Páginas

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Honda no Botafogo? Clube faz proposta pelo meia da seleção japonesa


Alvinegro confirmou contratação de outro meia estrangeiro nesta quinta, o equatoriano Gabriel Cortez, de 24 anos, e aguarda resposta dos representantes de Honda


A possibilidade de o Botafogo contratar Keisuke Honda, meio-campista da seleção japonesa, agitou os alvinegros na tarde desta quinta-feira. O jogador de 33 anos foi oferecido ao clube, que enviou uma proposta oficial aos seus representantes nesta quinta e aguarda resposta, segundo informação dada pelo Extra e confirmada pelo GloboEsporte.com.


Em busca de um meia para substituir João Paulo, de saída para os Estados Unidos, o Botafogo analisa alguns nomes no mercado, e o japonês entrou no radar nos últimos dias. Honda aceitaria diminuir os vencimentos para chegar ao Alvinegro. A informação da negociação foi dada primeiramente pela Rádio Globo.


+ Seis reforços são regularizados no Bira e podem jogar pelo Botafogo contra o Macaé



Keisuke Honda — Foto: Getty Images


Pesa a favor ainda o fato de Honda estar sem clube no mercado e poder chegar sem custos. Seu último time foi o Vitesse, da Holanda. Sua saída foi anunciada no dia 23 de dezembro.


O negócio seria bom para ambos os lados. O Botafogo vê a negociação como uma possibilidade de marketing e divulgação da imagem do clube. Já Honda pensa em manter o ritmo de jogo para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio pela seleção japonesa.


Nesta quinta, o Botafogo contratou o meia equatoriano Gabriel Cortez, ex-Emelec, de 24 anos. O novo reforço já assinou com o clube e chega por empréstimo de um ano com opção de compra por 1 milhão de dólares (R$ 4,17 mi).



Fonte: GE/Por Davi Barros, Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

O 10 chegou! Botafogo fecha a contratação de Gabriel Cortez


Diretoria do Alvinegro age rápido e supre saída de João Paulo com a chegada de equatoriano de 24 anos; contrato será por empréstimo, até dezembro de 2020




Equatoriano chega por empréstimo junto ao Guayaquil City-EQU (Foto: Divulgação)


A promessa de Ricardo Rotenberg foi cumprida. No começo da semana, o VP Geral e Marketing e membro do comitê de futebol do Botafogo havia prometido, por meio de sua conta no Twitter, que o Alvinegro buscaria um camisa 10 no mercado. Dito e feito: nesta quinta-feira, o clube de General Severiano fechou a contratação de Gabriel Cortez.

A negociação foi levada rápida. Desde a saída de João Paulo, a diretoria começou a buscar um camisa 10 - apesar de não ser necessariamente a mesma função do meio-campista que está a caminho do Seattle Sounders-EUA -, e o nome de Gabriel Cortez foi bem aceito pelo comitê de futebol. As negociações foram lideradas pelo próprio Ricardo Rotenberg.

O equatoriano de 24 anos chega por empréstimo junto ao Guayaquil City-EQU, clube que detém os direitos federativos do jogadores,até dezembro de 2020 e terá um passe fixado ao fim da cessão no valor de 1 milhão de dólares (R$ 4.165.600,00, na cotação atual).



Na última temporada, o meio-campista atuou no Emelec, marcando seis gols e distribuindo cinco assistências em 29 partidas disputadas pelo time equatoriano. Cortez surgiu como promessa no Independiente del Valle, em 2013. Cinco anos depois, se transferiu ao Lobos BUAP, mas teve passagem apagada pelo México.

Cortez tem três partidas pela seleção principal do Equador. É um meio-campista central, conhecido como "enganche" no continente. Para a posição, o Botafogo também contratou Bruno Nazário na atual janela, mas Alberto Valentim já deu sinais que pode usar o brasileiro pelo lado direito do ataque.

Gabriel Cortez é o terceiro estrangeiro contratado pelo comitê de futebol na atual janela de transferência. Antes, o peruano Alexander Lecaros e o uruguaio Federico Barrandeguy assinaram, respectivamente, vindos de Real Garcilaso e Montevideo Wanderers. O grupo de gringos do Alvinegro é completado pelo paraguaio Gatito Fernández e o argentino Joel Carli.


Fonte: Lance/Sergio Santana/Domingos Martins (ES)

Força, movimentação e polivalência: o que Rafael Navarro já mostrou no Botafogo


Primeiras impressões do atacante contratado do Atlético-GO para a base são boas e jogador é elogiado pelos três técnicos que já teve no Alvinegro: Marcos Soares, Lazaroni e Valentim



Foram apenas 35 minutos com a camisa do Botafogo na derrota por 2 a 0 para o Madureira, mas Rafael Navarro conseguiu mostrar algumas credenciais para a torcida alvinegra depois da discreta estreia contra o Volta Redonda. O atacante, que foi contratado para o sub-20 do Alvinegro em outubro de 2019, não chegou a tempo de ser inscrito na Copinha, mas deixou boas impressões na comissão técnica da base e do profissional.


Em campo, o torcedor pôde perceber que a movimentação do atacante não era necessariamente a de um centroavante. Um pouco atrás de Igor Cássio, que exerceu a função na última partida do Carioca, Navarro conseguiu criar um pouco as chances e chegou até mesmo a dar bom passe para Ênio, que chutou sem muita força.




Enio bate mascado e Douglas espalma aos 36 do 2



Rafael Navarro entrou aos 13 minutos do segundo tempo no jogo contra o Madureira — Foto: André Durão


Em um primeiro momento, o titular da posição é Pedro Raul, com Igor Cássio como reserva imediato. A tendência é de que o atacante continue no elenco principal, porém será novamente avaliado quando os principais atletas voltarem da pré-temporada em Domingos Martins, no Espírito Santo.



Emanuelle Ribeiro
✔@RRemanuelle



Atacante Rafael Navarro entra bem. O jogador do sub-20, contratado no fim do ano passado, iniciou a pré-temporada com o profissional em Domingos Martins-ES. Recebeu elogios dos treinadores e colegas. #trconselheiro


O GloboEsporte.com procurou os três treinadores que Navarro já teve desde a chegada ao Botafogo para que pudessem falar sobre o que acharam do atacante. Entre os destaques estão o faro de gol, porte físico e potencial para crescimento.


Marcos Soares

- É um fazedor de gols nato, consegue girar para os dois lados, pode jogar tanto de centroavante, quanto saindo um pouco da área. Tem uma agressividade boa e consegue atingir uma certa velocidade, tem um senso de colocação muito grande, o que ajuda na pós-perda e organização defensiva também.


Alberto Valentim

- Navarro é um jogador de boa velocidade, porte físico muito interessante. Ele faz duas posições, não só nove (centroavante), mas é um atacante de beirada também. Até treinou em algumas sessões com a gente na beirada de campo. É um jogador que tem uma margem grande para melhorar e fazer uma grande carreira. Vamos ver (se fica ou volta para o sub-20). A ideia é que ele fique com a gente, mas vamos ver quando voltarmos para o Rio.


Bruno Lazaroni


- Ele chegou a fazer um treino com os profissionais no ano passado. Vi com muita vontade de crescer, evoluir e mostrar potencial. Vinha treinando bem e a gente espera que com o tempo ele ganhe confiança.


Fonte: GE/Por Davi Barros, Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro e Domingos Martins