Páginas

domingo, 7 de abril de 2024

Qual é o estilo de jogo de Artur Jorge, do Botafogo? Treinador e jornalista respondem



Técnico foi apresentado neste sábado, no Nilton Santos



A chegada de um novo treinador é sempre cercada de muita expectativa. Não é diferente no Botafogo, que apresentou o português Artur Jorge à torcida no último sábado. O ex-Braga tem a missão de retomar o rumo do projeto da SAF.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp




Artur Jorge conta que foi fácil aceitar a proposta do Botafogo: "Queria fazer parte desse projeto" (https://ge.globo.com/video/artur-jorge-conta-que-foi-facil-aceitar-a-proposta-do-botafogo-queria-fazer-parte-desse-projeto-12497678.ghtml)


Jorge chega ao Brasil após sete anos de trabalho no time português com bastante sucesso. Com ele, chegou à disputa da Champions League e ocupava a quarta colocação da Liga Portugal antes de aceitar o desafio no Glorioso.


O treinador se notabilizou por um futebol ofensivo e é exatamente o mesmo que ele promete fazer na chegada ao Alvinegro.


- Meu objetivo nesse momento é fazer com que este Botafogo possa ser uma equipe dominante, que tenha coragem, preenchida de valores que cremos que podem identificar e ter uma identidade muito própria. Para que nós possamos ajustar e determinar aquilo que é nossa ideia de jogo. Para conseguirmos de uma forma muito clara fazer com que os jogadores se adaptem e acreditem naquilo que é a ideia de toda a comissão técnica - afirmou na apresentação.

Não seria muito coerente se dissesse que minha ideia é manter o que está aqui sendo feito.
— Artur Jorge


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Bastidores: Artur Jorge mostra conhecimento do elenco e deixa boa primeira impressão no Botafogo



O profissional de 52 anos construiu uma forte relação com o Braga, tanto em campo quanto fora dele. Foram 12 anos como zagueiro, antes de se aposentar no Penafiel e voltar para comandar o time.


Em Portugal, Artur construiu a identidade de um técnico que prioriza o jogo ofensivo, algo desejado por John Textor durante a procura pelo novo nome. Segundo Luís Magalhães, setorista do Braga no jornal A Bola, falta ao treinador encontrar a consistência defensiva necessária para conquistar títulos.





Artur Jorge comanda primeira atividade como novo técnico do Botafogo


- As equipes de Artur Jorge gostam de ter a bola, controlando a partida com a posse da mesma. Ao enfrentar times mais fortes, nunca foi verdadeiramente capaz de travar, estrategicamente, a superioridade dos adversários. Trabalha com o método da intensidade e de proximidade com os jogadores. Também aposta bastante em jovens com potencial, deixando-os à vontade para mostrarem as suas qualidades.


O português de 52 anos terá a missão de adaptar as ideias que têm de futebol a um elenco que não foi montado por ele. Isso porque ele chega com a janela de transferências fechada, salvo os que disputaram estaduais que podem ser contratados até o dia 19.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Dentro do que tem de opções, Artur Jorge prioriza algumas características de jogadores para construir seus times.


- Com o plantel que tinha à disposição [no Braga], em termos atacantes colocava extremos rápidos que fizessem movimentos por dentro, procurando que os laterais oferecessem profundidade. Atacantes batalhadores que são os primeiros a pressionar no momento defensivo. Um meia área a área e outro mais cerebral que também é quem constrói no primeiro momento ofensivo - concluiu Magalhães.





Artur Jorge na apresentação ao Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Os encaixes não vão poder levar muito tempo, isso porque o Botafogo inicia na quinta-feira uma maratona de partidas entre final e meio de semana que só deve se encerrar em junho.


Com Conmebol Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil, o português terá que trocar o pneu com o carro andando. O primeiro desafio é pelo torneio continental. Enfrenta a LDU na quinta, às 19h, no Estádio Casablanca, em Quito, no Equador.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Giba Perez — Rio de Janeiro