Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

No Bota, Bruno Mendes deixa para trás rótulo de novo Careca


Atacante, de 18 anos, carrega o apelido dos tempos de Guarani. Depois do gol marcado no empate com o Grêmio, avisa: 'Quero ser o Bruno Mendes'


O Botafogo encontrou em Bruno Mendes um novo herói. Autor do gol que encerrou uma série de três derrotas, além de quebrar o jejum de três jogos sem fazer gols, o atacante, de 18 anos, ganhou novo status. Contratado em meados de setembro, ele fez apenas seu segundo jogo com a camisa do clube no empate em 1 a 1 com o Grêmio, domingo, no Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro. 

Bruno Mendes, de óculos, desembarca no Rio com o Bota (Foto: Thales Soares / GLOBOESPORTE.COM)
Bruno desembarcou com o grupo na tarde desta segunda-feira no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Quatro torcedores uniformizados esperavam o time e fizeram questão de posar para fotos com o atacante. Satisfeito com o momento, ele mostra confiança no que pode apresentar em campo, deixando de lado o rótulo de "novo Careca", que recebeu no Guarani. A referência é ao famoso atacante que defendeu o clube paulista no início da carreira, entre 1976 e 1982.

- Está tudo sendo muito rápido sim. Espero mostrar cada vez mais o meu potencial. Mas quero ser o Bruno Mendes, não o novo Careca. Se vou ser titular ou não, depende do Oswaldo - afirmou Bruno Mendes.

O treinador do Botafogo chegou a dizer que o atacante ainda precisava ser mais bem preparado antes de ser utilizado com mais frequência. Feliz com o resultado de sua entrada em campo e o belo gol marcado, Bruno Mendes ligou para sua mãe, Márcia, depois do jogo para comemorar.

- Liguei para ela, falei com minha família (que mora em Campinas). Estou muito feliz. Agradeço a Deus por tudo isso que está acontecendo comigo - afirmou Bruno Mendes.

O Botafogo está na oitava colocação no Campeonato Brasileiro, com 41 pontos.
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Mudanças no Botafogo deixam a desejar em empate com o Grêmio


Substitutos de Seedorf e Elkeson, respectivamente, Vítor Júnior participa pouco do jogo e Rafael Marques não finaliza uma vez sequer em 90 minutos


Depois de três derrotas seguidas, o técnico Oswaldo de Oliveira resolveu fazer mudanças para o jogo contra o Grêmio. Escalou Vítor Júnior no lugar de Seedorf, gripado, e deu uma oportunidade a Rafael Marques como titular, barrando Elkeson, um dos artilheiros do time no Campeonato Brasileiro, com oito gols.

Estatística 


                       Rafael Marques Vítor Júnior 
Finalização                 0                 1
Passes certos              7                9
Passes errados            3                 3
Faltas recebidas          4                 1
Roubadas de bola        1                 0


A escalação inicial não deu o resultado esperado, e os jogadores escolhidos não produziram o suficiente. Vítor Júnior ficou em campo até os 18 minutos do segundo tempo, quando foi substituído por Seedorf. Ele participou muito pouco do jogo, com apenas 12 tentativas de passes e três erros, além de uma finalização. Em bem menos tempo, o holandês tentou 16 e errou dois, mas não finalizou.

A diferença nos números é ainda maior entre Vítor Júnior e Seedorf se comparado com o desempenho do holandês nos quatro jogos anteriores ao confronto com o Grêmio. Ele teve uma média acima de 33 passes nessa sequência, na qual o time empatou uma vez e perdeu três.

- Seedorf foi avaliado, e achei necessário que houvesse essa mudança. Ele já havia caído de produção no jogo passado e, com o estado febril e resfriado que apresentou, preferi quebrar essa sequência para entrar no mesmo nível de força dos adversários. Fiz essa opção de contar com ele nos últimos 25 minutos - disse Oswaldo.


VItor Junior ganhou a vaga de Elkeson, mas teve pouca participação (Foto: Gustavo Granata / Ag. Estado)
Já o atacante Rafael Marques ficou em campo durante os 90 minutos. No entanto, não conseguiu sequer uma finalização contra o gol defendido por Marcelo Grohe. O atacante também participou pouco do jogo. Sofreu quatro faltas e tentou dez passes, com três erros.

Nos quatro jogos anteriores ao confronto com o Grêmio, Elkeson conseguiu pelo menos uma finalização em cada um. Sua média nessa sequência foi de duas por partida. No Olímpico, o atacante entrou em campo aos 30 minutos do segundo tempo no lugar de Márcio Azevedo, mas não conseguiu finalizar, assim como Rafael Marques.




O Botafogo só conseguiu empatar o jogo em 1 a 1 aos 45 minutos do segundo tempo, com um gol de Bruno Mendes. O jovem atacante atuou pouco mais de dez minutos, tentou uma finalização e saiu de campo como herói. No total, o time finalizou 11 vezes, contra seis do adversário.

O próximo jogo do Botafogo é o clássico contra o Vasco, às 21h de quinta-feira, no Engenhão. O Alvinegro está na oitava colocação, com 41 pontos, nove atrás do rival, que está em quinto lugar.

Assista aos melhores momentos de Grêmio 1 x 1 Botafogo: 




Por Thales SoaresRio de Janeiro

Luizão fica satisfeito com início promissor de Bruno Mendes no Botafogo




Ex-atacante alvinegro afirma que jogador tem tudo para evoluir no novo clube e que deve aproveitar convivência com Seedorf para saber lidar com um possível sucesso repentino



Luizão e Bruno Mendes (Fotos: Eduardo Viana e Ricardo Rimoli)
Luizão e Bruno Mendes
(Fotos: Eduardo Viana e Ricardo Rimoli)
Sabedoria e frieza para fazer gols desde jovem. Assim foi o atacante Luizão, com passagem por vários clubes do Brasil. Assim é Bruno Mendes, que começa a se destacar no Botafogo. Ambos revelados pelo Guarani e despontaram cedo para o futebol brasileiro atuando no Brinco de Ouro da Princesa.

O primeiro atuou pelo Botafogo em 2004, mas atrapalhado pelas lesões, não mostrou o brilho habitual. O segundo, chegou ao Glorioso há um mês e jogou poucos minutos em duas partidas, mas já foi o suficiente para mostra ao que veio, ao marcar o gol de empate em 1 a 1 contra o Grêmio, no Olímpico neste domingo.

Conhecedor do potencial da jovem revelação, Luizão falou ao LANCENET! nesta segunda-feira e parabenizou Bruno pelo gol e aconselhou “pés no chão e trabalho” ao artilheiro.

- O Bruno é muito jovem, talentoso e teve início promissor. Ele tem que continuar trabalhando forte. E conquistar o seu espaço aos poucos - disse o ex-atacante.

O início de Bruno Mendes no Botafogo é realmente animador. Desde 2004, quando o clube começou a disputar o Brasileirão na fórmula de pontos corridos, já que no primeiro ano do formato, o Glorioso estava na Segunda Divisão, poucos jogadores alvinegros conseguiram fazer gols no Grêmio jogando em seu estádio.

Em 2004 o próprio Luizão e o zagueiro Sandro fizeram os gols do empate em 2 a 2, no Olímpico. Em 2005 não houve confronto, já que o Tricolor estava na Série B. Em 2006 e 2007, O Botafogo foi derrotado sem marcar gols. Em 2008, Renato Silva marcou, mas com nova derrota para os cariocas. Em  2009 e 2010 mais dois resultados negativos sem que os jogadores do Glorioso fizessem gol. Em 2011 Loco Abreu fez o gol da vitória alvinegra.

SUCESSO REPENTINO NÃO ATRAPALHA

Promovido aos profissionais do Guarani quando ainda era muito jovem, Luizão, assim como Bruno alcançou o sucesso cedo, com 18 anos, no Brasileirão de 1994. Ele foi um dos destaques do Guarani ao lado de Amoroso, com quem formava a dupla de ataque bugrina. O ex-atacante acredita que assim como ele, Bruno Mendes saberá lidar com a rápida ascensão após o gol contra o Grêmio.

- Não acredito que o assédio possa atrapalhar. O que o Bruno não pode pode fazer é se acomodar pelo bom início e pelos elogios. Tem que sempre trabalhar. Fazer treinamentos específicos após os treinos com a equipe. Tem que querer evoluir e se aperfeiçoar - afirmou.

Na opinião de Luizão, para atingir essa evolução profissional e encontra essa sabedoria, Seedorf poderá ser um bom “professor” para o atacante alvinegro.

- Ele tem a oportunidade de conviver com um jogador como o Seedorf, que é muito experiente e que poderá ajudá-lo neste momento também - disse.

COMPARAÇÃO COM CARECA

No Guarani, Bruno foi comparado a outro ídolo do Bugre, o ex-atacante do clube e da Seleção Brasileira Careca. Ao contrário de muitos veem essas comparações como negativas, Luizão prefere analisar de outra maneira.

- Ser comparado ao Careca é algo bom. Não vejo pelo lado negativo. Alguém ser lembrado por ser parecido com ele é algo positivo e deve servir de incentivo. E o Bruno deve procurar o seu espaço.

No início da tarde desta segunda-feira, Bruno Mendes e o elenco do Botafogo desembarcam no Rio de Janeiro vindos de Porto Alegre. No retante do dia os jogadores têm folga. Na terça, às 9h, eles se reapresentam e começam os preparativos para o clássico de quinta-feira, às 21h, contra o vasco, no Engenhão.

PRA ATACAR TEM DE TER ATACANTE...



Opinião do Torcedor

 
Roberto Botafogo



PRA ATACAR TEM DE TER ATACANTE...

EU VI TÚLIO MARAVILHA, BALTAZAR, CHICÃO, SINVAL, DODÔ, ELIEL, LOCO ABREU, HERRERA, ENTRE OUTROS. AGORA, NOSSO HOMEM GOL É UM ATACANTE QUE NÃO FAZ GOL, RAFAEL MARQUES. 

OU EU NÃO ENTENDO NADA DE FUTEBOL OU O OSWALDO É UM GÊNIO. ELE SÓ COLOCOU O BRUNO MENDES FALTANDO 10 MINUTOS E O CARA AINDA FAZ UM GOL. SERÁ QUE SÓ JOGA NO BOTAFOGO DE HOJE JOGADOR QUE O OSWALDO TRAZ DO JAPÃO PRA ENCHER SEU BOLSO???

ALGUNS VÃO FALAR QUE FOI UM BOM RESULTADO EMPATAR LÁ COM O GRÊMIO, MAS PRA MIM NÃO FOI NÃO. EMPATE EM JOGO QUE VITORIA VALE 3 PONTOS, É DERROTA, SEJA ONDE FOR, SEJA CONTRA QUEM FOR. ASSIM TÁ DIFÍCIL... 

Os jogadores do Botafogo fazem uma corrente e comemoram muito no gramado... 

ESTÃO COMEMORANDO O QUE??? FICAR FORA DA LIBERTADORES? FICAR NO MEIO DA TABELA??? TER APENAS 40% DE APROVEITAMENTO DOS PONTOS DISPUTADOS??? 

ALGUÉM PODE ME DIZER?

Por BotafogoDePrimeira