Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

CSA vence o Botafogo e trava embalo do Alvinegro na Série B do Brasileirão



Com o retorno da torcida no Rei Pelé, Azulão é superior ao rival e conta com erros individuais para conquistar importante vitória; Glorioso perde chance de ser vice-líder




Marco Túlio marcou um dos gols do CSA (Foto: Reprodução/Premiere)



Embalo travado. O CSA derrotou o Botafogo na noite desta quinta-feira, no Estádio Rei Pelé, por 2 a 0, em partida válida pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Marco Túlio e Iury Castilho fizeram os gols.


Com o resultado, o Botafogo continua com 44 pontos e desperdiçou a chance de ultrapassar o Goiás e assumir a vice-liderança - precisava de um empate para tal. O CSA chegou à primeira página da tabela: com 35 pontos, subiu para a 8ª colocação.

As equipes voltam aos gramados já no fim de semana. No próximo domingo, o CSA vai até Minas Gerais para enfrentar o Cruzeiro, às 16h. No mesmo dia, o Botafogo, contando com o retorno da torcida, medirá forças com o Sampaio Corrêa, às 18h15, no Estádio Nilton Santos.

+ VEJA A TABELA DA SÉRIE B



PRESSÃO AZULINA!

O CSA começou a partida em cima. Movido pela força da torcida nas arquibancadas, o Azulão pressionou a saída de bola e não deu espaço para o Botafogo jogar. A equipe da casa ameaçava o gol de Diego Loureiro com chutes de média distância, chegando mais forte ao ataque.


PERIGO

O primeiro chute do Botafogo, com uma atuação sem graça na etapa inicial, saiu apenas aos 42 minutos, quando Diego Gonçalves, após uma cabeçada, parou em uma grande defesa de Thiago Rodrigues. O Alvinegro, mesmo chegando pouco, ameaçou com mais perigo à meta adversária. De qualquer forma, os primeiros 45 minutos terminaram com o placar inalterado.


PRESENTE ADIANTADO

O segundo tempo começou bem mais agitado que a etapa inicial, com as duas equipes tentando ir ao gol. O que o CSA não contava é que teria uma "ajudinha" para marcar. Em uma saída de bola, Diego Loureiro tocou nos pés de Marco Túlio que, completamente livre, finalizou de cobertura, encobriu o goleiro e abriu o placar para o Azulão.


VANTAGEM DOBRADA!

O gol fez o CSA crescer na partida. Em uma partida ruim do Botafogo, o Azulão, que nada tinha a ver, aproveitou as chances que teve. Após jogada pelo lado direito, Iury Castilho recebeu livre dentro da área e só teve trabalho de empurrar para o fundo das redes.


FICHA TÉCNICA
CSA x Botafogo


Data e horário: 23/09/2021, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Leone Carvalho Rocha (GO)
Gramado: Bom
Cartões amarelos: Ernandes (CSA); Warley e Kanu (BOT)
​Cartões vermelhos: -

Gols: Marco Túlio (1-0, 10'/2ºT); Iury Castilho (2-0, 25'/2ºT)

CSA: Thiago Rodrigues; Cristovam (Everton Silva 41'/2ºT), Matheus Felipe, Lucão, Ernandes; Geovane, Yuri (Geovane Silva 26'/2ºT); Iury Castilho (Giva Santos 26'/2ºT), Gabriel, Marco Túlio (Didira 26'/2ºT); Dellatorre (Bruno Mota 36'/2ºT). Técnico: Mozart.

BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges, Kanu, Gilvan, Carlinhos (Jonathan Silva 24'/2ºT); Luís Oyama, Barreto (Ricardinho 24'/2ºT); Warley (Luiz Henrique 24'/2ºT), Chay (Cesinha 35'/2ºT), Diego Gonçalves; Rafael Navarro (Rafael Moura 35'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.


Fonte: LANCE! Maceió (AL)

Um ano sem Gatito: após "pior ano da carreira", goleiro sonha com retorno e projeta futuro no Botafogo


Em fase final de recuperação de grave lesão no joelho, paraguaio sente como se estivesse recomeçando como jogador profissional e fala sobre futuro com a camisa alvinegra



Em 23 de setembro de 2020, Gatito Fernández entrava em campo sem a noção de que o empate com o Vasco, pela Copa do Brasil, seria seu último jogo com a camisa alvinegra no período de um ano. Em fase final de recuperação de uma lesão grave no joelho, o goleiro completa 360 dias fora do Botafogo nesta quinta-feira, mas com a certeza de que o retorno está próximo.


+ Botafogo consegue centralização de dívidas
+ Público volta contra o Sampaio Corrêa



Nas últimas semanas, Gatito voltou a treinar com bola e já faz treinos específicos para goleiro com os preparadores do clube. O jogador está em processo de readaptação e recondicionamento físico para ficar à disposição de Enderson Moreira. O paraguaio, inclusive, tem acompanhado de perto os jogos do Botafogo, com presença junto aos companheiros no vestiário.



"A expectativa para voltar é muito grande e eu me sinto como nos tempos em que nem era profissional ainda, sonhando em poder jogar no time de cima", disse ao ge.




Gatito em seu último jogo pelo Botafogo, contra o Vasco, em setembro de 2020 — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Relembre como foi o processo de recuperação de Gatito e veja o que está por vir na história do goleiro com a camisa do Botafogo:


Desgaste, mudança no tratamento e, enfim, a evolução


Apesar de ter feito há exatamente um ano seu último jogo pelo Botafogo, Gatito chegou a atuar depois com a camisa da seleção paraguaia, quando teve o edema ósseo no joelho direito agravado. O mal entendido rendeu acusações de ambos os lados.


+ Montenegro chama Gatito de covarde
+ Gatito diz que Montenegro "deu aula" de como não fazer futebol


Já contra o Vasco, o goleiro sentiu dores e precisou tomar uma injeção para permanecer em campo. Convocado pelo Paraguai para amistosos em outubro, Gatito então se dedicou à recuperação e não atuou mais pelo Botafogo. O clube alegar que orientou a seleção paraguaia a deixar o goleiro em observação por mais 14 dias, para fazer outro exame no dia 16 de outubro.


+ Gatito explica convocação em meio a lesão: "Foi tudo conversado"


Porém, Gatito treinou normalmente com a seleção e entrou em campo contra o Peru no dia 8. Com dores, levou infiltração para suportar todo o jogo e voltou ao Brasil com a lesão agravada.


- Sem dúvidas esse período de um ano sem jogar foi o pior da minha carreira. Sem poder fazer o que mais gosto, que é jogar futebol, sem conseguir ajudar meus companheiros em campo. Mas posso dizer também que nunca vou esquecer desse momento por outro motivo: tive pessoas sensacionais ao meu lado, tanto na minha família ou amigos quanto no clube, ou mesmo recebendo mensagens dos torcedores - afirmou Gatito.


+ Lesão no joelho tem agravante: "Revoltado"



Gatito participa nos bastidores enquanto se prepara para retorno ao Botafogo (https://ge.globo.com/video/gatito-participa-nos-bastidores-enquanto-se-prepara-para-retorno-ao-botafogo-9816760.ghtml)



Passado um ano, a avaliação é que houve um erro de comunicação entre o Botafogo e a seleção paraguaia. Se Gatito soubesse de fato a gravidade da lesão, o goleiro dificilmente se arriscaria, afinal não valeria a pena para o atleta trocar um jogo por um ano fora.


+ Gatito quer fazer parte de reconstrução do Botafogo


Mas, mesmo com a gravidade da lesão, o Botafogo não projetou tanta demora para o retorno do goleiro. A expectativa era de que Gatito voltasse progressivamente aos treinos no início deste ano, mas o tratamento conservador não apresentou evolução.


+ Gatito fará artroscopia "para averiguação"
+ Lesão de Gatito trava conversa por renovação


Em maio, o goleiro precisou ser submetido a uma artroscopia, quando a recuperação começou a andar. Em agosto, Gatito passou a fazer treinos físicos no campo e, no início de setembro, iniciou os trabalhos com bola. Depois de viver uma sina, o paraguaio respira aliviado.


+ Gatito entra em reta final para reforçar o Botafogo





A concorrência no retorno pós lesão


A recuperação da grave lesão não significa necessariamente que Gatito vai voltar a ser titular. O clube tem a preocupação em não desgastar o ambiente interno e provocar um mal estar com os outros atletas. Diego Loureiro é atualmente o goleiro titular e tem agradado aos dirigentes e comissão.



Referência dentro do elenco, Gatito também não tem pressa em recuperar a titularidade. O paraguaio entende que vai precisar correr atrás do prejuízo e vencer a concorrência interna para ser escalado por Enderson Moreira.


O futuro no Botafogo




Gatito tem forte identificação com o Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Com a lesão e todas as dificuldades deste último ano no passado, Gatito e Botafogo agora começam a olhar pra frente. Ambas as partes já acenaram positivamente para a renovação. O contrato termina em 31 de dezembro de 2021, e o goleiro tem o desejo de permanecer em General Severiano, onde tem o carinho da torcida e está perto do status de ídolo.


- Não tivemos como avançar nisso, mas o presidente e o Freeland me passaram que a intenção deles era de renovar depois de voltar a jogar. Mas hoje o foco e pensamento é em estar novamente recuperado. Depois, com calma, vamos conversar sobre este tema nos próximos meses. O importante no momento é o Botafogo voltar para a Série A - afirmou.


O acordo dependerá da questão financeira, mas tudo indica que o desfecho será positivo. Com o retorno aos gramados, independentemente de jogar ou não, Gatito e Botafogo sentarão para definir os detalhes de um novo vínculo. Com o aval dos preparadores de goleiro, o clube vê o paraguaio como peça importante para a próxima temporada.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

CSA x Botafogo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem


Tudo o que você precisa saber sobre o jogo desta quinta, às 19h, pela 25ª rodada da Série B






— Foto: Infoesporte


CSA e Botafogo fecham nesta quinta a 25ª rodada da Série B. O jogo está marcado para as 19h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, e terá a presença da torcida.


+ Acompanhe a partida em TEMPO REAL


A diretoria do CSA conversou nesta semana com a prefeitura de Maceió e o governo de Alagoas e conseguiu nesta quarta à tarde a autorização para ter público no estádio. Ingressos, no entanto, não vão ser vendidos. De acordo com o presidente do clube, Rafael Tenório, três mil sócios torcedores podem entrar no Rei Pelé desde que tenham cartão completo de vacinação contra a Covid, com duas doses, ou apresentem exame negativo. O último jogo do time alagoano com público foi na Copa do Nordeste do ano passado, contra o Freipaulistano, dia 15 de março. Na Série B, o CSA é o 12º colocado, com 32 pontos, e tenta encostar no pelotão de frente.


+ Confira a classificação da Série B


Único 100% do returno, com cinco vitórias em cinco jogos, o Botafogo quer dar sequência à campanha espetacular que faz com Enderson Moreira para encostar no líder Coritiba. Depois de cumprir dois jogos de suspensão, o técnico volta à beira do gramado diante do CSA. O time está em terceiro lugar, com 44 pontos.



+ Botafogo terá volta do público contra o Sampaio Corrêa


Transmissão: SporTV e Premiere, com narração de Luiz Carlos Jr., e comentários de Lédio Carmona e Petkovic. O ge acompanha em Tempo Real, com vídeos dos principais lances.





CSA - técnico Mozart


A base do jogo contra o Londrina vai ser mantida. Mozart pode mexer apenas no quarteto ofensivo por opção técnica. O meia Renato Cajá está melhor condicionado e disputa posição com o atacante Marco Túlio.


Na frente, o treinador abriu disputa entre Dellatorre e Nilson, titular contra o Londrina. Caso Mozart escolha Cajá para o meio-campo, Gabriel vai ser deslocado da armação para a ponta direita.



Provável escalação: Thiago Rodrigues; Cristovam, Lucão, Matheus Felipe e Ernandes; Yuri, Geovane e Renato Cajá (Marco Túlio); Gabriel, Iury Castilho e Dellatorre (Nilson).




Provável escalação do CSA contra o Botafogo — Foto: ge


Quem está fora: Dudu Beberibe (em transição).
Pendurados: Matheus Felipe, Fabrício, Ernandes, Giva Santos, Yuri, Dellatorre e Reinaldo.


+ Acesse mais notícias do CSA


Botafogo - técnico Enderson Moreira


O Botafogo terá dois desfalques para o jogo contra o CSA. Pedro Castro, com lesão na panturrilha direita, e Marco Antonio, com dores musculares na perna esquerda, não viajaram com o elenco para Maceió. A tendência é que Enderson escale Luis Oyama no meio de campo e Diego Gonçalves no ataque. Os dois entraram no decorrer da última partida, a vitória contra o Náutico.


+ Botafogo pode garantir acesso só com vitórias em casa



Provável escalação: Diego Loureiro; Daniel Borges, Kanu, Gilvan, Carlinhos; Barreto, Luis Oyama, Chay; Warley, Diego Gonçalves e Rafael Navarro.




Provável escalação do Botafogo contra o CSA — Foto: ge



Quem está fora: Pedro Castro (lesão na panturrilha direita), Marco Antonio (dores musculares), Carli (torção no tornozelo), Hugo (em transição), Gatito (em transição), Ronald (em transição) e Romildo (torção no tornozelo).
Pendurados: Diego Loureiro, Kanu, Romildo e Diego Gonçalves.


+ Acesse mais notícias do Botafogo






Árbitro: Heber Roberto Lopes - SC
Assistente 1: Alex dos Santos - SC
Assistente 2: Eder Alexandre -SC
Árbitro de vídeo: Leone Carvalho Rocha - GO
Assistente do VAR: Eduardo Thomaz de Aquino - GO


Fonte: Por Redação do ge — Maceió