Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Cuesta diz estar à disposição no Botafogo após cirurgia



Zagueiro argentino afirma que está se adaptando à máscara e diz ser confortável



Cuesta se colocou à disposição de Luís Castro para o próximo jogo do Botafogo. Em entrevista à Botafogo TV, o zagueiro argentino falou sobre o retorno aos treinos com o restante do elenco e também sobre a possibilidade de jogar contra o Ceará, no próximo sábado, 16h30 (de Brasília), no Nilton Santos.


- Feliz por estar de volta. Queria agradecer a todos que fizeram parte dessa cirurgia e recuperação, além do torcedor pelas mensagens de apoio e carinho. Estou feliz de estar de volta com o grupo e estar à disposição do treinador para o próximo jogo.


+ Cuesta treina de máscara em atividade do Botafogo no Lonier





Cuesta passou a treinar com máscara para proteger o rosto — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Ainda na semana passada, Cuesta já era visto no Espaço Lonier, onde o Botafogo costuma treinar. O zagueiro, porém, participava do treino com um boné e não tinha contato físico com os outros companheiros. Agora, de máscara, está achando melhor do que imaginava.


- Primeira vez que jogo com máscara. Achei que fosse mais incômodo, mas é bastante confortável. Agora é continuar esses treinos com a máscara para adaptar e ficar pronto para o dia do jogo.




Victor Cuesta treina no Botafogo após fratura na face (https://ge.globo.com/video/victor-cuesta-treina-no-botafogo-apos-fratura-na-face-10798845.ghtml)


Cuesta não joga desde que se chocou de cabeça com Lucas Piazon na partida contra o Cuiabá, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, dia 10 de julho. O zagueiro teve uma fratura na face, passou por cirurgia e se colocou à disposição de Luís Castro. Confira o lance no vídeo abaixo.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Piazon e Cuesta chocam cabeça em Cuiabá x Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/piazon-e-cuesta-chocam-cabeca-em-cuiaba-x-botafogo-10746230.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Procuradoria do STJD denuncia Piazon e mais cinco por confusão após Botafogo x Inter



Colorado David é o que pode levar o maior gancho, de até 12 partidas de suspensão



A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou Lucas Piazon, meia do Botafogo, e David, do Inter, pela confusão após a vitória sobre o Inter no Beira-Rio, em 19 de junho, pela 13ª rodada do Brasileirão. O jogador alvinegro pode pegar até seis jogos de suspensão, enquanto o colorado, até 12.


+ Surto de virose no Botafogo atinge cerca de 10 jogadores; dois são hospitalizados


Outros três do Botafogo foram denunciados: Philipe Sampaio e Luís Castro, que levaram cartão vermelho nos primeiros minutos de jogo, e André Mazzuco, diretor esportivo do Botafogo. Pelo lado do Inter, Gabriel Mercado e David irão a julgamento.





Mais registros da confusão no final do jogo com virada do Botafogo sobre o Internacional: 3 a 2 — Foto: Pedro H. Tesch/AGIF



A reportagem de ge apurou que a Procuradoria já ofereceu a denúncia. Cabe ao Tribunal do STJD intimar as partes e marcar o julgamento. Abaixo, resumimos caso a caso para facilitar o entendimento. Todas as denúncias têm como base o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD)


Jogo turbulento

Não faltaram gols e nem confusão: depois de ter saído perdendo por 2 a 0, o Botafogo virou para 3 a 2 em uma partida marcada por tensões. Logo aos dois minutos, os cariocas tiveram o zagueiro Philipe Sampaio e o técnico Luís Castro expulsos após pênalti questionável marcado a favor do Inter. Além disso, cada time teve um gol anulado durante o jogo - o que aumentou a pressão no ambiente.


+ Botafogo avança em conversas com Danilo Barbosa e Tiquinho Soares


Foi nos acréscimos, no gol da virada alvinegra, que a confusão maior teve início. A comemoração do Botafogo em frente ao banco do Inter gerou tumulto, e o colorado Mercado foi expulso após o segundo amarelo, por reclamação. Poucos minutos depois, com o apito final, a briga se tornou generalizada.


David e Lucas Piazon



No meio do tumulto, David, do Inter, acertou um soco pelas costas de Piazon, tentou agredir o colorado Matheus Cadorini. A súmula assinada pelo árbitro Sávio Pereira Sampaio citou que os dois foram "culpados por conduta violenta e que não conseguiu apresentar o cartão vermelho em campo para a dupla".


David: infração ao artigo 254-A, parágrafo 1o, inciso I (praticar agressão física) e ao artigo 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto). Pena: suspensão de quatro a 12 partidas (no art. 254-A) e de duas a 10 (no art. 257).
Piazon: infração ao artigo 258 do CBJD (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva). Pena: suspensão de uma a seis partidas



Seleção sportv mostra provocação a Piazon antes de confusão em Inter x Botafogo (https://ge.globo.com/sportv/programas/selecao-sportv/video/selecao-sportv-mostra-provocacao-a-piazon-antes-de-confusao-em-inter-x-botafogo-10683955.ghtml)



Philipe Sampaio e Luís Castro


Nos primeiros minutos, o árbitro Sávio Pereira Sampaio marcou pênalti controverso após revisão no VAR e expulsou Philipe Sampaio. Inconformado, o treinador português reclamou da marcação da penalidade e também levou o vermelho.


Philipe Sampaio: infração ao artigo 250§1° I (impedir de qualquer forma, em contrariedade às regras de disputa do jogo, uma oportunidade clara de gol). Pena: suspensão de uma a três partidas
Luis Castro: infração ao artigo 258 § 2° II (desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões). Pena: suspensão de uma a seis partidas.




Aos 7 min do 1º tempo - cartão vermelho direto de Philipe Sampaio do Botafogo contra o Internacional (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-7-min-do-1o-tempo-cartao-vermelho-direto-de-philipe-sampaio-do-botafogo-contra-o-internacional-10682291.ghtml

    

Mercado


+ Cuesta treina de máscara em atividade do Botafogo no Lonier


Gabriel Mercado levou dois amarelos por reclamações e também foi expulso. Denunciado por "Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva" (art. 258 do CBJD). Pena: suspensão de uma a seis partidas.


André Mazzuco


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


O diretor esportivo do Botafogo não foi citado na súmula. A Procuradoria do STJD, no entanto, analisou também outros elementos, como imagens da confusão. Ele foi denunciado por "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões" (art. 258 § 2° II do CBJD). Pena: suspensão de uma a seis partidas.