Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Botafogo treina com Rafael e sem Marçal; DG sobe do time B



Camisa 7 deve aparecer entre relacionados para o jogo contra o Ceará



Rafael está cada vez mais perto de voltar a jogar pelo Botafogo. Recuperado de lesão, o lateral-direito deve ser a grande novidade entre os relacionados para enfrentar o Ceará, no Nilton Santos, no próximo sábado, às 16h30 (de Brasília), pela 21ª rodada do Brasileirão.





Rafael nos treinos do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


O camisa 7 participou normalmente do treinamento desta quinta-feira e já tem condição de jogo. A tendência é de início no banco de reservas, já que Daniel Borges mantém o time titular. Saravia também é opção, mas teve a semana prejudicada ao contrair uma virose.


Luís Castro tem mais um treino, na sexta-feira, antes de definir o time. Rafael não joga desde janeiro, quando rompeu o tendão de Aquiles do pé esquerdo na estreia do clube na temporada.


Marçal sai; DG entra


Por outro lado, o Bota contará com a ausência de Marçal contra o Ceará. O lateral-esquerdo tem lesão muscular leve na perna direita e não tem condições ideais. O jovem DG subiu no time sub-23 para completar as alternativas para a posição junto de Hugo.


Outro jogador que ainda não está pronto para voltar é Victor Sá. O atacante já treina com o elenco, mas não tem condição de jogo. Situação parecida com a de Diego Gonçalves, que ainda alterna entre atividades individuais e com o restante do grupo.





Victor Sá, Treino, Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O Botafogo volta a campo pela 21ª rodada do Brasileirão, contra o Ceará, às 16h30 (de Brasília) do próximo sábado, no Nilton Santos. O clube está na 12ª posição da tabela. Com 24 pontos, a distância para a zona de rebaixamento é de quatro pontos. O último integrante do G-6 soma 33.



+ Leia mais notícias do Botafogo


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Luís Castro já usou 14 linhas de defesa diferentes no Botafogo em 24 jogos



Técnico português só conseguiu repetir o sistema defensivo de uma partida para outra cinco vezes




Passados um turno do Campeonato Brasileiro e quatro jogos na Copa do Brasil, Luís Castro segue sem conseguir repetir uma escalação completa no Botafogo. Na defesa, isso já aconteceu cinco vezes, mas o técnico português montou 14 linhas defensivas diferentes nas 24 partidas que esteve à frente da equipe principal.


Ao todo, Castro colocou em campo 12 jogadores para atuar na defesa alvinegra. Nos 24 jogos que comandou o time até aqui, repetiu a linha de defensores de uma partida para outra apenas cinco vezes.


+ Cuesta diz estar à disposição no Botafogo após cirurgia





Luis Castro testou 14 linhas defensivas diferentes no Botafogo — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF


+ Botafogo fica de olho em possível ida do goleiro Andrew para o Porto



No último jogo, contra o Corinthians, Castro havia escalado os mesmos zagueiros e laterais da vitória por 2 a 0 contra o Athletico-PR, no fim de semana anterior. Porém, perdeu Marçal, machucado, aos 12 minutos do primeiro tempo e logo teve que mudar. Como disse em entrevista coletiva depois da derrota em São Paulo, a mudança na linha defensiva ajuda a explicar a oscilação do desempenho do time.


- Precisamos de mais estabilidade, mas essa estabilidade defensiva está muito presente na linha defensiva. Essa linha defensiva está tendo muitos problemas. Nunca fomos uma linha estável ao longo de vários jogos do campeonato. Isso é fundamental para a linha se estabilizar. (...) Mas, sim, a linha está sempre em obras e uma linha em obras nunca... Aliás, nós não temos tido estabilidade no time ao longo do campeonato. Sempre fomos um time com sobressalto de gente saindo e entrando. Vamos esperar que o segundo turno nos dê mais paz nas nossas opções.


A linha de defesa que mais atuou com Luís Castro é formada por Saravia, Kanu, Cuesta e Daniel Borges (improvisado na esquerda). Entre as 14 combinações, são eles que mais atuaram juntos no Botafogo. Coincidência ou não, é o grupo que mais se aproxima do aproveitamento de Luís Castro à frente da equipe. O português tem 41,67%, enquanto o quarteto tem 46,67%.



+ Procuradoria do STJD denuncia Piazon e mais cinco por confusão após Botafogo x Inter





+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro


A posição que teve menos rotação foi a lateral direita, com Saravia e Daniel Borges se revezando, com o argentino atuando mais. O próprio Daniel também já atuou na esquerda, assim como DG, Hugo, Jonathan Silva e Marçal. Na zaga, seis jogadores alteraram na formação com dois e três zagueiros: Carli, Cuesta, Kanu, Klaus, Lucas Mezenga e Philipe Sampaio.


Ainda há jogadores que chegaram e o português não mandou a campo, como o zagueiro Adryelson. Um dos reforços dessa segunda janela, o defensor não joga desde maio, mas foi relacionado para o jogo com o Corinthians. Cuesta, por outro lado, se colocou à disposição após voltar a treinar com o elenco usando máscara de proteção para a fratura que teve no rosto.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Davi Barros comenta a entrevista em que John Textor diz que gastou mais do que pretendia no Botafogo (https://ge.globo.com/video/davi-barros-comenta-a-entrevista-em-que-john-textor-diz-que-gastou-mais-do-que-pretendia-no-botafogo-10813705.ghtml)



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Ainda é incerto que Luís Castro vá poder repetir os zagueiros e laterais para o jogo com o Ceará, no próximo sábado, às 16h30 (de Brasília), no Nilton Santos, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. A tendência é que dos titulares contra o Corinthians, Marçal seja poupado já que estava com dores no músculo da coxa direita e também esteve entre os infectados no surto de virose.