Páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Top 5 das defesas: mão, braço e pé fazem milagres sobre a linha do gol



Fernando Prass, Diego Cavalieri, Rogério Ceni, Magrão e Jefferson se desdobram debaixo do travessão e viram as muralhas do Brasileirão



O Brasileirão reservou muitos momentos de destaque para os goleiros, que demonstraram seu reflexos apurados sobre a linha do gol. E os milagres não foram só com a mão. Braços e pés também fizeram parte do repertório que frustrou - e até irritou - os finalizadores. Entre as 1.226 defesas difíceis da competição, o GLOBOESPORTE.COM elegeu as cinco melhores. Fernando Prass, Diego Cavalieri, Rogério Ceni, Magrão e Jefferson estão na relação.

No topo da lista aparece Fernando Prass. O goleiro do Vasco demonstrou elasticidade no empate por 1 a 1 com o Flamengo, no Engenhão, pela 37ª rodada. Após cobrança de escanteio de Renato Abreu, González subiu mais que Douglas e cabeceou no cantinho. Prass conseguiu fazer uma defesa espetacular, saltando com a mão direita, para desespero de Vagner Love, que viu a cena aproximadamente a dois metros do lance. O goleiro acabou até machucando o quadril na queda.



Também com a mão direita, Diego Cavalieri foi o nome da vitória por 2 a 0 do Fluminense sobre o Náutico, nos Aflitos, pela sétima rodada. Entres grandes defesas na partida, a que mais impressionou foi na conclusão de Souza. O volante recebeu um lançamento nas costas dos zagueiros, entrou sozinho na área e chutou forte. Mas Cavalieri, que já havia saído da pequena área para fechar o ângulo, voou para espalmar.

Já a mais bela defesa de Rogério Ceni irritou o adversário. Pela 29ª rodada, o goleiro do São Paulo também foi o destaque da vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, em São Januário. O time da casa parou várias vezes em Ceni. No lance mais impressionante, Juninho recebeu passe de Eder Luis na entrada da área e bateu de primeira, colocado, mas o arqueiro pulou bonito e tirou com a mão esquerda. Irado, o meia vascaíno ainda foi reclamar com o goleiro.

Quando não dá para ir com a mão, os goleiros precisam improvisar. Magrão, do Sport, usou o pé direito para salvar a cabeçada de Wagner, do Fluminense, que ficou sozinho após um cruzamento improvável de Thiago Neves. Mas o Leão acabou derrotado por 1 a 0 no Raulino de Oliveira, na 18ª rodada. Fechando a lista, Jefferson com uma cartada de puro reflexo. Na primeira rodada do Brasileirão, o goleiro do Botafogo salvou com o braço uma cabeçada à queima-roupa de Luis Fabiano, durante a vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo, no Engenhão. Na queda, ele ainda conseguiu prender a bola colada no corpo até encaixá-la no chão.

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Empresário de Jobson descarta ida do atacante para 'clube menor' em 2013




Atacante despertou o interesse do Bangu, mas Alvirrubro teve sonho frustrado



Jobson - Botafogo (Foto: Wagner Meier)
Jobson tem contrato com o Botafogo
até junho de 2015 (Foto: Wagner Meier)
Sem a confiança da diretoria do Botafogo, Jobson tem propostas de clubes de pequeno porte para atuar em 2013, porém o Alvinegro não pensa fechar negócio sem uma compensação financeira vantajosa - algo que os interessados ainda não ofereceram - e nem o próprio jogador quer atuar em um time menor. O desejo do atacante foi revelado pelo empresário dele, Antenor Joaquim, nesta sexta-feira.

Ao falar sobre o interesse do Bangu em contar com Jobson, Antenor comentou que o atacante ainda mira os grandes clubes e descartou a transferência para o Alvirrubro em um primeiro momento.

- A princípio, o Jobson não está analisando proposta do Bangu. Não é do interesse dele ir para um clube que não seja do exterior ou da Série A - disse Antenor Joaquim à Rádio Brasil.

Relembre gols de Jobson pelo Botafogo


Em 2012, Jobson chegou a atuar por empréstimo pelo Grêmio Barueri, da Série B nacional, mas deixou o clube após 41 dias ao alegar difícil adaptação pela falta de torcida. O contrato do atacante com o Botafogo vai até junho de 2015 e Antenor afirma que o jogador deseja cumpri-lo até o fim.

- A preferência é o Botafogo. O Jobson tem contrato e pretende cumprir até o final. O clube tem cumprido com suas obrigações em dia - destacou o empresário.


Leia mais no LANCENET! 

Empresário de Loco Abreu diz: 'Ele vai estar no Botafogo na pré-temporada'




Agente Jorge Chijane destaca que camisa 13 é do Alvinegro e nega contato do Colo-Colo




Loco Abreu - Treino do Botafogo (Foto: Fabio Castro/AGIF)
Loco Abreu tem contrato com o Botafogo
até julho de 2014 (Foto: Fabio Castro/AGIF)
No dia 4 de janeiro de 2013, quando o Botafogo se reapresentar após as férias, Loco Abreu estará vestindo a camisa de treinos do clube, ao lado dos demais jogadores alvinegros. Esse cenário é garantido pelo empresário do atacante, o uruguaio Jorge Chijane, que conversou com a reportagem do LANCE!Net nesta sexta-feira e projetou o futuro do camisa 13.

- Hoje, é certo que ele pertence ao Botafogo. Não preciso nem mesmo sair do Uruguai para falar com o Botafogo, pois ele já voltou ao clube. No dia 4 de janeiro, na volta aos trabalhos, Abreu vai estar na pré-temporada - disse Jorge Chijane.

Nesta sexta-feira, o jornal chileno La Tercera publicou que Loco Abreu foi oferecido ao Colo-Colo (CHI) por empréstimo de um ano e que a diretoria do clube responderia sobre o negócio na próxima segunda-feira. Ao LANCE!Net, o empresário Jorge Chijane negou ter recebido qualquer contato por parte do Colo-Colo.

- Ninguém do Colo-Colo me procurou - comentou o agente de Loco Abreu.
LANCE!Net apurou que o Botafogo entrou em contato com Jorge Chijane uma vez nesta reta final de temporada. Em novembro, com o Figueirense já próximo do rebaixamento, o vice-presidente de futebol do Glorioso, Chico Fonseca, ligou para o empresário e perguntou sobre as condições físicas e o momento vivido por Loco Abreu.

Já na última quarta-feira, o técnico Oswaldo de Oliveira afirmou pela primeira vez que conta com Abreu para o grupo alvinegro em 2013. A mudança no discurso do treinador abriu em definitivo as portas para o retorno do jogador, que tem contrato vigente com o Botafogo até julho de 2014, mas poderia não ficar por escolha própria ou da comissão técnica.


Vinícius Perazzini Rio de Janeiro (RJ) LANCENET!


Alívio! Fellype Gabriel não vai precisar operar joelho direito nas férias




Cirurgia foi cogitada pelo departamento médico há dois meses. Meia aproveitou para comemorar aniversário de 27 anos, na última quarta-feira, em Porto de Galinhas (PE)




Fellype Gabriel - Botafogo (Foto: Wagner Meier/AGIF)
Fellype Gabriel jogou 17 das últimas 18
partidas do ano (Foto: Wagner Meier/AGIF)
Fellype Gabriel completou 27 anos nesta quarta-feira e nada melhor do que uma viagem a Porto de Galinhas para comemorar e aproveitar as férias nas belas praias de Pernambuco. Mas o passeio só aconteceu porque uma possível cirurgia no joelho direito, cogitada pelo departamento médico há dois meses, foi descartada pelo clube.

As dores incomodaram o apoiador no segundo turno do Brasileiro. Mesmo assim, ele conseguiu uma boa sequência de jogos e participou de 17 dos últimos 18 jogos na temporada. Para isso, Fellype precisou de uma atenção especial nos treinamentos e nos jogos, onde foi poupado em várias oportunidades. Nessa sequência, ele só atuou os 90 minutos em quatro partidas e foi titular em 14 delas.

– O Fellype Gabriel está de férias e não fará a cirurgia agora – garantiu o médico do Alvinegro, Luiz Fernando Medeiros, ao LANCE!Net.

Há cerca de dois meses, Medeiros mostrou preocupação com as dores no joelho direito do meia. Ele chegou a cogitar a realização da operação na reta final do Brasileiro. Porém, como restavam 11 rodadas para o término da competição, o clube decidiu mantê-lo, já que ainda tinha chance de conquistar uma das vagas na Libertadores do ano que vem.

A manutenção de Fellype Gabriel no time rendeu bons frutos no fim do ano. Ele foi convocado para a Seleção Brasileira e conquistou o título do Superclássico das Américas contra a Argentina, apesar de não ter sido utilizado na partida final pelo ainda técnico da Seleção, Mano Menezes.

Apesar de perder espaço nos últimos jogos para o uruguaio Lodeiro, Fellype, que ampliou o contrato dele com o Glorioso até dezembro de 2015, é homem de confiança de Oswaldo. Tanto que chegou a ser improvisado como segundo volante contra o Atlético-MG, na penúltima rodada do Brasileirão, mesmo com volantes à disposição.

Seedorf volta para a Europa

Assim como Fellype Gabriel e o volante Gabriel, o holandês Clarence Seedorf terminou a temporada com uma lesão. No jogo contra o Flamengo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o camisa 10 saiu com dores na coxa direita. Assim, tem um número grande de recomendações para as férias de dezembro.

Seedorf está na Europa, para visitar o local onde morou por mais de duas décadas. Conhecido por ser um jogador responsável, o holandês utilizará o repouso para retornar em boas condições para a temporada de 2013.

Vale lembrar que Leo Echteld, homem de confiança e fisioterapeuta particular de Seedorf, mora na Europa.


Alexandre Braz e Raphael Bózeo Rio de Janeiro (RJ) LANCENET!


Botafogo inicia Brasileiro Sub-20 com mudança na comissão técnica


Jair Ventura é convocado para a seleção brasileira sub-20 que disputará o Sul-Americano. Time estreia nesta sexta-feira contra o Internacional



Jair Ventura não vai comandar o Bota na estreia
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Com uma mudança importante na comissão técnica, o Botafogo faz nesta sexta-feira a sua estreia no Campeonato Brasileiro Sub-20, às 17h30 (de Brasília), contra o Internacional, no Estádio Morada dos Quero-Queros, em Porto Alegre. Chamado para trabalhar na comissão técnica da seleção brasileira sub-20 que disputará o Sul-Americano da categoria em janeiro, Jair Ventura não comandará o time. A missão ficará nas mãos de Felipe Arantes, que ocupará o cargo interinamente. Em 2013, Anthoni Santoro, que estava no sub-17 e acompanhará a competição, será o treinador.

Jair virou técnico dos juniores em maio deste ano e conquistou a Spax Cup, na Alemanha, e foi vice da Copa Amsterdã. Em 33 jogos, venceu 22 e perdeu três. O último deles foi a decisão da Taça OPG para o Flamento. Ele já deixaria o cargo no fim do ano para voltar aos profissionais, mas a mudança foi antecipada por sua convocação. Ele se juntará ao zagueiro Dória, o volante Jadson e o atacante Bruno Mendes como representantes do clube na Seleção sub-20.

Em campo, no Campeonato Brasileiro Sub-20, o destaque é o atacante Sassá. Depois de fazer três gols nos jogos finais da Taça OPG, ele ainda marcou mais um no clássico com o Flamengo no empate em 2 a 2 pela última rodada do Brasileiro. Foi o seu primeiro pelos profissionais em três jogos disputados.

Em 2011, o Botafogo fez boa campanha e alcançou as semifinais de forma invicta. Um dos remanescentes da equipe, o goleiro Andrey, que costuma treinar com os profissionais, mostrou confiança na disputa de mais uma competição nacional.

- A qualidade individual que temos pode nos diferenciar das outras equipes, mas nada disso faz sentido se não tivermos força de vontade e sangue alvinegro correndo nas veias. Pode ser Botafogo, Barcelona ou seleção brasileira, se não tiver garra e força de vontade certamente não terá sucesso - afirmou Andrey.

O Botafogo está no Grupo A. Além do Internacional, ainda enfrentará Corinthians, Figueirense e Náutico.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Bota vive incertezas no ataque com Elkeson e Bruno Mendes para 2013


Setor passa por problemas durante a temporada com a saída de jogadores e dupla vive dúvidas sobre o futuro com negociações e ação na Justiça



Bruno Mendes durante um treino do Botafogo
(Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
O ataque do Botafogo foi o setor do time que precisou conviver com o maior número de mudanças ao longo da temporada. Herrera, Caio, Loco Abreu e Jobson foram alguns dos nomes que deixaram o clube por motivos diversos. Sobrou para Elkeson se transformar no principal atacante, ainda que fosse um meia de origem, e depois a chance caiu nos pés de Bruno Mendes, de 18 anos, contratado como aposta do Guarani.

Ambos vivem momentos de incerteza. Elkeson segue recebendo uma série de propostas, ainda que sua ida para o Guanghzou Evergrande, da China, esteja praticamente acertada. O clube chinês apresentou uma proposta de seis milhões de euros (R$ 16,3 milhões) pelos direitos econômicos, além de dois milhões de euros (R$ 5,4 milhões) por ano para o jogador.

No entanto, Everton e Queens Park Rangers, da Inglaterra, procuraram o jogador. Assim como o Napoli, da Itália, que ofereceu 4,5 milhões de euros (R$ 12,2 milhões) por seus direitos econômicos e um milhão de euros (R$ 2,7 milhões) em luvas para Elkeson. O Botafogo tem direito a receber 35% do valor total da negociação.

- Existem propostas como existem para tantos outros. Ele ainda não está negociado. Mas um clube necessita de recursos e uma negociação desse porte é boa para qualquer um - disse o vice de futebol do Botafogo, Chico Fonseca.

Com relação a Bruno Mendes, a expectativa é de que o impasse se resolva no dia 14, quando haverá uma audiência em Campinas no processo que o ex-jogador Andrei tem contra o Guarani e resultou na penhora dos direitos econômicos do atacante. Ele teve seu contrato de empréstimo até 2013 com o Botafogo rescindido e seu registro no clube paulista foi revalidado.

saiba mais
Audiência do caso Bruno Mendes é marcada para o dia 14 de dezembro

Mesmo que o jogador seja liberado, ele não iniciará o ano com o Botafogo. Convocado para a seleção brasileira sub-20, ele deve ser confirmado no elenco para a disputa do Sul-Americano da categoria que será realizado em janeiro, na Argentina.

- Não tenho dúvida de que ele jogará. Isso não existe. Qualquer pessoa de bom senso sabe disso. O jogador quer trabalhar, cumprir sua atividade e está proibido de fazer isso por uma dívida financeira de uma empresa na qual trabalhou tempos atrás. Não cabe na cabeça de ninguém - afirmou Chico, que espera contratar dois reforços para o ataque.

Por Thales SoaresRio de Janeiro