Páginas

sábado, 11 de outubro de 2014

Botafogo em queda livre x Corinthians em ascensão: a vida pelos três pontos


Na lanterna do Brasileiro e vivendo grave crise financeira, time carioca enfrenta o Timão, que se reaproximou do G-4, em palco inédito na história do confronto



Botafogo e Corinthians se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), em um palco inédito na história do duelo: a Arena da Amazônia, em Manaus. O time carioca é o mandante, mas deve encontrar um ambiente hostil. Com derrotas nas últimas três rodadas, manteve-se com 26 pontos, caiu para a lanterna e se afundou numa crise que parece não ter fim. Mesmo se vencer, não tem chance de sair da zona de rebaixamento. Os problemas de fora do campo também se acumulam.

O Glorioso, ao menos, tem motivos para ter um ponta de esperança. Nas últimas seis vezes em que os times se enfrentaram, obteve três vitórias e houve três empates. Além disso, as equipe jogaram apenas quatro vezes fora dos estados de origem, e os cariocas estão vem vantagem: duas vitórias, um empate e uma derrota. Os números contra o rival, no entanto, são bem diferentes do atual momento alvinegro: são três derrotas seguidas, duas no Maracanã (Grêmio e Palmeiras) – sem contar o revés diante do Santos, também em casa, pela Copa do Brasil.

Após duas vitórias no Brasileirão, o Corinthians se reaproximou do G-4. É o quinto colocado, com os mesmos 46 pontos do Grêmio, primeiro do grupo de classificação à Libertadores. A subida de produção, que inclui boa vitória sobre o Atlético-MG no jogo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil, fez o Timão redobrar a atenção. E foi isso que o técnico Mano Menezes pediu aos jogadores após o triunfo sobre o líder Cruzeiro, fora de casa, na última quarta-feira.

Ciente de que o jogo contra o Botafogo terá características diferentes, por conta da situação difícil vivida pelo adversário, o desafio do Timão é manter o nível e afastar um problema que vem atrapalhando a equipe durante todo o Brasileirão: já tropeçou diversas vezes contra times que brigam na parte de baixo da tabela. E a vitória neste sábado é vital para quem precisa dos três pontos para tentar voltar ao G-4.

O SporTV transmite o jogo para todo o Brasil, menos para o estados do Rio de Janeiro e do Amazonas. O Premiere e o PFCI também transmitem. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos, e pré-jogo a partir das 16h30.



Botafogo: fato constante durante o Brasileiro, Vagner Mancini tem diversos problemas para escalar o time, por isso não divulgou quais serão os 11 titulares. O principal problema é armar o meio de campo, que não terá Ramírez e Carlos Alberto, suspensos, e Fabiano e Airton, machucados. Na zaga, Matheus Menezes disputa vaga com Dankler. A provável escalação do Glorioso: Helton Leite, Régis, Dankler (Matheus Menezes), André Bahia e Junior Cesar; Bolatti, Gabriel, Murilo (Andreazzi), Wallyson, Rogério e Zeballos.

Corinthians: o técnico Mano Menezes fez mistério, mas não deve mudar a equipe após a vitória sobre o líder Cruzeiro, na última quarta-feira. Ralf treinou normalmente com bola, mas, por precaução, provavelmente iniciará no banco de reservas. A tendência é que Guilherme Andrade continue como titular. O Timão deve começar o jogo em Manaus com a seguinte formação: Cássio, Fagner, Felipe, Anderson Martins e Fábio Santos; Guilherme Andrade, Bruno Henrique, Petros e Renato Augusto; Ángel Romero e Malcom.



Botafogo: Jefferson está com a seleção brasileira principal, e Andrey, com a sub-21. Ramírez e Carlos Alberto estão suspensos por causa do terceiro amarelo. Airton e Fabiano se machucaram na última rodada e estão vetados. Daniel, Marcelo Mattos, Tanque Ferreyra e Bruno Corrêa se recuperam de lesão.

Corinthians: Gil, Elias, Lodeiro e Guerrero (convocados para suas respectivas seleções) e Walter (corte no dedo mínimo da mão esquerda).



Botafogo: Airton e Gabriel

Corinthians: Anderson Martins, Cássio e Paolo Guerrero





Por GloboEsporte.com Manaus/GE

Mancini usa goleada da Chapecoense sobre Inter como exemplo para o Bota


Técnico afirma que é preciso se inspirar na vitória dos catarinenses para confrontar favoritismo do Corinthians no duelo deste sábado, em Manaus



Mancini durante treino do Bota em Manaus (Foto: Fred Huber)
Por vários motivos – o último as demissões de Emerson, Edilson, Bolívar e Julio Cesar –, o Botafogo vem se desfigurando ao longo do Campeonato Brasileiro. Lanterna da competição, a equipe precisa se reinventar com caras novas. E rapidamente, visto que restam apenas 11 rodadas. Neste sábado, o Glorioso enfrenta o Corinthians na Arena da Amazônia, e o time paulista é apontado como favorito. Além de estar mais bem colocado na tabela, vem de uma vitória sobre o líder Cruzeiro dentro do Mineirão.

Como no Brasileirão a lógica é constantemente invertida, os botafoguenses tentam manter o clima de otimismo. Na quinta-feira, a Chapecoense goleou o forte time do Inter por 5 a 0 e virou uma inspiração para o Alvinegro.

– Temos que usar como exemplo sim. Sabíamos que seria um jogo difícil, e de repente o Inter vai e perde por 5 a 0. As equipes que estão lá na parte de baixo precisam buscar força para chegar dentro de campo e lutar, se superar. Que o exemplo da Chapecoense sirva para nós, que vamos enfrentar um time que está bem no campeonato e acabou de vencer o líder. É um jogo de futebol, e podemos torná-lo favorável para nós – disse o técnico Vagner Mancini.

O comandante alvinegro tem percebido em alguns momentos seus jogadores aparentando uma carga emocional excessivamente pesada por causa do acúmulo dos problemas. Nem sempre é possível motivar os atletas, mas Mancini segue sua luta diária.

– Tudo tem sido difícil, não tivemos um bom ano. Temos tido dificuldades desde o início do campeonato e estamos tentando solucionar ao longo do tempo. O atleta carrega com ele estes problemas todos. A cada dia é preciso renovar o espírito, e nem sempre conseguimos isso. Hoje brigamos dentro e fora de campo para nos livrar de tudo que está nos prejudicando.



Botafogo e Corinthians se enfrentam às 18h30 (de Brasília), neste sábado, na Arena da Amazônia. O Glorioso é o lanterna da competição com 26 pontos.

Por Fred HuberManaus/GE