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domingo, 8 de março de 2020

Mais sócios, novos parceiros e internacionalização da marca: Honda mexe com o Botafogo


Chegada do meia japonês faz Alvinegro reestruturar página de sócios-torcedores, se aproximar de patrocinadores e planejar ações para além do território brasileiro


O efeito Keisuke Honda mexeu com as estruturas não só da torcida do Botafogo, mas fez com que o clube se organizasse internamente para aproveitar a imagem do ídolo japonês. Números referentes ao último mês comprovam que a contratação vai além das quatro linhas. Por isso, novas ações têm sido planejadas para que o Alvinegro colha frutos com a ajuda do meia de 33 anos.


+ Com febre, Honda é dúvida para enfrentar Paraná


O novo olhar do departamento de marketing começou já na recepção de Honda no aeroporto do Galeão, no dia 7 de fevereiro, quando, em parceria com a Brahma, foram distribuídas faixas de cabeça e bandeiras para os torcedores. A marca ainda fabricou latas de cerveja especiais para o evento de apresentação do japonês no dia seguinte.


Na apresentação, aliás, já foi perceptível que a vinda do meia poderia colocar o Botafogo em um nível mais acima. Com cerca de 13 mil pessoas no estádio e mais de 100 jornalistas, sendo metade ou japoneses ou de agências internacionais, o Alvinegro teve um sábado de notória visibilidade. O clube ainda fechou parcerias pontuais com as empresas Nipo Brasileira e Sushi Rão, que ainda conversam para futuros acordos.



Honda domina a bola na cabeça durante a apresentação no Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Produtos temáticos


A primeira ação do marketing alvinegro em parceria com a Kappa foi a produção de camisas personalizadas com o nome de Honda em japonês, o número 4 e as bandeiras do Brasil, Japão e do Botafogo.


A aceitação foi muito boa e, já na primeira semana, a venda de camisas aumentou quatro vezes em relação ao mesmo período anterior.



Produtos temáticos do Honda — Foto: Divulgação/Botafogo


Agora, o departamento planeja uma linha casual de produtos licenciados do Honda. Para a estreia do jogador, na próxima terça-feira, serão colocados à venda produtos temáticos, como os copos vendidos na apresentação. Na ocasião, mais de mil acessórios foram comercializados.


Para o público japonês

O Botafogo entende que uma aproximação com a comunidade japonesa será fundamental para a internacionalização da marca, por isso já fez visitas aos consulados no Rio de Janeiro e em São Paulo, lugar com mais japoneses fora do Japão. Eventos estão sendo planejados para a capital paulista.


Outra iniciativa será o lançamento de um hotsite em japonês com as notícias do clube ligadas ao Honda para facilitar o acesso do público. Além disso, o Botafogo fará parcerias, junto com a Kappa, para vender camisas no Japão.


O departamento de marketing vislumbra ainda uma parceria com agências de viagem, permitindo às pessoas que vêm do Japão para o Rio de Janeiro atrelarem suas visitas a um tour pelo Estádio Nilton Santos, com a possibilidade de assistirem a um jogo e até mesmo encontrarem com o Honda.


Salto no número de sócios

"O que o torcedor está fazendo está ajudando o Botafogo a buscar novos parceiros", disse uma pessoa de dentro do clube. A torcida foi a maior responsável pela negociação com o Honda ter ido adiante e se concretizado. E não parou por aí. Os alvinegros abraçaram o time e fizeram o número de sócios-torcedores aumentarem em 50% em um mês.


Antes da negociação com Honda, o número estava estacionado nos 21 mil sócios. Agora, já são mais de 32 mil, o que foi influenciado também pelas conversas com Yaya Touré.




Página do Botafogo apontava 32.156 sócios até metade da tarde desde sábado — Foto: Reprodução

O efeito Honda, inclusive, fez o Botafogo repaginar e melhorar o programa de sócios na parte técnica e de absorção. Nos próximos dias, o site vai ser repaginado, e o Honda vai aparecer como garoto propaganda. A página estará mais intuitiva e inteligente, com um layout atrativo, e o processo de se tornar sócio será mais rápido.


Patrocínios

Além das parcerias pontuais firmadas desde a chegada do japonês, o departamento comercial está aproveitando a imagem de Honda para buscar patrocínios. Várias empresas estão sendo visitas tendo o meia como principal atrativo. O vice-presidente de marketing e quem ajudou na negociação com o jogador, Ricardo Rotenberg, está liderando as ações e trabalha com empresas grandes.


Redes sociais e mídia espontânea

A contratação de Keisuke Honda fez também com que o Botafogo melhorasse sua comunicação institucional, e as redes sociais do clube bombaram no último mês. A começar pelo vídeo de anúncio do japonês, que teve quase 5 milhões de acessos somente no Twitter.



Botafogo F.R.
✔@Botafogo

New Game! #HondaChegou




Outro fato comemorado pelo clube é a visibilidade na mídia. Espera-se resultados expressivos a partir dos dados do primeiro mês de Honda no Botafogo. O Alvinegro, antes centro de assuntos como crises econômica e política, tem ganhado bastante agenda positiva.


Fonte: Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Com febre, Honda fica fora de treino do Botafogo e é dúvida para enfrentar o Paraná


Japonês iria estrear nesta terça-feira, no Nilton Santos, pela Copa do Brasil. Meia será reavaliado na segunda-feira


Honda não treinou neste domingo com o time do Botafogo. O japonês, com febre, ficou fora da atividade e passou a ter presença incerta na relação de atletas que irão enfrentar o Paraná, nesta terça-feira, no Nilton Santos, pela Copa do Brasil.


Na tarde deste sábado, o vice comercial e de marketing do Botafogo, Ricardo Rotenberg, postou em suas redes sociais que o japonês já fez exames e a possibilidade de estar infectado com o coronavírus está descartada.



Cleison S/A ★彡@cleisonbfr

corona vírus


Ricardo Rotenberg@RicardoRotenbe1

Já fez os exames e nao é corona vírus



Honda tem chance de desfalcar o Botafogo nesta terça-feira — Foto: Vitor Silva / Botafogo


O meia faria sua estreia nesta data. Honda será avaliado nesta segunda-feira para saber se terá condições de jogo. Na última sexta-feira, em coletiva, o técnico Paulo Autuori havia comentado que o jogador estava gripado.



Botafogo F.R.
✔@Botafogo


BOLETIM MÉDICO | HONDA


O Botafogo de Futebol e Regatas informa que atleta Keisuke Honda apresentou quadro febril e não participou do treinamento na manhã deste domingo (8/3) no Estádio Nilton Santos. Honda está sendo assistido pelo Departamento Médico do Clube.


O Botafogo desde a semana passada tem divulgado o duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil tendo Honda como principal atrativo. Várias ações de marketing envolvendo a estreia do japonês estavam programadas.


+ Mais sócios e internacionalização da marca: Honda mexe com Botafogo


Depois do Paraná, o próximo jogo do Botafogo será contra o Bangu, no domingo (15), pela terceira rodada da Taça Rio, às 16h, no Nilton Santos.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo sobressai no primeiro tempo, mas estratégia desanda na etapa final


Depois de iniciar bem o jogo e anular o Flamengo, Alvinegro sofre gol e sente o baque




Melhores momentos: Flamengo 3 x 0 Botafogo pelo Campeonato Carioca

Jogar bem um tempo apenas não é suficiente para vencer o jogo, analisou Paulo Autuori após a derrota por 3 a 0 para o Flamengo neste sábado. O Botafogo até dominou uma parte do clássico, mas um apagão sofrido no segundo tempo foi determinante para a goleada.


A estratégia de Autuori para tentar vencer o Flamengo começou já com a escalação. O treinador promoveu seis alterações em relação à equipe que venceu o Boavista na rodada passada. O primeiro tempo alvinegro mostra que as mudanças foram positivas.



Pontas do Botafogo ajudaram na marcação — Foto: André Durão/GloboEsporte.com


Os pontas foram recuados para recompor a marcação nas laterais. Por isso, a pouca participação ofensiva de Luis Henrique e Luiz Fernando. Assim, e com a ajuda dos meias para formar o triângulo defensivo, o Botafogo conseguiu equilibrar o jogo e impedir que o Flamengo fosse fatal no ataque. O adversário, aliás, não criou chances excepcionais na primeira etapa.



Mas a dificuldade de criação, problema antigo do Alvinegro, voltou a incomodar no Maracanã. Ainda se organizando nos primeiros minutos, o Botafogo não tinha muito o que fazer quando ganhava a bola, então apostava nos lançamentos longos tentando achar os pontas ou Pedro Raul.


A partir da primeira metade da etapa inicial, o time de Autuori começou a controlar as ações. Com bola no chão, a transição para o ataque ficou mais frequente, e a principal chance do clássico foi criada com Bruno Nazario cruzando para Pedro Raul, de carrinho, carimbar a trave de Diego Alves.


Caio Alexandre, uma das novidades na escalação, é o homem do Botafogo que conseguiu quebrar as linhas defensivas do Flamengo com seus passes. Em um dos lançamentos, deixou Pedro Raul na reta do gol. O atacante marcou, mas estava em posição irregular. Os dois foram bem, apesar da noite ruim do time. Em outros momentos no ataque, faltou ao Alvinegro fazer melhores escolhas para tentar o gol.



Pedro Raul teve gol anulado no clássico — Foto: Vítor Silva/Botafogo


A opção por Marcelo Benevenuto na lateral direita foi positiva no primeiro tempo, quando o zagueiro sobrou no combate com Michael. Luiz Fernando, mais recuado, ficou por conta de Renê e formou o triângulo defensivo com Caio Alexandre e Bruno Nazario. O Flamengo percebeu a estratégia e mudou para o segundo tempo, conseguindo aproveitar os espaços alvinegros. Michael desconcertou Marcelo e mandou para Everton Ribeiro marcar.


- Depois de levar o gol, acho que temos que ser mais fortes mentalmente. Não ir abaixo, temos que continuar fazendo as coisas que estavam boas.


A partir daí o Botafogo sofreu um apagão e não conseguiu dar resposta à mudança de postura do time de Jorge Jesus, que passa também pelo posicionamento de Everton Ribeiro. A marcação não funcionou mais, e o Flamengo passou a jogar todo no campo de ataque.



Autuori não conseguiu responder estratégia de Jesus no segundo tempo — Foto: André Durão/GloboEsporte.com


O técnico alvinegro terá agora dois dias para aproveitar as lições e preparar o time para o próximo desafio: terça, às 19h15, no Nilton Santos, contra o Paraná, pela Copa do Brasil. Há lições a tirar do clássico, especialmente do que deu errado do primeiro para o segundo tempo. Mas, como o treinador pediu na coletiva da última sexta, já foi possível ver alguns sinais de melhora na equipe, só que o processo vai além dos três jogos que ele teve até o momento.


- Falei com os jogadores que sabemos o caminho para crescer, mas exige sacrifícios.


Fonte: Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro