Páginas

sábado, 4 de abril de 2015

Imune à série de lesões, Tomas busca novo gol pelo Bota: "Estou ansioso"


Titular os últimos 13 jogos, meia é um dos poucos do time a não sofrer com desgaste e problemas musculares. Atleta não marca desde o clássico contra o Flamengo



Tomas apresentou seu cartão de visitas à torcida do Botafogo contra o Flamengo. No início de março, o meia decidiu o clássico no Maracanã com um belo chute de fora da área. Desde então, no entanto, o camisa 11 passou em branco. Pouco para quem chegou ao clube com fama de artilheiro por ter marcado 15 gols na Série B pelo Boa Esporte.

- Estou bem ansioso pelo segundo gol. Mas tenho o apoio da minha família e dentro de campo os companheiros estão em deixando muito tranquilo. O gol vai sair a qualquer hora, tenho certeza - garantiu Tomas, após o treino deste sábado. 

Contra o Madureira, Tomas fará sua 14ª partida seguida como titular (Foto: Marcelo Baltar)

Com 13 jogos pelo Botafogo, Tomas é um dos atletas que mais entrou em campo na temporada e só ficou fora das duas primeiras partidas do time no ano. Desde então, ele iniciou todos os jogos e passou imune à série de lesões muscular que vem afetando o elenco alvinegro.

- O que esta acontecendo no grupo é difícil de entender. Mas sempre me machuquei pouco nos outros clubes. Me cuido muito. Sou mais de ficar tranquilo em casa, descansando com a esposa. Acho que isso faz a diferença.

Sobre o duelo contra o Madureira, que pode assegurar a classificação antecipada para as semifinais ou até mesmo tirar o Botafogo pela primeira vez do G-4, Tomas acredita que é o momento de ter tranquilidade para se sair bem nesse momento decisivo da Taça Guanabara.

- É um jogo muito importante. Todos sabem disso. Mas o René nos passou muita tranquilidade. Vamos jogar em casa e vamos atrás dos três pontos.

Tomas está confirmado para o jogo contra o Madureira. A única dúvida é quanto ao aproveitamento de Jobson. Com dores musculares, o atacante não foi a campo neste sábado, mas está relacionado para a partida. O Botafogo vai para o jogo com Renan, Gilberto, Alisson, Renan Fonseca, Carleto; DIego Giaretta, Willian Arão, Tomas e Elvis; Jobson (Sassá) e Bill.

Botafogo e Madureira se enfrentam neste domingo, às 16h, no Estádio Nilton Santos. Uma vitória assegura o Alvinegro nas semifinais, caso o Fluminense não vença o clássico contra o Flamengo. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.


Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Jobson é poupado, e Sassá ganha chance entre os titulares do Botafogo


Com dores musculares, atacante não vai a campo, mas está relacionado para o jogo contra o Madureira. Parida será neste domingo, no Estádio Nilton Santos



O Botafogo está praticamente definido para o duelo contra o Madureira. Na manhã deste sábado, René Simões comandou um treino técnico e tático, no campo anexo do Estádio Nilton Santos, sem a presença de Jobson. Com dores musculares, o atacante foi poupado, realizou um trabalho à parte na academia, mas está relacionado para a partida. Sassá treinou entre os titulares.

O Botafogo treinou neste sábado com Renan, Gilberto, Alisson Brand, Renan Fonseca, Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Elvis, Tomas; Sassá e Bill. A única dúvida para o jogo fica por conta do aproveitamento de Jobson desde o início do jogo. Antes da atividade, René Simões teve um papo de aproximadamente 40 minutos com os atletas.

Presença de Jobson é única dúvida para o jogo contra o Madureira (Foto: Marcelo Baltar)
Reintegrado ao elenco, Dankler treinou na equipe reserva ao lado de Henrique e Aírton, que já haviam participado da atividade na sexta-feira. Os três voltaram a fazer parte dos planos de René Simões por conta dos vários problemas de lesão.

No momento, o departamento médico está cheio. Jefferson, com dores no menisco direito, será reavaliado na próxima semana. Ele não joga mais na Taça Guanabara. Roger Carvalho, por sua vez, dificilmente voltará a campo no Campeonato Carioca. Rodrigo Pimpão, Gegê e Diego Jardel estão sendo preparados para as semifinais. Existe a possibilidade de Marcelo Mattos retornar na próxima quarta-feira, contra o Macaé.

Com 30 pontos, Botafogo e Madureira duelam neste domingo, às 16h, no Estádio Nilton Santos. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Botafogo marcou em todos os jogos de 2015, mas esbarra em falhas da defesa



Jobson tem sido um dos destaques do ataque do Botafogo em 2015 (Rudy Trindade/Frame)


Terceiro melhor ataque do Campeonato Carioca, o Botafogo tem demonstrado força ofensiva durante a temporada. O Alvinegro marcou gols em todos os jogos da temporada, inclusive na única partida pela Copa do Brasil até aqui, o empate por 2 a 2 com o Botafogo-PB, na última quarta. As falhas da defesa nos últimos duelos, entretanto, tem diminuído a eficácia do time de General Severiano.

Nos últimos três jogos, o Botafogo marcou quatro gols, mas esbarrou em erros defensivos na busca por vitórias. Na Copa do Brasil, o time sofreu dois gols do homônimo paraibano; no Carioca, deixou o Vasco marcar em uma falha de Roger Carvalho no clássico do último domingo, além de ter sido vazado pelo modesto Barra Mansa na 12ª rodada.

O histórico da defesa alvinegra em 2015, no entanto, não é dos piores. O Botafogo sofreu 10 gols em 14 jogos e detém a terceira melhor marca entre os participantes do Campeonato Carioca, atrás apenas de Vasco e Madureira. O time de General Severiano foi vazado oito vezes no Estadual, contra sete do Cruzmaltino e seis do time suburbano.

"Mantivemos a característica de marcar gols. Essa [empate com Botafogo-PB] é a 14ª partida da temporada, e em todas fizemos gols. Isso é importante. O que sai da média são os dois gols que sofremos. Isso não é normal no Botafogo. Mas da forma que montamos a equipe, poderia acontecer. Foi um risco calculado", analisou o técnico René Simões após o resultado pela Copa do Brasil, na última quarta.

O desempenho defensivo do Botafogo não era problema há pouco tempo. Até o empate com o Barra Mansa, o Alvinegro tinha sofrido apenas seis gols em 11 partidas, quase um gol a cada dois jogos. E os resultados acompanhavam a boa fase da retaguarda: de 11 compromissos, o time de General Severiano só não havia vencido dois, contra o Fluminense (derrota por 3 a 1) e contra o Volta Redonda (2 a 2), coincidentemente as duas oportunidades em que levou mais gols.

O rendimento causa preocupação para o duelo direto com o Madureira às 16h de domingo, no Engenhão, pela 14ª rodada do Carioca. O time suburbano detém a melhor defesa do Estadual e, portanto, um vacilo alvinegro na retaguarda pode significar um tropeço, pois encontrará dificuldade para superar o bloqueio do rival.


Do UOL, no Rio de Janeiro