Páginas

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Análise: Botafogo vence mesmo jogando mal e chega com moral para 'decisão' contra o Palmeiras



Time de Luís Castro sofre contra o Cuiabá, mas sai da Arena Pantanal com o mais importante: a vitória



É possível analisar a vitória do Botafogo sobre o Cuiabá por duas óticas. A primeira, de um time que saiu da Arena Pantanal com um triunfo por 1 a 0 e abriu cinco pontos de vantagem na liderança do Brasileirão antes do confronto direto contra o Palmeiras, 2º colocado, no domingo. A segunda, de uma atuação nem tão boa dentro de campo, com o time sofrendo defensivamente e com dificuldades na criação.






Cuiabá 0 x 1 Botafogo - Melhores momentos - 11ª rodada do Brasileirão 2023 


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo quebra próprio recorde de rodadas consecutivas na liderança do Brasileirão



Seja qual for o caminho, o fato é que a equipe comandada por Luís Castro retorna ao Rio de Janeiro com missão cumprida e três pontos na mala. A rodada, ainda por cima, foi perfeita para o Alvinegro, com as derrotas de Palmeiras e Flamengo.


Em campo, o primeiro tempo do Botafogo mostrou, possivelmente, os piores 45 minutos da equipe no Brasileirão. O meio-campo Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Marlon Freitas não deu certo. A opção por um setor mais forte defensivamente não deu resposta no combate e trouxe dificuldade para a criação. O Alvinegro não criava e também não desarmava. O cenário era total do Cuiabá, que chegava com bolas longas nas laterais.


O Dourado focava o jogo ofensivo nas costas dos flancos do Botafogo. Com Rafael, na direita, não deu muito certo - o camisa 2 fez bom jogo. Já com Hugo, na esquerda, a coisa não foi do mesmo jeito e o jovem sofreu. Quando o Cuiabá conseguia cruzamentos, parava ou em rebatidas de Adryelson, Cuesta ou em defesas de Lucas Perri, um dos grandes responsáveis pela vitória.




Luís Castro evita falar sobre possível saída do Botafogo: "Meu futuro é agora" (https://ge.globo.com/futebol/video/luis-castro-evita-falar-sobre-possivel-saida-do-botafogo-meu-futuro-e-agora-11723000.ghtml)



A prova de que a estratégia da etapa inicial não deu certo foi que Luís Castro voltou para o intervalo com três alterações. Sauer no meio e as pontas renovadas resultaram em um time mais leve e com mais facilidade de rodar a bola no terço final.


Dos pés de Matías Segovia, justamente em uma das poucas jogadas de movimentação de jogadores ofensivas na noite, saiu um bom passe para Luís Henrique, que sofreu pênalti. Tiquinho Soares marcou o 20º gol na noite e deu nome à vitória.





Tiquinho Soares e Luís Castro, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Após o gol, o Botafogo seguiu sofrendo, principalmente no final - até natural, visto que o Cuiabá foi para cima tentando a vitória. Novamente Lucas Perri e os defensores foram fundamentais para segurar o ímpeto dos mandantes.


Não foi lá a melhor atuação do Alvinegro no Brasileirão - pelo contrário. E daí? O time venceu, seguiu líder e chega no topo da tabela para o jogo mais importante da temporada: no domingo, enfrenta o Palmeiras no Allianz Parque em um confronto direto pela liderança.


+ Luís Castro adota pés no chão com liderança do Botafogo: "Criamos ansiedade se pensarmos no amanhã"


Mesmo que o primeiro lugar esteja garantido independentemente do que aconteça em São Paulo, a equipe comandada por Luís Castro chega com moral. Mesmo jogando mal, o time teve um resultado positivo. São vitórias e vitórias. No final, tudo importa na construção de um objetivo maior.




"Vitória de um Botafogo que vai brigar pelo título", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/vitoria-de-um-botafogo-que-vai-brigar-pelo-titulo-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11723538.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧




Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro