Páginas

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Escalação do Botafogo: com Di Plácido, time deve ter mudanças para enfrentar o Atlético-MG



Bruno Lage pretende fazer alterações em relação à equipe que enfrentou o Flamengo na última rodada



O Botafogo deve ter mudanças para enfrentar o Atlético-MG, às 21h deste sábado, em relação ao time que foi superado pelo Flamengo na última rodada do Brasileirão. A principal delas passará pela defesa, com o retorno de Leonel Di Plácido para o onze inicial.





Bruno Lage explica formação do Botafogo (https://ge.globo.com/video/bruno-lage-explica-formacao-do-botafogo-11941128.ghtml)


+ Noventa anos de Quarentinha: conheça a história do maior artilheiro do Botafogo


O argentino treinou como titular nos últimos dias e deve voltar à escalação, como o "Jornal O Globo" publicou primeiramente e o ge confirmou.


No ataque, o português ainda tem dúvidas na ponta direita - Matías Segovia e Júnior Santos foram testados e a resposta definitiva só será dada neste sábado, na preleção, horas antes de a bola rolar.


Provável Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê, Eduardo; Júnior Santos (Segovinha), Tiquinho Soares, Victor Sá.





Leonel Di Plácido, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


+ Botafogo acumula boas estreias em estádios de Belo Horizonte; veja aproveitamento


Sem Gabriel Pires, suspenso por ter sido expulso no clássico, a tendência é pelo retorno de Tchê Tchê ao time titular - e como volante.


O Botafogo é líder isolado do Brasileirão. Com 51 pontos, a equipe comandada por Bruno Lage tem dez de vantagem para o Palmeiras, 2º colocado, que joga nesta sexta-feira contra o Goiás.


Relacionados do Botafogo

Botafogo acumula boas estreias em estádios de Belo Horizonte; veja aproveitamento



Líder do Brasileirão enfrenta o Atlético-MG na Arena MRV, o segundo jogo do novo estádio




O Botafogo será o segundo rival que enfrentará o Atlético-MG em sua nova casa, a Arena MRV. Para este confronto, válido pela 23ª rodada, o Glorioso, que é líder isolado do Campeonato Brasileiro, vai tentar conter a empolgação dos mineiros e ser o primeiro time visitante a vencer no estádio. E tem motivos para pensar nisso.



Botafogo enfrenta o Atlético-MG no sábado, após pausa de 2 semanas (https://ge.globo.com/video/botafogo-enfrenta-o-atletico-mg-no-sabado-apos-pausa-de-2-semanas-11946453.ghtml)



O time alvinegro reúne bons resultados e lembranças jogando na casa dos adversários mineiros, principalmente quando se trata de "estreias" nos novos estádios. Ao todo, foram seis jogos (entre as décadas de 30 e 60) e cinco vitórias. A única derrota foi em 1933, para o próprio Atlético-MG, no Estádio do Barro Preto, antigo campo do Cruzeiro.





Botafogo x Atlético-MG — Foto: Pedro Souza / Atlético-MG


Um deles é especial porque marca o penúltimo jogo de um dos maiores ídolo do Botafogo: Garrincha. Em 12 de setembro de 1965, o Glorioso enfrentou uma seleção de Minas Gerais no segundo jogo do, hoje, principal estádio da cidade. Com a vitória por 3 a 2, com gols de Gérson, Othon e Jairzinho, o clube carioca levou o "Troféu Inauguração do Mineirão".




Tupynambás x Botafogo, Garrincha, Juiz de Fora — Foto: Blog REsgatando o passado/Roberto Dornellas;Arquivo pessoal


Além do histórico, o time comandado por Lage soma bom retrospecto recente diante dos clubes de Belo Horizonte. Nesta temporada, o Botafogo está invicto contra os três times mineiros que estão no Brasileirão: venceu o Atlético-MG, na quarta rodada, e o América-MG, na oitava, ambos no Rio de Janeiro e pelo placar de 2 a 0, e empatou com o Cruzeiro em 0 a 0, na 18ª rodada, no Mineirão.


+ Botafogo renova patrocínio com empresa de streaming até o fim do ano

+ Importância de Tiquinho: atacante marcou um terço dos gols do Botafogo no Brasileirão




Técnico do Botafogo, Bruno Lage diz: "Não pode haver ansiedade extra só porque você está fazendo uma coisa nova" (https://ge.globo.com/video/tecnico-do-botafogo-bruno-lage-diz-nao-pode-haver-ansiedade-extra-so-porque-voce-esta-fazendo-uma-coisa-nova-11938693.ghtml)


Se considerar especificamente o retrospecto geral contra o Galo, os números também são positivos. Ao todo foram 81 jogos, 35 vitórias, 20 empates e 26 derrotas.



Confira as estreias do Botafogo nos estádios de BH:

21/10/1923 - Estádio Augusto de Lima - 1º estádio de BH - Botafogo 4x2 Atlético-MG

30/04/1933 - Estádio Otacílio Negrão de Lima (Alameda) - Antigo campo do América MG - Botafogo 3x2 América-MG

1/05/1933 - Estádio do Barro Preto - Antigo campo do Cruzeiro - Botafogo 0x2 Seleção de MG

29/10/1938 - Estádio Presidente Antonio Carlos - Antigo campo do Galo - Botafogo 2x0 Atlético-MG

1/02/1954 - Independência- Botafogo 2x0 Cominado América-MG e Vila Nova

12/09/1965 - Mineirão - Botafogo 3x2 Seleção de MG*


* Esse foi o penúltimo jogo do Garrincha com a camisa do Botafogo e o último fora do Rio.


Os dados foram fornecidos pelo jornalista e pesquisador Rafael Casé.


+ E o Diego Hernández? Entenda situação do terceiro reforço mais caro da história do Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Gabriel Andrade e Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Atlético-MG x Botafogo: Diego Costa reencontra Galo após títulos, e passagem intensa e rápida



Atacante estará à disposição para o duelo de sábado e conhecerá nova casa do ex-clube




O jogo entre Atlético-MG e Botafogo marca o reencontro de um recém-contratado do time carioca com o ex-clube: Diego Costa. O atacante, reforço do Fogão na última janela, revê companheiros e o clube onde levantou o título do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, em 2021. A passagem do jogador por Belo Horizonte foi rápida, intensa e com algumas lesões.






Veja todos os gols do Diego Costa, agora do Botafogo, pelo Atlético-MG em 2021 (https://ge.globo.com/video/veja-todos-os-gols-do-diego-costa-agora-do-botafogo-pelo-atletico-mg-em-2021-11866487.ghtml)



O atacante chegou ao Botafogo em agosto e assinou contrato até o fim do ano - a ideia era suprir a ausência de Tiquinho Soares, que se machucou, mas já retornou ao gramados. Desde a estreia, quando entrou no segundo tempo contra o São Paulo, fez cinco jogos e marcou duas vezes.



Aos 3 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Diego Costa do Botafogo contra o Bahia (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-3-min-do-1o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-diego-costa-do-botafogo-contra-o-bahia-11898319.ghtml)



No clube mineiro, o atacante ficou por pouco mais de cinco meses - fez 19 jogos, com cinco gols e duas assistências. O contrato iria até o fim de 2022, mas de forma antecipada, clube e jogador chegaram a um acordo e finalizaram o vínculo no fim de 2021. O motivo? O atleta e a família dele não se adaptaram ao Brasil.




Diego Costa comemora gol contra o Bahia — Foto: Vitor Silva/Botafogo


- O pessoal do Galo, eu saí super bem. Eu tinha um acordo lá desde o minuto um. Quando aconteceu a negociação, eu deixei muito claro: "Tenho duas filhas, tenho uma situação que depende muito delas, em termos de adaptação". Quando vi que as coisas não estavam como eu queria, eu falei com o pessoal (do Atlético), entenderam, tinha o acordo - disse em entrevista ao "Canal Pilhado".


Foram cinco meses e três lesões, o que prejudicou a passagem do atacante pelo clube mineiro. Não chegou a jogar nenhum jogo completo pelo clube, sendo substituído ou entrando no decorrer de todas as partidas.




Diego Costa está fora de ação desde que deixou o Atlético-MG — Foto: Getty Images


Diego chegou ao Botafogo depois de deixar o Wolverhampton, da Inglaterra, único clube que atuou depois de deixar o Brasil. O jogador se apresentou no Rio de Janeiro em boas condições físicas e levou apenas uma semana até estrear. Ele já havia trabalhado com Bruno Lage no clube inglês, que "pediu" ao Botafogo que o trouxesse.


Na coletiva de apresentação, o jogador lembrou a passagem que fez pelo clube mineiro e comentou a expectativa de "reeditar" o feito.


- Tomara Deus que possa repetir o que aconteceu no Galo. O Botafogo está vivendo um momento único. Acho que terão momentos difíceis, podem acontecer derrotas, mas o importante é estar unido. Todos aqui estão unidos, não tem ego. A ambição é ver o Botafogo no lugar mais alto. Não tem como dar errado com essa humildade.


"Amava aqueles caras"

Após a saída, Diego Costa declarou amor aos companheiros. No clube, jogou com Hulk, ídolo alvinegro que não estará em campo neste sábado diante do Botafogo. O camisa 7 do Galo está suspenso pelo terceiro amarelo.


- Eles fizeram eu me sentir muito bem. Falo com o pessoal até hoje, Hulk, Keno, Mariano e o Allan. Nosso ambiente lá era perfeito. Me fizeram campeão, o time estava praticamente armado, só dei aquela pincelada. O pessoal foi surreal, a torcida não tem o que falar. Fiquei triste de sair, a torcida não entende.


Os gols de Diego Costa pelo Galo:

29/8: Bragantino 1x1 Atlético (Brasileiro)
18/9: Atlético 3x0 Sport (Brasileiro)
9/10: Atlético 3x1 Ceará (Brasileiro)
27/10: Fortaleza 1x2 Atlético (Copa do Brasil)
10/11: Atlético 3x0 Corinthians (Brasileiro)


Nova história no Botafogo e disputa com Tiquinho:

Com contrato curto e nova oportunidade no futebol brasileiro, país em que nasceu, Diego pode dizer que vive bons momentos no novo clube. Em apenas um mês que chegou ao Rio de Janeiro, ele soma bons números.




Craque da partida, Diego Costa diz que gols são importantes pra ganhar confiança: "Que sejam os primeiros de muitos" (https://ge.globo.com/futebol/video/craque-da-partida-diego-costa-diz-que-gols-sao-importantes-pra-ganhar-confianca-que-sejam-os-primeiros-de-muitos-11898483.ghtml)



O centroavante foi a primeira opção de Bruno Lage para substituir o artilheiro do time na temporada, e do Brasileirão. Tiquinho Soares, porém, retornou ao time contra o Flamengo, há duas semanas, no último jogo antes da parada para a Data Fifa. O jogador estava em recuperação de estiramento do joelho, situação que fez Diego entrar no radar de contratações do Botafogo.


Agora, com as duas opções, o camisa 9 tomará o seu posto, mas Lage terá um substituto à altura no banco, que em algum momento também pode jogar ao lado do artilheiro.


- Se puder jogar os dois, perfeito - disse Diego, logo que chegou.



Fonte: ge/Por Jéssica Maldonado e Laura Rezende — Rio de Janeiro e Belo Horizonte