Páginas

sábado, 9 de dezembro de 2023

Saiba quando será a reapresentação do Botafogo e as datas de estreia na Libertadores e no Carioca



Time terá 10 dias entre o início dos treinos e a estreia no Estadual




De férias desde a última quarta-fera, depois de ficar com o quinto lugar no Brasileirão, o Botafogo já tem data definida para começar os trabalhos na temporada 2024. O elenco se reapresenta no dia 7 de janeiro, e tem estreia marcada no Campeonato Carioca para 10 dias depois.


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega, quem fica e quem vai embora




"Botafogo promete ser agressivo na janela", informa André Rizek (https://ge.globo.com/sportv/programas/selecao-sportv/video/botafogo-promete-ser-agressivo-na-janela-informa-andre-rizek-12177594.ghtml)


Com o calendário apertado, a tendência é que o Alvinegro terá que equilibrar, especialmente porque tem compromisso da pré-Libertadores já em fevereiro. O clube irá iniciar a temporada com o elenco principal integrado com peças do sub-23. A decisão de como utilizar os jogadores ficará a cargo de Tiago Nunes.



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


O foco maior no início da próxima temporada estará na estreia na Libertadores da América, que será 21/02 e 28/02, conforme datas previstas pela Conmebol. Por isso, a mescla com os jovens no Estadual. O sorteio da competição, que vai definir o adversário, sai no próximo dia 19.


O técnico Tiago Nunes, que está junto da diretoria montando o time para o ano que vem, sabe que não haverá tempo hábil para uma pré-temporada ideal. Então, conta com a boa condição física dos jogadores na reapresentação para pular uma etapa dos preparativos.




Tiago Nunes conversa com o elenco do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Arbitragem, processos e Leila: Textor vive polêmicas após Botafogo perder título

+ O que deu errado fora de campo: veja erros da diretoria que culminaram no Botafogo fora do G-4



- Não tem muita pré temporada, é retreinar os jogadores, entender como eles vão chegar, entender como os reforços que vão vir se apresentam para a gente conseguir dar uma identidade o mais rápido possível em cima das características dos jogadores que vamos ter para a próxima temporada - disse o treinador, após o jogo contra o Internacional, o último do Botafogo em 2023.



Abaixo, os enfrentamentos e datas previstas no Carioca e as datas da primeira fase da Libertadores:

Carioca (Taça Guanabara):



17 de janeiro: Botafogo x Madureira

20 de janeiro: Botafogo x Bangu

24 de janeiro: Boavista x Botafogo

27 de janeiro: Botafogo x Sampaio Corrêa

31 de janeiro: Botafogo x Portuguesa

3 de fevereiro: Botafogo x Nova Iguaçu

7 de fevereiro: Flamengo x Botafogo

14 de fevereiro: Botafogo x Volta Redonda

17 de fevereiro: Botafogo x Vasco

24 de fevereiro: Audax Rio x Botafogo

2 de março: Fluminense x Botafogo

*As datas acima ainda serão confirmadas pela FERJ.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Libertadores (primeira fase)


O Botafogo ingressa na segunda fase. Com isso, serão quatro jogos até chegar à fase de grupos.


Fase prévia 2: 21/02 e 28/02

Fase prévia 3: 6/03 e 13/03


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Giba Perez e Jessica Maldonado — Rio de Janeiro

Como o foco no extracampo se voltou contra o Botafogo no campeonato



Desempenho e resultados despencaram depois que o clube adotou o discurso "CTCT"



A decorrada do Botafogo no Campeonato Brasileiro foi marcada por um discurso inflamado contra os erros de arbitragem, ao ponto de elaborar um dossiê sobre supostos prejuízos, ataques à CBF e até mesmo reclamações sobre a empresa que fornece energia elétrica no Rio de Janeiro.


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega, quem fica e quem vai embora



Especialmente depois da partida contra o Palmeiras, os dirigentes do clube dispararam contra as decisões de Braulio da Silva Machado, ao ponto de ir parar no STJD por conta das afirmações.


Porém, foi bem antes desse jogo que o clube entrou em cruzada para reclamar de decisões de campo. O primeiro episódio mais intenso foi na derrota para o Athletico-PR por 1 a 0. No fim, Janderson sofreu um empurrão e o diretor de futebol reclamou de pênalti não marcado.





Seneme analisa possível pênalti em Janderson, do Botafogo, contra o Athletico-PR (https://ge.globo.com/video/seneme-analisa-possivel-penalti-em-janderson-do-botafogo-contra-o-athletico-pr-11678533.ghtml)



Um novo episódio aconteceu no clássico contra o Flamengo por 2 a 1. Os botafoguenses reclamaram de impedimento no primeiro gol rubro-negro e falta na origem do segundo.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Seis rodadas depois, jogadores e torcida compraram o discurso do "Contra tudo e contra todos", pro conta do adiamento da partida contra o Fortaleza, pela 29ª rodada.





Botafogo x Palmeiras, estádio Nilton Santos — Foto: Reprodução / Twitter do Palmeiras


A direção comprou briga com a CBF por conta da mudança de data, causada por um problema de energia elétrica no Estádio Nilton Santos, que gerou um jogo de empurra com a empresa responsável pelo fornecimento sobre a culpa pelo problema.





Tiquinho Soares no Instagram — Foto: Reprodução


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Arbitragem, processos e Leila: Textor vive polêmicas após Botafogo perder título


O discurso reverberou entre os jogadores. O centroavante Tiquinho Soares foi um que postou o termo "CTCT" nas redes sociais. Depois disso, o time emendou uma sequência de onze partidas sem vencer.


A expulsão de Adryelson contra o Palmeiras, quando o Botafogo vencia por 3 a 1, inflamou ainda mais o discurso. Textor foi ao microfone do Premiere e falou em campeonato "corrompido", "roubo" e pediu a renúncia do presidente da CBF Ednaldo Pereira.




John Textor dispara contra CBF e arbitragem: "Isso é corrupção, isso é roubo" (https://ge.globo.com/video/john-textor-dispara-contra-cbf-e-arbitragem-isso-e-corrupcao-isso-e-roubo-12080578.ghtml)



No dia da partida crucial contra o Fortaleza, que valia a liderança do Campeonato, Textor divulgou um relatório nas redes sociais apontando erro de arbitragem na partida contra o Atlético-MG.


O americano divulgou um estudo completo de uma empresa contratada por ele para analisar as decisões de árbitros nas partidas de Botafogo e Palmeiras. Voltou a afirmar que o campeonato foi "corrompido" por erros de arbitragem no texto.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Depois do empate em 1 a 1 com o Santos, sofrendo um gol aos 45 minutos do segundo tempo, o CEO do clube Thairo Arruda falou, em entrevista durante a apresentação do Carioca 2024, que o clube pretende acionar o Ministério Público por conta dos supostos erros de arbitragem.



No entanto, o pedido de inquérito no STJD para averiguar possíveis irrugularidas foi indeferido na última quinta-feira.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro