Páginas

domingo, 14 de julho de 2013

Marcelo Mattos não enfrenta o Náutico. Seedorf e Lucas preocupam


Volante leva terceiro cartão amarelo contra o Grêmio. Holandês e lateral levam pancadas no tornozelo e serão examinados na volta ao Rio



O Botafogo terá o desfalque do volante Marcelo Mattos para o jogo contra o Náutico, sábado, em São Januário, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador levou o terceiro cartão amarelo na derrota por 2 a 1 para o Grêmio, neste domingo, em Porto Alegre.

Para suprir a sua ausência, o técnico Oswaldo de Oliveira terá a volta de Gabriel, que cumpriu suspensão justamente contra o Grêmio. Com isso, ele formará a dupla de volantes com Renato no confronto com o Náutico.

Além do desfalque de Marcelo Mattos, Oswaldo ainda poderá perder o lateral-direito Lucas. O jogador saiu de campo com um problema no tornozelo esquerdo e foi substituído por Gilberto no segundo tempo do confronto.

Outra preocupação é com Seedorf. O jogador levou uma pancada no tornozelo direito. No entanto, permaneceu até o fim do jogo em campo, já que não havia a possibilidade de realizar mais substituições.

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Atuações: Vargas faz a diferença para o Grêmio; Lodeiro vai mal pelo Bota


Atacante chileno faz os dois gols do Tricolor gaúcho na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo. Uruguaio não repete últimas atuações pelo time alvinegro

         
Header Botafogo (Foto: Infoesporte)


JEFFERSON - GOLEIRO
Não teve culpa nos gols. Fez outras defesas com segurança.
Nota 5,5


LUCAS - LATERAL-DIREITO
Pecou na marcação em alguns momentos. No ataque, levou perigo, com bons cruzamentos. Nota 5,5


GILBERTO - LATERAL-DIREITO
Entrou na vaga de Lucas. Ajudou a pressionar o Grêmio e fez até algumas boas jogadas de ataque.
Nota 6


BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Não conseguiu fazer o corte no lance do segundo gol. Bem no combate direto.
Nota 5


DÓRIA - ZAGUEIRO
Não percebeu a chegada de Vargas na área no cruzamento para o primeiro gol.
Nota 5


JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Teve trabalho com a movimentação de Vargas. No ataque, pouco produziu.
Nota 5,5


MARCELO MATTOS - VOLANTE
Passou por dificuldades na cobertura e perdeu uma chance clara de gol na pequena área.
Nota 5


RENATO - VOLANTE
Deu qualidade ao toque de bola, mas teve problemas para acompanhar a velocidade dos jogadores do Grêmio.
Nota 5,5


LODEIRO - MEIA
Cometeu erros de passe em excesso e deu espaço no cruzamento para o primeiro gol.
Nota 4,5

ELIAS - ATACANTE
Nao conseguiu ser eficiente. Apenas aumentou o número de jogadores na área de ataque.
Nota 5,5


VITINHO - MEIA
Tentou algumas jogadas individuais sem sucesso. Procurou colaborar na marcação.
Nota 5


HENRIQUE - ATACANTE
Herdou o lugar de Vitinho. Foi bem ativo no pouco tempo em que esteve em campo e até arriscou uma bicicleta perigosa no jogo.
Nota 6


SEEDORF - MEIA
Fez um belo gol em chute de fora da área, mas no restante do jogo não conseguiu conduzir o seu time à vitória.
Nota 6,5


RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Desta vez, sua movimentação não foi suficiente. Não conseguiu ser eficiente nas tabelas com os companheiros.
Nota 5



Header GREMIO (Foto: Infoesporte)

DIDA – GOLEIRO
Quando exigido, deu conta do recado. Fez uma defesa incrível no início do segundo tempo ao defender chute de Marcelo Mattos, dentro da grande área. Não teve culpa no gol de Seedorf e garantiu a vitória nos minutos finais.
Nota: 7,5


PARÁ – LATERAL-DIREITO
Discreto no apoio, ficou retido à marcação. Foi razoável na partida.
Nota: 5


BRESSAN – ZAGUEIRO
Entrou correndo no lance do gol do Seedorf, de quem teve muito trabalho.
Nota: 5.


CRIS – ZAGUEIRO
Entrou no final só para passar o tempo.
Sem nota.


WERLEY – ZAGUEIRO
Alternou bons e maus momentos na partida. Foi importante na bola área, mas entregou uma bola para Lodeiro, que quase resultou em golde empate. Mas cresceu em campo, dando consistência ao sistema defensivo.
Nota: 6


ALEX TELLES – LATERAL-ESQUERDO
Foi importante peça ofensiva na partida. Fez os dois cruzamentos que resultaram nos gols de Vargas.
Nota: 7,0


ADRIANO – VOLANTE
Errou muitos passes na partida. Levou amarelo por excesso de faltas.
Nota: 5,5


SOUZA – VOLANTE
Importante na bola aérea e na saída de bola. Acabou substituído no segundo tempo.
Nota: 6,0


GUILHERME BITECO – MEIA
Entrou no final da partida na vaga de Souza. Ajudou a prender a bola no ataque.
Nota: 6


ELANO – MEIA
Instável. Alternou momentos de genialidade, com fases de ‘sumiço’. Quase fez um golaço no primeiro tempo.
Nota: 6,5


MAXI RODRÍGUEZ – MEIA.
Entrou bem na equipe, substituindo Elano. Mostrou qualidade no passe.
Nota: 6,0


ZÉ ROBERTO – MEIA
Manteve a média, sendo o pulmão do meio-campo gremista. Ajudou tanto na armação, quanto marcação.
Nota: 7,0


VARGAS – ATACANTE
O nome do jogo. Foi preciso no ataque, marcando dois gols de oportunismo e qualidade técnica. No segundo tempo, foi fundamental ao puxar contra-ataques para a equipe.
Nota: 8,0


KLEBER - ATACANTE
Substituiu Barcos, vetado pelo departamento médico. Evoluiu em relação aos últimos jogos, mas ainda longe do ápice.
Nota: 5,0

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Na volta de Renato, Vargas faz dois gols, e Grêmio vence o Botafogo

 

Técnico estreia na nova Arena do Tricolor e vê chileno roubar a cena.
Equipe pula para quinto, e o Alvinegro perde liderança do Brasileirão

                        
  • destaque
    Vargas
    O atacante Vargas fez os dois gols da vitória sobre o Botafogo no dia em que Renato Gaúcho estreou na Arena do Grêmio. Depois foi substituído por Cris.
  • em casa
    Renato Gaúcho
    O treinador voltou a comandar o time tricolor em Porto Alegre. A sua estreia tinha sido contra o Atlético-PR, fora de casa, pela sexta rodada.
  • polêmica
    Van Gasse
    No segundo gol do Grêmio, o bandeirinha marcou impedimento de Kleber, mas o árbitro Paulo Cesar Oliveira validou o lance, para reclamação dos alvinegros.

Renato Gaúcho está de volta aos braços dos tricolores. E com vitória, do jeito que a torcida se acostumou a ver o Grêmio embalado pelo maior ídolo de sua história em solo gaúcho. O palco já não é mais o Olímpico. Agora ele foi abraçado numa moderna arena que leva o nome do clube. Como uma reverência ao treinador no dia em que ele voltou a comandar o time em Porto Alegre - estreou contra o Atlético-PR, no Paraná -, Vargas fez o que Renato sabia bem: gols. Foram dois. Seedorf, com uma pintura, diminuiu o placar para 2 a 1, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
O tempo, porém, é outro. E Renato não ouve só gritos de incentivo, explosão de alegria e ovação. Conhecido pela fama de conquistador, terá de conviver com os elogios aos montes para sua filha Carol Portaluppi, de 19 anos, como o cartaz que dizia: “Carol, esse cara sou eu”. Ela estava lá, ao lado de familiares do técnico, acompanhando a partida do estádio.

Com a vitória, o Grêmio chegou a 12 pontos e pulou para quinto. O Botafogo, por sua vez, perdeu a liderança para o Coritiba, que venceu o clássico com o Atlético-PR, e caiu para terceiro. Enquanto o Tricolor voltará a campo no próximo sábado, contra o Criciúma, no Heriberto Hülse, os alvinegros recebem o Náutico em São Januário, no mesmo dia.

Vargas em dia de Renato Gaúcho

Foram cinco minutos nos quais o Botafogo parecia estar em casa. Na alternância tática de jogadores na frente, o volante Renato apareceu como elemento surpresa para mostrar que a festa para o Renato treinador pouco importava para os alvinegros. A finalização de primeira passou por cima do gol. Depois foi a vez de Lodeiro surgir na área adversária. Não fosse uma furada no momento do chute e uma gota de água cairia no chope tricolor.

Mas a torcida tricolor não demorou até encontrar motivos para sorrir. Alex Telles cruzou da esquerda para Vargas chutar de primeira e mostrar que, em tarde de festa para Renato, é assim que a coisa precisa funcionar.

Vargas comemora gol contra o Botafogo (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)
Vargas comemora um de seus em vitória do Grêmio (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)
O problema era combinar isso tudo com Seedorf. O holandês distribuía passes com a facilidade que lhe é peculiar. No entanto, o ataque não funcionava em um primeiro tempo bem apagado de Lodeiro. Vitinho arriscava os lances em velocidade, mas faltava o toque final. Então Seedorf pegou a bola, driblou dois adversários e fez um golaço. Pior para seu ex-companheiro de Milan. O goleiro Dida agora precisa conviver com a precisão do meia.

Aí veio uma falta. Estava lá o mesmo Alex Telles, dono de uma assistência, para mandar para a área. A defesa tirou parcialmente, Werley insistiu em devolver para a área e Kleber foi na direção da bola. Mas Vargas queria angariar mais pontos com o chefe e, de novo de primeira, mostrou que em tarde de Renato, é assim que a coisa precisa funcionar. O problema é que o bandeirinha Marcelo Van Gasse havia marcado impedimento de Kleber. O árbitro Paulo Cesar Oliveira chamou a responsabilidade e validou o lance. Van Gasse disse: “Ele está certo”. Só não convenceu os alvinegros, que reclamaram muito.

Pressão do Botafogo

A chuva que caía na Arena Grêmio apertou no segundo tempo. E o chope começava a ficar com cara de aguado. O Botafogo passou a pressionar com intensidade, com posse de bola superior. A defesa segurava como era possível. Contava também com a tarde pouco inspirada de Lodeiro e Vitinho. O uruguaio errava passes fáceis e não ajudava a desenvolver as jogadas. Marcelo Mattos contribuiu. O volante perdeu um gol livre na área. Desta vez, Dida salvou. Mattos ainda levou um amarelo, e agora está suspenso para o próximo jogo.

Oswaldo de Oliveira percebeu e tratou de tirar Vitinho e Lodeiro para a entrada de Henrique e Elias. Continuaram os cruzamentos na área, os escanteios em sequência, mas um bloqueio da zaga adversária complicava a missão do Glorioso. Bressan chegou a tirar no limite o que seria um chute de Henrique quase na pequena área. Houve reclamação ainda de uma entrada forte de Zé Roberto em Lucas, o que tirou o lateral-direito da partida - Gilberto entrou no seu lugar - e não rendeu amarelo para o experiente meia.

A torcida ficou apreensiva. Os gritos mais altos eram ouvidos só nos momentos em que Bolívar, ex-Inter, dominava sozinho no campo defensivo. Os minutos passaram, Henrique perdeu outra boa chance. Vargas saiu para Cris reforçar a zaga. Depois de 50 minutos de segundo tempo, o árbitro encerrou a partida, para festa dos torcedores na Arena. Em tarde de Renato, é assim que a coisa precisa funcionar.

Por GLOBOESPORTE.COMPorto Alegre

Jogadores do Botafogo bravejam contra arbitragem por gol do Grêmio


 

Rafael Marques critica, mas prefere não se prolongar para não ser punido. Enquanto isso, Jefferson revela que bandeira admitiu erro aos jogadores do Glorioso

Seedorf - Grêmio x Botafogo (Foto: Ricardo Rimoli/ LANCE!Press)
Polêmica no segundo gol do Grêmio
(Foto: Ricardo Rimoli/ LANCE!Press)
A derrota do Botafogo para o Grêmio, neste domingo, será muito sentida pelo elenco alvinegro. Muito pelo fato do segundo gol ter levantado muita polêmica. O assistente Marcelo Van Gasse assinalou impedimento de Kléber no lance, mas o árbitro Paulo Cesar de Oliveira não marcou.

Muito irritado, o atacante Rafael Marques chegou a bravejar ainda na saída para o intervalo. Enfático, ele questionou a postura do árbitro, que passou por cima da decisão de seu auxiliar.

- O jogo até o empate tava legal, pô. Só que não existe o bandeira dar o impedimento e o árbitro que tava lá em baixo dizer que não estava! De onde ele estava dá para ver o que? Mas é melhor eu ficar quieto para não falar uma besteira - afirmou o camisa 20.

Goleiro e capitão do Glorioso, Jefferson foi além e revelou detalhes da conversa com Marcelo Van Gasse. Ele afirmou que o bandeira admitiu ter errado no lance:

- O bandeira me falou "eu errei". Aí eu virei para ele e falei: "você errou e prejudicou o Botafogo, legal". Vi a bandeira levantada e parei por uma reação natural do goleiro. O bandeira admitiu o erro e nos prejudicou.

LANCENET!

Vargas marca dois, Grêmio vence e Botafogo dá adeus a liderança

 

Partida marcou a estreia de Renato Gaúcho na Arena. Resultado fez a equipe gaúcha subir para a quinta posição na tabela. Já o Botafogo caiu para terceiro

 

Gol do Vargas - Grêmio x Botafogo (Foto: Ricardo Rimoli/ LANCE!Press)
Vargas comemorando um dos gols do jogo -
(Foto: Ricardo Rimoli/ LANCE!Press)
Se ano passado, na estreia de Seedorf pelo Botafogo, o Grêmio colocou água no chopp alvinegro, neste ano novamente a história se repetiu. No primeiro jogo de Renato Gaúcho sob o comando do Tricolor gaúcho na nova Arena do clube, o Grêmio superou o Glorioso por 2 a 1, com dois de Vargas. O resultado custou caro para o Glorioso, que deu adeus a liderança do Brasileiro.
Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Náutico, em São Januário, às 21h de sábado. Já o Grêmio, viaja até Santa Catarina para enfrentar o Criciúma, no mesmo dia, só que mais cedo, às 18h30.

PRIMEIRO TEMPO AGITADO

A partida começou animada, com as duas equipes buscando o comando das jogadas. Logo aos 3 minutos, Elano cobrou uma falta da intermediária, passando perigo ao gol de Jefferson. Em resposta, Rafael Marques cruzou da direita e Renato, de voleio, mandou por cima, da meta de Dida.

Depois, jogo deu uma esfriada, mas não por muito tempo. Aos 12, Alex Telles faz boa investida pela direita e manda a bola para a área. A pelota encontra Vargas, que chuta sem chances para Jefferson.

O tento acordou o Grêmio, que passou a dominar o confronto. Na melhor oportunidade para ampliar, Kléber manda um balaço da grande área, mas o goleiro alvinegro estava atento no lance. Um pouco depois da jogada, a estrela de Seedorf brilhou. Em lance individual, o holandês domina e manda uma bomda da intermediária. Uma pintura no ângulo direito de Dida para empatar o duelo.

Porém, perto do fim do primeiro tempo, o Grêmio conseguiu o gol do desempate. Em confusão na área, a bola sobrou para Vargas anotar o segundo dele no embate. O Botafogo reclamou do lance, pois o bandeirinha assinalou que Kléber, em impedimento, participou da jogada, mas o árbitro Paulo Cesar Oliveira não entendeu da mesma forma.

SEGUNDO TEMPO DE PRESSÃO ALVINEGRA
Botafogo começou o segundo tempo com corda toda. No minuto inicial, Seedorf bateu escanteio e Marcelo Mattos emendou um chute na pequena área para uma grande defesa, a queima roupa, de Dida. Após o lance, a equipe carioca dominou as ações no meio de campo, mas sem produzir jogadas de muito perigo.

Em dois lances iniciados pela direita, quase que o Botafogo iguala o placar novamente. Primeiro, com Lodeiro errando um chute cara a cara com Dida. Depois, o uruguaio cruzou a bola e Rafael Marques a cabeçeou com perigo na meta de Dida. O Grêmio, aos 25, fez a primeira jogada de efeito. Pará manda a pelota para área, que encontra Zé Roberto. Mas o camisa 10 gremista chutou em cima da zaga.

Depois da avançada do Grêmio, o Botafogo voltou a controlar a partida, mas sem transformar a superioridade em gol. No lance de maior expressão, Henrique mandou um balaço da pequena área, mas a bola passou longe do gol de Dida. No final, o Grêmio pegou o elevador e subiu da 9º para a 4º colocação. Já o Glorioso, desceu da liderança para 3 ª posição. FICHA TÉCNICA
FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 2 X 1 BOTAFOGO

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 14/7/2013 – 16h(de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)
Público pagante/renda: 28.014 pessoas/ R$ 1.335.155,00
Cartões Amarelos: Adriano, Vargas, Kleber (GRE); Vitinho, Marcelo Mattos (BOT)
Cartões Vermelhos: -
GOLS: Vargas - 12'/1ºT (1-0) e 33'/1ºT (2-1), Seedorf - 19'/1ºT (1-1)

GRÊMIO: Dida, Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano, Souza (Matheus Biteco - 36'/2ºT), Zé Roberto e Elano (Maxi Rodríguez - 24'/2ºT); Vargas (Cris - 48'/2ºT) e Kleber - Técnico: Renato Gaúcho

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas (Gilberto - 15'/2ºT), Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Lodeiro (Elias - 21'/2ºT), Seedorf e Vitinho (Henrique - 30'/2ºT) ; Rafael Marques - Técnico: Oswaldo de Oliveira
Marcelo Perillier (RS) LANCENET!

Número de derrotas em 30 jogos é o menor do Botafogo desde 1978

 

Time perdeu apenas duas vezes nesta temporada e coloca bom retrospecto em jogo contra o Grêmio, neste domingo, em Porto Alegre

                                           
 

botafogo treino (Foto: Thales Soares)
Botafogo se prepara para confronto com o
Grêmio, neste domingo (Foto: Thales Soares)
A campanha do Botafogo nesta temporada chama a atenção, principalmente, por ter sofrido apenas duas derrotas (para Flamengo, por 1 a 0, e Bahia, por 2 a 1) em 30 jogos. Com essa campanha, conquistou o título do Campeonato Carioca, está na terceira fase da Copa do Brasil e terminou a sexta rodada do Campeonato Brasileiro como líder.
Esse número de derrotas é o menor do clube em uma série de 30 jogos desde 1978. Na ocasião, o Botafogo chegou a 49 jogos perdendo apenas dois deles, com 30 vitórias e 17 empates. No 50º, perdeu pela terceira vez no ano.

A situação mostra uma consistência do Botafogo. Nesses 30 jogos, o time venceu 22, empatou seis e perdeu dois. Renato acredita que o Botafogo não pode se abater se acontecer uma nova derrota.

Em 1978, o Botafogo chegou a 49 jogos perdendo apenas dois deles. No 50º, foi derrotado pela terceira vez
 
- No Carioca, a gente sabe que os clássicos são os nossos testes para o Campeonato Brasileiro, mas outras equipes colocaram dificuldades. Nosso foco desde o começo era vencer o Carioca e conseguimos nosso objetivo. Acho que todo mundo está focado, quem joga e quem não joga, mas quando vier a derrota não pode se abalar - afirmou Renato.

O Botafogo, inclusive, vem superando perdas no elenco para se manter entre os melhores da temporada. Desde o começo do ano, o time perdeu quatro jogadores: o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, o volante Jadson e os meias Andrezinho e Fellype Gabriel.

- Tivemos perdas importantes e estamos superando. Espero que até o fim da temporada possamos ter essa força para manter o nível da equipe - comentou Renato.
Neste domingo, o desafio do Botafogo é contra o Grêmio, em Porto Alegre. No Brasileiro, o time venceu quatro jogos, empatou um e perdeu outro.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

No RS, Grêmio e Bota se enfrentam em jogo cheio de atrativos extra-campo

 

Em caso de vitória, tricolor gaúcho fica no topo da tabela. Já o alvinegro, se distancia ainda mais na liderança do Brasileiro

Apresentação Grêmio x Botafogo
Grêmio x Botafogo se enfrentam na Arena do Grêmio
O confronto entre Grêmio e Botafogo, nesse domingo, às 16h, em Porto Alegre, está cheio de atrativos: estreia de Renato Gaúcho na nova arena gremista, duelo entre Seedorf e Dida (ex-companheiros de Milan), a comemoração dos 300 jogos do goleiro Jefferson pelo Botafogo, entre outros. Além disso, o embate vale também por uma briga pela parte de cima da tabela.

Em campo, o Botafogo terá apenas uma mudança com relação à equipe que bateu o Fluminense por 1 a 0, na Arena Pernambuco. Supenso por ter levado o terceiro cartão amarelo, Gabriel será substituído pelo experiente Renato. Apesar da troca, o zagueiro Dória acredita que ela não vai mudar o estilo de jogo do Glorioso.

- Todos os jogadores têm uma característica de jogar. Podemos perder em alguns pontos com a entrada do Renato, mas ganhamos em outros. Para nós, da zaga, não muda muito, pois quem entrar vai ajudar na marcação - disse o camisa 21.

GRÊMIO JOGA PENSANDO NO G4

Líder do Brasileirão, o Botafogo foi muito elogiado pelo adversário ao longo da semana. O embate, para o Grêmio, é visto como daqueles diretos na competição: se vencer, o tricolor gaúcho fica apenas um ponto atrás dos cariocas e, dependendo dos resultados paralelos, chega ao G4.

- Sempre temos que procurar os resultados para estar ali na frente. Os outros clubes querem também, é difícil. Mas é onde temos que estar - comentou o técnico Renato Gaúcho.

A equipe gremista ainda não está definida para o confronto. Apesar do técnico afirmar na sexta que Barcos jogaria, o argentino deixou o treinamento deste sábado com dores na coxa esquerda e fez exame de imagem. Será reavaliado no domingo para ver se tem condições de atuar. No meio-campo, Renato não revelou se joga Adriano ou Matheus Biteco. O primeiro foi titular contra o Atlético-PR, mas ficou de fora de duas atividades durante a semana, dando lugar ao garoto nos treinamentos.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X BOTAFOGO

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 14/7/2013 – 16h(de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)
Público pagante/renda:
Cartões Amarelos:
Cartões Vermelhos:

GRÊMIO: Dida, Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano (Matheus Biteco), Souza, Zé Roberto e Elano; Vargas e Bracos (Kléber) - Técnico: Renato Gaúcho

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Lodeiro, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques - Técnico: Oswaldo de Oliveira


Leia mais no LANCENET!

Oswaldo comemora aumento do número de jogadores no banco

 

Treinador, no entanto, não levará um time inteiro de suplentes para o jogo contra o Grêmio


Oswaldo de Oliveira - Treino Botafogo (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Oswaldo de Oliveira quer time indo pra frente
na Arena - (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Desde o início do ano, a Fifa aumentou o número de suplentes que os técncios podem levar para os jogos: de sete para 12.

Entretanto, a CBF enviou às Federações um documento solicitando a aplicação da diretriz da entidade máxima do futebol apenas no começo do mês. Assim, nesse domingo, no duelo contra o Grêmio, em Porto Alegre, o treinador botafoguense Oswaldo de Oliveira já usará a medida. Porém, o comandante disse em entrevista coletiva que não preencherá todos os espaços do banco:

- Acho ótimo esse aumento no banco. O treinador fica mais tranquilo, pois às vezes levamos jogadores a mais e ficamos na dúvida. Por exemplo, eu levava ou um lateral esquerdo ou um direito e, eventualmente, improvisava. Dessa forma, tenho mais tranquilidade. Agora 12 eu não vou levar nunca. Nessa viagem estou levando 20 jogadores (no total).

Oswaldo comentou também a possibilidade do atacante Elias, contratado junto ao Resende no mês de maio, entrar no decorrer da partida contra a equipe gaúcha.

- O Elias vai ao jogo sim. Está se adaptando a nossa forma de trabalhar. Nós o tiramos do treinamento (de sexta) para que se recupere e que eu possa utilizá-lo no domingo.

LANCENET!

Vitória fará Botafogo ter o melhor começo de Brasileiro na era dos pontos corridos

 

Recorde atual do Alvinegro foi alcançado na temporada 2005, quando fez 15 pontos nas primeiras sete rodadas da competição


Jefferson - Treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Saída de Jefferson contribuiu para queda do
Botafogo naquele ano (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Sair da Arena do Grêmio com os três pontos, neste domingo, não significará apenas a manutenção da liderança do Campeonato Brasileiro até a próxima rodada. Um triunfo na nova casa gremista fará com que o Botafogo supere o melhor início dele no Brasileirão na era dos pontos corridos, em 2005. A partida entre as equipes terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net.

Naquele ano, o Alvinegro disparou na liderança, comandado por César Prates, Alex Alves e Túlio e com o técnico Paulo César Gusmão no banco de reservas. O time chegou a 15 pontos, com cinco vitórias e duas derrotas – atualmente com 13, chegará a 16 em caso de vitória.

Entretanto, desentendimentos entre PC Gusmão e a diretoria da época culminaram com o pedido de demissão do treinador e a consequente queda do time – que ainda foi comandado por Paulo Bonamigo, Péricles Chamusca e Celso Roth naquele campeonato. Resultado: terminou a competição na nona posição, bem distante da vaga para a Copa Libertadores do ano seguinte.

Além da indefinição no banco de reservas, outro fator pesou para a queda do time naquele ano: a saída do goleiro Jefferson, negociado com o Trabzonspor (TUR) após se destacar nas rodadas iniciais da competição. Max, titular na campanha da Série B em 2003, assumiu o posto, mas não conseguiu manter o nível do atual camisa 1.

Agora, a esperança é que a história seja diferente e o rótulo de cavalo paraguaio, dado naquele ano, fique longe de General Severiano.

– Isso não existe (cavalo paraguaio). Jogamos sempre para ganhar. Nunca vou entrar para empatar. Não faço previsão disso. Vamos ganhar o máximo que puder. Mas claro que temos de contar com a derrota também. Sempre pensei assim. Temos de ser ousados, mas também ter responsabilidade – afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.

Enfrentar o Grêmio fora de casa talvez seja o desafio mais duro do Glorioso até o momento no Brasileiro. Superar esta dificuldade trará a confirmação de que este time do Botafogo é diferente dos outros.

LANCENET!

Na estreia de Renato Gaúcho na Arena, Grêmio recebe o líder Bota


No jogo de 16h deste domingo, gaúchos tentam diminuir para um ponto a diferença para os cariocas na tabela. Carol Portaluppi vai dar força ao pai



Carol Portaluppi visita a Arena do Grêmio com Renato (Foto: Wesley Santos/PressDigital)
Carol Portaluppi visita a Arena do Grêmio
com Renato (Foto: Wesley Santos/PressDigital)
Grêmio e Botafogo serão os protagonistas de um dos duelos mais esperados da sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Do lado gaúcho, um time impulsionado pelo retorno de Renato Gaúcho e sua estreia na nova Arena. Do outro, o líder da competição, comandado por um Seedorf em grande fase.

O confronto será neste domingo, às 16h (horário de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A filha do técnico, Carol Portaluppi, estará nas cadeiras ou nos camarotes. A vontade, entretanto, era estar na área da Geral, o que o pai não deve deixar.

- Na verdade, eu gostaria de assistir ao jogo na Geral. Mas meu pai não vai deixar, né? - contou ela durante a visita que fez ao pai no treinamento de sexta.

Durante a semana, os clubes trabalharam apenas visando ao confronto desta rodada. Enquanto o Grêmio usou o período para a ambientação entre Renato Gaúcho e os jogadores, no Botafogo as atividades foram intensas, com entradas fortes, numa forma de reproduzir o clima da partida. Se vencerem em casa, os gaúchos diminuem para um ponto a desvantagem na tabela. Os cariocas farão sua quarta partida como visitante, mas a segunda de fato na casa do adversário - antes, perderam para o Bahia em Sergipe e venceram a Ponte em Campinas e o Fluminense em Pernambuco.

Para o jogo deste domingo, os dois times apresentam poucos problemas. O Grêmio terá como desfalque certo apenas o volante Adriano. Já no Botafogo quem está fora é Gabriel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O jogo será transmitido pela TV Globo para Rio de Janeiro e Distrito Federal e acompanhado pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real e com vídeos exclusivos.

header as escalações 2
Grêmio: para sua segunda partida em seu retorno ao clube, Renato Gaúcho terá apenas um desfalque: o volante Adriano, que sente dores musculares. Em seu lugar entra o jovem Matheus Biteco. Barcos sentiu dores após o treino de sábado e não tem escalação confirmada. Se for vetado, dará lugar a Kleber. O provável time será: Dida, Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Matheus Biteco, Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Barcos (Kleber).

Botafogo: Oswaldo de Oliveira repetirá quase o time inteiro que venceu o Fluminense no último domingo. A única mudança será a entrada de Renato no lugar do volante Gabriel, suspenso. O provável time será: Jefferson, Lucas, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Lodeiro, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Grêmio: Jean Deretti e Adriano, ambos com lesões musculares, são os desfalques do Tricolor gaúcho.
Botafogo: Cidinho sofreu uma operação no joelho esquerdo, Rodrigo Defendi está com dores musculares, e Gabriel está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Grêmio: Adriano e Zé Roberto.
Botafogo: Lucas, Marcelo Mattos e Renan.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Paulo Cesar Oliveira (SP) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP). Esse será o segundo jogo do árbitro no atual Brasileirão. O primeiro foi Flamengo 2 x 2 Coritiba, em que aplicou quatro cartões amarelos, nenhum vermelho e deu 24 faltas e um pênalti. O campeonato tem média de 4,1 amarelos, 0,2 vermelho, 33 faltas e 0,2 pênalti por partida.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Grêmio: apesar de levar ampla vantagem no confronto no Olímpico, o Grêmio não vence o Botafogo em seu estádio desde 2010. Nas últimas duas vezes em que se encontraram, perdeu por 1 a 0, em 2011, e empatou por 1 a 1, no ano passado. O curioso é que a última vitória, por 3 a 0, em 2010, foi justamente com Renato Gaúcho no comando da equipe. O Grêmio ainda não perdeu em casa neste Brasileirão: foram três jogos, com duas vitórias e um empate. O time tem se mostrado versátil na hora de marcar gols: o artilheiro da equipe no ano é Zé Roberto, com oito; depois, aparecem Barcos e Elano empatados com seis, cada. Ao todo, 15 jogadores diferentes já marcaram gols este ano pelo Tricolor.

Botafogo: é o time que menos roubou bolas no Brasileirão, com apenas 59 recuperações, e pode ter esse desempenho ainda mais prejudicado sem o volante Gabriel, suspenso para a partida. O Glorioso ainda tem um alto número de faltas cometidas (média de 19 por jogo), o que deve ligar o alerta contra uma equipe com um bom cobrador de bola parada, Zé Roberto, e jogadores altos, como Barcos, Werley e Bressan. A seu favor, o Botafogo conta com o fato de ter perdido apenas duas partidas em todo o ano (contra Flamengo, no Carioca, e Bahia, neste Brasileiro).

header_na_historia (Foto: arte esporte)







Em 2010, Grêmio e Botafogo se enfrentaram no turno e deu Botafogo (1x0). Já no returno, juntamente com o Atlético_PR, os times chegaram à última rodada do Campeonato Brasileiro brigando por uma vaga na Libertadores do ano seguinte. E os dois times se enfrentaram justamente na 38ª rodada, a de encerramento do Brasileirão. Com gols de André Lima, Jonas e Douglas, e sob o comando de Renato Gaúcho, o Grêmio venceu o Botafogo de Joel Santana por 3 a 0 no Olímpico e garantiu sua vaga para a competição sul-americana em 2011. Veja a ficha do jogo na Futpédia clicando aqui.

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre