Páginas

domingo, 18 de novembro de 2012

Botafogo perde para o Sport e dá adeus ao sonho da Libertadores




Por outro lado, time pernambucano se mantém de vez na briga para fugir da zona de rebaixamento



HOME - Sport x Botafogo - Campeonato Brasileiro - Andrezinho (Foto: Aldo Carneiro)
Sport bate o Botafogo em jogo
nervoso (Foto: Aldo Carneiro)
Se por um lado a vitória do Sport por 2 a 0 sobre o Botafogo, na Ilha do Retiro, foi ótima para o time pernambucano, foi péssima para o carioca. Com o resultado, o Leão está apenas há um ponto da Portuguesa e de sair da zona de rebaixamento. Por sua vez, o Glorioso não tem mais chances de jogar a Libertadores do ano que vem, deixando assim de alcançar o objetivo do ano.

Dessa maneira, o Sport chegou aos 40 pontos e ocupa a 17ª posição. Já o Glorioso se manteve com 54 pontos e caiu para a sexta posição - foi ultrapassado pelo Corinthians - e cumpre tabela nas próximas duas rodadas.

RUIM PARA AMBOS

Quem esperava um primeiro tempo movimentado entre Sport e Botafogo ficou decepcionado. Sem grande ímpeto ofensivo, os dois times protagonizaram 45 minutos chatos. Para não ser injusto com o Leão, o time buscou bastante, mas não conseguiu nada demais. Apenas em dois lances assustou de verdade: em um Jefferson salvou, e depois Hugo perdeu gol feito.

Verdade seja dita, os dois treinadores escalaram seus times com o melhor que tinham. Ou seja, não há explicação para o mau futebol apresentado. Por fim, ficou a sensação de que nenhum dos times seria capaz de algo mais do que aquilo.

Nem Seedorf foi capaz de melhorar a situação. O holandês, por sua vez, apareceu bastante ao dar bronca em seus companheiros. Como sempre, sua liderança em campo foi percebida, porém não teve muito efeito. Para não passar batido, menção honrosa para o lindo drible do camisa 10 em Moacir. Duas balançadas de corpo e a bola entre as pernas do adversário.

LEÂO VITORIOSO, COM MÉRITOS

Os primeiros minutos do segundo tempo foram melhores por conta do Botafogo. Logo no primeiro minuto, Seedorf achou Lucas no meio da área, que cabeceou para Bruno Mendes quase marcar. Porém, a chance mais clara foi do Sport. Reinaldo cobrou linda falta e Jefferson foi buscar no ângulo.

Como o futebol é justo, o Sport, melhor no jogo, abriu o placar. Aos 12 minutos, Felipe Azevedo achou Henrique na cara de Jefferson. O atacante, que tinha acabado de entrar em campo, não foi fominha e soltou de lado para Gilberto empurrar para às redes. Mesmo não sendo brilhante, e sequer jogando bem, o Leão mereceu muito mais marcar um gol. Quatro minutos depois, Jefferson salvou de novo em chute de Felipe Azevedo. Ou seja, a felicidade do Glorioso durou pouco e o futebol passou de promissor a enganador.

Como não bastasse o drama botafoguense, no último minuto o árbitro Ricardo Marques Ribeiro não marcou pênalti em lance duvidoso em cima de Elkeson. Reclamação, não muito grande, por conta do Botafogo. Para sacrementar o problema, o ex-botafoguense Felipe Menezes fez grande jogada pela esquerda e serviu Henrique, que recebeu sozinho na grande área e marcou belo gol para o Sport.

Na próxima rodada o Botafogo recebe o Atlético-MG, às 17h, no Engenhão. Ao mesmo tempo, o Sport enfrenta o Fluminense, na Ilha do Retiro. Os dois jogos são válidos pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

SPORT 2 X 0 BOTAFOGO

Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Data-hora: 18/11/2012, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões amarelos:
 Cicinho (SPT)
Cartões vermelhos: Não houve

Gols: Gilberto 13'/2ºT (1-0), Henrique 44'/2ºT (2-0)

SPORT: Saulo, Cicinho, Aílson, Diego Ivo e Reinaldo; Tobi, Moacir, Hugo e Gilsinho (Henrique, 9'/2ºT); Gilberto (Willians, 26'/2ºT) e Felipe Azevedo (Felipe Menezes, 35'/2ºT). Técnico: Sérgio Guedes

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo (Elkeson, 33'/2ºT); Gabriel, Renato (Fellype Gabriel, 20'/2ºT), Andrezinho, Seedorf e Lodeiro (Vitor Júnior, 39'/2ºT); Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira


Leia mais no LANCENET! 


Seedorf, O Exterminador: Que venha o Sport


A saga continua e hoje é a vez do Sport, o Leão do Norte



Clarence Seedorf começou em agosto desse ano, contra o Atlético-GO, uma saga rumo ao título do Brasileirão o que naquela oportunidade parecia uma missão perfeitamente possível. Para cumprir seus objetivos teria que enfrentar três adversários rubro-negros programados pra cruzarem seu caminho. 



Na sequência, ainda no primeiro turno, veio o Atlético-GO a quem venceu pelo placar de de 2 a 1, de virada, mesmo jogando fora de seus domínios.  

Seedorf fez contra o Dragão Goiano seu primeiro gol com a Gloriosa Camisa 10 do Botafogo. Foi um golaço de falta da entrada da área. Ele mostrava assim, todo seu talento e faro de gol, o mesmo que utilizaria ao longo do campeonato para se destacar a cada rodada. 

Em seguida foi a vez do Sport Recife, no Engenhão e o meia repetiria a dose, sendo de novo decisivo para o resultado da partida.



Com o placar favorável no primeiro tempo com gol de Elkeson, a estrela de Seedorf, O Exterminador, voltou a brilhar. Retomando uma bola na intermediaria, o meia partiu decidido em direção ao gol e desferiu um golpe mortal contra o Leão. O Sport caia sem forças por 2 a 0. 

Tombava ali, diante da tropa do Capitão Seedorf, o segundo time rubro-negro.

Completando essa sequência chegou a vez do Urubu. A partida transcorreu com muito equilíbrio e correria de lado a lado, no Engenhão. Seguiram-se muitos lances de efeito de Seedorf contrabalançados com desarmes eficientes do rubro-negro Cáceres, pelo rubro-negro carioca.

Respeitou-se muito o adversário e nenhum dos combatentes se mostrou inspirado o bastante pra decidir a partida. O resultado só poderia ser um empate em 0 a 0. Mesmo assim o Exterminador manteve o bom nível das últimas atuações. O Camisa 10, na plenitude de seus 36 anos, ganhou muitas bolas na corrida de adversários mais jovens demonstrando um vigor físico invejável.

Assim terminou o primeiro ciclo de adversários rubro-negros contra os quais Seedorf, O Exterminador levou grande vantagem. Foram duas vitórias e um empate sem gols. 

Reiniciado o novo turno, era hora de receber o Dragão, em casa. Nessa altura do campeonato já não seria mais possível ser campeão e as chances de alcançar uma vaga na Libertadores estão, hoje, reduzidas aos míseros 2.7%. Mas a luta continua...

Conseguimos mais uma vitória contra o já rebaixado Atlético-GO, dessa vez bem mais tranquila do que na primeira oportunidade, pelo placar de 4 a 0 sem reação do adversário.

Novamente Seedorf brilhou em campo. Foi dele o primeiro gol da partida concluindo de dentro da área uma bela trama do ataque alvinegro. 

Se seguiram mais dois gols dos garotos Dória e Gabriel, com Bruno Mendes, o artilheiro sensação, completando o placar num arremate seco de fora da área, sua característica principal.

A nota triste do jogo ficou por conta de uma fisgada na coxa sentida por Seedão que o tiraria de combate por duas partidas. 

Mas Seedorf está totalmente recuperado e já confirmado como titular depois de atuar apenas 15 minutos contra a Portuguesa, na rodada anterior. 


O holandês treinou normalmente durante toda a semana e quando tem um longo período de descanso costuma voltar ao time arrebentando. Essa é a esperança de toda a torcida que ainda sonha com a vaga na Liberta e torce para mais uma bela apresentação de Seedão.

Com isso, o time entrará com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato, Seedorf, Andrezinho e Lodeiro; Bruno Mendes.

Acompanhe tudo da trajetória de Seedorf, O Exterminador de Rubro-negros, acessando, comentando e compartilhando essa história em:

https://www.facebook.com/events/114564862034572/


Por Felip@odf/BotafogoDePrimeira


Sport e Botafogo jogam na Ilha do Retiro por sobrevivência no Brasileiro


Seja na luta contra o rebaixamento ou em busca de vaga na Libertadores, times precisam vencer neste domingo, às 19h30 (de Brasília), em Recife



Sport e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 19h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro, pela sobrevivência no Campeonato Brasileiro, que chega à 36ª rodada com seu campeão conhecido (Fluminense), mas ainda com definições importantes para acontecer. Apesar de estarem em busca de objetivos bem distintos - fuga do rebaixamento e vaga na Taça Libertadores de 2013, respectivamente -, sair de campo sem uma vitória pode significar para ambos o fim de uma luta intensa e dramática.

Com 37 pontos, na 17ª colocação, o Sport pode deixar a zona de rebaixamento se vencer. Para isso, precisa de uma derrota de Bahia ou Portuguesa, que enfrentam Ponte Preta e Grêmio, respectivamente. No entanto, se perder para o Botafogo e seus rivais na luta contra a queda vencerem seus jogos, estará praticamente decretado como mais um rebaixado para a Série B.

O técnico Sérgio Guedes vai investir em um time ofensivo para manter o Sport vivo no Brasileiro. A aposta é no quarteto formado por Hugo, Gilsinho (Henrique), Felipe Azevedo e Gilberto. Os últimos três jogos do Brasileiro, incluindo o confronto com o Botafogo, serão em Recife, e uma vitória neste domingo pode abrir caminho para uma arrancada final em casa.

A missão do Sport se torna complicada pelo que encontrará do outro lado. O Botafogo vem de seis jogos sem perder, com quatro vitórias e dois empates. Além disso, o time ainda sonha com a vaga na Taça Libertadores de 2013. No momento, está cinco pontos atrás do São Paulo, que seria o último classificado.

Para seguir em busca do sonho, o técnico Oswaldo de Oliveira contará com a volta de Seedorf e também deve ter Lodeiro, que vive grande fase. Com jogadores motivados por convocações, como Fellype Gabriel, e o iluminado Bruno Mendes, o Botafogo entra em campo em busca sua maior sequência invicta neste Campeonato Brasileiro.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real. O Premiere transmite para todo o Brasil, pelo sistema pay per view.



Sport: o técnico Sérgio Guedes manterá praticamente a equipe que enfrentou o Figueirense na última rodada. A única diferença será a entrada de Moacir na vaga deixada por Rithely, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Caso Gilsinho, com dores musculares, não possa jogar a opção do treinador é Henrique. A confirmação ocorrerá minutos antes da partida. Com isso, o Sport vai para o jogo com Saulo, Cicinho, Ailson, Diego Ivo e Reinaldo; Tobi, Moacir e Hugo; Gilsinho (Henrique), Felipe Azevedo e Gilberto.

Botafogo: Seedorf voltará a ser titular depois de não enfrentar o Palmeiras e atuar apenas 15 minutos contra a Portuguesa. O holandês se recuperou de uma lesão na coxa direita e estará em campo neste domingo. Com isso, o time entrará com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato, Seedorf, Andrezinho e Lodeiro; Bruno Mendes.



Sport: além do volante Rithely, suspenso após receber o terceiro cartão amarelo, o técnico Sérgio Guedes também não poderá contar com o goleiro Magrão, que só deverá ficar à disposição na próxima temporada. Quem também não joga mais neste ano é o volante Renan Teixeira, que rompeu os ligamentos do joelho.

Botafogo: Marcelo Mattos foi submetido a uma cirurgia no púbis, e Lucas Zen rompeu o ligamento do joelho esquerdo. Eles só voltam a jogar em 2013.



Sport: Cicinho, Gilberto, Henrique, Hugo, Magrão, Moacir, Willian Rocha e Willians.

Botafogo: Andrezinho, Dória, Elkeson, Jefferson, Lennon, Seedorf e Vitor Júnior.



Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (PR) e Fabiano da Silva Ramires (ES). Ricardo Marques arbitrou 16 jogos no Brasileirão, marcou 633 faltas (média de 39,56 por jogo), aplicou 65 amarelos (média de 4,1 por jogo), três vermelhos (média de 0,19 por jogo) e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,28 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos pernambucanos na Série A deste ano: Flamengo 1 x 1 Sport (20ª rodada) e Portuguesa 5 x 1 Sport (28ª rodada).


Sport: após um período de turbulências, o atacante Gilberto reencontrou o caminho do gol nas últimas rodadas e espera ajudar o time na luta contra o rebaixamento. Único homem de área do elenco, o atleta é a aposta do técnico Sérgio Guedes para que superar a zaga do Botafogo.

Botafogo: Seedorf, normalmente, quando tem um longo período de descanso costuma voltar ao time arrebentando. Quando se machucou, havia emplacado dois jogos seguidos fazendo gols.



Diego Ivo, zagueiro do Sport: "Será o jogo das nossas vidas. Não temos mais como errar, pois o campeonato está no fim. Então, temos que ir para cima do Botafogo e sair de campo com a vitória de qualquer jeito".

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Tivemos outros momentos muito bons também, assim como a maioria das equipes. Há uma alternância muito grande na caminhada de cada um, mas o momento é propício para darmos uma continuidade. A equipe passou por situações difíceis, mas está mais madura e entrosada. O relacionamento de quem chegou depois está melhor e precisamos consolidar nosso trabalho com vitórias nas próximas partidas".





* Apenas uma partida disputada entre Sport e Botafogo na história do Campeonato Brasileiro terminou sem abertura de placar. O único 0 x 0 do confronto aconteceu dia 01/08/99, no Caio Martins.

* Em 2003, na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, Sport e Botafogo se enfrentaram três vezes, com duas vitórias do Botafogo e uma do Sport. Pela fase de classificação, o Botafogo venceu por 2x1 no Recife. No quadrangular final, nova vitória alvinegra, desta vez no Rio por 3x1 e uma vitória do Sport, também por 3x1 na Ilha do Retiro.

* Treze dos 22 jogos entre Sport e Botafogo pela Série A do Campeonato Brasileiro foram disputados em Recife. Em casa, o Sport obteve 6 vitórias e 3 empates, contra 4 triunfos do Botafogo, 18 gols marcados pela equipe pernambucana e 14 dos cariocas.



No dia 15 de agosto deste ano, o Botafogo venceu por 2 a 0 o Sport, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, no jogo em que Seedorf marcou seu primeiro gol no Rio de Janeiro com a camisa do clube carioca. Elkeson abriu o placar, aos 22 minutos do primeiro tempo, e o holandês selou a vitória alvinegra, aos 31.

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro