou, um pouco, na etapa final. A atuação seguiu sem brilho, mas o Bota teve iniciativa, tentou alternativas. Até com as mudanças táticas de Enderson, que fez do meia Raí um volante para encaixar mais um centroavante no time, Erison.


+ Leia mais notícias do Botafogo



A Voz da Torcida - Pedro: "A noite do nosso menino Matheus Nascimento!" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-a-noite-do-nosso-menino-matheus-nascimento-10280125.ghtml)



Mesmo assim, o resultado só mudou pelo talento de Matheus Nascimento. Aos 17 anos, o garoto teve a primeira noite de protagonista no profissional. Quando o jogo estava ruim, arrancou aplausos pela energia para disputar as jogadas. Na hora da decisão, deu uma prova no time de cima de todo o potencial que já mostrou nas divisões de base.


Para o garoto e para esse time do Botafogo, o próximo passo é o primeiro clássico do ano. O duelo com o Fluminense está marcado para a próxima quinta-feira, às 20h (de Brasília), pela quinta rodada do Estadual, no Nilton Santos mas com mando tricolor.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!


Fonte: Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro