Páginas

sábado, 26 de outubro de 2013

Atuações: Jefferson e Julio Cesar são os melhores em vitória do Botafogo


Goleiro faz boas defesas e lateral-esquerdo marca o gol da vitória simples no Maracanã. Atacante Diego Tardelli é o destaque do Atlético-MG







JEFFERSON - GOLEIRO
Ótima atuação. Fez boas defesas em momentos importantes do jogo.
Nota: 7,5

EDÍLSON - LATERAL-DIREITO
Jogou muito bem pelo lado direito. Só vacilou ao errar um passe fácil para Sassá que poderia matar o jogo para a equipe alvinegra no fim.
Nota: 7,0

BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Atuação segura. Controlando bem o jogo pelo alto e travando bom duelo com Jô.
Nota: 6,5

DÓRIA - ZAGUEIRO
Voltou a jogar bem, em sintonia com o companheiro. Conseguiu três roubadas de bola na partida.
Nota: 6,5

JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Apoiou tão bem quando Edílson, e teve mérito de fazer um bonito gol.
Nota: 7,5

MARCELO MATTOS - VOLANTE
Muita raça e esforço na marcação.
Nota: 6,5

GABRIEL - VOLANTE
A equipe sentiu sua falta nos últimos jogos. Trouxe mais dinâmica ao meio-campo alvinegro. Deu o passe para o gol de Julio Cesar.
Nota: 7,0

GEGÊ - MEIA
Jogou adiantado pelo lado esquerdo, mas foi irregular durante a partida.
Nota: 6,0

OCTÁVIO - MEIA
Entrou no fim.
Sem nota

SEEDORF - MEIA
Foi razoável tecnicamente, mas foi importante ao exercer sua liderança e comandar o posicionamento da equipe em campo.
Nota: 6,5

LODEIRO - MEIA
Entrou no lugar de Seedorf, mas ainda não foi o jogador que a torcida se acostumou a ver no primeiro semestre.
Nota: 6,0

RAFAEL MARQUES - MEIA
É muito mais jogador vindo de trás. Organizou bem a equipe desta maneira.
Nota: 7,0

ALEX - ATACANTE
Tímido no ataque. Perdeu gol feito logo no início da partida.
Nota: 5,0

SASSÁ - ATACANTE
Substituiu Alex e mostrou-se muito afoito. Desperdiçou alguns contra-ataques.
Nota: 5,0

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Com Libertadores como 'obrigação', Bota bate o Galo e reencontra a vitória


Com gol de Julio Cesar, cariocas conquistam triunfo apertado diante de cobrança da torcida. Mineiros continuam em oscilação no campeonato




estatística

finalizações

O Galo, mesmo com menos posse de bola (42%), finalizou mais: 15 contra 14 do Bota. Mas foram só cinco na direção do gol (e quatro dos cariocas).


bom retorno

Gabriel

O volante, ausente nos últimos seis jogos por lesão, voltou bem. Iniciou o jogo na vaga de Renato, deu assistência para o gol e roubou duas bolas.


termômetro


O atacante foi anulado no primeiro tempo e não concluiu a gol. No segundo, melhorou após a entrada de Guilherme e criou as principais chances.

"#Libertadores é obrigação". Três dias depois da eliminação do Botafogo na Copa do Brasil, a torcida levou o recado ao Maracanã para exigir que o time termine o Campeonato Brasileiro na zona de classificação para o principal torneio da América do Sul em 2014. E os jogadores corresponderam à expectativa. Na noite deste sábado, o Alvinegro carioca esteve longe de repetir suas melhores atuações na competição, mas derrotou o Atlético-MG por 1 a 0 e reencontrou o caminho das vitórias depois de três partidas.

Com gol de Julio Cesar, o time dormirá em terceiro lugar, com 53 pontos - provisoriamente são sete de vantagem dentro do G-4, para alegria do público de 6.472 pagantes (10.743 presentes, com renda de R$ 176.180).

- Esse grupo sabe se superar. Todo mundo cai, e é preciso saber levantar. E não demorar muito para levantar. O adversário é muito forte, foi uma vitória importante. Estamos juntos, somos todos profissionais, e cada um tem que ter consciência do que tem que fazer para ajudar o grupo. Temos a vontade de fazer história nesse clube, então vamos brigar até o final por esse lugar no G-4 - afirmou Seedorf, que foi aplaudido ao ser substituído no segundo tempo.

Assim como a torcida adversária, o Galo, cumprindo tabela no Brasileiro com 45 pontos, também está com a cabeça em outro torneio: o Mundial de clubes, que será disputado em dezembro, no Marrocos. Mas o período que serve de teste levanta uma preocupação com a oscilação: nos últimos sete jogos, foram dois empates, duas vitórias e três derrotas. Neste sábado, mesmo com Marcos Rocha, Josué, Diego Tardelli e Luan voltando de suspensão, o time foi irregular. Além disso, segue com um longo jejum diante do Botafogo no Maracanã: já são 28 anos, ou oito partidas, sem triunfo sobre o rival.

O técnico Cuca reconheceu que faltou motivação aos atleticanos no Maracanã e pediu reação:

- Foi hoje assim, mas não podemos achar que foram todos. Contra o Atlético-PR, o time foi até melhor. Contra o Flamengo foi desfigurado e jogou bem. Mas faltou algo mais, uma vontade maior de vencer o adversário. Temos que melhorar para acabar o campeonato em melhor posição e em um bom momento para o Mundial. Que a gente melhore.

Botafogo e Atlético-MG agora terão uma semana inteira para se prepararem para a próxima rodada. O Glorioso só volta a campo no outro domingo, dia 3 de novembro, quando visitará o Goiás, às 17h, no Serra Dourada. Jà o Galo joga um dia antes, no sábado, contra o já rebaixado Náutico, às 21h, no Independência.

Julio Cesar recebe um abraço de Rafael Marques na comemoração (Foto: Satiro Sodré / SSPress)

Torcidas comemoram contra o Cruzeiro

Novidade da escalação do Botafogo, Alex tentou dar ao ataque do Botafogo o que estava em falta com Lodeiro: mais movimentação. Motivado com a oportunidade de titular, o atacante ganhou divididas e tirou tinta da trave numa chance cara a cara com Victor, aos sete minutos. Mas o ritmo caiu tão rápido quanto surgiu. E o time, maior finalizador da competição antes da rodada, se via concluindo menos que o adversário num jogo aberto. Com os retornos de Diego Tardelli e Luan após cumprirem suspensão, o Atlético-MG voltou a ter velocidade de sobra à frente e deu trabalho a Jefferson.

Em duas oportunidades, o botafoguense teve que sair nos pés de Fernandinho e Tardelli para evitar as finalizações. Numa delas, o segundo conseguiu o cruzamento na área com o gol vazio, mesmo com o goleiro fechando o ângulo, mas não chegou na cabeça de Jô. O centroavante, aliás, destoou dos companheiros. Errou passes e não deu um chute sequer. E num primeiro tempo em que o mais perto que a bola chegou da rede foi numa cobrança de falta de Edílson no travessão, as duas torcidas só vibraram quanto o telão do Maracanã anunciou a virada do Criciúma sobre o líder Cruzeiro. Os alvinegros cariocas ainda sonhando com o título, e os mineiros, tirando onda com o maior rival.

Gabriel e Julio Cesar dão motivo para festa do Bota


Alex tentou, não resolveu e foi substituído logo no início da etapa final por Sassá. Mas a segunda novidade da escalação do Botafogo teve mais estrela. Gabriel, que voltou de contusão e barrou Renato, foi bem tanto na marcação quanto no ataque. Ele, que já havia servido Seedorf num chute perigoso no primeiro tempo, foi o garçom de Julio Cesar no gol. Após tabelinha, o lateral saiu cara a cara com Victor e chutou duas vezes para abrir o placar e dar um bom motivo para a torcida comemorar, já que no Mineirão o líder Cruzeiro virava sobre o Criciúma (terminou 5 a 3). O gol saiu num momento em que o Atlético-MG estava melhor em campo. E continuou.

Disperso no primeiro tempo, Jô demorou, mas entrou no jogo. Especialmente depois da entrada de Guilherme no lugar de Luan. O centroavante passou a receber mais a bola, apareceu com os pés e com a cabeça dando trabalho para Jefferson e ainda colaborou com passes para os companheiros finalizarem. Mas Fernandinho e Tardelli estavam com a mira pra lá de torta. Cuca renovou a marcação com Leandro Donizete no lugar de Josué e foi para o tudo ou nada com Neto Berola na vaga de Junior Cesar. Mas o Botafogo segurou a suada vitória. Octávio substituiu Gegê para ganhar tempo, e diferentemente da eliminação na Copa do Brasil, Seedorf deixou o campo aplaudido dessa vez para a entrada de Lodeiro. E os botafoguenses voltaram a sorrir.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Botafogo vence Atlético-MG em casa e resgata a confiança da torcida


Gol de Julio Cesar dá a vitória por 1 a 0 sobre Galo, na noite deste sábado, pelo Brasileiro. Equipe de Oswaldo de Oliveira 'dorme' no terceiro colocado e seca o Atlético-PR

Atletas do Fogão celebram gol de Julio Cesar
 (Foto: Ricardo Ramos/LANCE!Press)
Durou pouco a desconfiança da torcida do Botafogo em relação à equipe. Diante de um Atlético-MG que demorou a acordar em campo, os alvinegros cariocas venceram por 1 a 0 o duelo da noite deste sábado, no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Julio Cesar fez o gol que deixou a equipe com 53 pontos na classificação. Com isso, o time "dorme" na terceira colocação e continua a se firmar na briga pelo G4. Os atleticanos estacionam nos 45 pontos e podem cair até para o nono lugar.

Os cariocas voltarão a campo pelo Brasileirão no próximo sábado, dia 2 de novembro, diante do Goiás, no Serra Dourada, às 19h30. No mesmo dia, o Atlético-MG receberá o Náutico, no Independência, às 21h.

BOTAFOGO DOMINA FRACA ETAPA INICIAL

"Meu Botafogo não é covarde" e "Libertadores é obrigação": alguns dos reflexos da arquibancada após a eliminação do Botafogo com goleada por 4 a 0 para o Flamengo na Copa do Brasil, na quarta-feira. Em campo, o técnico Oswaldo de Oliveira mostrou que os resquícios do clássico do meio de semana foram maiores, com as barrações de Renato e Lodeiro, para as entradas de Gabriel e Alex, respectivamente.

Os primeiros minutos deixaram o torcedor otimista no Maracanã. Com mais posse de bola, os botafoguenses tiveram sua primeira chance aos sete. Gegê lançou Alex, que avançou livre, mas concluiu nos pés de Victor. O Galo respondeu em finalização rasteira de Josué rente à trave e em ótima arrancada de Diego Tardelli, que explodiu na zaga. No entanto, aos poucos, o time visitante foi esbarrando em erros de passe.

Com Seedorf apagado e a equipe pecando demais nas jogadas, o Botafogo voltou a ter oportunidades apenas na bola parada. Edílson cobrou falta que parou no travessão de Victor. Depois, em cobrança de escanteio, Bolívar concluiu para Leonardo Silva rechaçar.

JULIO CESAR DECRETA VITÓRIA

O Botafogo voltou do intervalo mandando no jogo. E, aos sete minutos, a equipe encontrou o caminho do gol. Julio Cesar encontrou uma brecha na esquerda e adentrou a área. Após tabela com Gabriel, o lateral-esquerdo tocou na saída de Victor para abrir o placar.

A vantagem mínima fez a equipe carioca recuar e "chamar" o burocrático Atlético a se lançar à frente. Após duas finalizações de Diego Tardelli por cima do travessão, Jefferson brilhou, salvando uma cabeçada e uma finalização rasteira de Jô.

A pressão da equipe de Cuca seguiu intensa - em especial após a entrada de Neto Berola no lugar do lateral-esquerda Junior Cesar - e resultou em bom chute de Leandro Donizete, salvo por Jefferson. Mas, desta vez, o Maracanã trouxe um final feliz para um jogo do Botafogo.


FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 X 0 ATLÉTICO-MG


Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e hora: 26 de outubro de 2013, às 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Público e renda: R$ 176.180,00 / 6472 pagantes
Cartão Amarelo: Dória (BOT); Emerson (ATL)
Cartão Vermelho: Nenhum
Gol: Julio Cesar, 7'/2ºT (1-0)

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória, Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Gegê (Octávio, 40'/2ºT), Seedorf (Lodeiro 23'/2ºT), Rafael Marques; Alex (Sassá, 11'/2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Emerson, Junior Cesar (Neto Berola 33'/2ºT); Pierre (Leandro Donizete 11'/2ºT), Josué, Luan (Guilherme 15'/2ºT), Diego Tardelli, Fernandinho; Jô.Técnico: Cuca.

Fonte Lancenet

Em momento delicado, Botafogo precisa evitar erros que provocaram fracassos no passado


Botafogo e Atlético-MG duelam neste
sábado (Foto: Gil Leonardi/ LANCE!Press)
O Botafogo entra em campo neste sábado, contra o Atlético-MG, às 18h30, no Maracanã, em partida que terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net com as missões de vencer e também exorcizar o fantasma dos fracassos dos últimos anos, justamente na reta final do Campeonato Brasileiro.

Ao longo desta temporada, sempre que questionado em momentos delicados, o elenco atual fazia questão de frisar que não poderia ser cobrado por resultados anteriores, já que o grupo é diferente. Mas, após o massacre sofrido diante do Flamengo, na Copa do Brasil, as dúvidas sobre a capacidade de decisão da equipe voltaram à tona. Por isso, nada mais adequado ao Alvinegro do que conquistar a vitória e ganhar um pouco de tranquilidade na busca por uma vaga na Libertadores de 2014.

Há 17 anos sem disputar a mais importante competição do continente, o Botafogo esteve próximo de terminar o Brasileirão no G4 em edições recentes, mas fracassou. Em 2007, 2010 e 2011, o Glorioso animou a torcida com boas campanhas até o fim do campeonato nacional, entretanto, vacilou na hora decisiva e acabou fora do grupo dos classificados.

Fonte Lancenet

Com objetivos distintos, Botafogo e Atlético-MG se enfrentam no Maracanã


Enquanto equipe carioca deseja manter-se no G4 e garantir a vaga na Copa Libertadores do ano que vem, o Galo segue usando o Brasileiro como preparação para o Mundial




Equipes alvinegras se enfrentam
neste sábado, às 18h30
Enquanto um vive momentos de tensão, o outro está relaxado e ansioso para que dezembro chegue. Botafogo e Atlético-MG se enfrentam neste sábado, às 18h30, no Maracanã, com pensamentos bem diferentes.

Os cariocas estão no quarto lugar do Campeonato Brasileiro, com 50 pontos, e briga para se manter no G4 e garantir a vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Enquanto isso, o clube mineiro segue usando o Brasileirão como treino de luxo para o Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Marrocos.

SONHO COM TÍTULO, APESAR DA DIFICULDADE



Atualmente, o Glorioso está com uma grande distância para o líder Cruzeiro. São 12 pontos de diferenças entre as equipes. Contudo, existe ainda quem sonhe com o título brasileiro dentro do elenco, apesar do discurso principal ser o de garantir a vaga na Libertadores o mais rápido possível.

Para o duelo, o técnico Oswaldo de Oliveira contará com o retorno do lateral-direito Edilson, um dos destaques do time no Brasileirão. Além disso, existe a chance do volante Gabriel - recuperado de uma lesão na coxa direita - voltar ao time. Caso ele seja escalado como titular, Renato vai para o banco de reservas.

- Sabemos que uma vitória nos deixa na segunda posição. Não podemos ficar esperando o São Paulo ganhar a Sul-Americana e virar um G3. Temos que pensar até o fim em título, mas sabemos da dificuldade. Terminando em segundo lugar, você não entra em pré-Libertadores e fica em boa condição para 2014. Queremos ganhar essa vaga o mais rápido possível - disse o zagueiro Bolívar, um dos líderes do elenco alvinegro.

GALO QUER RETA FINAL PERFEITA


O Atlético-MG, dentre os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro, é, provavelmente, o único que não luta por nada. Mas, para o técnico Cuca, o jogo diante do Botafogo tem grande importância, sim: para terminar bem o Brasileirão e seguir confiante para o Mundial de Clubes.

– Se tivesse o Mundial na semana que vem, dávamos alguma acelerada no processo. É seguir nessa batida, fazer bons jogos e tentar vencer todos os últimos oito jogos – disse o treinador.

Com a recuperação de Ronaldinho andando de vento em popa, e a pré-lista de 35 jogadores mandada para Fifa, o pensamento na Cidade do Galo está em Marrocos. Mas vencer o Fogão significa passar por um time que está motivado a apagar a eliminação para o rival Flamengo na Copa do Brasil.

Cuca crê em um Galo preparado para vencer o Alvinegro carioca pela primeira vez em 2013, depois de três confrontos, dois empates e uma derrota.

– Isso (eliminação do Botafogo) tem os dois lados, o lado que dá uma abalada e o outro é que resta apenas uma competição para o Botafogo, que irá com toda força e energia para isso. É engano achar que o Botafogo desanimou. Vai com toda a força para chegar na Libertadores direto. É um jogo decisivo e complicado – completou.

Fonte Lancenet