Páginas

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Diego Costa é regularizado e pode estrear pelo Botafogo contra o São Paulo



Atacante anunciado nesta quarta-feira tem documentação regularizada e está liberado para entrar em campo



O Botafogo poderá ter o reforço do centroavante Diego Costa na partida contra o São Paulo, no próximo sábado (19), às 16h, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com publicação do clube, o jogador teve a documentação regularizada e o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.





Diego Costa se apresenta ao Botafogo e diz: "Ambiente comigo é melhor" (https://ge.globo.com/video/diego-costa-se-apresenta-ao-botafogo-e-diz-ambiente-comigo-e-melhor-11870108.ghtml)


Ainda sem Tiquinho Soares, que se recupera de um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e deve ficar pelo menos mais três semanas longe dos gramados, o clube ganha mais uma opção da referência de ataque depois de regularizar também o jovem uruguaio Valentín Adamo nos últimos dias.




Botafogo anuncia regularização de Diego Costa no BID — Foto: Reprodução


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Integração com o grupo e parte física: os primeiros dias de Diego Costa no Botafogo


Diego já vinha treinando a parte física com um preparador particular na casa onde mora, em Madri, na Espanha, e os resultados dos exames e testes físicos feitos antes da assinatura do contrato agradaram o staff do Botafogo e o jogador se disse pronto para jogar já neste sábado.


- Estava treinando em Madrid, correndo bastante. O trabalho com campo não tem nada a ver com o pessoal. Estou bem, mas ainda tem que ver o trabalho de campo. Acho que amanhã (esta quinta-feira) vamos decidir o melhor, não para mim, é para o Botafogo - comentou o atleta sobre possivelmente estrear contra o São Paulo.





Diego Costa — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Líder do Campeonato Brasileiro com 47 pontos somados em 19 rodadas, o Glorioso tem uma semana cheia de preparação antes de voltar a jogar, na primeira rodada do returno da competição, contra o São Paulo, no Morumbi, no sábado (19), às 16h.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo chega a 50 jogos na temporada; veja quais jogadores mais atuaram



Desde o início do ano, 48 jogadores diferentes foram colocados em campo



O Botafogo vive grande momento na temporada, e para chegar até a liderança do Campeonato Brasileiro e as quartas de final da Sul-Americana precisou rodar o elenco nesses 50 jogos disputados. Para isso, colocou em campo 48 jogadores distintos - dos titulares absolutos atualmente, àqueles que atuaram somente poucos minutos.





Time do Botafogo comemora vitória sobre o Grêmio — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Após saída de Gustavo Sauer, Segovinha é o novo camisa 10 do Botafogo

+ Diego Costa diz que melhora ambiente e conta como quer ser lembrado no Botafogo: "Campeão, né, pai?"


O ge detalha abaixo os jogadores que mais atuaram em 2023.


Tchê Tchê




Tchê Tchê em atuação na vitória contra o Internacional, pelo Brasileirão — Foto: Alexandre Durão



Integrante da espinha dorsal botafoguense, Tchê Tchê é o jogador que mais entrou em campo pelo time em 2023. Foram 45 dos 50 duelos do Glorioso na temporada - ele só não esteve em cinco deles. No entanto, tem minutagem inferior a outros três jogadores, com 3.279.



Lucas Perri




Lucas Perri, do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Um dos responsáveis pela solidez defensiva, o goleiro Lucas Perri vem em segundo. Foram 44 jogos, todos eles como titular. No Brasileirão, atuou em todas as partidas do primeiro turno, que encerrou no último sábado, na vitória sobre o Internacional por 3 a 1. Foram 3.990 minutos em campo, sendo o que mais permaneceu no gramado nos jogos.



Marlon Freitas




Marlon Freitas e Gustavo Sauer comemoram gol do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Marlon é outro jogador do meio-campo entre os que mais jogaram. O volante assumiu a titularidade depois da baixa por lesão muscular de Danilo Barbosa e não saiu mais do time. Foram 43 jogos e 2.841 minutos em campo, além de um gol marcado.



Victor Cuesta




Gol, Cuesta, Botafogo — Foto: André Durão/ge



O zagueiro, ao lado de Adryelson, também é responsável pela melhor defesa do Brasileirão. O argentino assumiu o lugar no time em 2022 e foi titular absoluto desde então. Em 2023, entrou em campo 42 vezes e foi decisivo também no ataque, com quatro gols marcados, além de 3.660 minutos em campo.


Adryelson




Adryelson, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Fechando a lista do top 5 vem outro zagueiro, Adryelson. Destaque do time e com chance de chegar à Seleção Brasileira, o camisa 34 entrou em campo 41 jogos, somando 3.454 minutos jogados. Foram 18 jogos do Brasileirão, oito da Sul-Americana, cinco da Copa do Brasil e dez do Carioca.




O Botafogo entra em campo neste sábado, às 16h, contra o São Paulo, no Estádio do Morumbi. O jogo é válido pela 20ª rodada do Brasileirão.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Integração com o grupo e parte física: os primeiros dias de Diego Costa no Botafogo



Novo atacante se apresentou ao elenco e teve bom aproveitamento físico



Diego Costa é um novo elemento de influência no dia a dia do Botafogo. O atacante, com peso no futebol mundial e campeão por Chelsea, Atlético de Madrid e Atlético-MG, foi contratado pelo clube carioca para reforçar a equipe na briga pelo título do Brasileirão. Apesar do currículo gabaritado, as primeiras impressões do novo camisa 19 na rotina do Alvinegro são positivas.





Diego Costa conhece as instalações do Nilton Santos (https://ge.globo.com/video/diego-costa-conhece-as-instalacoes-do-nilton-santos-11870740.ghtml)


+ Após saída de Gustavo Sauer, Segovinha é o novo camisa 10 do Botafogo


A força do elenco é uma das principais marcas da equipe comandada por Bruno Lage. A diretoria levou isso em consideração quando conversou com Diego Costa durante as negociações e o retorno foi bom. Durante a coletiva de apresentação, o jogador de 34 anos fez questão de ressaltar o clima do time.


- O ambiente comigo é bem melhor. Sou uma pessoa muito simples, zero ego. Comigo é primeiro Botafogo, segundo Botafogo e terceiro Botafogo. Se eu jogar a prioridade vai ser ajudar e se não jogar vou tentar ajudar de outra forma. Essa esperança dos torcedores adversários não me importa, nem me questiono - afirmou o atacante.




Diego Costa, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


O atacante conheceu os novos companheiros na terça-feira, dia da reapresentação do elenco nesta semana visando a preparação do jogo contra o São Paulo, no próximo sábado. Uma das principais figuras no sentido de fazê-lo se integrar ao dia a dia do clube foi Tchê Tchê - os dois jogaram juntos no Atlético-MG em 2021.


Bruno Lage, treinador que o indicou para o Wolverhampton, clube que atuou na última temporada europeia, também foi importante para essa integração. Na "resenha", o camisa 19 fez questão de se apresentar e falar com todos os jogadores.


Antes da apresentação, Diego Costa conheceu as instalações internas do Estádio Nilton Santos e teve reuniões com alguns funcionários do clube. No encontro, teve acesso ao projeto do Alvinegro no sentido de sócio-torcedor, marketing e planos para o futuro.




Diego Costa e Tchê Tchê — Foto: Vítor Silva/Botafogo


+ Mazzuco diz que chegada de Bastos fecha as contratações do Botafogo para a janela


Físico bom

A ideia de buscar um novo atacante partiu, primeiramente, por John Textor. Depois, a diretoria do Botafogo buscou contatos por Diego Costa, considerado internamente como o melhor jogador da posição livre no mercado - vale ressaltar que não é possível contratar jogadores de outros clubes fora da janela.


O Botafogo só avançou na contratação após ter acesso a resultados de exames e testes físicos de Diego, que estava treinando de forma particular em Madri, na Espanha, onde vive.


- Estava treinando em Madrid, correndo bastante. O trabalho com campo não tem nada a ver com o pessoal. Estou bem, mas ainda tem que ver o trabalho de campo. Acho que amanhã (esta quinta-feira) vamos decidir o melhor, não para mim, é para o Botafogo - comentou o atleta sobre possivelmente estrear contra o São Paulo.



Diego Costa diz como quer ser lembrado no Botafogo: "Campeão, né, pai?" (https://ge.globo.com/video/diego-costa-diz-como-quer-ser-lembrado-no-botafogo-campeao-ne-pai-11870099.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Sergio Santana — Rio de Janeiro