Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

'Quatro ou cinco reforços': Castro mira planejamento do Botafogo para 2023



Treinador elogia elenco atual, mas considera que precisa de nomes de qualidade para alçar voos maiores



Desde a chegada do técnico Luís Castro ao Botafogo, foram feitas diversas contratações, e o time já teve muitas caras e formações, com 44 jogadores utilizados na Era Textor. Em entrevista ao Seleção Sportv desta sexta-feira, o português revelou o desejo de contar com quatro ou cinco reforços de qualidade para a próxima temporada.


+ Leia mais sobre o Botafogo




Castro responde que deseja contar com quatro ou cinco jogadores de qualidade (https://ge.globo.com/sportv/programas/selecao-sportv/video/castro-responde-que-deseja-contar-com-quatro-ou-cinco-jogadores-de-qualidade-11027799.ghtml)


O técnico considera que o elenco está perto do ideal, mas necessita de nomes de qualidade para elevar o nível e buscar objetivos mais altos.


- Eu gostaria que na próxima temporada fosse abordada com quatro ou cinco jogadores de qualidade que aumentem o nível da equipe. Sabemos que contexto gera comportamento. Acho que uma equipe só pode ser mais competitiva se entrarem jogadores dessa qualidade. Temos quantidade, mas não sou adepto da quantidade, sou adepto da qualidade.





Botafogo x Coritiba: Luis Castro e Junior Santos — Foto: André Durão


Mas o técnico reforça que é importante o prosseguimento da reestruturação do clube nos diversos setores que envolvem o futebol.


- O cenário idela é ter melhor infraestrutura, é ter uma continuidade da organização do Botafogo. É fundamental todos que trabalham no Botafogo sentirem o peso da organização. E depois, a continuidade do investimento do elenco, com aumento da qualidade - concluiu.


O Botafogo volta a campo no próximo domingo, quando vai receber o Internacional, às 18h, no estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro.


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Escalação do Botafogo: sem Rafael e Saravia, time terá novidade na lateral direita



Luis Castro pode improvisar Lucas Mezenga na função; Jeffinho volta de suspensão e está à disposição




O Botafogo precisará de mudanças para o jogo contra o Internacional. Para a partida deste domingo o técnico Luis Castro não terá Rafael e Saravia à disposição, ambos com lesões musculares e a tendência é que o técnico improvise Lucas Mezenga na função. Já treinando com o grupo, Daniel Borges também aparece como opção, mas deve começar no banco de reservas.


Outro desfalque é o zagueiro Cuesta. Emprestado pela equipe gaúcha, o Botafogo precisaria pagar uma multa para tê-lo em campo.





Elenco, Botafogo, Luís Castro, treino, Espaço Lonier — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Por outro lado, se tem desfalques, o Botafogo também tem um retorno importante. O atacante Jeffinho volta de suspensão e está à disposição de Luís Castro. Ele disputa a vaga com Victor Sá.


Rafael e Saravia não participaram da atividade desta sexta. Daniel Borges, por sua vez, tem treinado com a equipe, mas como não atua há dois meses ainda é a tendência é que comece como reserva. Lucas Fernandes realizou tratamento na fisioterapia.


Com isso, a provável escalação tem: Gatito; Lucas Mezenga, Kanu (Philipe Sampaio), Adryelson e Marçal; Tchê Tchê, Eduardo e Gabriel Pires; Jeffinho (Victor Sá), Júnior Santos e Tiquinho.




Gols e vitórias: Tiquinho Soares conquista torcida do Botafogo (https://ge.globo.com/video/gols-e-vitorias-tiquinho-soares-conquista-torcida-do-botafogo-11023735.ghtml)


Com mais de 15 mil ingressos vendidos, Botafogo e Internacional se enfrentam no Nilton Santos, às 18h, no Nilton Santos, pela 32ª rodada do Brasileirão.


+ Leia mais notícias do Botafogo



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro

Matemático revela pontuação para o Botafogo se classificar à Libertadores



Ao LANCE!, Tristão Garcia, do Infobola, afirma que Botafogo precisa de 'campanha de campeão' para chegar à Libertadores





Tiquinho Soares é uma das esperanças do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Com a recente boa fase no Brasileirão, o Botafogo mudou o foco para uma vaga em competições internacionais e traz a calculadora à tona para fazer contas por uma possível vaga na Taça Libertadores do ano que vem.


+ Presidente do Botafogo revela que Textor tentou contratar Pedro, do Flamengo


A missão não é nada fácil. Ao LANCE!, o matemático Tristão Garcia, dono do Infobola, site especializado em cálculos de chances e estatísticas dos times brasileiros, passou um "número mágico" para o Alvinegro ficar no G6, zona que vai garantir uma vaga direta para a Taça Libertadores.

- É difícil, viu? Porque muitos outros times estão adiantados e na frente. Mas 61 pontos te garante entre os seis primeiros colocados, quase certo isso. Mas confunde muito a cabeça das pessoas porque abrir mais vagas, o Flamengo se vencer os dois campeonatos (Copa do Brasil e Libertadores) dá mais vagas, o Corinthians também... É provável que tenhamos seis vagas diretas - afirmou.

Como três clubes que estão no G6 participam das finais da Copa do Brasil e Libertadores, a tendência é que mais duas vagas sejam abertas para o Campeonato Brasileiro. O cálculo para garantir uma vaga via G8 é um pouco menor.

- Não calculei para G8, mas é mais ou menos 50% do total de pontos (do Brasileirão). Então, isso dá 58 pontos. É aproximado. G8 é para fazer metade dos pontos. O Botafogo está muito atrasado, perdeu muito tempo. É difícil voltar para a Libertadores depois que teve uma situação de risco, mesmo que pequena - completou Tristão.

Todos os jogos precisam ser encarados como 'finais', mas Tristão deu a letra sobre qual é a partida mais importante para o Botafogo nesta fase: contra o Atlético-MG, no Mineirão, na 36ª rodada.

+ Botafogo cogita Adidas como fornecedora para o uniforme; John Textor deseja 'padronizar' clubes


- Tem que perseguir os mineiros. Abaixo não adianta olhar. O Botafogo está buscando a última vaga. O jogo contra o Atlético-MG é preciso ganhar, mas antes tem outros compromissos. Tem que fazer uma campanha de campeão, coisa de dois pontos por jogo. O Bragantino não pode ser adversário do Botafogo, tem que olhar para cima. O América e o Atlético estão mais perto - classificou.

De acordo com o exposto pelo matemático, o Botafogo precisa de 18 pontos em 24 pontos possíveis para garantir o G6 e 15 para o G8. Isso dá, respectivamente, 75% e 62,5% de aproveitamento. O atual número do Glorioso é de 46,2%.

- É fazer o que o Palmeiras faz o campeonato inteiro, mas em sete jogos. É planejamento, o campeonato de pontos corridos é muito longo. É para fazer campanha de campeão - finalizou.



E MAIS: Botafogo x Internacional: torcida prepara mosaico para jogo no Nilton Santos
Ex-chefe de arbitragem da CBF ironiza áudio do VAR em Corinthians x Flamengo
Mauro Cezar analisa postura do Corinthians contra o Flamengo e critica 'cortina de fumaça'
Flamengo x Corinthians: Léo Pereira desmente declaração de Roger Guedes sobre possível pênalti
Karoline Lima detona Militão e promete expor atleta: 'Vamos para a briga'



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Adryelson, o zagueiro do Botafogo que prefere marcar e não comete falta há sete jogos



Zagueiro conta brincadeira dos colegas, que dizem que ele erra o passe no bobinho só para ficar no meio e afirma ter orgulho de si mesmo por jogar profissionalmente mesmo saindo do interior do Maranhão



Adryelson é um dos únicos jogadores de futebol profissional que saiu da pequena cidade de Barão de Grajaú, no interior do Maranhão, com menos de 20 mil habitantes. Orgulhoso de si mesmo e da trajetória que já construiu até aqui, o zagueiro de 24 anos já foi goleiro e até pivô no futsal quando garoto. O segredo para as sete partidas seguidas sem cometer faltas pode estar justamente em saber como um atacante se movimenta em campo.


Não que seja algo que o defensor tente evitar, mas apenas acontece. Além de ter sido atacante no futebol de salão quando menino, Adryelson também observa muitos vídeos dos adversários para ter uma noção do que fazem ou deixam de fazer. Outra forma que tem funcionado também é errar o passe na hora do bobinho para ter que ficar no centro da roda e marcar os colegas. Pelo menos é isso que brincam os companheiros.


- Não é evitar fazer falta, até porque se for pegar meus números dentro de campo eu disputo bastante bola, tiro bastante. Eu não evito fazer falta, é consequência dos jogos em que o juiz não dá uma falta ou outra mas eu não evito. Isso vem do meu trabalho no dia a dia. Às vezes os meninos até brincam comigo que eu prefiro errar um passe para ir no bobinho marcar. Graças a Deus estou esses sete jogos sem fazer falta e espero continuar.


+ Sequência do 1º turno pode garantir Botafogo no G-8 do Brasileirão



Eleito "Craque do Jogo", Adryelson parabeniza grupo, comemora troféu e vitória do Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/eleito-craque-do-jogo-adryelson-parabeniza-grupo-comemora-trofeu-e-vitoria-do-botafogo-10975723.ghtml)


+ Presidente do Botafogo diz que Textor tentou tirar Pedro do Flamengo


O camisa 34 do Botafogo conversou com a reportagem do ge no Espaço Lonier após um dos treinos preparatórios para o jogo contra o Internacional. Zagueiro raiz, Adryelson joga com a camisa para dentro do calção e de chuteira preta por gosto. De acordo com ele, faz com que o adversário tenha mais respeito e ajuda entrar em campo mais confiante.


A idade ainda permite a ele sonhar na carreira. Com Thiago Silva e Sergio Ramos como principais referências, ele espera chegar tão alto quanto a impulsão de 58 centímetros (que o faz chegar a 2,4 metros de altura) permite. No mundo ideal, Adryelson em cinco anos se vê na seleção brasileira e disputando a Liga dos Campeões.


Fora de campo, o zagueiro também precisa acertar a hora do bote. Junto com Tchê Tchê e outros companheiros de Botafogo, gosta de jogar online e necessita ter a mira em dia para as partidas de tiro no videogame.


+ Marçal revela que Rafael voltará a jogar pelo Botafogo ainda em 2022





Adryelson salta muito do chão para cabecear na vitória por 1 a 0 em cima do Goiás — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Botafogo conversa com bancos em busca de parceiro


Para o jogo com o Internacional, na próxima rodada, Adryelson não deve ter a presença de Cuesta ao lado já que o Botafogo não pretende pagar R$ 1 milhão ao Inter, que emprestou o argentino naturalizado brasileiro. Apesar de não poder contar com o principal parceiro de zaga nos 10 jogos que tem, ele garante que o entrosamento com todos os companheiros é ótima, principalmente pelo diálogo que conseguem ter.


- A convivência é muito boa entre todos né? A gente tem esse elemento muito bom a gente está criando uma família né? Então o nosso dia a dia é muito importante porque isso agrega para o jogo né? No dia a dia a gente sempre conversa bastante. Não só eu com o Cuesta mas com Kanu, Sampaio, Carli. Essa comunicação é muito importante. Pra que a gente possa chegar no jogo e fazer um jogo bem comunicado sempre um com o outro. E isso é muito importante pra gente.


Com Adryelson como provável titular, o Botafogo enfrenta o vice-líder Internacional no domingo, às 18h (de Brasília), no Nilton Santos, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Bota é o nono, com 43 pontos e está a dois do oitavo colocado, América-MG.


Outros temas da conversa com Adryelson

Objetivo no Brasileirão

- O nosso objetivo é um só e estamos trabalhando pra que aconteça isso. O sonho não está tão distante de buscar uma Pré-Libertadores ou então a Libertadores. Isso é muito importante pra gente também e a gente vai trabalhar muito pra que isso aconteça. E espero dar muita alegria pros torcedores do Botafogo também.


+ Botafogo de Tiquinho só fica atrás do Palmeiras nos últimos sete jogos





Gols e vitórias: Tiquinho Soares conquista torcida do Botafogo (https://ge.globo.com/video/gols-e-vitorias-tiquinho-soares-conquista-torcida-do-botafogo-11023735.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


Poucos gols sofridos no segundo turno

- Creio mais que é parte da comunicação de campo um com o outro, um correndo pelo outro. Isso é bastante importante para que a gente não possa tome muitos gols. Vai do treino até o jogo. Estamos evoluindo cada vez mais nessa parte, trabalhando para não sofrer gol e para fazer também. Estamos juntando os dois e está vindo o resultado. Tanto que estamos ganhando e não sofrendo gol às vezes. Isso é fruto de muito trabalho.


Infância em Barão de Grajaú, interior do Maranhão

- Já jogava bola desde pequeno. Tinha uma quadra no meu bairro ou então jogava no meio da rua. Às vezes a gente juntava o pessoal do bairro, tinha um espaço quase do lado da minha casa, cada um pegava uma enxada, capinava o terreno e fazia um campinho de areia. A gente brincava até chegar em casa todo preto e sujo de areia (risos). A gente acordava e como a quadra estava meio abandonada, todo mundo limpava cedo - seis horas da manhã. Passava em casa, comia, voltava e ficava até às seis da noite.


Sensação ao olhar para a própria trajetória

- Eu sinto muito orgulho de mim. Sinto muito orgulho porque não é fácil sair da onde eu onde eu saí. Um jogador de Barão de Grajaú não é fácil. Agradeço muito a Deus pela oportunidade que ele me deu de estar representando a minha cidade e a minha família. Isso é muito gratificante. É muito gratificante chegar na cidade e ver o carinho do pessoal e dos molequinhos que se inspiram em mim. Não só em mim mas também em outros jogadores que não tiveram tanto tanta oportunidade quanto eu.


Chegada ao Botafogo

- Eu converso bastante com a minha esposa sobre isso, porque foi uma uma proposta muito rápida que apareceu, né? Estávamos de férias em meio à turbulência sobre o meu fim de contrato no Recife. Estávamos olhando apartamento, terreno, essas coisas e do nada apareceu a proposta do Botafogo. Sentamos, conversamos com os amigos mais próximos e os familiares. Oramos bastante sobre essa decisão que tinha que tomar rápido. E foi uma proposta muito boa. Para mim e para o clube também. E eu sou muito grato por terem vindo atrás de mim.


Carinho da torcida

- Agradeço pelo carinho que estão tendo comigo. Creio que isso é fruto do meu trabalho no dia a dia e do meu jogo após jogo, né? Venho criando uma identidade aqui no clube. Agradeço muito pelo carinho deles. Isso me dá mais motivação ainda para mostrar meu trabalho.


- Sou muito tranquilo com isso até porque não quero que isso interfira no meu trabalho no dia a dia para não deixar subir para a cabeça. Sou muito tranquilo sobre isso. Agradeço pelo carinho deles. Mas é continuar trabalhando e focado pra que a gente possa conseguir nossos objetivos.


Grupo sem vaidade

- Não tem rivalidade ali. A gente sempre conversa bastante. Sempre brincamos um com o outro. Mas isso (vaidade) não pode acontecer dentro de um grupo que é tão bom como o da gente. Isso jamais vai acontecer. Esse entrosamento que a gente tem aqui fora de campo é muito importante, sabe? Então, a cada dia, a cada treino a gente está mostrando isso e também levando pro jogo.


Trabalhar com Luís Castro

- Está sendo muito bom trabalhar com ele. Estou aprendendo a cada dia. A cada treino e a cada jogo estou aprendendo coisas novas com ele também. Está sendo muito importante para a minha carreira. Essa é a segunda vez que trabalho com treinador português. Os treinos são muito intensos mesmo. Ele está sempre orientando a gente, sempre falando dentro de campo, que é o mais importante, né? E estamos levando isso para dentro de campo também. Está sendo bem importante essa participação dele com a gente.



Expectativa para o jogo de domingo

- Espero que a gente possa estar lá com a torcida lotando o estádio e a gente fazer um grande jogo. Buscar esses três pontos que é muito importante para nós nesse momento. Espero carinho de toda nossa torcida no jogo de domingo.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Davi Barros, Sergio Lobo e Sofia Miranda — Rio de Janeiro