Páginas

domingo, 12 de dezembro de 2021

Botafogo sonha com Elkeson para 2022 e tem conversas iniciais com staff do atacante, livre no mercado


Jogador, sem clube desde que deixou o Guangzhou FC, em grave crise financeira, tem conversas em estágio inicial com o Alvinegro; atleta gosta do clube e do Rio de Janeiro





Elkeson chegou a atuar pela seleção chinesa (Foto: Divulgação)



O Botafogo tem o primeiro grande alvo definido para tentar reforçar o time na temporada 2022: Elkeson, que recentemente deixou o Guangzhou Evergrande, da China, é o "sonho de consumo" da diretoria alvinegra. A recíproca parece ser verdadeira: jogador e staff também veem um possível retorno ao Alvinegro com bons olhos.


+ Enderson, Benevenuto, Navarro... VP atualiza negociações do Botafogo para a temporada 2022


Elkeson teve o nome desligado de forma oficial da equipe chinesa durante a semana passada. Com o fim de um investimento externo, o Guangzhou Evergrande dispensou os jogadores mais valorizados - entre eles o brasileiro, que chegou a se naturalizar para atuar pela seleção asiática.

Livre no mercado, o Alvinegro realizou um contato inicial com o atacante. Internamente, o Glorioso entende que é importante ter um nome "de impacto" para o retorno à Série A, mas que não pode ser algo apenas voltado para ações de marketing. Com Elkeson, o clube uniria o útil ao agradável.

O lado do atacante também é favorável quanto a um possível acerto para o clube carioca, cujo ele atuou em 2011 e 2012, antes de ir para a China. O staff do jogador tem conversas iniciais com o Botafogo e conversa sobre a possível situação da transferência.




Com problemas financeiros, o Alvinegro está longe de poder fazer grandes investimentos. O carinho que Elkeson possui pelo Botafogo e pelo Rio de Janeiro pode ser algo favorável a um final feliz para o Glorioso. Quem explica é Antônio Terceiro, empresário do jogador.

– Acho que sim (diminuiria o salário). O filho do Elkeson mora no Rio de Janeiro. Ele tem apartamento no Rio também. Acho que ele ia se interessar muito em morar no Rio e tem muito carinho pelo Botafogo - afirmou, ao LANCE!.

O staff do jogador procurou o Botafogo buscando um possível retorno, mas o clube de General Severiano não é o único clube na jogada. Equipes do Brasil e do exterior também mostram interesse em Elkeson. Até agora, nenhum time tem situações em estágio avançado para contratar o atleta.

Elkeson teve 11 gols e duas assistências em 13 jogos disputados na última temporada da Superliga Chinesa.


Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Além de artilheiro e garçom, Navarro também é o jogador mais decisivo do Botafogo em 2021


Centroavante participou de 19 gols quando o time empatava ou perdia, o que mudou a pontuação da equipe; Chay, com 14, e Marco Antônio, 11, completam o pódio alvinegro



Que Rafael Navarro foi essencial para o Botafogo no ano não é nenhuma novidade. Mas você sabia que ele foi o jogador mais decisivo do time na temporada? O centroavante teve 19 participações diretas em gols enquanto a equipe empatava ou perdia uma partida, ou seja, mudou a pontuação alvinegra na ocasião. Das 26 vezes que mostrou o faro de artilheiro ou foi garçom, o Bota estava ganhando em sete oportunidades. Todos os números desta reportagem são do Espião Estatístico.


+ Loureiro revela alívio com título e explica cobranças



Considerando toda a temporada, Navarro lidera nos dois quesitos: gols e assistências que mudaram o rumo dos jogos. Na hora de balançar a rede adversária, o camisa 99 do Botafogo foi mais letal fora de casa, mas com pouca diferença: marcou cinco vezes no Nilton Santos e seis como visitante. Já a maioria dos passes para gols foi realizada em casa: cinco contra três.


Ao todo, incluindo os lances que não mudaram a pontuação do Botafogo, o centroavante tem 16 gols e 10 assistências na temporada 2021.








Rafael Navarro comemora o gol da virada contra o Operário, um dos 19 decisivos que participou na temporada — Foto: André Durão/ge


Além de Navarro, outros dois jogadores foram muito importantes para o clube na temporada e completam o pódio de homens mais decisivos da equipe: Chay e Marco Antônio. O meia que veio da Portuguesa para a disputa da Série B foi titular durante a maior parte da campanha e participou de 14 gols decisivos no ano. Já Marco Antônio alternou momentos de titularidade com a reserva ao longo de 2021. Mesmo assim, esteve presente em 11 gols decisivos do Bota.


+ Botafogo espera acerto com nova fornecedora


No caso de Chay, é curioso notar a diferença de atuação dele com Marcelo Chamusca e Enderson Moreira. O principal articulador da equipe marcou oito gols na Série B, sete decisivos, sendo que seis foram com o ex-técnico e só um não mudou a pontuação da equipe (contra o Coritiba, na segunda rodada). Depois da chegada de Enderson, o meia passou a dar muito mais assistências. Em toda a competição também foram oito, sete delas decisivas e seis com o atual treinador alvinegro.




Chay comemora ano em que passou de quase amador a citado por Tite (https://ge.globo.com/video/chay-comemora-ano-em-que-passou-de-quase-amador-a-citado-por-tite-10090342.ghtml)


Quando o assunto é especificamente a Série B, o artilheiro do Botafogo na competição também é líder em todos os quesitos, mas com uma vantagem um pouco menor sobre Chay. Se ocupou o primeiro lugar isolado em toda a temporada, na competição nacional o posto de garçom decisivo é dividido entre a dupla.


+ Veja o que tem no episódio 5 de Acesso Total


Cada um deu sete passes para gol que fizeram com que o Botafogo deixasse de perder ou empatar uma partida. É justamente na categoria "assistências decisivas na Série B" que o top-3 não é formado por Navarro, Chay e Marco Antônio. O intruso na terceira colocação é Warley, que deu três passes para gols que mudaram a pontuação alvinegra, um a mais que o jogador emprestado pelo Bahia.



Dos atletas citados acima, só Chay é o que tem futuro definido e contrato mais longo no Botafogo. Rafael Navarro e Warley terminam o vínculo no fim da temporada e o clube tenta negociar uma extensão, sendo que o caso do centroavante é considerado mais improvável. A situação de Marco Antônio também é complicada, e o Bota ainda tenta novo empréstimo já que a compra é considerada difícil pela falta de dinheiro em caixa.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro