Páginas

domingo, 4 de agosto de 2013

Seedorf vibra com seu primeiro gol no Maracanã e cita Zico: 'Uma honra'


Camisa 10 alvinegro ressalta retorno à liderança do Brasileirão e avisa: 'Todos os pontos conquistados agora podem pesar muito na reta final'






Mais um jogo, novA grande atuação de Seedorf e um feito mais do que especial. Sob o comando de seu camisa 10, o Botafogo derrotou o Vasco por 3 a 2 na noite deste domingo e retomou a liderança do Campeonato Brasileiro com 23 pontos (veja os melhores momentos no vídeo ao lado). Aos 37 anos, o multicampeão holandês marcou ainda o primeiro gol de sua carreira no Maracanã. E lembrou de dois de seus grandes ídolos brasileiros ao comentar o feito: Zico e Júnior.

- É uma honra fazer um gol no Maracanã, um estádio que tem uma história incrível e por onde desfilaram grandes jogadores como meu ídolo Zico e o Júnior. Esses momentos são importantes, mas isso fica na parte pessoal. O importante é que conseguimos mais uma vitória importante em um clássico difícil e retomamos a liderança - frisou Seedorf.


Com o resultado, o Botafogo ultrapassou o Cruzeiro, que tinha assumido temporariamente a liderança no último sábado. Para o camisa 10, mais três pontos importantes que podem fazer a diferença no final do Campeonato Brasileiro.
É uma honra fazer um gol no Maracanã, um estádio que tem uma história incrível e por onde desfilaram grandes jogadores como meu ídolo Zico e o Júnior"
Seedorf

- Foi maravilhoso. Mais um jogo complicado. Conseguimos dominar o Vasco, fazer os gols e, o mais importante, voltar à liderança. O jogo parecia tranquilo e nos faltou sorte nas finalizações no primeiro tempo. Poderiamos ter descido para o vestiário ganhando de três ou quatro. Temos que trabalhar muito porque nossa sequência será muito difícil. O Cruzeiro está perto e tem um time forte. Todos os pontos conquistados agora podem pesar muito na reta final - disse.

Após o apito final, Seedorf ainda comandou o agradecimento dos jogadores à torcida.

- Temos que agradecer. Eles nos deram uma demonstração de que estão acreditando. O jogo recebeu um bom público e isso é fundamental. A presença da torcida nos dá a energia e a sorte necessária para vencer. Foi um resultado merecido - encerrou.

Novamente líder, o Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira para medir forças contra o Atlético-MG, atual campeão da Libertadores, às 21h50m (de Brasília), no Independência.


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Atuações: Rafael Marques é decisivo para o Bota, e Juninho faz o que pode


Meia do Vasco mantém regularidade de bons desempenhos. André, pelo lado cruz-maltino, e Vitinho, pela equipe alvinegra, são outros destaques








JEFFERSON - GOLEIRO
Faltou sair mais do gol para evitar o perigo das cobranças de escanteios. Sem culpa nos gols.
Nota: 5,5

GILBERTO - LATERAL DIREITO
Teve mais trabalho depois da saída de Guiñazu e entrada de Wendel, que aumentou o poder ofensivo do Vasco pelo seu lado.
Nota: 5,0

BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Ele e Dória tiveram dificuldades para cortar as bolas cruzadas pelo Vasco. Penou com André e foi envolvido no lance do primeiro gol.
Nota: 5,0

DÓRIA - ZAGUEIRO
Superado até com facilidade por Eder Luis no lance do primeiro gol de André. Arriscou um chute perigoso.
Nota: 5,5

JULIO CESAR - LATERAL ESQUERDO
Trabalhou bem com a bola no pé, conseguindo saber a hora certa de apoiar o ataque. Defensivamente, foi regular.
Nota: 6,5

LIMA - LATERAL ESQUERDO
Substituiu Julio Cesar e apareceu bem no ataque, mas pecou na execução das jogadas.
Nota: 5,5

MARCELO MATTOS - VOLANTE
Fez bem a cobertura no meio do campo, conseguindo impedir maiores avanços dos armadores do Vasco.
Nota: 6,0

GABRIEL - VOLANTE
Arriscou o chute que resultou no primeiro gol do Botafogo. No entanto, falhou no início da jogada do primeiro gol do Vasco e prendeu demais a bola em alguns momentos.
Nota: 5,5

LODEIRO - MEIA
Subiu de produção em relação aos últimos jogos e minimizou os erros.
Nota: 6,0

ANDRÉ BAHIA - ZAGUEIRO
Entrou no lugar de Lodeiro no fim.
Sem nota

SEEDORF - MEIA
Fez um belo gol, mostrando sua categoria. Desta vez, não teve tanto espaço para armar o time como vinha acontecendo.
Nota: 6,5

VITINHO - MEIA
Deu belo passe para Seedorf fazer o segundo gol, lançou Rafael Marques no terceiro e criou várias jogadas de perigo. Bobeou no segundo gol do Vasco.
Nota: 7,5

ELIAS - ATACANTE
Entrou no lugar de Vitinho e tentou segurar a bola no ataque, mas teve poucas oportunidades.
Nota: 5,5

RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Mais uma vez, mostrou sua importância para o time, abrindo o placar com um belo chute e fazendo um golaço logo depois de o time sofrer o empate.
Nota: 8,5




DIOGO SILVA - GOLEIRO
Aparentou insegurança no início do clássico, mas mesmo com três gols sofridos, fez boas defesas e não comprometeu.
Nota: 6,0

NEI - LATERAL DIREITO
Mostrou disposição para defender, mas encontrou muita dificuldade para conter o ataque do Botafogo, principalmente contra Seedorf.
Nota: 5,0

RENATO SILVA - ZAGUEIRO
Encontrou problemas ao tentar combater as combinações de jogadas do Botafogo.
Nota: 5,0

RAFAEL VAZ - ZAGUEIRO
Jogador mais lúcido da defesa vascaína, mostrando bom posicionamento e antecipação.
Nota: 6,0

YOTÚN - LATERAL ESQUERDO
Mais uma vez deixou a desejar defensivamente e teve mínima participação ofensiva.
Nota: 4,0

GUIÑAZU - VOLANTE
Ainda sem entrosamento, sentiu dificuldade em encontrar o melhor posicionamento. Como sempre, fez forte marcação, mas saiu de campo machucado ainda no primeiro tempo.
Nota: 5,5

WENDEL - VOLANTE
Substituiu Guiñazu e buscou ser firme na marcação, mas deixou alguns espaços e não ajudou muito o ataque.
Nota: 5,0

SANDRO SILVA - VOLANTE
Deixou espaços no setor defensivo e sofreu com a movimentação do meio de campo do Botafogo.
Nota: 4,0

FAGNER - LATERAL DIREITO
Entrou no lugar de Sandro Silva para jogar no meio-campo, mas não foi efetivo na tentativa de levar o Vasco ao ataque. Perdeu boa oportunidade de gol.
Nota: 5,0

JUNINHO - MEIA
Novamente o principal nome do Vasco. Movimentação constante, perigo nas bolas paradas e drible de craque no primeiro gol.
Nota: 8,0

PEDRO KEN - MEIA
Alternou momentos de extrema dispersão com algumas participações importantes na parte ofensiva. Esteve mal nas finalizações.
Nota: 5,5

EDER LUIS - ATACANTE
Outro que começou aparentando falta de atenção na partida, mas que teve participação fundamental nos dois gols do Vasco.
Nota: 6,0

ROBINHO - ATACANTE
Em sua primeira partida desde que voltou ao Vasco, em fevereiro, entrou na vaga de Eder Luis e tentou incomodar na velocidade, mas não levou perigo.
Nota: 5,0

ANDRÉ - ATACANTE
Perigo constante para a defesa do Botafogo, não se limitou a atuar na área e foi importante marcando dois gols.
Nota: 7,5


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Em partida com golaços, Botafogo bate Vasco e reassume liderança


Clássico teve direito a um belo gol para cada lado e Juninho atuando no sacrifício. Time alvinegro ultrapassa Cruzeiro e volta à ponta da tabela




Home - Vasco x Botafogo (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Botafogo bateu Vasco na noite deste domingo
 (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
O líder do campeonato e um time em formação frente a frente no Maracanã. O resultado foi previsível. Porém, com direito a golaço para ambos os lados, o jogo foi mais emocionante do que se desenhava. Vitorioso, Botafogo deixou o campo ainda mais líder, enquanto o Vasco apenas com a certeza de que ainda tem pontos a corrigir.

Com o triunfo por 3 a 2, o time de Oswaldo de Oliveira chegou aos 23 pontos, passou o Cruzeiro e reassumiu a ponta da tabela. Já o Vasco, permaneceu com 14 e viu o objetivo de encostar no G4 se distanciar momentaneamente. Agora, o Botafogo encara o Atlético-MG, no Estádio Independência, na quarta-feira. Já os comandados de Dorival Júnior vão entrar em campo na quinta-feira, contra a Ponte Preta, em São Januário.

O primeiro tempo pode ser resumido em três atos. O primeiro, aquele já velho conhecido de qualquer clássico, em que os times não se arriscam muito nos minutos iniciais e oportunidades (ou não) para ambos os lados. Assim foi o começo da partida, em que o Botafogo, mesmo tendo mais a posse de bola, dava espaços para o Vasco.

Neste clássico, em específico, um segundo ato previsível. Botafogo, líder do campeonato, começou a tomar conta da partida e obrigar a Diogo Silva a fazer defesas. Curiosamente, a pressão do time de Oswaldo de Oliveira começou justamente após um gol anulado do Vasco (André concluiu em posição irregular). No lance seguinte à frustração cruz-maltina, a euforia alvinegra. Gabriel chutou e a bola sobrou nos pés de Rafael Marques. O atacante não teve trabalho para abrir o placar.

Não tardou e nova comemoração alvinegra. Desta vez, o responsável foi o principal jogador da equipe. Seedorf recebeu do 'filho' Vitinho e com um sutil toque ampliou a vantagem. Abriu a porteira! O Botafogo teve inúmeras chances de fazer o terceiro, mas não o fez.

O volante argentino Guiñazu, que fazia sua estreia com a camisa do Vasco, sentiu um incômodo muscular e saiu cedo, sendo substituído por Wendel.

Já nos minutos finais, uma pintura no Maracanã. Eder avançou em velocidade e passou para Juninho que, com um giro, passou pela defesa alvinegra e deixou André livre para apenas empurrar e diminuir. Gol que deu esperança aos vascaínos.

E a esperança com a qual os cruz-maltinos terminaram o primeiro tempo foi renovada no início da etapa final. Logo no segundo minuto, Eder Luis recebeu na área, bateu de primeira e carimbou a trave. André aproveitou o rebote e empatou. Na comemoração, o seu já conhecido "bigode grosso".

A alegria do lado direito das cabines de rádio, porém, durou pouco. Pouquíssimo tempo depois do empate, Rafael Marques recebeu na esquerda, driblou Nei como quis e mandou no ângulo de Diogo Silva. Um golaço!

Porém, todo a correria e emoção do começo do segundo tempo não se manteve durante o restante da partida. Com os líderes Juninho e Seedorf apontando cansaço, as oportunidades se tornaram menos frequentes. Juninho, inclusive, atuou no sacrifício boa parte do jogo por ter sentido um incômodo muscular, mas não poder ser substituído porque o Vasco já havia feito as três alterações.

Assim, sem grandes chances de gol, o 3 a 2 que se fez no placar logo na volta do intervalo permaneceu e o Botafogo reassumiu a liderança.

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 3 BOTAFOGO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 4/8/2013 - 18h30
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Luiz Antonio Muniz de Olveira (RJ)
Cartões amarelos: Yotún, Wendel, Renato Silva e Pedro Ken (VAS), Bolívar e Gabriel (BOT)
Cartões vermelhos: Não houve
Renda e público: R$ 1.375.320,00 - 24.979 pagantes e 33.419 presentes.

GOLS: Rafael Marques, 22'/1ºT (0-1); Seedorf, 30'/1ºT (0-2), André, 44'/1ºT (1-2), André, 2'/2ºT (2-2) e Rafael Marques, 4'/2ºT (2-3)

VASCO: Diogo Silva, Nei, Renato Silva, Rafael Vaz e Yotún; Sandro Silva (Fagner, 21'/2ºT), Guiñazú (Wendel, 31'/1ºT), Pedro Ken e Juninho; Eder Luis (Robinho, 9'/2ºT) e André. Técnico: Dorival Júnior

BOTAFOGO: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar (Lima, 34'/2ºT); Marcelo Mattos e Gabriel, Lodeiro (André Bahia, 46/2ºT), Seedorf  e Vitinho (Elias, 25'/2ºT); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira


 LANCENET!

Em clássico movimentado, Botafogo bate o Vasco e volta à liderança


Com gols de Rafael Marques (dois) e Seedorf, Alvinegro faz 3 a 2, chega aos 23 pontos e reassume a ponta da tabela. Cruz-Maltino é o 10º, com 14


o nome do jogo

R. Marques

Com dois belos gols, o atacante, patinho feio em 2012, tem cada vez mais mostrado sua faceta decisiva em 2013. Já são 12 gols na atual temporada.


guerreiro

Juninho

Aos 25 da etapa final, o Reizinho sentiu dor na panturrilha esquerda e pediu para sair. O time não podia mais mexer, e o veterano jogou até o fim.


sintonia

time e torcida

Terminado o clássico, os jogadores do Bota foram em direção a seus torcedores para agradecer o apoio. Houve muitos cânticos na partida.


Em um clássico movimentado e com muitos gols, o Botafogo chegou a fazer 2 a 0, cedeu o empate mas, com participação decisiva de Rafael Marques, selou a vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, na noite deste domingo, no Maracanã. Com o resultado, o Alvinegro voltou à liderança do Brasileirão, com 23 pontos. Já o Cruz-Maltino, com 14, terminou a rodada na 10ª colocação. Rafael Marques balançou a rede duas vezes. Seedorf também deixou sua marca. André fez os gols do Vasco.

No total, 33.419 pessoas foram ao Maracanã para assistir ao clássico. Foram 24.974 pagantes, para uma renda de R$ 1.375.320,00. Após o apito final, Seedorf se mostrou feliz com o apoio que o time do Botafogo tem recebido da arquibancada.

- A gente agradeceu muito, foi uma demonstração de que eles (torcedores) estão confiando, um bom público. Foi um suporte fundamental, e quando a gente tem esta energia e também sorte, que é necessária para vencer... Acho que foi um Botafogo que tinha que ter feito mais gols, deixamos eles voltarem no jogo, mas foi um resultado merecido - destacou Seedorf, lembrando que seu time chegou a sofrer o empate depois de abrir 2 a 0.

Na quarta-feira, o Alvinegro vai a Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG. Na quinta, o Vasco receberá a Ponte Preta, em São Januário.

- Saímos atrás, tomamos gols bobos. O meu primeiro gol parece que não estava impedido, mas é levantar a cabeça. Fizemos um bom jogo - disse o atacante André, autor dos dois gols vascaínos, referindo-se a um lance duvidoso quando a partida ainda estava 0 a 0 e que foi anulado pela arbitragem.

Rafael Marques comemora depois de marcar um de seus gols no clássico com o Vasco. Atacante teve participação decisiva na vitória (Foto: Alexandre Cassiano / agência O Globo)

Botafogo pula na frente

O jogo começou em ritmo acelerado, com boas investidas de ambos os times. O Botafogo, porém, teve as melhores chances. A disputa no meio-campo ficou acirrada, com o Vasco apostando no talento de Juninho Pernambucano e os alvinegros contando com Seedorf.

André chegou a marcar de cabeça para o Vasco, mas o árbitro anulou alegando impedimento. Na sequência, aos 22, Gabriel arriscou um chute de longe e a bola caiu nos pés de Rafael Marques, que abriu o placar. A superioridade no placar era reflexo do que acontecia em campo. E, depois de boa assistência de Vitinho, Seedorf, com belo toque, por cima de Diogo Silva, ampliou. Apesar do placar, o holandês não parou de orientar o time para que não recuasse.

O Alvinegro passou a ter amplo domínio e poderia ter feito mais gols na etapa inicial. Não fez e levou, depois de belo drible de Juninho e toque para André, que diminuiu.

Gols no começo do segundo tempo

André, autor de dois gols, tenta se livrar da marcação de Bolívar (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado)
Com o gol no fim do primeiro tempo, o Vasco voltou empolgado e novamente André, aproveitando rebote de finalização que bateu na trave, marcou e deixou tudo igual. Mas nem deu tempo de comemorar. Logo em seguida, Rafael Marques colocou o Botafogo novamente em vantagem com um belo chute, na gaveta, logo após executar um belo drible na área.

A partida seguiu em ritmo acelerado, com o Botafogo superior. O Vasco tinha dificuldade para se lançar ao ataque, mas ainda conseguiu levar perigo ao gol de Jefferson. Depois de uma finalização, Juninho Pernambucano sentiu dores na panturrilha esquerda e chegou a pedir para sair. Como Dorival Júnior já tinha feito as três substituições, o camisa 8 foi para o sacrifício e ficou em campo até o fim.

Por volta dos 30 minutos, o Cruz-Maltino já tinha equilibrado a partida. Aos poucos, o ritmo do jogo caiu, o Botafogo soube administrar o resultado e foi premiado com a vitória e o retorno à liderança do Brasileirão.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

PRÉ-JOGO: Vasco, em alta, mede forças com o Botafogo, que tenta voltar à liderança


Retorno de Juninho e estreia de Guiñazu empolgam vascaínos contra Seedorf, Vitinho e companhia, que precisam vencer para regressar ao topo





Vasco e Botafogo vivem a expectativa de lotar pela primeira vez o novo Maracanã. Os ingredientes são muitos. Do lado do Vasco algumas novidades: estreia de Guiñazu, volta de Juninho e uma equipe em ascensão, que saiu da zona de rebaixamento para ganhar tantos pontos quanto o vice-líder Botafogo nas últimas três rodadas. Do lado alvinegro, a simples presença de Seedorf já seria suficiente para chamar o torcedor, que entre tapas e beijos parece abraçar cada dia mais a garotada da base - Vitinho, Gabriel e Dória despontando - e o técnico Oswaldo de Oliveira, antes tão contestado. Mas na noite deste domingo, às 18h30m, no Maracanã, o Botafogo luta também para recuperar a liderança, perdida na noite de sábado para o Cruzeiro, que venceu o Coritiba por 1 a 0 e chegou a 21 pontos, um a mais que o Glorioso.

Com preços mais baixos em todos os setores do estádio, a diretoria vascaína espera levar do clássico dessa noite uma renda líquida de até R$ 1 milhão. No segundo turno, quem deve se beneficiar do público e de todo o dinheiro gerado na partida é o Botafogo, que vai mandar a partida em Brasília. Neste domingo está em jogo, além da saúde financeira, o caminho que cada clube vai percorrer nesse Brasileiro. Campeão carioca, o Alvinegro começou muito bem as primeiras dez rodadas da competição, apesar de ter duas saídas importantes (Fellype Gabriel e Andrezinho). Em São Januário, após início muito irregular, a esperança é de novos ventos com o retorno do Reizinho e as chegadas de Guiñazu e Fagner, que deve ficar no banco como opções para Dorival Júnior no segundo tempo.

As duas equipes vêm de sete pontos conquistados de nove disputados. Se de um lado Oswaldo mantém o padrão de seu trabalho de mais de um ano no Botafogo, do outro Dorival busca o equilíbrio e a recuperação do Vasco. Para jogadores alvinegros e vascaínos, apesar da vantagem botafoguense na tabela, não há favoritos.

Certo parece ser o protagonismo de dois veteranos "velhos de guerra", nas figuras de Juninho Pernambucano e Seedorf, que prometem um duelo à parte. No retrospecto recente das equipes no Brasileiro, no ano passado foi uma vitória para cada lado (1 a 0 no primeiro turno para os vascaínos, e 3 a 2 para os alvinegros no returno). Agora, os dois se reveem no palco novinho em folha: o Maracanã. É bom que o estádio lote mesmo, porque a oportunidade é rara.

O Premiere PFC1 transmite a partida para todo, em sistema pay-per-view. O jogo também será acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.



Vasco: a maior atração do dia é a estreia de Guiñazu. O volante argentino, de 34 anos, já ganhou a camisa 5 e o status de titular absoluto. Nessa partida, o Vasco tem também o retorno de Juninho, que jogou duas vezes e obteve duas vitórias nessa volta. Com isso, Dorival Júnior optou por sacar Wendel, deixando Pedro Ken mais adiantado no meio de campo, como o camisa 10 já vem jogando nas últimas partidas. O time vai a campo com: Diogo Silva, Nei, Renato Silva, Rafael Vaz e Yotún; Sandro Silva, Guiñazu, Juninho e Pedro Ken; Eder Luis e André.

Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira não só mantém um padrão de jogo como vem repetindo constantemente os nomes escolhidos para os jogos. Contra o Vasco, o time será o mesmo que venceu o Vitória por 2 a 0 com Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Vitinho e Seedorf; Rafael Marques.


Vasco: o meia Bernardo e o zagueiro Rodolfo ainda se recuperam de lesão. Luan já voltou a treinar com bola, recuperado de estiramento na coxa direita, mas segue fora do banco. O meia Montoya ainda não foi regularizado.

Botafogo: o lateral-direito Lucas se recupera de uma cirurgia no tornozelo esquerdo e o meia Cidinho também passou por uma operação no joelho esquerdo.


Vasco: Alisson, André, Elsinho, Juninho Pernambucano, Luan, Renato Silva, Sandro Silva e Wendel.

Botafogo: Dória, Gilberto, Lucas, Renan e Vitinho.


Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) apita o jogo, auxiliado por Wagner de Almeida Santos (RJ) e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ). O árbitro trabalhou em dois jogos deste Brasileiro: Coritiba 2 x 1 Atlético-MG e Botafogo 1 x 0 Fluminense. Ele tem média de 4,5 cartões amarelos por jogo e ainda não exibiu o cartão vermelho. Sua média de faltas marcadas por jogo é de 31,5. O campeonato tem média de 4,1 cartões amarelos e 0,2 cartão vermelho por partida. Em relação às faltas, a média é de 33,2 por confronto. Foram 20 pênaltis apontados em 99 duelos.


Vasco: o time cruz-maltino precisará ter eficiência ofensiva se quiser furar a segunda melhor defesa do Brasileiro. E os números jogam a favor. A equipe de Dorival Júnior costuma aproveitar quase a metade das chances claras que cria (são 15 gols em 32 oportunidades). A volta de Juninho Pernambucano é outro fator positivo. Nos dois jogos em que atuou, o Reizinho fez dois gols e deu duas assistências.

Botafogo: até o fim da décima rodada, Dória e Bolívar formavam a segunda zaga menos vazada da competição. O time de Oswaldo de Oliveira é compacto e tem boa marcação, mas para muitas jogadas com falta (é o quinto no quesito, com 186), o que pode ser um prato cheio para Juninho. Gabriel (26), Bolívar e Vitinho (21) estão entre os 15 que mais cometem faltas no Brasileiro.



Em 2004, com Petkovic e Marcelinho, o Vasco goleou o Botafogo por 4 a 0 no Maracanã. No banco de reservas do time cruz-maltino estava Geninho, que havia sido vice-campeão estadual naquele ano com os vascaínos. A curiosidade era que o comandante do Botafogo era o ex-zagueiro e ídolo das duas torcidas Mauro Galvão, que hoje é diretor executivo das categorias de base do Vasco. Naquele 20 de maio de 2004, o atacante Valdir marcou duas vezes, com outros dois gols do sérvio Pet. O Botafogo tinha Luizão, Almir e o veterano Valdo como destaques. Clique aqui e veja a ficha de jogo no Futpédia.

*Em compensação, na última vez do clássico no Maraca, vitória do Botafogo por 2 a 0, com gols de Fábio Ferreira e Loco Abreu e o título da Taça Guanabara de 2010:



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Gabriel convoca torcida para ir ao Maracanã e vê Seedorf decisivo


Volante do Botafogo agradeceu apoio do torcedor diante do Vitória e acredita que pressão dos botafoguenses será fator importante na luta pelo título 




Treino do Botafogo (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Gabriel no último treino antes do clássico
 (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
O Botafogo tem novo compromisso domingo, às 18h30, no Maracanã, diante do Vasco, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para retomar a liderança no Brasileirão, o Alvinegro precisar vencer o adversário, para isso precisa do apoio irrestrito de sua torcida. Em conversa com o LANCE!Net, o volante fez uma menção especial aos botafoguenses e os convocou a estarem ao lado do time mais uma vez esta noite.

- Primeiramente gostaria de agradecer à nossa torcida pelo grande apoio que nos deu contra o Vitória. Foi emocionante. Convoco a torcida para comparecer no clássico e nos ajudar mais uma vez. Podem ter certeza que nós vamos fazer o melhor dentro de campo, "vamos dar a vida" para sairmos com a vitória - disse Gabriel.

Na opinião do volante, que aos 21 anos, é titular absoluto da equipe deste o fim da temporada passada, a presença da torcida, principalmente nos jogos no Rio será fundamental na luta do Botafogo pelo título de campeão brasileiro. Sobre o Vasco, adversário de logo mais, o jogador sabe da força do rival, mas está confiante na capacidade da equipe botafoguense.

- Estou esperando um jogo muito disputado, casa cheia, Maracanã lotado. Espero um vitória do Botafogo, com uma excelente partida. O Vasco vem crescendo no Campeonato, vamos tentar pará-los - afirmou Gabriel, lembrando a boa campanha que o time vem fazendo na competição:

- Esta será a décima primeira partida no campeonato, estamos há dez partidas em cima na tabela. Já mostramos que não estamos ali por acaso e sim por méritos nosso. Vamos tentar nos impormos diante do Vasco e manter essa primeira colocação.

SEEDORF PODE DECIDIR

Para garantir mais três pontos e pegar novamente a liderança, Gabriel também sabe que, além do apoio do torcedor e da raça, o Botafogo terá apresentar um bom futebol. Neste quesito, ele aposta no amigo e companheiro Seedorf, que segundo ele, pode decidir o jogo para o time de General Severiano.

- Acho que o Seedorf pode decidir mais, pelo que vem mostrando neste campeonato. O Juninho chegou agora, mas já fez duas partidas importantes pelo Vasco. Acho que o Seedorf pode decidir isso aí para nós - disse.

O Botafogo está escalado pelo técnico Oswaldo de Oliveira para enfrentar o Vaso e entra em campo com: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel; Lodeiro, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques.


Alexandre Braz 04/08/2013 -(RJ) LANCENET!

Elias vem aproveitando as chances e já ameaça Vitinho e Lodeiro


Atacante já marcou dois gols em apenas quatro jogos realizados, todos como reservas





Elias comemora gol do Botafogo no Maracanã (Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)
Elias comemora gol do Botafogo no Maracanã
(Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)
A cada dia que passa, fica nítida a importância que o atacante Elias tem no elenco do Botafogo. Antes incógnita, ele está cada vez mais perto de ganhar uma vaga entre os titulares.

Recentemente, o técnico Oswaldo de Oliveira deixou claro que Elias é a bola da vez em caso de mudanças nos onze. As fases de Lodeiro e Vitinho não são das melhores. Na partida contra o Vitória, quinta-feira, o garoto até fez um gol, mas, assim como o uruguaio, irritou a torcida em vários momentos e ouviu algumas vaias. Seria a hora de Elias receber uma chance como titular?

– Quem decide é o professor Oswaldo. Estou aqui para ajudar e vou respeitar a decisão dele. Quando ele precisar, darei meu máximo. É um grupo maravilhoso, que cada um respeita o outro – afirmou o atacante, em entrevista ao LANCE!Net.

Elias conquistou o respeito do treinador com as boas atuações nos treinamentos e nas partidas. Afinal, já foram dois gols em apenas quatro jogos. E todos eles entrando na etapa final. Elias não sentiu o peso da camisa, mas admite que ficou arrepiado ao vesti-la:

– Sempre tive a meta de atuar em um clube grande e fui abençoado com essa vinda para cá. Estou feliz demais. Só quem está aqui sabe e sente como é diferente vestir essa camisa, que deixa qualquer um arrepiado. Espero conquistar muitas coisas com esse grupo maravilhoso.

Seus gols foram feitos de formas parecidas, atuando centralizando e recebendo passes em profundidade. Mas ele deixou claro que não é centroavante de ofício:

– Não sou centroavante. Jogava pelos lados no Resende, mas, pelo meu porte físico, o Oswaldo me pediu para jogar ali.

Pelos lados ou lá na frente. A vaga está cada vez mais próxima.


Luiz Gustavo Moreira e Paulo Victor Reis - (RJ) LANCENET!

Estreia de Guiñazú marca o duelo entre ele e o craque Seedorf


Mesmo com características diferentes, os dois estrangeiros são dois dos principais astros do clássico entre Vasco e Botafogo, neste domingo, às 18h30, no Maracanã 



Guinazu e Seedorf (Fotos: Arquivo LANCE!)
Guinazu e Seedorf são os destaques do clássico deste
 domingo (Fotos: Arquivo LANCE!)
Experiência, carreira vitoriosa, raça aliada à qualidade técnica e, acima de tudo, carisma. Apesar de estilos de jogo completamente diferentes, estas características não faltam a Guiñazú e Seedorf, dois dos principais astros do clássico entre Vasco e Botafogo, neste domingo, às 18h30, no Maracanã, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net.

O argentino, contratado recentemente pelo Cruz-Maltino junto ao Libertad (PAR), faz hoje a primeira partida dele pelo clube. O volante, chega a São Januário cercado de boa expectativa, afinal, seu currículo repleto de títulos, além da reconhecida entrega dentro de campo, já fazem dele um forte candidato a ídolo da torcida vascaína.

E logo de cara ele tem uma ingrata missão: marcar Seedorf, destaque do Glorioso e apontado por torcedores e crítica como um dos melhores jogadores do campeonato.

O treinador do Vasco, Dorival Júnior, acredita que terá muita dificuldade pela frente, mas garante que a obrigação de parar o camisa 10 rival não será apenas de Guiñazú.

- Não farei marcação especial, porque nunca trabalhei assim. Mas é craque (Seedorf). Claro que teremos atenção redobrada - disse o comandante do Gigante da Colina.

Já a preocupação pelo lado de General Severiano recai sobre os ombros do jovem Gabriel. O volante, de apenas 21 anos, é um dos designados a impedir que o craque adversário, Juninho Pernambucano, tenha espaço para trabalhar.

- É um jogador experiente, que vai procurar sempre estar cavando as faltas perto da área, porque é o melhor que ele tem. Temos de neutralizar isso. Com a bola rolando, é marcar não só o Juninho, e sim o time inteiro do Vasco - afirmou Gabriel.

No duelo entre marcação e criação, o fato é que a inspiração dos craques fará a diferença na partida.


LANCENET!