Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Castro visita terra natal de Garrincha e conversa com alunos da Escola Municipal que leva o nome do ídolo



O treinador do Botafogo foi recebido em Magé por Rosângela dos Santos, filha de Garrincha, e conheceu mais das origens do ídolo botafoguense





Técnico do Botafogo posa para foto ao lado de crianças da Escola Municipal Mané Garrincha (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Na manhã desta segunda-feira, Luís Castro viajou até Pau Grande, em Magé, para conhecer a terral natal de Garrincha, um dos maiores ídolos da história do Botafogo. Lá, ele ainda conversou com alunos da Escola Municipal que leva o nome do ex-jogador, visitou a Igreja onde Mané foi batizado e conheceu o campo do clube local.


> CEO se pronuncia após Botafogo ultrapassar marca de 37 mil sócios


O treinador do Botafogo foi recebido por Rosângela dos Santos, filha de Garrincha, e conheceu mais das origens do ídolo botafoguense. Em nota, o Alvinegro informou que o vídeo do passeio será divulgado na Botafogo TV, às 20h.



Castro conversa com alunos da Escola Municipal Mané Garrincha (Foto: Vítor Silva)



VEJA A NOTA PUBLICADA PELO BOTAFOGO

No mesmo campinho de pelada em que Garrincha deu suas primeiras entortadas e iniciou a trajetória que mudou os rumos do futebol mundial, Luís Castro viu um filme passar em sua vida: de tempos atrás, quando lia histórias do Mané brilhar, à realização de conhecer o local e a poesia onde tudo começou. Foi esse o ponto máximo da visita do técnico a Pau Grande, cidade natal do ídolo, na manhã desta segunda-feira (30), que teve ainda um bate-papo com alunos da Escola Municipal Mané Garrincha, ida à igrejinha onde foi batizado e ao campo do clube local.

Apaixonado por futebol e cada vez mais conectado com o Botafogo, Castro vive um período intenso de aprendizado sobre o Clube e sua história. Nada mais apropriado do que conhecer de perto as referências de um dos maiores jogadores de todos os tempos de perto na sua mais pura versão. Recebido pela filha do ídolo, Rosângela dos Santos, o comandante alvinegro conheceu um pouco mais das origens daquele que é o maior de todos os tempos.

A Botafogo TV acompanhou o comandante durante o passeio e divulgará o encontro com um vídeo especial que será publicado, às 20h, desta segunda-feira. Fique ligado!


Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo fecha com lateral-esquerdo Fernando Marçal, ex-Wolverhampton, até 2024


Jogador estará disponível para atuar a partir da abertura da janela de transferências, em 18 de julho




O Botafogo fechou a contratação do lateral-esquerdo Fernando Marçal, que jogou as últimas duas temporadas pelo Wolverhampton, da Inglaterra. O vínculo será até o fim de 2024, com possibilidade de prorrogação prevista em contrato.


+ Análise: escolhas erradas do Botafogo fazem time chegar a mais um jogo ruim, o primeiro com derrota


A expectativa é que o jogador de 33 anos chegue ao Brasil daqui a duas semanas. Embora a situação contratual esteja resolvida com o Botafogo, Marçal depende da abertura da janela de transferências internacionais, em 18 de julho, para se regularizar.





Lateral-esquerdo Fernando Marçal, estava no Wolverhampton na temporada passada — Foto: Divulgação/Wolverhampton



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Consultado pelo ge após a apuração da reportagem, o advogado do jogador, Daniel Petrocelli, confirmou a concretização do negócio.


- A notícia não era para ter vazado, mas todos já sabiam do interesse de ambas as partes nesse negócio. Chegamos a um acordo e o atleta já assinou o contrato com o Botafogo. O clube foi super profissional no negócio desde as primeiras conversas até a assinatura, valorizando o atleta que teve um excelente ano na Premier League. O Fernando, inclusive, já se despediu dos companheiros de Wolwerhampton. Agora é aguardar o anúncio oficial do Botafogo - afirmou Petrocelli ao ge.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Botafogo perde a primeira fora de casa no Campeonato Brasileiro (https://ge.globo.com/video/botafogo-perde-a-primeira-fora-de-casa-no-campeonato-brasileiro-10621380.ghtml)



Marçal atuou na base do Grêmio até 2008. Ele não chegou a estrear profissionalmente pela equipe gaúcha e passou por times de menor expressão no Brasil antes de ir para a Europa. Lá, começou no Torreense, ficou três temporadas e meia no Nacional e foi negociado com o Benfica, mas não jogou. Emprestado para o Gaziantepspor, da Turquia, e Guingamp, da França, foi em definitivo para o Lyon em 2017, onde jogou junto do lateral-direito Rafael.




Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Derrota evidencia quais são as necessidades do Botafogo na segunda janela de transferências


Revés diante do Coritiba sinalizou que o Botafogo terá que buscar jogadores de criação e de lado de campo na janela para a sequência da temporada





Fora de casa, o Botafogo perdeu para um Coritiba repleto de desfalques (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



A derrota do Botafogo para o Coritiba por 1 a 0, pela oitava rodada do Brasileirão, evidenciou quais são as posições que precisam de reforço na segunda janela de transferência. No último domingo, o time apresentou dificuldades em determinados momentos do jogo tanto no setor de meio-campo quanto no lado esquerdo do campo.






Os problemas no meio-campo, inclusive, não são novidades para a torcida e para Luís Castro. Até aqui, apenas Luís Oyama não só jogou como foi titular em todas as partidas do Brasileirão. Já as outras duas vagas (Castro usa três jogadores de meio) estão vagas.

Tchê Tchê chegou a ser titular nos últimos três compromissos do time no Brasileirão, mas ficou no banco contra o Coritiba e sequer entrou em campo durante a partida. A opção no último domingo foi por Del Piage, que vive bom momento. No entanto, o camisa 23 não justificou a aposta e foi sacado no intervalo.

O mesmo problema permanece na escolha pelo jogador de meia mais avançado. Diante do Coxa, Chay foi a opção de Castro e até criou uma boa jogada. No primeiro tempo, conseguiu um desarme no meio de campo e logo acionou Victor Sá. O camisa 29, por sua vez, invadiu a área e cruzou para Erison finalizar sem goleiro, mas Matheus Alexandre apareceu na hora certa para travar o chute.

Entretanto, não passou disso. No segundo tempo, o treinador chegou a colocar em campo Lucas Fernandes e Lucas Piazon, mas nenhum deles conseguiu trazer mais criatividade ao Botafogo.

> Veja e simule a tabela do Brasileirão





Momento em que Fabrício Bruno passa por Oyama e Kanu, mas para em defesa de Gatito (Foto: Felipe Dalke/Coritiba)


Dessa forma, durante a coletiva, Castro foi perguntado se achar o meio-campo ideal tem sido a grande dificuldade no Botafogo até aqui. Ele admitiu que sim e explicou como a ausência de uma pré-temporada atrapalha o time neste aspecto.

- Tem, tem sido difícil porque normalmente nós construímos uma equipe ao longo de uma pré-temporada. Normalmente, neste período de pré-temporada, temos ali nove a dez jogos em que identificamos claramente todas as qualidades dos jogadores e como que eles se ligam uns com os outros.

- Isso tem sido feito ao longo de uma temporada, em que nos chegamos de forma oficial. Se eu fizesse isso ao longo de uma pré-temporada, todos os analistas entenderiam isso como uma coisa normal, ainda a procura de uma equipe, ainda a procura da melhor ligação entre eles. Como é feito no campeonato, há muitas instabilidades na equipe, não está a conseguir encontrar.



Por fim, também cabe destacar que o Botafogo teve problemas na esquerda contra o Coritiba. Por lá, Diego Gonçalves teve uma atuação abaixo do esperado, e o time não conseguiu ser tão eficiente por este lado do campo.

O titular da posição, vale lembrar, era Gustavo Sauer, que também vinha de jogos oscilantes. Como ele se machucou no início do mês, contra o Flamengo, tem sido substituído por Diego Gonçalves.

Hoje, as opções de Castro no setor são Rikelmi e Vinícius Lopes. O segundo, inclusive, entrou no segundo tempo dos jogos contra o América-MG e Fortaleza e aproveitou bem os minutos em que esteve dentro de campo. Contudo, está entregue ao Núcleo de Saúde e Performance do clube e, assim, foi baixa contra o Coritiba.

Enquanto busca soluções internas para estes dois setores à espera da abertura da janela de transferências, o Botafogo vira a chave para enfrentar o Goiás no Nilton Santos, às 20h, na próxima segunda-feira. A partida é válida pela nona rodada do Brasileirão e terá transmissão em tempo real do LANCE!.



Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Análise: escolhas erradas do Botafogo fazem time chegar a mais um jogo ruim, o primeiro com derrota=


Equipe de Luís Castro estava invicta fora de casa, mas pontaria fraca atrapalha os planos do time de conseguir ao menos um ponto no Couto Pereira





Melhores Momentos: Coritiba 1 x 0 Botafogo pela 8ª rodada do Brasileirão 2022



Luís Castro chegou ao décimo jogo à frente do Botafogo e viu o time perder pela primeira vez com ele no banco de reservas. A derrota por 1 a 0 para o Coritiba no último domingo, no Couto Pereira, tirou a invencibilidade fora de casa do melhor visitante no Campeonato Brasileiro e mostrou mais uma vez a dificuldade que o time tem apresentado em criar chances de perigo.


Nos últimos três jogos o Botafogo não conseguiu apresentar um futebol que fosse convincente para o torcedor. Por mais que tenha ganhado por 3 a 1 do Fortaleza, o desempenho não foi o adequado. Isso ficou mais evidente no empate com o América-MG, quando melhorou no segundo tempo após fazer uma etapa inicial sem nenhum chute. E o time apresentou a mesma dificuldade novamente na tarde em Curitiba.


Em entrevista coletiva depois do jogo, Luís Castro reconheceu que a equipe tem tomado decisões erradas, principalmente quando chega no ataque. Um dado que evidencia isso foi o baixo número de finalizações certas que chegaram ao gol do Coritiba. Apenas três das 16 das vezes que o Botafogo chutou ou cabeceou foram no gol de Alex Muralha, que só defendeu a primeira bola por volta dos 10 minutos do segundo tempo. As outras 13 finalizações foram direto para fora ou bloqueadas.


+ Após derrota para o Coritiba, Luís Castro repercute problemas do Botafogo no meio: "Há muita oscilação"




Victor Sá foi o melhor jogador de linha do Botafogo contra o Coritiba, mas foi pouco acionado — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Matheus Alexandre se machuca, Erison rouba a bola e causa confusão por falta de fair play


Antes de se afobar para tentar empatar a partida, o time do Botafogo tinha dificuldades para construir as jogadas. O Coritiba apertava a marcação nos volantes, que não tinham muito espaço, e obrigava os zagueiros a fazer a ligação direta com o ataque. A marcação paranaense ajustada não deixou o Bota criar muitas chances. A melhor delas veio em jogada de Victor Sá pela direita - principal jogador de linha do time, mas pouco acionado - que cruzou rasteiro para Erison. O centroavante tocou para o gol, mas a zaga curitibana chegou em cima da hora para cortar para escanteio.


Se numa ponta Victor Sá era o melhor do Botafogo, mas pouco acionado, na outra o caso foi o contrário. Diego Gonçalves não jogou bem pela esquerda e errou muito do que tentou. As jogadas com Daniel Borges (e depois Hugo) não surtiram efeito. Luís Castro demorou a tirá-lo do time e buscar outra formação, mas uma das razões para isso era que o time não tinha atacante de lado de campo no banco de reservas além de Rikelmi, já que Gustavo Sauer e Vinicius Lopes não viajaram por estarem em tratamento de algo não informado pelo clube.


Castro começou o jogo com duas mudanças em relação ao time que empatou com o América-MG. Entraram Del Piage e Chay nos lugares de Patrick de Paula e Tchê Tchê. A ideia do técnico português era que eles dessem mais equilíbrio, além de atender a um pedido de mais criatividade no meio de campo. Por mais que não tenha o costume de usar um armador desde que chegou ao Botafogo, Chay poderia fazer essa função. Mas não deu certo, apesar da dedicação do meia.



+ Atuações do Botafogo: time volta a jogar mal, e Gatito é dos poucos a se salvar




"A torcida do Botafogo não se compara!", exalta Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-torcida-do-botafogo-nao-se-compara-exalta-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10619751.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


O segundo tempo alvinegro até foi melhor. Como o técnico disse na entrevista coletiva depois do jogo, o Bota pressionou o adversário - tanto que sempre teve mais posse de bola - mas não conseguiu converter isso em chances claras de gol. A equipe rondava a área do Coritiba, mas tinha dificuldades de transformar o domínio em oportunidades. Mais uma vez. O fim do jogo ainda teve uma chance perigosa em chute de Erison, que Muralha evitou com boa defesa, mas foi pouco.


É importante ressaltar que mesmo com a derrota e não mostrando um futebol tão ofensivo e que gere chances, o Botafogo está em sétimo lugar do Campeonato Brasileiro, com 12 pontos. Além do treinador novo que chegou na última janela, junto dele vieram 12 jogadores para um time que ainda está em construção e que não teve pré-temporada para se entender. A teoria é aplicada nos treinos e a prática vem com os jogos.


Claro que dá para se incomodar com o futebol apresentado, principalmente quando a vitória não vem. Mas, por outro lado, é necessário lembrar das circunstâncias que o time passa. Não é porque ganhou contra o Fortaleza há duas rodadas que estava tudo maravilhoso. Não é porque perdeu para o Coritiba que deve-se mudar tudo.


+ Leia mais notícias do Botafogo




"Faltou um pequeno detalhe: a bola entrar", lamenta Erison, atacante do Botafogo (https://globoplay.globo.com/v/10619519/)


Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


O Botafogo volta a campo na segunda-feira, dia 6 de junho, quando enfrenta o Goiás, no Nilton Santos, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com 12 pontos, o Bota ocupa a sétima colocação do Brasileirão e está a um ponto do quarto colocado, Coritiba. O Goiás é o 15º, com nove.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!


Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro