Páginas

sábado, 23 de dezembro de 2023

Botafogo formaliza proposta por Cristian Medina, do Boca



Meia de 21 anos foi um dos destaques do Boca na última Libertadores, em que foi vice-campeão




O Botafogo formalizou uma proposta pelo meio-campista Cristian Medina, de 21 anos, do Boca Juniors. O jogador tem contrato com os xeneizes até dezembro de 2027 e foi um dos destaques da última Libertadores, em que a equipe terminou como vice-campeã. Os valores da negociação não foram revelados.


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora




GE Botafogo fala sobre situação atual do elenco alvinegro para 2024 (https://ge.globo.com/podcasts/video/ge-botafogo-fala-sobre-situacao-atual-do-elenco-alvinegro-para-2024-12195661.ghtml)



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Medina é um jogador versátil de meio-campo que consegue atuar como volante, meia central e meia pela direita. Na última temporada, se destacou fazendo o setor direito da equipe.



Aos 21 anos, Cristian acumula passagens por seleções de base da Argentina. Chegou ao time profissional do Boca em 2020 e desde então acumula 130 partidas com seis gols marcados.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Cristian Medina, Boca Juniors — Foto: Divulgação/Boca Juniors


O Botafogo se reapresenta no próximo dia 7 de janeiro após um mês de férias dos jogadores ao fim da temporada 2023. A estreia na temporada será no dia 17 pelo Campeonato Carioca contra o Madureira.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez e Sergio Santana — Rio de Janeiro

Veja todas as participações do Botafogo na Libertadores



Clube tem como melhor campanha as semifinais de 1963 e 1973




O Botafogo volta à Conmebol Libertadores em 2024 depois de sete anos longe da competição continental. Essa foi a sétima vez que o time se garantiu na elite do continente, mas será a sexta vez que disputa a competição.


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora




Seleção sportv analisa caminho do Botafogo até a fase de grupos da Conmebol Libertadores (https://ge.globo.com/sportv/programas/selecao-sportv/video/selecao-sportv-analisa-caminho-do-botafogo-ate-a-fase-de-grupos-da-conmebol-libertadores-12206834.ghtml)


Isso porque em 1969, ano seguinte ao primeiro título do Brasileirão da equipe, os times do Brasil não puderam disputar o torneio por conta de questões do calendário. À época, o torneio era disputado por campeão e vice dos principais nacionais da América do Sul.


As melhores campanhas do Glorioso no continente foram justamente as duas primeiras, em 1963 e 1973, quando chegou até as semifinais, mas acabou derrotado. Confira como foi cada um dos desempenhos do Alvinegro na Libertadores:


1963

O Botafogo se classificou para a Libertadores pela primeira vez em 1963, como vice-campeão Brasileiro depois de perder a final para o Santos de Pelé. Nesse período, apenas os campeões nacionais se classificavam, mas como os paulistas eram os atuais campeões continentais, a vaga extra ficou para o vice.


Depois de passar a primeira fase com 100% de aproveitamento contra Alianza Lima (PER) e Millonarios (COL), encontrou o Santos na semifinal. Empate em 1 a 1 no Pacaembu e vitória santista por 4 a 0 no Maracanã, com três gols de Pelé.



Em 1963, Pelé marca contra o Boca Juniors na final da Libertadores (https://ge.globo.com/video/em-1963-pele-marca-contra-o-boca-juniors-na-final-da-libertadores-8603635.ghtml)


1973

Novamente como vice-campeão do Brasileirão, o Glorioso voltou à competição após 10 anos, agora com mais times e formato diferente. A fase de grupos era dividida entre países. O Glorioso ficou na chave com Palmeiras e os dois uruguaios, Peñarol e Nacional.


Avançou com quatro vitórias, um empate e uma derrota, vencendo o jogo desempate com o Palmeiras, que teve a mesma campanha. A semifinal era disputada em formato de dois triangulares. O Botafogo ficou em último na chave e viu Independiente e Colo Colo disputarem o título, ficando com os argentinos.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Retrospectiva 2023: Botafogo frustra torcida após arrancada impressionante no Brasileiro

+ Ameaça ofensiva e velocidade: as características de Lucas Halter, alvo do Botafogo



1996


Tulio Botafogo x Universidad Católica Libertadores 1996 — Foto: Ricardo Leoni / O Globo


O clube amargou uma seca de 23 anos longe da Conmebol Libertadores. Voltou à competição em 1996 como campeão do Brasileirão, comandado por Túlio Maravilha e companhia.


Depois de passar da fase de grupos como terceiro colocado em uma chave com Corinthians, Universidad de Chile e Universidad Católica, com direito a gol histórico de Túlio de calcanhar, encontrou o Grêmio, à época campeão continental, nas oitavas de final.



Em 1996, Botafogo vence o Universidad do Chile pela Libertadores por 4 a 1 (https://ge.globo.com/video/em-1996-botafogo-vence-o-universidad-do-chile-pela-libertadores-por-4-a-1-1855079.ghtml)


O Tricolor Gaúcho foi o carrasco, com um empate em 1 a 1 no Rio de Janeiro e uma vitória por 2 a 0 no Olímpico.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


2014

A primeira participação na Libertadores no Século XXI marcou também o pior desempenho do Alvinegro no torneio. Classificado como quarto colocado do Brasileirão, a equipe entrou na fase prévia. Pela frente, um mata-mata com o Deportivo Quito em busca de uma vaga entre os grupos.



Com forte apoio da torcida, Botafogo goleia Deportivo Quito e segue firme na Libertadores (https://ge.globo.com/video/gatito-fernandez-brilha-e-botafogo-heroico-se-classifica-nos-penaltis-na-libertadores-5676624.ghtml)



Depois de perder por 1 a 0 na altitude do Equador, venceu por 4 a 0 no Maracanã e avançou. Porém a etapa seguinte foi também a última.


Após estrear com uma vitória por 2 a 0 sobre o San Lorenzo no Rio, que acabou campeão naquele ano, perdeu as últimas duas partidas, para Union Española em casa, e para os próprios argentinos fora de casa, e não avançou.


+ Leia mais notícias do Botafogo


2017

Assim como será em 2024, e como foi em 2014, o Botafogo começou a elite continental na fase prévia e começou eliminando gigantes da América do Sul no mata-mata. Primeiro, bateu o Colo Colo e depois o Olimpia, na disputa de pênaltis dentro do Defensores del Chaco.



Gatito Fernández brilha e Botafogo, heroico, se classifica nos pênaltis na Libertadores (https://ge.globo.com/video/gatito-fernandez-brilha-e-botafogo-heroico-se-classifica-nos-penaltis-na-libertadores-5676624.ghtml)



Entrou em mais um grupo recheado de gigantes sul-americanos: Barcelona de Guayaquil, vice-campeão em 1998, Estudiantes, tetracampeão, e Atlético Nacional-COL, que era o atual campeão continental.


Nas oitavas, passou pelo Nacional-URU, tricampeão, e seguiu adiante para encontrar o Grêmio. Assim como em 1996, o Tricolor foi o algoz com um empate no Rio (0 a 0) e uma vitória no Rio Grande do Sul (1 a 0), gol de Lucas Barrios.



Grêmio vence em casa e elimina Botafogo nas quartas de final da Libertadores (https://ge.globo.com/video/gremio-vence-em-casa-e-elimina-botafogo-nas-quartas-de-final-da-libertadores-6163874.ghtml)



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte:Por Redação do ge — Rio de Janeiro