Páginas

domingo, 15 de setembro de 2019

Análise: cadê os atacantes? Botafogo finaliza só duas vezes, e defesa impede noite desastrosa


Atuação diante do Ceará foi decepcionante: sem criatividade, Glorioso voltou a ser assombrado pela falta de agressividade; quase nada de positivo sobrou do empate sem gols




Melhores momentos de Ceará 0x0 Botafogo pela 19º rodada do Campeonato Brasileiro


O torcedor que optou por adiar a saída de casa no sábado à noite para assistir a Ceará x Botafogo se arrependeu. O empate sem gols no Castelão foi duro de acompanhar. Depois de apresentações consistentes contra Internacional e Atlético-MG, o Glorioso decepcionou diante do Vovô.


O jogo pode ser resumido em ataque cearense x defesa botafoguense. O time mandante se impôs desde o minuto inicial e se aproveitou do jogo adversário para dominar as ações no campo de ataque.


+ Barroca reconhece má atuação do Botafogo, mas elogia defesa e festeja ponto: "Não é tão ruim"


Acostumado a ter a bola e sair jogando desde a defesa, o Botafogo encontrou dificuldades para imprimir seu jogo diante do Ceará, que manteve a marcação alta. A saída de bola da equipe carioca não funcionou, e Barroca não conseguiu variar o estilo para que o Glorioso fosse agressivo, como o técnico indicou que seria antes de a bola rolar.


O principal problema foi que os meio-campistas jogaram muito distantes da defesa e do ataque. Sem proximidade, as opções eram praticamente nulas quando o Botafogo conseguia ultrapassar a linha do meio de campo.




Marcinho voltou muito para marcar e pouco apareceu no ataque — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Atrás, Fernando e Lucas Barros sofreram. Os atacantes do Ceará investiram nas jogadas pelas laterais e nas bolas aéreas. Ganharam quase todas em cima dos jovens formados na base alvinegra. Na tentativa de ajudar na marcação, Marcinho voltou muito e deixou a desejar no ataque.


Thiago Galhardo ditou as jogadas do Ceará e deixou os atacantes em boas condições de finalizar. É o jogador criativo que faltou ao Botafogo neste sábado. Valencia, que entrou bem na rodada passada, foi mal no Castelão ao substituir Alex Santana na segunda etapa.


A falta de criatividade do Botafogo é comprovada pelos números da partida: 28 finalizações do Ceará contra apenas duas do Glorioso, que não teve nenhuma chance real de gol.


No momento das conclusões, os cearenses não passaram por Marcelo e Gabriel, que se destacaram na noite abaixo da média do Glorioso. E quando os dois deixavam passar, Gatito aparecia. Muito bem, o goleiro paraguaio foi um dos responsáveis pelo empate. Mais uma vez, fez defesas importantes.


Uma vitória deixaria o Botafogo a um ponto do G-6, mas não há o que lamentar. Pelo contrário, o time carioca deve agradecer, e muito, pelo ponto conquistado fora de casa diante do Ceará.




Marcelo foi um dos melhores em campo — Foto: Vitor Silva/Botafogo




Pontos positivos

- Difícil, mas fica a atuação de Marcelo Benevenuto. O zagueiro reserva, que tem mais jogos que Carli na temporada (22 a 21), foi um monstro atrás. Tirou quase todas as bolas e liderou a atuação segura da defesa alvinegra.


- Gatito Fernández. O goleiro manteve o nível de atuação e foi novamente fundamental para o Botafogo.


Pontos negativos

- Em noite em que a defesa foi bem, nada mais funcionou. E a falta de finalizações voltou a assombrar a equipe de Barroca. Se teve mais posse de bola, o time não soube usar isso a seu favor e não foi nada agressivo. DUAS FINALIZAÇÕES EM 90 MINUTOS é motivo de preocupação.


- A marcação pelos lados do campo. O Botafogo voltou a ceder espaços nas laterais e viu o Ceará levantar muitas bolas na área. Além disso, os cariocas continuam com o problema de deixar o adversário finalizar com facilidade contra a sua meta.


- Distância dos jogadores do meio de campo. Faltou Alex Santana e João Paulo voltar mais para receber a bola e poder distribuir o jogo. Além disso, os atacantes também não se aproximaram.


- Saída de bola: time que gosta de sair jogando tem que estar preparado para a pressão dos marcadores adversários. O Botafogo sofreu com isso diante do Ceará, errou passes e perdeu muitas bolas, dando chances aos donos da casa.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Barroca reconhece má atuação do Botafogo, mas elogia defesa e festeja ponto: "Não é tão ruim"


Treinador valoriza entrega dos jogadores no empate com Ceará, exalta Gatito e explica substituições: "Os três pediram para sair"



Melhores momentos de Ceará 0x0 Botafogo pela 19º rodada do Campeonato Brasileiro


O Botafogo terminou o empate por 0 a 0 com o Ceará com apenas duas finalizações. Foi pressionado boa parte do jogo e teve em Gatito seu destaque. O técnico Eduardo Barroca admitiu a atuação ruim do time, mas também fez elogios.


O treinador estendeu os parabéns ao goleiro à linha defensiva do Botafogo. Aproveitou para falar sobre a entrega dos jogadores.



Ceará x Botafogo Castelão Barroca — Foto: Vítor Silva/Botafogo


- Os jogadores estão de parabéns. Preciso exaltar a conduta, teve jogador vomitando no vestiário após o jogo de tanto que se entregou. Como comandante deles estou muito feliz, mesmo diante de dificuldades - disse Barroca.


O treinador descartou a vinda de reforços para o segundo turno e festejou os 27 pontos que o time tem na tabela. O Alvinegro é o nono colocado.


- Tínhamos feito projeção para fecharmos com 30 pontos o primeiro turno, fechamos com 27. Estamos na primeira parte da tabela e passamos todo turno assim. Temos uma série de questão pra melhorar, mas diante das dificuldade, viemos sem capitão (Carli), sem o Gilson, com quatro garotos da base, contra o Ceará, que é uma equipe muito bem treinada, um ponto que lá na frente vamos comemorar.


O Botafogo volta a campo sábado, às 11h, diante do São Paulo, no Nilton Santos.


Veja outras respostas de Barroca:

Reforços?

- É com esse grupo que vamos até final, temos de resolver a questão interna pendente. Temos margem para crescer. Estamos andando lado a lado com o Brasileiro e dando oportunidades aos jovens.


Apenas duas finalizações

- O Ceará tem grande mérito, preciso dar mérito ao Enderson. Jogo de imposição grande, não conseguimos sair. Tivemos muita posse, mas sem transição adequada. Mas tivemos excelência na parte defensiva.


Salários atrasados- Quem está à frente é o Anderson Barros, ele que trata com a direção. Sempre falei que para tudo andar bem o triângulo jogadores, comissão técnica e diretoria têm que andar bem. O Anderson a gente confia muito, a palavra dele tem muito valor. Trabalhamos no nosso limite, jogadores se entregam, mas saímos com ponto fora de casa. Não é tão ruim.



Atuação de Gatito

- Gatito é de seleção. Tivemos linha de 4 de jovens hoje, jogadores da base e o Gabriel, que é jovem. Hoje fomos bem defensivamente. Jogo ofensivo não entrou.


Alterações

- Os três jogadores substituído pediram para sair, o Alex Santana machucado e o Lucas Barros e Luiz Fernando por cansaço. mas foi muito pela entrega.


Fonte: GE/Por Beatriz Carvalho — Fortaleza